COME TO ME

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

POR QUE O MUNDO NÃO PODERIA ACABAR ONTEM ( HOJE ) OU MESMO AMANHÃ?



É inesperado o fenômeno, que não é novo, diga-se a verdade, de milhões de pessoas em várias partes do mundo moderno, pessoas essas de diferentes culturas, com ou sem religião, de diferentes níveis econômicos, classes sociais, diferentes níveis de educação escolar, desde pessoas simples, comuns até pessoas que tiveram e têm acesso a cursos superiores e especializações em várias áreas, de darem ouvidos a bobagens como essa da tal profecia Maia.


**SOBRE A CANÇÃO INTERPRETADA HÁ ALGUNS ANOS EM UM SHOW AO VIVO PELA CANTORA ADRIANA CALCANHOTO, VEJA A HISTÓRIA ORIGINAL DELA, SEU COMPOSITOR ORIGINAL E PRIMEIRA GRAVAÇÃO.: É do grande Assis Valente e foi um sucesso na voz da Carmem Miranda. 1938 foi o ano da composição. Mas a história do Assis é triste. Ele suicidou por causa das dívidas. Ficou esquecido algumas décadas e foi regravado só nos anos 60. Tem muita música que a gente canta e nem sabe que é dele. Dá uma olhada:http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis_Valente

pt.wikipedia.org
José de Assis Valente (Santo Amaro, 19 de março de 1911 – Rio de Janeiro, 6 de m...Ver mais


Qual a razão de tantas pessoas sinceramente pensarem nessa improvável possibilidade?

As razões são várias, e poucas ou nenhuma delas foram de fato aventadas nas análises feitas antes dia pseudofatídico.O fato é que essas pessoas desprezaram arbitrariamente ( muitas ) o que a Bíblia revela e o até o que a ciência sabe e nos diz. Sob as duas óticas, em separado ou juntas, o episódio, crido e esperado ansiosamente por muitos, seria impossível. Vamos a algumas delas, ainda que rapidamente:

1)  O QUE É PROFECIA?

Segundo o senso comum, profecia seria a adivinhação de um evento futuro, mas diferente da adivinhação de um vidente comum, a profecia é uma adivinhação com mais autoridade. Algo profetizado acontecerá sem nenhuma possibilidade de não ser um fato real. Há profecias conhecidas e documentadas em várias religiões e por parte de várias personagens cujas características os recomendariam de certa forma como "profetas" e autores de "profecias". Há profecias inclusive na história do cristinanismo institucional ( não bíblico ) como profecias católicas romanas, paraprotestantes ( Testemunhas de jeová, Adventistas do Sétimo dia, Mórmons, entre tantos só a título de citação ) e no Islã ( Islamismo ). No cristianismo bíblico há nas Escrituras judaico-cristãs, tanto no Antigo como no Velho Testamento, bem como episódios de profetas que mentiram nas suas profecias ou as fizeram por outros motivos, juntamente com a advertência de examinai as profecias e provai os profetas. Biblicamente a profecia é da parte de Deus somente e não consiste exatamente em uma adivinhação, mas numa revelação por parte de Deus, e uma declaração tipo:" Eu farei isso no futuro" funcionando mais como aviso, identificação do evento quando ocorrer e compreensão de seus reais motivos. E muitas vezes ao contrário do que pensam os deterministas bíblicos como um aviso e a possibilidade de se evitar justamente o evento prognosticado.

2) A CONTRADIÇÃO ENTRE O ESTADO ( STATUS ) DE QUEM TRAZ A REVELAÇÃO, A PROFECIA ANTIGA, E O CONCEITO DE EVOLUÇÃO MODERNO: COMO PODE ALGUÉM DO PASSADO SABER MAIS QUE ALGUÉM DO PRESENTE?

