COME TO ME

domingo, 22 de junho de 2014

COMO AS PESSOAS ERAM ( OU FORAM ) SALVAS ANTES DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO?


Algo que muitas pessoas fora da igreja, não  cristãos e até uma boa parcela de cristãos totalmente mal informados acerca das verdades mais basilares do próprio cristianismo, como grande parte de católicos romanos, kardecistas que se autodenominam cristãos, é exatamente o fato de uma pessoa ser salva somente através de Jesus Cristo!

Essas pessoas não aceitam ou não conseguem entender que um ser humano não é salvo por nada que faça, pelo tipo de cidadão propositivo, não criminoso, caridoso, cheio de bons ideais, pai e mãe de família exemplares, filhos excepcionais, filantropo, etc, mesmo não crendo ou negando ativamente toda a revelação acerca de Deus como é exposta nas Escrituras judaico-cristãs. Acham uma absurda injustiça! algo irrazoável! 

Aceitam essas pessoas a validade de todo esforço religioso, desde que tenha  como ação e efeito boas coisas. Outros, no caso dos ateus, além de negarem a existência de um Deus pessoal, questionam o fato, com certa dose de razão de tantos religiosos serem o oposto do que apregoam ou ensinam além de julgarem mitológica tudo o que a Bíblia diz sobre pecado, redenção, céu e inferno.

Outros como os espiritualistas e entre eles os kardecistas, como movimento inicialmente contra o que chamam de terrorismo cristão à época apregoado pelo catolicismo romano, a terror espalhado entre as pessoas sobre a morte e o inferno, embora a morte e o inferno com o seu terror não seja um erro católico romano, mas uma revelação bíblica, que hoje a igreja católica se negue a ensinar com ênfase a pregar aos seus fieis.

Enfim, os que não creem se esforçam em todos os níveis, em negar algo que lhes é grandemente incômodo, um Deus que julgue, que condene e que a priori não aprove coisas que aprovamos todos os dias, tanto individual e pessoalmente como em níveis mais altos na sociedade, na filosofia, na ciência, na politica e até na religião. Estamos sempre ansiosos e ativos em fazer com que o que achamos que  as coisas são, segundo o nosso agrado e expectativas, prevaleça sobre uma realidade que não gostamos e não desejamos nos sujeitar, nem agora, nem no futuro, nem na eternidade.

Se já é bastante difícil aceitar o Plano da Salvação bíblica, e por parte de nós crentes, deixarmos esse plano inteligível, coerente, para que os de fora, as demais pessoas, enfim os que ainda não creem possam crer, outro problema é responder para nós mesmos e aos de fora, a interrogação de como era antes de Jesus vir e morrer na cruz para a nossa salvação?

Ou seja: mesmo para os que já creem, e essa resposta não muda nada no que diz a salvação pessoal de quem vive no presente momento e nos que nascem, viverão e morrerão em um futuro, qual será a resposta real a ser dada?

Gostaria de lembrar que todas as religiões com seus mitos, todos os credos, e mesmo dentro do cristianismo tecnicamente como religião, não há plano redentor, tanto pessoal, individual, tanto quando se pensa na humanidade toda, como o Plano Bíblico ( como é revelado nas Escrituras ) da Salvação. Todos os outros, e os desvios dentro do próprio cristianismo, são gambiarras toscas, um desejo de se encontrar uma solução mais perfeita e mais justa que a encontrada pelo próprio Deus.

A salvação Bíblica é a melhor e mais justa forma de salvar todos os seres humanos! Ninguém poderá arguir a Deus dizendo em sua defesa própria: Deus não foi justo e não me deu oportunidades justas! eu não mereci ir para um inferno, mesmo querendo ser salvo!

Voltarei a esse assunto ao final dessa postagem. O ponto agora é: como as pessoas que viveram antes de Cristo puderam ser salvas?

Para entendermos isso, devemos voltar bastante no tempo, e imaginar certas situações singulares, distinguindo certas realidades.

Simplificadamente a ciência aposta e ensina em todas as escolas, particularmente em todo o Ocidente, que a vida é uma evolução e resultado autônomo de um pressuposto desenvolvimento químico e depois biológico, de modo que uma linda e jovem mulher, piloto de caça, soldado e miss universo israelense, só é o que é depois de um longo caminho ( longo demais , milhões de anos ) com milhares e incontáveis mulheres diferentes e não tão desenvolvidas como ela é hoje em pleno século XXI. Entenderam? Isso significa direta e simplificadamente que temos ao longo da história humana, humanos tão diferentes que é bem razoável a ideia que a maioria não era como nós, dando sustentação à compreensão no século XV, por parte da Igreja Católica que negros e índios não tinham alma. Não era a ciência que dava essa base, mas hoje, incrivelmente é a própria ciência que nos sugere isso. ainda que nas entrelinhas.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia nos diz que o primeiro homem era exatamente igual ao homem do século XXI ! Não havia diferença entre Adão e Eva e entre eu e você! Não imposta que a humana mais antiga tenha sido encontrada, ela viveu há dez, onze mil anos, em Lagoa santa, em um sítio próximo a Belo Horizonte, Minas Gerais, próximo de onde escrevo essa postagem. Pela ciência, Luzia era diferente, pela Bíblia Luzia era igual a Angelina Jolie. Claro o fundamento para o que eu digo, mesmo no campo da ciência e bastante complexo e escapa à compreensão da maioria das pessoas. Mas essa é a verdade.

Um outro ponto é que Luzia e qualquer ser humano do passado, incluindo o homem do Himalaia, encontrado congelado com suas roupas, pele, e carnes intactos, perambularam e nascera e sobreviveram até suas mortes em condições culturais, educação, e portanto cosmovisão bem diversa da nossa, mas biologicamente e espiritualmente segundo a Bíblia eram como cada um de nós. Hoje mesmo nas condições mais díspares, todos os seres humanos, segundo a Bíblia são seres com condições basilares exatamente iguais. Temos todos, segundo a Bíblia, corpos, almas e espíritos. Para a ciência somos tanto quantos os animais, atribuindo-se dignidade,valor quando se convém e abstraindo essa dignidade e valor quando se é igualmente conveniente.

Um outro ponto bíblico importante é que Adão e Eva, diferente de nós que dependemos da mediação de uma cultura, circunstância histórica e nacional, de educação formal, da ciência e de uma religião ou filosofia, algo inimaginável para a ciência até como hipótese, é que Adão e Eva conheciam a Deus! Deles até Noé, o conhecimento foi perdido, de Noé até nós ele foi preservado e várias vezes redescoberto.

Esse esquecimento de deus e das coisas de Deus é que gerou inumeráveis seres humanos nascidos e vividos à sua própria sorte, e irremediavelmente perdidos. O conhecimento de Deus deve ser passado por homens ( e nunca por anjos ) de geração para geração. Se uma geração se esquece de Deus e não repassa esse conhecimento às próximas essas estarão perdidas irremediavelmente. A culpa não é de Deus!

MAS COMO SE DAVA A SALVAÇÃO ANTES DE JESUS CRISTO?

A resposta é através de Cristo!

Como? Tanto hoje como no passado  a salvação se dá pela comunhão advinda da crença em Deus, com a diferença que o nome de Deus dado entre os homens para a salvação é Jesus ( nenhum outro nome dado aos homens para serem salvos ). Jesus é Deus, é o próprio Deus que no passado não havia se revelado. De Adão a todos, os que criam em Deus, aguardavam pela história da queda, uma redenção, ou seja a reabilitação do homem e da raça humana. Sabiam, pois aprendiam antes de qualquer religião como instituição, que Deus faria algo para lhes salvar. Todos os que sabiam dessa verdade, morreram na esperança futura desse acontecimento. Os que nasceram em lugares e em populações que negaram essa revelação e esperança morreram sem salvação.

Semelhantemente hoje, se alguém nunca ouviu de Cristo, não terá meios para crer, sem crerem não poderão obviamente serem salvos. O Plano de Deus é justo, e quando alguém se perde, se perde pela descrença dos seres humanos antes ou em volta de si, não por culpa de Deus. Fato bastante triste, é que muitos se perderão vivendo em sociedades com informação religiosa, cristã e bíblica. Enquanto  tantos não tiveram oportunidade, outros as têm e as ignoram ou simplesmente as rejeitam.

Enoque andou com Deus e Deus para si o tomou. Enoque fora ensinado sobre Deus e amou a Deus. Hoje mesmo em lugares isolados e em sociedades sem a revelação bíblica, os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento as obras de suas mãos. Por sermos todos em todos os tempos iguais, por termos a eternidade em nossos corações conforme reiteram as Escrituras, qualquer ser humano pode se questionar e legitimamente dirigir seus olhos para cima de si, e falar com um Deus perceptível do modo mais imediato e simples. A um coração inquiridor e inocente que queira conhecê-lo Deus não Se omitirá. Muitos dirão, mas o pecado original, impede o homem de buscar a Deus. Não! o pecado não impede o homem de si perguntar a si mesmo sobre Deus. A própria dor e solidão da vida empurra esse mesmo homem a buscar Deus, tateando, É fato que o amor o pecado impede em boa dose que esse mesmo homem busque a Deus, pois esse homem sente que Deus não aprovaria suas más obras, essa é a diferença.Mas ninguém está predestinado ao inferno ou à salvação, eis que a salvação através da pessoa de Jesus Cristo, muitas vezes bate a porta, dependendo do dono da casa ( do coração ) que  abra a porta e deixe o Salvador entrar.

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" palavras de Deus ditas ao povo de Israel. Se dizemos que Deus não muda, que é total e plenamente confiável e fiel, essa verdade é prevalente a todos os homens em todas as épocas e circunstâncias. É verdade hoje e agora. A mesma Escritura afirma que "Deus resiste aos soberbos!" Toda auto-afirmação é resistida por Deus. Essa talvez a maior e mais terrível barreira para a salvação de cada um. O soberbo julga que o Plano de Deus para a salvação do homem, nem é bom, nem é justo, nem é necessário, e começa-se a duvidar de uma série de detalhes colocando-se alternativas rotas, que transformam Deus em mentiroso. O Espírito de Deus não irá indefinidamente deixar-se ser confrontado pelo homem. Quem precisa ser salvo, depende de ser salvo? Será Deus ou o simples homem?

Longe de Deus, sem o conhecimento dEle, sozinhos como na parábola do Filho Pródigo, sofrendo e a mercê de perigos e despojamentos inimagináveis, expostos a vergonha e a dor, a sofrimentos e injustiças, a privação de sonhos e de honra, à densas trevas mentais e espirituais? a não termos respostas confiáveis em todos os sentidos e de toda sorte? a si ter uma vida breve e injustificável? como não crer em tão grande salvação? Como se achar o mais sábio, mais justo, e mais engenhoso do que o próprio Deus?

Assim como os céus são mais altos que a terra, assim é a sabedoria de Deus mais sabia do que a dos homens. Não se ache sábio aos seus próprios olhos. Hoje é o dia da Salvação! Se em Sodoma e Gomorra tivessem sido feito os milagres que aqui foram feitos ( lugar em que Jesus pregava, próximo a Betsaida ) há muito teriam eles se arrependido com caco e cinza. Essa passagem fala exatamente (e dá provas ) da circunstâncias para a salvação. Uns têm oportunidade para serem salvos e não a reconhece e outros se as tivessem teriam provavelmente crido.

Uns tem oportunidade e coragem, como o homem da parábola do tesouro encontrado em um campo. outros são tímidos, têm dúvidas, são lentos em tomar uma decisão e a oportunidade se vai e não há outra. Há outros que creem mas não sobrevivem ao tempo, como na parábola do grão de trigo entre as pedras. Há outros que não guardam a fé, o que criam um dia de forma simples para a sua salvação misturada com o fermento dos fariseus se transforma em outra fé, que não corresponde a fé bíblica, simples e suficiente para a salvação, se tornando apenas religiosos, ainda que autodenominados cristãos e crentes.

Alguém pode dizer muito apropriadamente: mas eu não creio na Bíblia, no cristianismo, sou de outra religião, tenho a minhas crenças sobre esse assunto, ou até mesmo que Deus nem sequer existe. Pois bem, meu amigo e amiga, tomara que você tenha todas as condições intelectuais e morais para fazer essa objeção e mais fazer um exame  de fato trabalhoso, para perceber que fora do que preconiza o verdadeiro cristianismo, todas as demais cosmovisões são fantasiosas.

E mais: se o Plano da Salvação Bíblico lhe parece estranho, digo-lhe que, é o único que quem o anuncia dá garantias e provas de que ele  ( o plano da salvação só e somente em Jesus Cristo ) é verdadeiro. E convenhamos: se você não experimentou a salvação em Cristo, você não tem nada melhor, nada mais seguro, na verdade você não tem nada! Se morrer agora você sabe que segundo a sua descrença, você não tem certeza nenhuma! Que tal examinar, ouvir, entender e ter a oportunidade de crer e ser salvo? Faça isso! Ao homem está ordenado nascer e morrer uma úncia vez vindo após isso o juízo! Lembre-se ( ou leia ) a parábola do Rico e do Lázaro.

Finalmente a Bíblia diz enfaticamente que cada um dará conta de si mesmo a Deus! E aquele que está em pé tome cuidado para que não caia. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas. Que essa mensagem simples seja tão válida para nós e tão anunciada com eficiência e urgência, a todos os demais que ainda não creem e não são portanto salvos.

Que o nosso Deus nos abençoe guarde-nos na genuína fé nEle, hoje e até o dia final. Amém!

Por Helvécio S. Pereira

(*) as referências bíblicas foram omitidas para dar agilidade ao texto, você porém e deve verificá-las em sua própria Bíblia. Boa sorte, Deus o (a ) abençoe!


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos