Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

CIÊNCIA E FÉ, CRENTES E NÃO CRENTES, ESSES ÚLTIMOS DEFENSORES DE UMA PRETENSA RAZÃO SUFICIENTE E TOTALMENTE SUPERIOR A QUALQUER FÉ, CONHECEM AMBOS O QUE UMA E OUTRA AFIRMA?

 




S
urpreendente para mim, mesmo quando podemos suor que não haverá mais surpresas, em conversa casual com dois professores graduados em História ( um ministra aulas de História e outro de Religião ) ouvi deles uma afirmação oriunda do último ativismo da academia mais simpático a um marxismo que toscamente se diz referir ao marxismo mais ortodoxo, dizendo que não pode haver uma relação de superioridade alguma entre, por exemplo, uma música clássica e um "proibidão" dos morros e das demais favelas cariocas ou de São Paulo. Trata-se, de fato da mesma corrente que combate sistematicamente o eruditismo de qualquer conhecimento ligando a uma forma burguesa e portanto espúria, digna de combate ostensivo, de ver o mundo.

Segundo estes, dizer que algo é superior a outro é uma forma de discriminação e uma forma "política" de "discriminação" ( coloquei os termos entre aspas para ressaltar que toda palavra antes com definição mais clara ou outra é assumida por estes e impostas com novo sentido, o que lhes é conveniente para sua afirmações descabidas. 

Entretanto a coisa não pára por aí. Em seguida em poucos minutos para aprofundarmos em uma discussão não só necessária e benéfica, mesmo pelos pontos e argumentos em franco choque, fiz menção a realidade da academia que se debruça há tempo ( e esse debruçamento não cessou embora ambos afirmassem que sim ) na polarização entre as chamadas "monogêneses " e "poligêneses.

Para quem desconhece ou não se lembra, a Monogêneses se refere a teoria que aceita que toda a humanidade, todos os seres humanos descendem de um só casal humano enquanto a Poligêneses dá margem a possibilidade de as diferentes etnias, antes vistas grosseiramente como "raças", têm de fato origem geográficas e temporais diversas, consequentemente dando margem a reais e diversos estágios culturais, cognitivos e potenciais.

E a coisa não é de fato tão simples, se abandonada nas graduações e nas especializações e cessadas as discussões por sua grande inconveniência ( a verdade pode ser tão inconveniente quando desastrosa ) que se uma das duas, qualquer uma delas, mudanças necessárias na cosmovisão prevalente devam acontecer imediatamente.

Voltaire, raivosamente acusara o judaísmo-cristão como o "grande monstro" responsável pela crença de que todos nós viemos de um casal hipotético. Claro, a Voltaire, interessava e urgia promover a descrença, o descrédito, a desconstrução e o aniquilamento de qualquer razão religiosa. Nesse ambiente jamais aceitaria que a tese de um único casal humano fosse de fato o casal base para toda a diversidade humana, lembrando que a diversidade humana, de fato não é tão grande assim, se resumindo a caracteres e características superficiais e percentualmente visuais, plásticas.

Mas se Voltaire e outros alinhados a ele estiverem certos outros inimigos declarados da fé e da tradição judaico-cristã, estão errados, como por exemplo Kant argumenta em favor justamente da Monogênese.

Logo ateus e demais ativistas anti-cristianismo não podem simplesmente zombar dos cristãos ( alvo predileto deles ) e indiretamente de judeus e de muçulmanos (  por que será que não zombam mais direta e objetivamente do Islã? por que será?? )

Dentro da academia essa discussão pode estar sendo politicamente abafada mas ela não foi encerrada. Trata-se apenas de uma maioria que decide o que será reproduzido nas graduações, nas especializações e claro em toda a cadeia educacional abaixo da própria academia.

A Teoria da "Terra Plana" é uma bobagem mas a discussão em torno até mesmo da sua bobagem deve ser feita na academia ( já que proeminentes acadêmicos e profissionais da geologia puxaram essa polêmica, por rebeldia, revanchismo ou vaidade pessoal ) até para que com provas seja erradicada mais uma vez de forma aberta e legitima.

A própria Teoria da Evolução com sua base frágil, carcomida por falsas provas, por teses de acadêmicos francamente desonestos e por seu desprezo a provas igualmente científicas que a inviabilizam se mantém com massiva e quase total divulgação simplesmente por razões ideológicas e políticas, se não fosse tal, a última página da edição original de a "Teoria das Espécies" de C. Darwin não teria desrespeitosamente tirada de todas as publicações posteriores. Nessa última página o pesquisador afirma que o seu trabalho não nega a existência de Deus e o fato de Ele, Deus ter criado todos os seres vivos como os encontramos no mundo. 

A Bíblia declara que os seres humanos só existem graças a uma Monogênses, antes da Ciência se dividir entre contra essa afirmação ou a favor dela. Aliás pretender combater o abominável racismo defendendo a Poligêneses é um tiro no pé para a Academia e caso ela fosse provada ser a verdade, corroborando para Ciência ateia. Mas as coisas não parecem tão simples e os jogadores em lados tão simploriamente definidos.

A Bíblia sempre afirmara que o Universo teve  momento zero e igualmente declara o seu final, tão surpreendente que se alinha com o que a Ciência com seus cálculos matemáticos asseveram no "Big Crach", em que as Escrituras declaram que os céus se recolherão como um "tecido", enrolados como eram os tecidos ( e até hoje ) por ocasião da vida de seus escritores. Muita gente não sabe mas somente entre seis e sete décadas, por ocasião da formulação da Teoria do Big Bang ( a contra gosto do cientista que se opunha a ele e que cunhara por infortúnio o nome que lhe tornara famosa ( a teoria ), ou seja: a Bíblia estava correta e a Ciência aquela altura, errada!

Sobre a eternidade ( de Deus ) e da relatividade do tempo, novamente em vários textos das Escrituras, e não como simples figura de linguagem, essa relatividade é deixada desconcertadamente clara: um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia. E do espaço? antes dos filmes de ficção do seculo XX, Filipe é transportado entre dois locais geograficamente distantes, Elias é arrebatado em uma carruagem de fogo e reaparece vivo no monte da Transfiguração conversando com Jesus e Moisés e certamente falando sobre algum assunto atual dos dias de Jesus e de um futuro mais a frente.

E sobre a origem da diversidade linguística, na verdade um processo que acontece até mesmo nos dias de hoje com uma aproximação geográfica e cultural gigante e efetiva entre todos os povos do planeta. Se a nossa origem é resultado de uma "poligêneses" perfeitamente lógica essa diversidade. Mas se temos uma "monogêneses" como a Bíblia e parte da Ciência defendem, a narrativa bíblica junto a elementos linguísticos comprovadamente analisados pela arqueologia e a linguística modernas, novamente não há como zombar da fé judaico-cristã.

O tema dessa postagem daria facilmente para a escrita de um livro, entretanto escolhi reportar-me a alguns poucos e talvez mais notáveis apontamentos. Hoje a Ciência e a ficção científica, notadamente difundida amplamente através do cinema defende a existência de extraterrestres alocando materialidade e boa parte de talentos humanos na busca obstinada de "outros mundos habitáveis" e possíveis "seres com outra matriz biológica". As esperanças são grandes quando se descobre a possibilidade real de haver muitos outros planetas com real semelhança ao nosso. Parte-se da premissa com falsa lógica, que se a vida se "auto criou" uma vez  ( já que negam objetivamente a necessidade de um Deus Criador ) esse probabilístico fato do ponto de vista estatístico-matemático, mas ilógico por ser injustificável razoavelmente, se repetiria deterministamente por simples vício.

Qualquer um, portanto ao ser abordado por uma reportagem de tv desocupada, pode sim responder que "sim, acredita em Ets"! E dentro da Ciência há sim, igualmente muitos cientistas realmente entusiasmados por essa ideia. A maioria imaginando que avanço seria decorrente do fato de realmente encontrarmos com seres mais avançados que nós mesmos, inaugurando uma nova era de desenvolvimento, extirpação das anomalias sociais e comportamentais humanos, provando objetiva e incontestavelmente que há de fato nesse universo irrazoavelmente auto criado, uma "evolução" sem que nem para que, e que apenas correspondemos como espécie e lugar geográfico no espaço, uma parcela e um estágio de tudo que exista. 

Mas a alegria de ateus e anti-religiosos cm essa possibilidade seria o objetivo desmascaramento da tradição judaico-cristã, religião que promove o atraso, toda forma de crendice, condicionamento, patriarcado, etc ( como se nenhuma outra religião pagã no distante ou próximo passado, ou mesmo nas grandes religiões pós cristianismo, Budismo e Islã e outras não fizessem o mesmo e quase sempre, bem pior.

Mas finalmente, a Ciência e a Bíblia discordam ou concordam nesse ponto? A Bíblia é declaradamente e exageradamente "antropocêntrica" ou não?

A Bíblia nunca afirmara que o ser humano, a humanidade, foi ou era a única forma inteligente no chamado "universo", nem tão pouco a melhor ou a mais grosseiramente dito: "evoluída".

A Bíblia nunca afirmou ou deixou a ser entendido como se "estivéssemos sozinhos" no Universo ou mesmo além dele. Mesmo que simploriamente se iguale "anjos" e "demônios" a seres mitológicos e plasticamente simplórios como as personagens de toda a mitologia criada em diversas épocas por diversas culturas humanas. Na verdade a arte e artistas europeus, da velha Europa e das igrejas Católicas Romanas e Ortodoxas é que ao longo dos mais de um milênio escolheram por razões didáticas imediatas promoverem ideias erráticas visualmente acerca do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, da aparência de Adão e Eva, da aparência da Serpente e de anjos com asas e cachinhos dourados na cabeça.

Ao contrário, a Bíblia dá a entender que somos provavelmente, a última espécie criada por Deus! O descanso sabático de Deus se refere a criação de seres vivos, visto que Jesus afirmara que "meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho". Por algum motivo, a semelhança de tantas coisas que desconhecemos como Jó foi confrontado a desconhecer, e a tantas coisas que continuaremos a desconhecer, como Paulo se referira a "coisas ocultas" que somente a Deus pertencem, não saberemos mas aparentemente, até agora fomos  representamos, a última e grande novidade da criação divina. Por outro lado antes de nós outros seres também inteligentes, conhecedores do bem e do mal como o próprio Deus, já existiam e continuam existindo em algum lugar.

Cientistas proeminentes e cujas opiniões por justiça não podem ser desprezadas, afirmam que graças a extensão do universo que se torna cada vez mais conhecido por nós, embora esse conhecimento seja ínfimo ainda, torna impossível qualquer possibilidade de encontro inadvertido, entre espécies vivas mesmo inteligentes, pelo simples lapso temporal e espacial, lógico e factual: se existiram ou existam, além da separação espacial imensa e impossível de ser vencida, é mais improvável que coexistam no mesmo estágio de desenvolvimento e portanto tecnológico. Trata-se do paradoxo  de Fermi.

Portanto, antes e independente da chamada Ciência, a Bíblia já afirmara que não somos os únicos seres inteligentes existentes, a Terra não é o único lugar a abrigar vida ( "Na casa de meu Pai há muitas moradas" ) e que a matriz biológica terrestre não é e nunca foi a única forma de vida!

A Bíblia já apontara a existência de vida biológica, como a conhecemos e própria do nosso planeta, vida espiritual que não deve ser confundida com plasmas fantasmagóricos; vida que assumem diversas aparências para comunicação ( a dos anjos por exemplo em eventos bíblicos que nem de longe parecem ser os anjos concebidos pelos artistas europeus ); vida de outra natureza que pode até mesmo interagir e criar descendência mutante com humanos ( anjos que coabitaram com mulheres humanas dando origens a homens sobre humanos ); seres de outra origem que podem literalmente viver como parasitas em humanos ( demônios que se apossam de seres humanos ); seres que vivem além do tempo e do espaço ( como Satanás por exemplo ); Seres com poder sobre os elementos e sobe o mundo físico ( bem além da simplória imaginação das mitologias pagãs e das personagens dos quadrinhos modernos ), etc.

Já a Ciência tem que se contentar com a improvável esperança que suas crenças sem Deus possam a vir serem comprovadas de alguma forma um dia, mesmo que alguns proeminentes de seus cientistas membros digam que isso não acontecerá, por diversas razões bastante lógicas.

Por Helvécio S. Pereira*

* graduado em Desenho/ Plástica/ História da Arte pela EBA/ UFMG e pedagogia pela UEMG

terça-feira, 7 de setembro de 2021

A VOLTA DE JESUS CRISTO... UMA SÍNTESE DIFERENTE


 H
á muito tempo realmente não escrevo para os meus blogs que tratam sobre assuntos bíblicos, religiosos, evangelísticos.O faço agora motivado por uma amiga no facebook que numa postagem minha refletindo sobre algo bíblico me disse no in box ter curiosidade sobre a volta de Jesus a quem respondo rapidamente e prometi escrever algo mais esclarecedor justamente para ela. E é exatamente o que farei da melhor forma agora e fugindo copia e cola tão frequentes em abordagem teológicas, ou as pessoas não têm segurança ou preguiça de construir uma dissertação mais ou menos do zero.

Durante uma noite( na verdade a noite passada ) eu mentalmente alinhavei mais ou menos como seria as ideias e a demonstração das mesmas com vista a ser uma dissertação simples e mais clara possível.Então vamos a ela: 


Primeiramente nos coloquemos em uma situação e um ponto de vista mais distante e de fora do círculo dos próprios crentes ( cristãos católicos ou protestantes ) mas como um observador histórico tentássemos contemplar um quadro maior.

Inicialmente portanto, o fato de querer ver alguém falecido,alguém morto de volta à vida não é algo exatamente original. Nós pessoas comuns muito frequentemente alimentamos a ideia poética de reencontrar ou rever um conhecido,ente querido vivo em algum lugar e alguns mais criativos, até de volta a nossa vida presente,com mesmos hábitos,roupas, carinho, amor, etc.

Logo se a história, a biografia de Jesus Cristo nunca houvesse existido alguém criaria uma relacionada a algum ser humano especial. Na verdade isto é fato para incontáveis personalidades absolutamente humana e praticamente toda a história e diferentes culturas humanas.O próprio Senhor Jesus afirmara que viriam muitos falsos "cristos"e os próprios fariseus e romanos contemporâneos de jesus e dos discípulos de Cristo, afirmaram que Jesus não seria uma novidade tão original pois antes dele apareceram alguns visionários, doidos, que se diziam ser um tipo de messias e foram presos e mortos e seus seguidores desbaratados!

Então qual a diferença?

Nenhum deles, nem os que se tornara consagradamente famosos e criadores de novas religiões como Buda e Maomé, entre tantos, não se enquadram em um quadro maior.São todos personalidades humanas com alguma originalidade humana,um certa síntese sobre certos assuntos e uma liderança se não religiosa, filosófica e política. Todos foram de certa forma excepcionais mas totalmente humanos na sua excepcionalidade.

Portanto se Jesus fosse apenas mais um com estas características excepcionais( e isto é verdade! ) seria apenas "mais um", fruto do poder criativo e imaginário de certos seres humanos que surgem eventualmente no seio da humanidade.

Mas:

Jesus não é um homem especial! e por mais que você o louve, o adore, o admire por este ângulo e perspectiva, você está inteiramente errado, errada. Ele será especial como são especiais nas suas áreas e contingências os Beatles, o Elvis, Beethowen, Einsntein,Napoleão, Buda, Maomé, papa João Paulo II,Lutero, Henrique XVII, Fred Mercury, Tom Jobim, Michel Jackson, etc. Ou seja: há seres humanos especiais para todos os gostos e motivações( e eu não citei nenhuma da multidão de mulheres excepcionais em toda a história conhecida! ).Dessa forma o seu Jesus é um grande mestre, uma grande figura, alguém que disse e ensinou coisas interessantes, dividiu a história humana recente mas por exemplo o esquecido Américo Vespúcio deu nome a três continentes, é pouco isso? e um homem deu nome a uma etnia e nem tão excepcional ele era, Jacó que se tornou Israel ( nem é necessário dizer qual país e qual povo ele empresta o seu nome não é mesmo?).

Ou seja: na incontável galeria dos seres humanos não anônimos e que se tornaram notáveis Jesus seria ( e infelizmente é para alguns ) só mais um.

Mas Jesus não é só mais um! porque se ele for apenas só mais um esqueça-o pois é tão impotente quanto todos os demais notáveis, memoráveis e famosos, aqueles que entraram na vida e saíram dela abalando muitas coisas.

Esta é a primeira correção de perspectiva. Se entendeu então podemos prosseguir.

Sobre muitos inclusive os faraós do antigo Egito, se dizia procederem de Deus ou mais exatamente de alguma divindade de fora e além da humanidade. Embora sem nenhuma prova, mitos criavam um passado e construíam nas mentes das pessoas uma narrativa que justificava a sua pretensa especialidade. No absolutismo mais recente, da Idade Média em diante,reis e nobres não descendiam de "deuses" por influência da mensagem do cristianismo mas eram escolhidos, ungidos e favorecidos pelo "Deus" cristão via Igreja Católica Romana, contudo permaneciam humanos, embora "humanos especiais". por motivos nem sempre que justificasse tanto verniz, falso verniz.

Mas mesmo com esta comparação jesus difere de toda tradição divina imaginada pelos homens para justificar a supremacia de homens sobre homens. Sobre si mesmo Jesus dissera:""Antes de Abraão eu sou!"