Normalmente atribui-se a quem profetiza, anuncia o futuro um conhecimento a frente, além do seu próprio tempo o que normalmente não ocorre ( nunca ocorre ). Sob esse raciocínio os Maias seriam tão desenvolvidos em todos os sentidos que saberiam mais do que sabemos (não como indivíduos ) mas como  cultura e conhecimento acumulados socialmente hoje, o que não  é a verdade, nem sendo bastante otimista. Da mesma forma Paulo ( o apóstolo ) ou João ( também apóstolo e escritor do último livro da Bíblia, o Apocalipse ) sabiam mais do que nós. Isso contradiz a ideia "científica" de que somos mais evoluídos e temos uma maior consciência do que povos antigos e anteriores a nós. Nenhum povo antigo, ou personagem do passado sabia mais do que nós, logo nenhuma civilização por simples acumulação de conhecimento geral, teria por si mesmo nenhuma informação que não tenhamos hoje. É apenas romântica a idéia de se debruçar sobre o passado para ter revelações do futuro.

É uma contradição grosseira e irrazoável. Nós mesmos em pleno século XXII, com um conhecimento que se acumula e se desenvolve rapidamente, não temos um conhecimento em volume e em qualidade que confronte a Deus. Coisas simples para as quais não temos respostas ( e não temos mesmo ) são dilemas que a ciência não pode razoavelmente ter certeza.

Por exemplo que surgiu primeiro os ovos ou as galinhas? Parece boba essa pergunta, mas a ciência não tem a resposta. Outra pergunta sem respostas: o que é a força da gravidade? Ou por exemplo se a luz é energia ou matéria, outro grande dilema... Não há resposta definitiva para essas simples perguntas. E para tantas e tantas outras... Chega a ser fanática e errática, a divinanização de oráculos e de civilizações antigas. É buscar algo a ser adorado contudo que esse algo não seja um Deus pessoal, inteligente, e que tenha uma opinião acerca do homem. O seree humanos buscam alguém superior a elese mesmos, mas que esse ser não seja de modo algum o Deus judaico-cristão. Essa é a razão dessa crença simplória em qualquer coisa.

E os profetas bíblicos e suas histórias registradas nas Escrituras judaico-cristãs não são a mesma coisa? Não. eram homens comuns com ocupações comuns em suas épocas e sociedades, as pessoas, pobres ou nobres não lhes dava total crédito. E o registro de suas profecias só chegaram a nós  pelos resultados, pelo efeito produzido, por uma comprovação  de que era algo que não vinha deles. Além do que havia sempre uma ligação entre a história, os fatos, os caminhos e descaminhos da nação judaica. Eram o elo entre o que Deus anunciava-lhes que faria com o povo do qual faziam parte.

3) QUEM PROFETIZA, REVELA, VATICINA, NÃO REVELA DE SI MESMO E QUEM É ENTÃO O REVELADOR DA TAL REVELAÇÃO?

Se quem faz uma profecia não faz de si mesmo ( uma razoável e segunda possibilidade ) alguém , algum ser inteligente o fez por meio do profeta, adivinho, vidente, etc. É normal o arrebatamento testemunhado e narrado por outras pessoas que testemunham o ato e momento de visagem específica. é farta a revelação por parte de "anjos", "gênios", sinais diversos,  inspiração, etc. Essas experiências bem como as circunstâncias que lhes dão suporte ( anteriores, durante e posteriores á revelação ) parecem conferir um tipo de autoridade legitimidade imediatas, demolindo as defesas dos ouvintes e de quantos delas tomarem conhecimento. parece que sem o revestimento conveniente de elementos sobrenaturais, sem essa moldura, boa parte de sua credibilidade não se sustentaria. E a manutenção dessas características e adereços sobrenaturais é mais que conveniente. Na profecia bíblica há um solene aviso: se tal coisa não se cumpre, o profeta em questão mentiu e a sua profecia não é da parte de Deus. A Bíblia fala não poucas vezes dos mensageiros de Satanás.

A Bíblia deixa claro que o homem, como indivíduo e espécie é um ser influenciavel, não é solto na história e na estrada do tempo viaje sozinho, isento de inteligência externa que lhe sopre algo aos seus ouvidos. Há claramente um tipo de ser superior a ele ( ao homem ) que objetiva enganá-lo, usá-lo e torná-lo servo de algum engano engendrado com o fim único de submetê-lo e levá-lo a uma outra conformação. Não é a toa que os povos da antiguidade que mais se desenvolveram, mais apresentaram um grau assustador de maldade e superstição, com sacrifícios humanos, das jovens e dos jovens mais belos e sadios em sua própria civilização, além do poder esmagador de seus reis que se comportavam como deuses tiranos encarnados na terra. E foi exatamente por essa aparente razão que povos promissores em desenvolvimento técnico, desapareceram quase que repentinamente.

4) O QUE É O FUTURO, DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA, DESPIDA DE VERNIZ, DIGAMOS RELIGIOSO?

Essa abordagem embora seja científica, mesmo nos círculos acadêmicos beiram a filosofia por irem além do que se possa comprovar, são apenas modelos, projeções. vejamos algumas delas:

Primeira: O FUTURO NÃO EXISTE! mesmo em se tratando do universo em que vivemos e até onde o supomos, com suas leis da matéria, O FUTURO JAMAIS ACONTECEU, ELE É CRIADO A CADA LAPSO DE TEMPO, A CADA SEGUNDO. ELE NÃO EXISTE COMO REALIDADE. ou seja o futuro  pode ser qualquer coisa, resultante de outra, ou de outras, muitas coisas, mas qualquer coisa. Se coloco uma porção de carne cozida em minha  boca e não a mastigo e a engulo enquanto falo, posso conseguir engoli-la após algum esforço ou morrer em um afogamento seco. E pode haver um salvamento como houve recentemente feito por um cirurgião hábil e pronto, que salvou um octogenário nessa mesma circunstância com o uso de uma faca e uma  caneta BIC

Segunda: TODO O FUTURO JÁ EXISTE COMO POSSIBILIDADE! Para entender isso poderíamos usar a ideia de um tabuleiro de xadrez ou de dama, cujas todas as jogadas possíveis estão em tese ali.Não se pode fazer nada fora das regaras do jogo mas dentro dessas regras as possibilidades são inumeráveis.do mesmo modo é a vida, regida por inumeráveis e até então desconhecidas leis que regem todas as coisas. dentro dessas regras ( leis ) podemos voar em um avião, viajar em um nave, dizermos e pensarmos uma infinidade de coisas, mas nada além do que nos foi previamente definido.O FUTURO É PORTANTO CONSEQUÊNCIA ÚNICA DE UM SOMATÓRIO DE ESCOLHAS COLETIVAS,, CIRCUNSTÂNCIAS MAIORES E ESCOLHAS INDIVIDUAIS. E NESSE SENTIDO ELE TAMBÉM AINDA NÃO EXISTE, DEPENDE DE NOSSAS AÇÕES.

5) DEUS, TIDO COMO O ÚNICO QUE CONHECE , VÊ E SABE TODAS AS COISAS, NÃO AS ADIVINHA.

Deus é o princípio ( a razão lógica ) para todas as coisas. Você pode discordar disso, e em bom português, o azar é seu  ( desafio-o a encontrar razão melhor ). Isso é palpável e razoável em todas as coisas. Na Bíblia, Deus não advinha o futuro, as vezes o determina numa ingerência determinada e outras o revela como acontecimento futuro como prova de quando ocorrer saibamos que o disse. A PROFECIA DIVINA É UMA PROVA DADA A NÓS SERES NECESSITADOS DE PROVAS PARA QUE RELACIONEMOS OS FATOS COMO AS CAUSAS E OS CAUSADORES DOS ACONTECIMENTOS. Jesus Cristo disse no ano 33 dC que Jerusalém seria destruída completamente e que não ficaria "pedra sobre pedra", fato corrido historicamente en 70 dC. A razão seria a rejeição à mensagem dele Jesus Cristo ao povo de Jerusalém. O agente destruidor foi outro povo, outro rei, mas quem decidira isso fora o próprio Deus. De fato são ricos os exemplos bíblicos nessa questão única da profecia, cabendo abordagem específica e única ( por ser de grande volume e de grandes análises e estudo ) em outro momento.

6) BIBLICAMENTE O MUNDO, DE FATO TODO O UNIVERSO, TERÁ UM FIM, NO TEMPO DE DEUS, MAS COM UM PROPÓSITO.

