Há muito tempo realmente não escrevo para os meus blogs que tratam sobre assuntos bíblicos, religiosos, evangelísticos.O faço agora motivado por uma amiga no facebook que numa postagem minha refletindo sobre algo bíblico me disse no in box ter curiosidade sobre a volta de Jesus a quem respondo rapidamente e prometi escrever algo mais esclarecedor justamente para ela. E é exatamente o que farei da melhor forma agora e fugindo copia e cola tão frequentes em abordagem teológicas, ou as pessoas não têm segurança ou preguiça de construir uma dissertação mais ou menos do zero.
Durante uma noite( na verdade a noite passada ) eu mentalmente alinhavei mais ou menos como seria as ideias e a demonstração das mesmas com vista a ser uma dissertação simples e mais clara possível.Então vamos a ela:
Primeiramente nos coloquemos em uma situação e um ponto de vista mais distante e de fora do círculo dos próprios crentes ( cristãos católicos ou protestantes ) mas como um observador histórico tentássemos contemplar um quadro maior.
Inicialmente portanto, o fato de querer ver alguém falecido,alguém morto de volta à vida não é algo exatamente original. Nós pessoas comuns muito frequentemente alimentamos a ideia poética de reencontrar ou rever um conhecido,ente querido vivo em algum lugar e alguns mais criativos, até de volta a nossa vida presente,com mesmos hábitos,roupas, carinho, amor, etc.
Logo se a história, a biografia de Jesus Cristo nunca houvesse existido alguém criaria uma relacionada a algum ser humano especial. Na verdade isto é fato para incontáveis personalidades absolutamente humana e praticamente toda a história e diferentes culturas humanas.O próprio Senhor Jesus afirmara que viriam muitos falsos "cristos"e os próprios fariseus e romanos contemporâneos de jesus e dos discípulos de Cristo, afirmaram que Jesus não seria uma novidade tão original pois antes dele apareceram alguns visionários, doidos, que se diziam ser um tipo de messias e foram presos e mortos e seus seguidores desbaratados!
Então qual a diferença?
Nenhum deles, nem os que se tornara consagradamente famosos e criadores de novas religiões como Buda e Maomé, entre tantos, não se enquadram em um quadro maior.São todos personalidades humanas com alguma originalidade humana,um certa síntese sobre certos assuntos e uma liderança se não religiosa, filosófica e política. Todos foram de certa forma excepcionais mas totalmente humanos na sua excepcionalidade.
Portanto se Jesus fosse apenas mais um com estas características excepcionais( e isto é verdade! ) seria apenas "mais um", fruto do poder criativo e imaginário de certos seres humanos que surgem eventualmente no seio da humanidade.
Mas:
Jesus não é um homem especial! e por mais que você o louve, o adore, o admire por este ângulo e perspectiva, você está inteiramente errado, errada. Ele será especial como são especiais nas suas áreas e contingências os Beatles, o Elvis, Beethowen, Einsntein,Napoleão, Buda, Maomé, papa João Paulo II,Lutero, Henrique XVII, Fred Mercury, Tom Jobim, Michel Jackson, etc. Ou seja: há seres humanos especiais para todos os gostos e motivações( e eu não citei nenhuma da multidão de mulheres excepcionais em toda a história conhecida! ).Dessa forma o seu Jesus é um grande mestre, uma grande figura, alguém que disse e ensinou coisas interessantes, dividiu a história humana recente mas por exemplo o esquecido Américo Vespúcio deu nome a três continentes, é pouco isso? e um homem deu nome a uma etnia e nem tão excepcional ele era, Jacó que se tornou Israel ( nem é necessário dizer qual país e qual povo ele empresta o seu nome não é mesmo?).
Ou seja: na incontável galeria dos seres humanos não anônimos e que se tornaram notáveis Jesus seria ( e infelizmente é para alguns ) só mais um.
Mas Jesus não é só mais um! porque se ele for apenas só mais um esqueça-o pois é tão impotente quanto todos os demais notáveis, memoráveis e famosos, aqueles que entraram na vida e saíram dela abalando muitas coisas.
Esta é a primeira correção de perspectiva. Se entendeu então podemos prosseguir.
Sobre muitos inclusive os faraós do antigo Egito, se dizia procederem de Deus ou mais exatamente de alguma divindade de fora e além da humanidade. Embora sem nenhuma prova, mitos criavam um passado e construíam nas mentes das pessoas uma narrativa que justificava a sua pretensa especialidade. No absolutismo mais recente, da Idade Média em diante,reis e nobres não descendiam de "deuses" por influência da mensagem do cristianismo mas eram escolhidos, ungidos e favorecidos pelo "Deus" cristão via Igreja Católica Romana, contudo permaneciam humanos, embora "humanos especiais". por motivos nem sempre que justificasse tanto verniz, falso verniz.