Nas mais recentes novelas bíblicas da Rede Record, o ator que fez Jesus Cristo reaparece em vários episódios do Gênesis, com Abrão,com Jacó e com Isaque numa confissão e demonstração que antes de nascer como bebê gerado no ventre virgem de Maria,ele já existia, o que é reafirmado na introdução inteiramente filosófica ( não no sentido de não ser real e ser apenas alegórica, pois não o é ) do"Verbo estar com Deus, ser Deus e nada do que foi feito ser feito sem Ele ".

Então quem é Jesus Cristo?

Não é um homem como os demais homens como vimos nas comparações. Só foi homem fisicamente, plenamente ser humano fisicamente.Já existia, pré-existia e como colocado em um funil foi espremido e e gerado no ventre de uma humana saiu do outro lado,na vida, na sociedade, pequeno como nós somos,se confundindo conosco,sendo tão normal e sem qualidades humanas excepcionais que se olhássemos ele hoje misturado com nós mesmos, o julgaríamos uma homem totalmente comum e sem atrativos especiais.

Vivendo apenas trinta e três anos,somente nos últimos três anos de vida fez coisas e ensinou coisas que saltaram a normalidade. Mas ele veio para os Israelitas,para corrigi-los de seus péssimos caminhos e restaurar o propósito original de Deus de usá-los como padrão de perfeição para o mundo,o que eles várias vezes já haviam falhado como falhariam novamente.

Havia sido profetizado cerca de mais de quatrocentos anos antes que eles o matariam,mas eles eram livres para aceitá-lo e se converterem. A profecia aí não é um vaticínio, uma praga,mas uma prova de que não ocorresse era prova da verdade divina.

Mas e a "Volta de Jesus"oque tem a ver com tudo isto?

Ela não ocorre e não ocorrerá de forma isolada,sem motivo,sem ligação com o quadro maior. Qualquer personalidade humana ou religiosa em tese poderia voltar por um capricho ou prêmio ( Buda,Maomé, etc, por desejo,fantasia de seus seguidores,ou "Prêmio" por terem sido proeminentes), Jesus não, sua volta cumpre um propósito e necessidade.

Jesus nasceu no Império Romano, o último grande império,aquele que a contragosto criou as melhores condições humanas para divulgação de sua entrada histórica na humanidade, sucedendo e herdando dos gregos a língua necessária para expressar a síntese do cristianismo e a última tentativa bem sucedida de uma dominação global de uma unificação da humanidade.Aliás tentativa esta que está em curso,representada por várias dominações encabeçadas por grandes e atabalhoados líderes mundiais sendo a última tentativa mal sucedida da segunda grande guerra.


Aí está um ponto importante:Jesus voltará para mais uma vez ( a penúltima! falarei sobre ela em outra postagem especial ) para provar que estivemos sempre errados!

Bem como será a sua volta?

Novamente nos colocando como observadores distantes  e neutros observemos todos aquelas cerca de quinhentas pessoas  ouvindo o último sermão de Cristo, já ressuscitado,dando as últimas palavras em uma mensagem de despedida e de repente começa a flutuar  e como um foguete moderno desaparece entre as nuvens. Para aquelas pessoas imagine quão anormal foi ver uma cena desta sem paralelo em seu tempo? Eles ouvem atrás de si alguns homens diferentes sobre os quais são ditos serem anjos:"Este Jesus voltará dos céus assim como o vistes subir"

Logo a volta de Jesus será visível,descendo dos céus. E este evento se dará em Jerusalém em um ponto do futuro,tocando exatamente o monte das Oliveiras no atual Israel. Entretanto antes, haverá um evento secreto,só para os que creram, mas com percepção inexplicadas e notáveis para as demais pessoas da humanidade;:os que creem serão milagrosamente tirados da Terra se estiverem vivos, sem a sociedade incrédula aceitar a verdadeira explicação para que o penúltimo governo mundial imposto à humanidade sofra sério revez com pragas e acontecimentos geológicos, astrofísico, de pandemia e conflitos sociais  e possessão demoníaca, tudo junto como jamais ocorreu em toda história humana. 


Por Helvécio S. Pereira

Graduado em Desenho, Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
Graduado em Pedagogia pela FAE/UEMG
Com passagens pelas graduações de Jornalismo pela extinta  FAFI/BH ( turma de 83 )
FALE/UFMG 86/87 curso de letras
Professor rede municipal e estadual de educação por 30 anos
Graduando em Teologia ( curso paralisado)


CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos