Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Pesquisar este blog
SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE
domingo, 21 de julho de 2019
FÉ E SALVAÇÃO ( UM ESCLARECIMENTO OPORTUNO, FRANCO E NECESSÁRIO! )
Uma realidade desconfortável é sem dúvida a desigualdade com que todos os seres humanos nascem, vivem e morrem ( e não somente nós seres humanos mas também os animais ) A existência é um fenômeno caótico, não no sentido de ser desorganizada, irrazoável mas de cada ser ter uma existência singular.
Como crentes ( religiosos de uma gama variável de igrejas e teologias cristãs ) toda a Criação é um fato inequívoco de perfeição por sua funcionalidade e por justiça de propósitos e manutenção.
Diria o incrédulo sobre Deus ou o ateu sob, na sua visão, ser uma divindade incapaz e ineficiente, caso repito a seu ver, se existisse.
Mas em uma observação minimamente justa vemos que tudo funciona de forma arrebatadoramente gratificante e em regra mais duradora que a nossa reles vida individual. Desse modo e sob essa ótica realista e não somente romântica e idealista, desastres, acidentes, crimes, pecados, bizarrices e mesmo a morte e vida atnropofógica dos animais que não cozinham e não plantam estão e ocorrem dentro de uma justiça e conservação. Em nenhum lugar do planeta seres vivos, animais ou insetos se extinguiram mesmo uns servindo de alimentos a outros: todos têm uma parcela assegurada de sobreviventes e de indivíduos que cumpram os ciclos naturais de nascimento, reprodução, vida e morte, e que deixados longe da interferência desastrada humana sempre aumentam as suas populações.
Por outro lado os próprios seres humanos morrem por estarem em lugares impróprios, fazerem coisas impŕoprias, errarem na sua própria preservação e/ ou terem, modernamente ou mesmo mais anteriormente um comportamento suicida por vícios, fornicação, violência e falta de auto preservação.
Dessa forma, crentes conscientes não idealizam a perfeição de Deus, nós a constatamos e a reconhecemos embora de modo limitado e infinitamente menor do que Ele de fato é. Logo a primeira divisão entre nós e na prática a geração em que vivemos, nossos contemporâneos é entre os crerem nEle, Deus, e entre os que o negam e até o desprezam e combatem.
Desse modo também, não tente encontrar "salvos" entre os inimigos de Deus, seres humanos que o desprezam ostensivamente ou até o combatem. Parece ser consenso que entre esses não há e nem haverá "salvos". Se seu melhor amigo, pai, mãe, parente, colega, professor, artista já tenha dito claramente em uma negação que "Deus não existe", nem tente suavizar a sua situação em caso de morte repentina, como o do conhecido e querido por tantos e resistido por outros, como Paulo Henrique Amorim ( foi só um exemplo, por ser fato real e recente ) ou outro também confessadamente ateu como o Ricardo Boecha, falecido repentinamente em um lamentável acidente. Mas não se trata dos únicos possivelmente exemplos , mas de cientistas ateus e famosos, e num alista enorme de gente inteligente e que até deram a humanidade , constiuida massivamente de massas ignorantes, de grandes e boas contribuições.
Mas "não salvos" podem ser também inumeráveis religiosos, primeiros não cristãos como judeus, muçulmanos, hindus, mas também católicos, protestantes, paraprotestantes, etc. Isso porque biblicamente há um único critério para salvação ( falarei desse único critério mais adiante ).
Dentre os religiosos cristãos, conhecedores da biografia de Jesus Cristo, há os crentes que creem realmente na revelação através de jesus Cristo e que colocam a Sua verdade simples acima das suas tradições, dogmas, relações instiuicionaiz ( com a sua igreja e hierarquia religiosa ) e outros que só permanecem em suas igrejas, cargos, posições e trabalho, porque a úncia que finalmente se tornou a sua sobrevivência e trabalho nessa vida.
Os antigos fariseus ( não todos ) amavam as suas posições e a suas situações porcamente privilegiadas em um mundo atrasado e feio mas do mesmo modo um papa, um bispo católicos, um patriarca copta, um profeta mórmon ou qualquer reitor de uma faculdade ou univerdade confecional não se voltará contra a sua instituição religiosa negando a teologia que lhe dá suporte. Para esses Jesus Cristo e sua salvação , aprentemtne nunca esteve ou estará em primeiro lugar.
Como o aparentemente sincero e desejoso de compreender esteve o Nicodemos mas estiveram também os sacerdotes que mataram a Cristo. Mentalmente eles conheciam a Deus ( ou julgavam conhecê-Lo ).
Por outro lado não colocamos em dúvida as salvação de Estevão, martirizado publicamente, nem de Saulo arrependido tardiamente, ou Pedro ou João evangelista, ou João o Batista, ou todos os discípulos excetuando Judas Iscariotes. Todos os que creram temos a certeza lógica de suas respectivas salvação, bem como o a título de distinção, o conhecido como o "bom ladrão" convertido próximo a morte , exatamente sobre uma das cruzes que ladeavam a Cristo, o crene contra o incrédulo na mesma situação limite.
Logo a salvação não se baseia em diferenças favoráveis por nascimento, condição social, educação formal, compreensão do universo ou outra coisa e choque-se: nem mesmo um abundante, louvável e desejável conhecimento estritamente bíblica!
Resgatada pelos reformadores, Lutero e outros, a Salvação pela Graça, a única biblicamente entendida como a real Boas Novas ou Boa Notícia, é de fato o único critério para a real salvação logo após a morte.
Questões secundárias e teologicamente secundárias não colaboram para a salvação embora em muitos casos deponham contra ela. Se se é predestinado ou não para salvação; se o morto dorme ou anda por um paraíso; se se deve guardar o sábado ou não; se entende-se corretamente o fato da Trindade de Deus, se se fala em línguas, se profetiza ou não , se se opera curas ou não, se é um grande ou pífio pregador, se tem um dom do ensino ( e do aprendizado ) ou não; se se tem talentos artísticos em prol do serviço a Deus ou não; se se é reconhecidamente sábio como Agostinho e tantos outros ou um beócio cuja fé apenas se explicita com pequenas frases, não importa.
Por isso exatemente, o crente ( aqui colocado não como exatmente o protestan6te, evangélico, mas o que crê em Jesus Cristo como Deus, Filho de deus e úncio Salvador ) deve fugir de discussões inúteis e desnecessárias ao fortalecimento de sua fé salvívica!
Cada um dee seguir a sua própria vida aproveitando como pode a sua oportunidade de ouvir, conhecer e crer em Deus e na Salvação em Jesus Cristo. Jorge Lamatre foi professor, físico, cientista, padre, soldado na guerra e deixou para a ciência ae para a humanidade importante contribuição, principalmente no campo da física. Mas se Jorge Lamatre, um estudante dedicado e cientista fora da curva e também religioso na igreja que teve oportunidade de conhecer a fé cristã, só foi salvo se a exemplo de Paulo, no sue íntimo guardou algo simples e totalmente eficiente: a fé que teve pessoalmente em Jesus Cristo! Outro exemplo é do controverso padre Quevedo, um espanhol radicado no Brasil, entre tantas afirmações questionáveis dadas publicamente durante toda a sua vida sobre a morte disse certa vez em uma entrevista na tv: "-Não tenho medo da morte! a vida lá além dessa vida é muito melhor que essa! citando a seguir a salvação provida por Cristo o Filho de Deus!
Nós evangélicos, inconscientemente, tendemos a reconhecer a salvação de quem mais claramente, confessa uma fé cristã clara e teologicamente protestante, e não estamos de todo errados. Mas tristemente, muitos protestantes, poderão não ser salvos, só por estarem uma ou em certas igrejas cristãs e protestantes, evangélicas, se é que me entenderam! Crentes modinha, de apenas uma certa "cultura gospel" podem estar em tão grande risco como de católicos apenas nominais.
Há de se ter uma fé pessoal e relacional com Deus e acima de todas as demais crenças: institucionais religiosas, denominacionais teológicas, posicionais institucionais, ideológicas, científicas, etc. etc.
Após peneirar todas essas crenças, qual a que de fato sobra em você?
Qual o sentimento natural e imutável, guardado como tesouro efetivo, eu e você guardamos acima de qualquer coisa, o verdadeiro passaporte, para a inevitável vida eterna, com Ele, ou apartado dEle?
Paulo certo de que não lhe restava definidamente muito mais tempo, para qualquer plano ou objetivo confessou deixando-nos como exemplo:
"Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
"Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8
Por Helvécio S. Pereira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
EM DESTAQUE NA SEMANA
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER
09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...
UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!
Arquivo do blog
TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS
26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...
links úteis
Atenção!
TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )
OUTROS DESTAQUES DO BLOG LEIA-OS E DIVULGUE ENTRE CONHECIDOS
CRISE NO CATOLICISMO
NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO
CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS
SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS
25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...
O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS
NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...
29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
⇄
English (auto-detected) » English
⇄
English (auto-detected) » English
⇄
English (auto-detected) » English
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?