Mas mesmo com esta comparação jesus difere de toda tradição divina imaginada pelos homens para justificar a supremacia de homens sobre homens. Sobre si mesmo Jesus dissera:""Antes de Abraão eu sou!"
Nas mais recentes novelas bíblicas da Rede Record, o ator que fez Jesus Cristo reaparece em vários episódios do Gênesis, com Abrão,com Jacó e com Isaque numa confissão e demonstração que antes de nascer como bebê gerado no ventre virgem de Maria,ele já existia, o que é reafirmado na introdução inteiramente filosófica ( não no sentido de não ser real e ser apenas alegórica, pois não o é ) do"Verbo estar com Deus, ser Deus e nada do que foi feito ser feito sem Ele ".
Então quem é Jesus Cristo?
Não é um homem como os demais homens como vimos nas comparações. Só foi homem fisicamente, plenamente ser humano fisicamente.Já existia, pré-existia e como colocado em um funil foi espremido e e gerado no ventre de uma humana saiu do outro lado,na vida, na sociedade, pequeno como nós somos,se confundindo conosco,sendo tão normal e sem qualidades humanas excepcionais que se olhássemos ele hoje misturado com nós mesmos, o julgaríamos uma homem totalmente comum e sem atrativos especiais.
Vivendo apenas trinta e três anos,somente nos últimos três anos de vida fez coisas e ensinou coisas que saltaram a normalidade. Mas ele veio para os Israelitas,para corrigi-los de seus péssimos caminhos e restaurar o propósito original de Deus de usá-los como padrão de perfeição para o mundo,o que eles várias vezes já haviam falhado como falhariam novamente.
Havia sido profetizado cerca de mais de quatrocentos anos antes que eles o matariam,mas eles eram livres para aceitá-lo e se converterem. A profecia aí não é um vaticínio, uma praga,mas uma prova de que não ocorresse era prova da verdade divina.
Mas e a "Volta de Jesus"oque tem a ver com tudo isto?
Ela não ocorre e não ocorrerá de forma isolada,sem motivo,sem ligação com o quadro maior. Qualquer personalidade humana ou religiosa em tese poderia voltar por um capricho ou prêmio ( Buda,Maomé, etc, por desejo,fantasia de seus seguidores,ou "Prêmio" por terem sido proeminentes), Jesus não, sua volta cumpre um propósito e necessidade.
Jesus nasceu no Império Romano, o último grande império,aquele que a contragosto criou as melhores condições humanas para divulgação de sua entrada histórica na humanidade, sucedendo e herdando dos gregos a língua necessária para expressar a síntese do cristianismo e a última tentativa bem sucedida de uma dominação global de uma unificação da humanidade.Aliás tentativa esta que está em curso,representada por várias dominações encabeçadas por grandes e atabalhoados líderes mundiais sendo a última tentativa mal sucedida da segunda grande guerra.
Aí está um ponto importante:Jesus voltará para mais uma vez ( a penúltima! falarei sobre ela em outra postagem especial ) para provar que estivemos sempre errados!
Bem como será a sua volta?
Novamente nos colocando como observadores distantes e neutros observemos todos aquelas cerca de quinhentas pessoas ouvindo o último sermão de Cristo, já ressuscitado,dando as últimas palavras em uma mensagem de despedida e de repente começa a flutuar e como um foguete moderno desaparece entre as nuvens. Para aquelas pessoas imagine quão anormal foi ver uma cena desta sem paralelo em seu tempo? Eles ouvem atrás de si alguns homens diferentes sobre os quais são ditos serem anjos:"Este Jesus voltará dos céus assim como o vistes subir"
Logo a volta de Jesus será visível,descendo dos céus. E este evento se dará em Jerusalém em um ponto do futuro,tocando exatamente o monte das Oliveiras no atual Israel. Entretanto antes, haverá um evento secreto,só para os que creram, mas com percepção inexplicadas e notáveis para as demais pessoas da humanidade;:os que creem serão milagrosamente tirados da Terra se estiverem vivos, sem a sociedade incrédula aceitar a verdadeira explicação para que o penúltimo governo mundial imposto à humanidade sofra sério revez com pragas e acontecimentos geológicos, astrofísico, de pandemia e conflitos sociais e possessão demoníaca, tudo junto como jamais ocorreu em toda história humana.
Por Helvécio S. Pereira
Graduado em Desenho, Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
Graduado em Pedagogia pela FAE/UEMG
Com passagens pelas graduações de Jornalismo pela extinta FAFI/BH ( turma de 83 )
FALE/UFMG 86/87 curso de letras
Professor rede municipal e estadual de educação por 30 anos
Graduando em Teologia ( curso paralisado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?