Deus é a razão, a inteligência que causa e traz a existência todas as coisas, sem exceção e a lista de exemplos seria enorme se fosse feita agora. Há um propósito a nós desconhecido mas não oculto em cada coisa, oxalá pudéssemos investir em compreendê-los melhor. Há um propósito na existência de nosso planeta, em cada ser vivo e no ser humano. Esse propósito está ainda em andamento, seja no plano individual e no coletivo, como espécie, raça, cultura, o que seja. Não há lógica nem humana, infinitamente inferior à lógica divina, que justifique tal desastre repentino e injustificável.

7) É EXTREMAMENTE  LAMENTÁVEL O AFASTAMENTO E ATÉ UMA AVERSÃO ÀS REVELAÇÕES BÍBLICAS E O GOSTO PELO EXÓTICO QUE EXCLUEM EXATAMENTE A IDEIA E A PESSOA DE DEUS, DO DEUS CRIADOR E SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS E UMA INCLINAÇÃO AO QUE É EXÓTICO, ANTIGO E MISTERIOSO.




Há dois tipos de seres humanos "modernos": os que buscam a deus e os que o odeiam justificados por algum motivo, aversão religiosa, temor a qualquer tipo de sujeição, etc. Inconscientemente os últimos se escudam sob todo o tipo de justificativa palpável e até falsamente razoável para apagar a idéia de Deus e principalmente a de um Deus bíblico, judaico-cristão ( bem diferente do Deus católico-romano, ditado litúrgica e religiosamente, construído, tido com base em um tipo de senso comum e de uma teologia oficial centrada em si mesma )

Bíblicamente a humanidade com suas mazelas é problema de Deus, mas a alma humana, a salvação dela, é problema de cada um. A cada acidente, a cada crime, a cada doença para morte, a vida ( o mundo ) termina para essa pessoa. E se hoje pedirem a sua alma que tens para apresentar? são palavras de Jesus Cristo, registrada em alguns dos Evangelhos. E novamente:" Arrependei-vos!". 

8) SEGUNDO A BÍBLIA HÁ UMA ALMA E UM DESTINO. TODOS TEMOS UMA E COM ELA E QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR E COM O TEMPO QUE CADA UM CASUALMENTE DISPÕE PARA CONHECER A DEUS E SE RELACIONAR COM ELE. UM TEMPO FINITO, BREVE, RECONHECIDAMENTE ATÉ POR ATEUS COMO O FALECIDO ARQUITETO OSCAR NIEMYER, QUANDO DISSE DO ALTO DE SEUS MAIS DE CEM ANOS DE IDADE: "SOMOS UM SOPRO, QUE HOJE ESTAMOS AQUI E LOGO VAMOS EMBORA."

Uma eternidade de felicidade ou de sofrimento extremos. Alegria ou sofrimento, ambos inimagináveis. Porque simplesmente temos uma alma eterna ( que desconhecemos ou teimamos ignorar ) e apenas uma vida, sem retorno a esse mundo, de nenhuma forma. O inferno é a lixeira dos inaproveitáveis e o céu, o paraíso, gostemos ou não, é o lugar da recompensa para todos os que se tornaram agradáveis a Deus. A cada morte o mundo acaba para cada um e também a sua ´unica oportunidade. O mundo continua mais um pouco para os demais pelo tempo de Deus que não é de forma alguma o nosso tempo. Mais algumas centenas de anos, milhares de anos não importa. Não mudará mais em nada destino individual de nenhum de nós. LEIA A BÍBLIA E CONHEÇA TUDO SOBRE O SEU DESTINO COMO INDIVÍDUO E SOBRE O DESTINO DA HUMANIDADE COMO ESPÉCIE TÃO PARTICULAR, FORA ESSA PARTICULAR REVELAÇÃO ( A DA BÍBLIA ) TÊM-SE SÓ FÁBULAS E DEVANEIOS.

Por Helvécio S. Pereira

Um comentário:

  1. Evidente! É impressionante, Helvécio, como as pessoas se alienam em "profecias" desconectadas da pessoa de Deus e se lançam em verdadeiros suicídios espirituais, colocando-se conscientemente nas mãos de charlatães. Abraços!

    PS - Ótima música para o post rsrsrs

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos