Bem o querido pr. Paulo César disse em uma reunião recente que embora tenha se tornado batista, tenha nascido de novo ainda a Igreja Presbiteriana de sua cidade que teve uma experiência há época com a renovação espiritual ainda guarda uma simpatia pelo discurso calvinista da tal "soberania de Deus" não reconhecendo que isso é apenas uma aparente novidade jogada na cara dos demais crentes, uma armadilha como o nome de Jeová ou os Dez Mandamentos como marketing dos Adventistas. Algo muito normal em denominações que querem pescar no aquário dos outros, irrelevante na maioria das vezes e que esconde os verdadeiros e graves erros teológicos, que são preservados pelos seus defensores graças a uma grande e grave desonestidade intelectual. No fundo os grandes mantededores dessas doutrinas, já descobriram que há algo falho naquilo que defendem, mas o orgulho e a segurança, a carreira e favores teológicos não os deixam largar o osso!
No dia em que minha mãe aceitou o convite para ir a Igreja Batista de Lagoinha, era o só o templo original, sem muros em todos os lados e rua de terra lateral e lote vago com mato em volta,o pastor Márcio de férias, em uma segunda feira lá estava o pr Paulo César, e por sua simpatia e simplicidade e clareza nas palavras minha mãe nunca mais deixou a igreja e depois eu também fui. Digo isso para esclarecer e dissipar toda visão sectarista e denominacional que alguém possa achar que eu tenha. Outro ponto é muito crente não sabe que o maior escritor em língua portuguesa, não é Camões ou Saramago, mas João Ferreira de Almeida, claro que a mídia secular nem apurará e divulgará isso! Um tradutor também é escritor, e os números de publicações da Bíblia em nome de João Ferreira de Almeida, deixam Paulo Coelho no chinelo, são imensos, crescentes, constantemente crescentes e portanto insuperáveis. João Ferreira de Almeida era um pastor calvinista!
A questão não é a qualidade espiritual de um calvinista que está em discussão nessa postagem! não de modo algum! ninguém é melhor cristão por estar em uma determinada igreja e denominação! somos espiritualmente melhores ou piores se tão somente andamos com Deus, mais próximos ou mais distantes, mais obedientes ou menos obedientes, se damos mais ou menos fruto espirituais, se fazemos determinadas coisas certas e importantes ou as deixamos de fazer. Se somos corajosos ou se nos acovardamos diante do momento de testemunharmos dEle, acerca dEle ou não! todas essas questões passam ao largo e bem distantes do traço denominacional! Outro ponto é que qualquer cristão com boa dose, ou nem tanto de sectarismo, de ligação emocional denominacional e teológica, perde as estribeiras quando em debate se vê sem saída para defender os seus pontos de paixão.
Você pode orar com um adventista mas se tocar no sábado acabou! você pode falar bem da Bíblia mas de disser a um paraprotestante Testemunha de Jeová que o nome de Deus não é Jeová, estará iniciando uma boa briga! se disser a um Metodista tradicional, a um Luterano acerca do batismo por aspersão, outra briga! logo os exemplos são vários e facilmente perceptíveis em todo o mundo cristão. Vale lembrar que a pouco mais de mil anos, um emissário do Papa romano excomungou o Patriarca da Igreja Ortodoxa por causa do credo de Niceia em que os católicos modificaram uma linha.
Bem, o que está em questão então?
Calvinistas, os mais desocupados e inconsequentes se ocupam em criticar todas as denominações, aproveitando a fartura de escândalos, na igreja contemporânea, para assim fazerem com que a sua mensagem e o seu "evangelho particular" prevaleçam! o que em si e por si só é enorme uma bobagem! seria razoável trinta e tantos milhões de crentes evacuarem as suas igrejas e denominações e procurarem uma igreja de confissão calvinista? Por ventura alguma igreja calvinista ou ainda as grandes neopentecostais, com grandes igrejas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, conteriam tal grande número de "convertidos"? a própria igreja católica romana conseguiria receber toda a população brasileira "convertida" à sua própria igreja? Obviamente que não! Logo "pregar o Evangelho", "pregar a verdade" não exatamente enfiar todos em sua própria igreja e denominação!
Outro ponto ainda importante é que se há uma teologia perfeita, isenta totalmente de erros, ela deve ser imposta a ferro e fogo, porque as pessoas necessitam dessa compreensão toal de alguma coisa ao invés de uma experiência com Deus? Aliás boa parte dos calvinistas mais entusiasmados combatem ativamente todas as experiências sobrenaturais na igreja aproveitando-se de algumas bizarrices, é verdade que si tem noticias; mas esse não é o caso. Uma falsa experiência não nega a possibilidade de experiências verdadeiras. Todas as pessoas dão conta da mais perfeita lisura e perfeição teológica? e mais: todas dão conta dessa compreensão que não é exatamente fácil e acessível a todas e principalmente à maioria das pessoas? Ainda outro ponto e o último: Enquanto o Calvinismo está correto em crer em Jesus Cristo e em sua obra salvadora está errado e é terrivelmente errático em explicitar essa salvação aos não crentes! Ou seja o Calvinismo é um erro grosseiro, cuja erraticidade já abordei em outras postagens e que é analisado profundamente, cansativamente, ponto a ponto em muito bons livros acerca do assunto! Em muito pontos é claramente desonesto e obsceno, no sentido de aceitar e proclamar coisas inaceitáveis como a perdição de alguém ( e de pessoas socialmente boas, pois há justos, a Bíblia mesmo indica e citamos; muitos! ) por ter sido predestinado à perdição!Logo se uma mãe, pai, esposa, esposo, filho, filha, seu médico, seu melhor amigo, não aceitou a sua mensagem "calvinista", ele se perde e tá explicado, não há o que lamentar!
Em todos os debates possíveis, e há muitos, em seminários teológicos, programas evangélicos nas Tvs cristãs e rádios, esses mais apaixonados são dispostos a falar, a fazer proselitismo, nunca a ouvir. Se fazem de surdos a toda e qualquer afirmação de outros. Quando por acaso se veem em apuros e se sente momentaneamente atordoados por haver se esgotado o seu estoque de afirmações prontas partem para o xingamento. Várias vezes vi, senti, isso, ouvi e li em fóruns pela internet, em blogs, etc. Isso em si já e um sintoma grave de erro! outro ponto é que muitos ( evidentemente não todos e nem a maioria dos calvinistas ) não demonstram o mínimo de generosidade e humanidade diante de fatos ou questões envolvendo "os não calvinistas". O último fato foi o falatório e até certa alegria na facada levada pelo apóstolo Valdomiro Santiago da Igreja Mundial do Reino de Deus. Algo inominável e em desacordo franco com o chamado"fruto do espírito" que todo cristão, independentemente da igreja que for, pertencer e que cores denominacionais e teológicas costume defender ou se alinhar.
Por essas e por outras, com alguma experiência em publicidade, resolvi ao invés de bater boca simplesmente, fazer com que eles e todas as demais pessoas de uma maneira mais direta, pudessem pararmos; pensarem na realidade. Nas suas afirmações, as quais não retomarei nesse post, erráticas, eles; as contradizem na sua prática no dia a dia? É essa a proposta! ao invés de brigar, provocar a mais sincera e inequívoca reflexão.
Uma coisa já consegui nas primeiras postagens no facebook: uma pessoa disse que estaria tranquila por não ter que dar conta a ninguém ( a Deus no caso segundo ela ) ao que pude delicadamente em tom de brincadeira lhe dizer: "-Você que acha! se não tem jantar de graça para nós humanos, você acha sinceramente que Deus existindo, daria uma vida a cada um de nós, e ficaria por isso mesmo? esqueça! pense bem viu?" (mais ou menos nessas palavras! )
Finalmente ficam furiosos se nos referimos( nós os "outros" os não calvinistas! ) ao calvinismo como "heresia". Entretanto, a maior deturpação calvinista, assim como curiosamente fazem outros pregadores sectários e proselitistas, escondem em uma primeira conversa: um calvinista jamais prega com a ênfase dada pelos outros crentes a João 3:16. Para eles Deus "não amou o mundo" e não deu a Jesus para que todo aquele que nEle crer " pereça e tenha a vida eterna"! Se isso não for uma heresia e um terrível erro não sei o que será! mas há outros capciosos e igualmente terríveis! Mas isso está em outro posts meus e de outros crentes atentos.
A primeira campanha toca na questão do livre arbítrio. Para os calvinistas se houver o livre arbítrio cai por terra, como um castelo de cartas o seu ponto tão apaixonante ( para eles ) a errática predestinação! Que Deus nos abençoe a todos!
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?