Um dia desses eu assisti e ouvi, tudo seguidamente, uma pregação do pastor Benny Him, aqui em São Paulo ano passado me parece, 2014, bem como outras pregações, Adventistas na TV Novo Tempo, pastor Lucinho na Igreja Batista de Lagoinha em Belo Horizonte, uma pregação do Jesus Culture, com a presença de Kim Walker ( neocalvinistas dos EUA ) aqui em BH, e em outras ocasiões, pregações do bispo Edir Macedo, do ap Valdomiro Santiago, rev Algustus Nicodemos, padres da Canção Nova, e mais um monte de crentes e de outros cristãos. Sempre enfim ouço, vejo, leio, participo de fóruns e vejo o que muitos cristãos e crentes estão constantemente dizendo, testemunhando, debatendo, se xingando, defendendo uma ou outra posição, etc.
A pergunta seguinte ou o problema seguinte, é claramente:
Estamos todos confusos, dizendo, defendendo coisas desconexas, já que não estamos todos certos sobre todas as coisas que compreendemos e dizemos, ou alguém é o tempo todo mais correto e detém o conhecimento pleno e definitivo das coisas de Deus?
A resposta óbvia também clara é que nenhum de nós está certo sobre todas as coisas que dizemos em todo o tempo, especialmente ditas conforme compreendemos e as interpretamos para dizer aos outros, sejam irmãos cristãos e crentes como aos de fora, aos que não creem em absolutamente nada do que cremos!
O título do vídeo excede ao que está posto como problema na pergunta do telespectador com dificuldade de crer no Deus da Bíblia e na resposta de Caio Fábio, não significando a defesa de que os três capítulos da carta de Paulo aos Romanos ( caps 9, 10 e 11 ) devam ser considerados pelos cristãos como textos apócrifos, heréticos, contraditórios, negadores de verdades postas mais claramente em toda a Escritura, tanto no Antigo como no Novo Testamentos. Não deve servir de margem ou oportunidade para que se relativize a Bíblia como expressão de uma verdade única, inequívoca e autêntica Palavra infalível de Deus como quase consensualmente cremos e confessamos todos nós cristãos de fato.
O mesmo Caio Fábio afirmara uma vez em de seus "papos de graça", aliás fez uma pergunta pertinente:
Qual de nós não já disse uma bobagem qualquer para defender a Jesus ( a Deus )?
Todos nós é a resposta mais sensata e real! nas lacunas, nós dizemos qualquer coisa para completar uma "verdade" que no momento parece nos faltar diante de quem nos questiona ou deva ser convencido a crer em quem cremos! Isso é válido e inteiramente normal! e funciona!
Assisti ao Benny Him derrubando pessoas e se vangloriando disso em um estádio em Orlando, Flórida, na Índia e no Brasil, mas em um dos casos, nos outros também, a sua pregação sobre a mulher com fluxo de sangue e foi curada por Jesus a contragosto dos discípulos, foi Bíblica, poderosa e verdadeira, e bem aventurado todo o que ouvi-la, crendo, for salvo!
Do mesmo modo o bispo Edir Macedo, falando sobre a salvação e animando os seus ouvintes a largarem tudo e passarem a viver unicamente para Deus! E poderia citar vários pregadores, igrejas, que da sua parte, independentemente da sua compreensão particular não teriam uma palavra reveladora que faria aquele que ainda não creia, creia e seja salvo, e tome uma nova e definitiva posição diante de Deus!
Logo o problema, não é a nossa perfeição! se a graça de Deus, mediante a nossa confissão em Jesus Cristo, nos salva e nos perdoa, os deslizes teológicos pessoais serão apenas mais alguns pecados perdoados... ( embora erros tenham implicações na eficácia de nosso ensino e afetem ocasionalmente o que é principal ).
Afinal não e o conhecimento teológico, a qualidade dele, ou mesmo a presença dele, mas unicamente a fé e se o coração do tal, da pessoa se voltou ou não para Deus. Toda a cognição morrerá com o cérebro da pessoa, a fé salvadora é produzida e gravada na alma, ou indo além quem sabe, só Deus sabe, no espírito da pessoa.
Ninguém precisa conhecer toda a Bíblia ou conhecê-la profundamente para ser salvo. Aliás analfabetos não podem sequer lê-la por si mesmos! o que é urgente e necessário é se crer no que ela testifica. Como dissera muito bem o próprio Senhor Jesus: julgais estar a salvação nas Escrituras, mas são elas ( as Escrituras ) que testificam de mim ( do próprio Salvador Jesus Cristo )!
O ladrão que creu estando a um dos lados de Jesus na crucificação foi mais feliz que Nicodemos por ocasião da pergunta feita a Jesus sobre o Novo Nascimento, mais feliz que Paulo enquanto Saulo, fariseu filho de fariseu e cidadão romano, mais feliz que o jovem rico que todas as coisas guardava desde a sua infância.
Não há igreja ( denominação ) perfeita, pregadores perfeitos, histórias de igrejas ( denominações ) sem nenhuma mancha, teólogos perfeitos, instituições religiosas perfeitas, em todos os níveis, mesmo no cristianismo, temos homens e mulheres que cremos, mas que a nossa justiça são trapos de imundícia, essa é a grande verdade que muitos de nós teimam em ignorar!
Não há reunião, liturgia, culto, forma de pregação, ensino, conteúdo perfeitos, em nenhum lugar! ouçamos, estejamos em interação com os demais que creem, o Senhor Jesus pediu, ordenou que nos amássemos uns aos outros, mas não somos perfeitos e nem modelos de perfeição em tempo algum. Vejo católicos romanos defendendo, como cristãos que são ( falo dos praticantes e dos que creem no cristianismo verdadeiramente ) defendendo a história da sua igreja, o papado, a liturgia e sacramentos como se fosse infalíveis. Não o são!
Vejo do mesmo modo calvinistas defendendo tudo o que João Calvino afirmara e do modo exato como cria a cinco séculos! do mesmo modo pentecostais defendendo suas respectivas denominações ( As assembleias de Deus, Cristã do Brasil, etc )! vejo de mesmo modo neopentecostais defendendo um ou outro líder e todas as suas declarações contra outros! vejo neocalvinistas, batistas renovados, e tantos outros impondo o seu jeito de cantar e orar, sua forma de adoração e suas compreensões sobre tantas coisas como se fosse a fórmula final para o cristianismo hoje ! e poderia citar grupo por grupo de cristãos contemporâneos com suas diferentes estratégias e prioridades ensinadas, práticas ensinadas como se fosse exclusivas e exclusivamente corretas.
Como cristãos fazemos parte de um movimento e um reino que menos ou mais eficazmente se opõe ao grande e unido reino das trevas. Só isso. Devemos ter essa consciência acima de tudo, e em todas as ações e práticas que defendemos diante uns dos outros ou dos que de algum modo negam a nossa fé em Jesus Cristo.
Uma bobagem, um exagero, algo que apenas achamos estará presente em qualquer pregação e na boca de qualquer pregador!O mesmo ocorreu nos escritos dos apóstolos em muitas ocasiões no Novo Testamento, ocasiões várias em que pelo menos uma delas, Paulo diz, "isso digo, não o Senhor". E não há nada de errado e estranho em admitir e reconhecer isso!
Entretanto há de, se em nome desses eventos e ocasiões, desqualificar as Escrituras, a Bíblia como a infalível e única Palavra de Deus! Deus a escreveu, a juntou com fatos e não com suposições e imaginação como os demais livros religiosos produzidos por simples e reles seres humanos! Bas ta comparar a Bíblia com seus eventos, pensamentos, registros com os demais livros religiosos do Budismo, do Islã, dos Silkes na Índia, todos foram aparentemente compostos para serem tidos como perfeitos, por isso são mortos, enquanto a Bíblia é viva!
Somos todos, ou devemos nos considerar como a jumenta de Balaão: quando falamos o certo, é certamente de Deus, e essa palavra de Deus é poderosa e não voltará vazia de forma alguma! quando emitimos uma opinião somos nós mesmos, deve-se dar o devido e honesto desconto... esquecer a bobagem dita,,, que caia na conta do perdão advindo da maravilhosa graça de Deus dada a todos nós os que cremos um dia. E que cada um e todos nós guardemos essa fé básica, simples, poderosa e salvívica nEle Jesus Cristo até o dia de Sua Glória!
Amém e amém!
Por Helvécio S. Pereira
Essa postagem é uma tentativa de esclarecimento acerca de uma discussão em uma página do facebook em que cristãos de várias denominações propõem alguma reflexão ou denúncia contra a fé basilar cristã.
Esclareci também lá:
[Para resgistrar a minha posição e contribuir para um melhor entendimento desse fato, a pergunta sincera de um ateu e a resposta de Caio Fábio ( uma pergunta que pode ser feita por um parente, amigo, patrão, professor na faculdade, a quem tenhamos que dar uma resposta inteligível e razoável ) eu escrevi essa postagem e a publiquei em meu blog : ( segui-se o link para essa postagem )
A página é mantida por um católico que se dedica a defesa da fé cristã e não especialmente da fé católica, combate o ateísmo, o feminismo, o marxismo bem como o ativ ismo de gênero.
O QUE EU DISSE NA PÁGINA SOBRE O VÍDEO E A RESPOSTA DE CAIO FÁBIO:
LINK ORIGINAL ( CLIQUE AQUI )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?