COME TO ME

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A NOVA RESISTÊNCIA À MENSAGEM CRISTÃ NO OCIDENTE ( E UM RESUMO DA HISTÓRIA DA LIBERDADE DE CRENÇA E DE EXPRESSÃO NO LADO "CRISTÃO" DO MUNDO )


Frequentemente se ouve dos desvios e exageros cometidos em países islâmicos que pro defesa da sua religião oficial, com base em uma teologia própria duvidosa, pune com mortes cristãos sejam de que identidade teológica cristã forem. 

Essa mesma desgraçada opinião que sempre terminava em assassinatos sumários já foram reais na história ocidental, católicos contra todos os grupos independentes não-católicos, anglicanos contra católicos-romanos, calvinistas contra católicos-romanos e católicos romanos contra calvinistas, calvinistas contra calvinistas, exemplos todos com prisões, torturas e morte em vários períodos e momentos históricos.

Embora seja esquecido amplamente, a liberdade real de crença e de expressão de uma fé, seja qual for, no ocidente, cristã ou não cristã, foi conseguida sim graças à Reforma Protestante. Martin Lutero, monge alemão desencadeador desse que foi e é o movimento cristão mais importante em vinte séculos após o advento da igreja cristã primitiva, também errou, concluindo em seu tempo  que os judeus, por terem assassinado o Senhor Jesus deveriam ser mortos, pensamento compartilhado antes de seu tempo por próprios católicos romanos.

Entretanto a defesa original feita por Lutero e outros não foi de fato compartilhada por John Calvino e seus seguidores e por calvinistas modernos: a da  LIVRE LEITURA  e LIVRE INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS. Católicos Romanos, ou a Igreja Católica Romana, não defendiam e portanto até proibiam oficialmente a LEITURA DA BÍBLIA pelos leigos, e menos ainda a LIVRE INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS, que só poderia ser mediada pela Igreja Católica Romana.

Muitas pessoas erroneamente pensam sinceramente que a Ciência como instituição e aparato de conhecimento normatizado seja uma fonte de liberdade de pensamento. Essa não é a verdade. A Ciência, embora trate com descobertas, pesquisas sistemáticas, conclusões baseadas em observações, dados e fatos, só emite conclusões baseadas na maioria de seus agentes, ou até as mais convenientes à certa ideologia ou política prevalente. Ou seja uma determinada descoberta, invenção, interpretação, só vem a público e é difundia e ensinada como verdade oficial segundo interesses maiores e muitas vezes fortuitos.

Um bordão conhecido e difundido amplamente é que a Ditadores, governos, principalmente de terceiro mundo, não convém que uma população seja instruída. Essa não é de fato a inteira verdade. Um povo ignorante é atraso e prejuízo inconsequente à qualquer nação.  Pode ter sido um fato em certo momento histórico, mas a realidade é que ditadores, governos de terceiro mundo, necessita de técnicos, educadores, profissionais de alto nível para que mesmo a sua ditadura seja mais permanente. E um mito o discurso de que qualquer educação formal é libertadora. De fato a escola, em qualquer nível educacional, pode ser mais eficazmente opressora e menos libertadora, do que a simples ignorância, pois ela não só dá a informação que lhe convém, como apresenta somente as provas que farão das pessoas de posse desse conhecimento unilateral pessoas mais ativamente fieis do que pessoas simplesmente ignorantes.

Algumas provas dessa minha declaração: A China na sua ação de crescente preparo de profissionais de alto nível, Cuba em certos setores e em certas formações acadêmicas, Rússia hoje e a maioria dos países integrantes da antiga URRS,  a Alemanha Nazista, membros da cúpula de governo da Coreia do Norte e tantos outros exemplos omitidos por ora nessa postagem.

No ambiente religioso também não faltam provas mais contundentes: teólogos e religiosos católicos romanos, fieis aos "erros" teológicos denunciados criticamente por não católicos-romanos. Mórmons, Adventistas, Presbiterianos Calvinistas, Batistas Calvinistas ( Reformados ), Testemunhas de Jeová e tantos outros grupos cristãos. É inegável o grande número de pessoas em todos esses grupos com a melhor educação desejável e a dificuldade em serem autocríticos teologicamente em relação às sua próprias igrejas.

O ateísmo igualmente não é libertador, ativistas ateus repetem e são tão objetivamente fanáticos em ao defender as suas premissas, atacarem as crenças religiosas seja de quais religiões forem, não admitindo em tese, esses ativistas e não ateus isolados e pessoais, a possibilidade de crença em algo sobrenatural.

A liberdade mais ideal e desejável é sem dúvida a liberdade oriunda da Reforma Protestante que defende a LIBERDADE PLENA, a de investigação escriturístisca ( Bíblica ) e a possibilidade de crença e não crença no que ela ( A Bíblia judaico-cristã )  revela, sabendo-se que, segundo ela, cada um dará cona de si mesmo a Deus. 

Abaixo, um patético e porque não bizarro exemplo, de como a forma ocidental de questionar tudo pode redundar em exageros e desvios que ao contaminarem toda uma sociedade de modo imperceptível, se traduz em uma anti-liberdade plena,

vejam:

Uma igreja Batista foi o centro de uma investigação policial por um anuncio na porta do templo que sugere que os nãos cristãos irão “queimar no inferno”, por isso foi investigada como um “incidente de ódio”.
A placa dizia: Se você acredita que Deus não existe, é melhor você estar certo, e logo abaixo mostra uma imagem de chamas de fogo.

A investigação foi iniciada contra a igreja Batista em Norfolk por causa de uma queixa apresentada por um jovem que passando pelo local se sentiu desconfortável com a mensagem, que segundo ele não é o amor cristão. Robert Gladwin, 20, disse que ficou “surpreso” ao ver o cartaz em frente à igreja, quando ele ia para sua casa, conforme publicado pelo site Mirror.
“A mensagem que é exibida do lado de fora da igreja não poderia estar mais longe da mensagem cristã que se diz sobretudo, ‘ame o teu próximo’”, disse Gladwin.

“Fiquei impressionado de verdade. Vivemos no século 21 e colocar essa mensagem, que os não cristãos vão queimar no inferno, para tentar assustar as pessoas e fazer mudar o seu modo de pensar”, disse o jovem.
O cartaz foi colocado ao lado de um quadro de avisos na entrada da igreja, para que todos os visitantes possam sempre vê-lo.
A polícia pediu ao Pastor John Rose, 69, para retirar o anúncio, depois que os agentes começaram uma investigação sobre a denúncia.
O pastor Rose disse que “lamentava” o que poderia ter sido interpretado pelo cartaz. Ele disse que a Igreja oferece uma variedade de maneiras em que as pessoas são capazes de se comprometer com a mensagem cristã.
“Jesus nos encoraja a amar a Deus e amar o nosso próximo e, portanto, lamento que o cartaz tenha sido visto como um discurso de ódio”, disse o pastor.
A grande lição é que a liberdade de pregar, de crer, de se criticar, de debater e construir uma cosmovisão pessoal e expressá-la publicamente em resposta ao mundo corre o grave risco de ser cerceada, não aos moldes do Oriente de de países totalitários, comunistas ou islâmicos, mas igualmente e eficientemente opressores.

Por Helvécio S. Pereira




-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos