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sábado, 27 de agosto de 2011

A DIFÍCIL TAREFA DE DRIBLAR OS PERIGOS DAS TANTAS POSIÇÕES TEOLÓGICAS

Muito se pensa, e é de fato naturalmente fácil, em ateus e crentes, uma divisão fácil e perceptível. De um lado os  crêem, acreditam que haja um Deus, que um Deus exista. De outro lado os que negam obstinada e peremptoriamente a existência desse Deus crido, proclamado, ensinado nas maioria das religiões e particularmente nas diversas igrejas cristãs.

Porém quero destacar nessa reflexão que não é só essa a distinção e que o perigo não reside em apenas negar a existência de Deus mas no que se entende e como se descreve esse Deus, tal qual revelado na Bíblia ou aparte dessa revelação ou ainda distorcidamente ainda que se autobaseie no que nela ( na Bíblia ) é registrado.

Essa postagem nasce no registro aqui das argumentações contrárias ao que alguns irmãos ( portanto crentes e cristãos ) entendem, alinham e proclama segundo o seu entendimento particular do que crêem corresponder o que as  mesmas Escrituras judaico-cristãs revelam a todas as pessoas que o lêem e venham a conhecer as suas revelações. De fato acho que os aborreço ( embora não seja a minha intenção, longe disso ) e eles se aborrecem em serem contestados no que julgam ser de fato a verdade escriturística. 

Primeiramente, suprimindo o nome do destinatário do cometário pessoal ( uma não necessidade objetiva ), a minha primeira observação:


[ Agora vamos ao irmão "E"...

Primeiro, não se trata de reclamação, mas se em um debate já chamo o outro ( a quem claramente se opõe a minha posição ) de burro e de desonesto, das duas uma:

ou não tenho argumentos que seguramente comprovem o que digo frente a uma realidade ou os argumentos apresentados a mim são por mim desconhecidos ou incompreensíveis e portanto quase que me chocam e fragilizam a minha posição e não a do outro.

Mas vamos lá...

Quase nunca o "teologês" é definitivamente esclarecedor embora a teologia seja legítima, é elitista, sectário e coloca Deus mais como objeto de análise do que a quem se relacione factualmente. Já imaginou fazendo um estudo de sua esposa ou organizar as informações acerca do seu andar, gesticular, falar e demais maneirismo? o resultado legítimo não a fariam objeto do se amor exatamente.

A teologia é legítima mas um teólogo do lado de um moribundo é um desastre. Ninguém pode falar mais de Deus ( de si mesmo ) do que Jesus Cristo ( Deus conosco ) mas o fez com discurso e exemplos bem diversos dos doutores e religiosos de sua época, de forma tão simples e reveladora do que está tão além do que a mais sofisticada filosofia e ciência humanas podem resvalar em conceber. Nós desgraçadamente transformamos essa revelação em teologia circunscrita a círculos teológicos que só doutos podem perscrutar e desenhar. Por isso fujo do teologês sempre que posso.

Um livro de duzentas e tantas páginas pode afirmar dois ou três pontos verdadeiros ou inteiramente falaciosos e isso não é difícil de perceber e comprovar. Não há como ficar em cima do muro: ou o calvinismo é a verdade, e como afirmam, se confunde com o próprio evangelho ou é uma piada, um erro simplório e passível de desmonte de forma bastante simples. Aliás todo sistema errático possui seu próprio calcanhar de Aquiles e numa análise séria e imparcial ele se autodestrói. Foi exatamente isso que Jocobs Arminius fez ao se municiar para defesa do que cria sinceramente: do próprio calvinismo.

Se Deus elegeu a mim e qualquer um dos irmãos para salvação nada impedirá nada do que de fato já foi determinado, acontecer. O santo será santo, o fiel será fiel, o servo será servo. Inútil qualquer exortação, ainda que legítima, para que isso aconteça como complementeo, "ajuda", "empurrãozinho", pra que os desígnos de Deus, como afirmam já prédetermiandos, se cumpram. Segunda a compreensão calvinista, as próprias heresias como todo o mal, vem unicamente de Deus e são por Ele concebidas e desenhadas, bem como todos os fatos da existência humana, dos mais complexos aos mais bizarros. É como se Deus jogasse dos dois lados. Trata-se de fato de uma cosmovisão deformada por mais bem maquiada que seja ou que legitimamente pareça. O Deus calvinista é esquizofrênico, bipolar ( não Ele. o Deus bíblico exatamente, mas a explicação que se dá posteriormente a Ele ).

Logo os criadores da teologia do não senhorio de Cristo só pensam do modo que pensam porque Deus os fez pensar assim ( segundo a cosmovisão calvinista ). Logo não há lógica possível de desejar, supor, tentar demovê-los. Esse é o ponto e a minha intervenção relacionada ao texto do irmão "J". Eu não pendo por mim mesmo e nem os irmãos por si mesmos. Deus montou esse roteiro e coloca me nossos corações e pensamentos palavras para que nos degladiemos vãamente, já que um não pode demover e nem esclarecer aos outros.

Não estou a exagerar mas essa leitura é exatamente a partir de declarações isoladas e pessoais de muitos irmãos calvinistas. Um salvo é salvo desde antes da fundação do mundo, antes de vir a existir e não poderá se perder. Da mesma forma o perdido é um perdido e não poderá se salvar, aliás nem desejar se salvar ou desejar evitar a sua perdição crendo no Salvador Jesus Cristo.

Dizer que não é isso a base de toda a estrutura teológica calvinista é enganar o incauto. Aliás toda igreja autoproclamada calvinista deveria ter na sua fachada: "Não há vagas". Outra coisa seria tirar da Bíblia o verso de João 3:16, ao invés de dar a patética versão do" todos" e do "mundo" para o texto.

Calvinistas, arminianos, pentecostais, católicos romanos, ortodoxos e seja lá quem for só podem e são de fato salvos por uma fé pessoal no Salvador Jesus Cristo, crendo nele como Deus e Filho de Deus. Do mais culto ao mais obtuso, ambos só são salvos pela graça mediante essa fé, que embora se confunda com a fé registrada numa teologia denominacional, eclesial, posicional oficial de cada confissão, não é substituta da fé pessoal salvívica. Dái a igreja, a denominação, a teologia não salvam, pelo fato de sermos simpáticos a qualquer uma delas, conhecermo-la profunda ou superficialmente ou a defendermos de unhas e dentes.

Há estúpidos salvos e doutos ainda perdidos. Escribas e prostitutas ja entrariam adiante dos fariseus e escribas por terem crido enquanto os últimos não. Continua sendo o mesmo hoje.

Quanto a conhecer quem são os eleitos não é uma aspiração leviana de advinho. Jesus disse que pelos frutos seriam os crentes verdadeiros conhecidos. Então qual o problema? O irmão Jorge é calvinista e eu não. Não concordamos sobre muitos pontos, mas o se testemunho comprovam a realidade de seu encontro como Senhor e o seu devotamento e amor as coisas de Deus ídem. Que bom que não reconheço nele o calvinista mas o crente tocado por Deus de forma inegável a certa altura da vida.

Discordo dele na explicação da eleição, mas sei que é salvo consonante a experiência de tantos registrada na Palavra de Deus. Qual o problema? e não só ele em trina e cinco anos conheci centenas de pessoas tocadas por Deus nas mais diversas igrejas de costumes, de "doutrinas" e de níveis de compreensão diferentes, e creio, entendo percebo que vive uma vida de uma relação pessoal e espiritual com Deus. Não são os hinos que cantam, as roupas que vestem, os costumes que têm, nem a forma de suas reuniões, nem os livros cristãos que lêem, nem os teólogos e pregadores que ouvem e seguem.

Aliás quanto mais "só de Jesus" todos esses falarem e dEle ( Jesus ) só testemunharem e dEle aprederem, melhor e mais claro será esse testemunho, essa percepção.

Continua...

Sobre a forma como os objetivos finais são alcançados ( no caso do fatalismo e do determinismo bíblico ), de fato temos o fatalismo materialista, em que por exemplo, o universo se retrairá um dia no longíncuo futuro pelo determinismo da exaustão de processos naturais e que reza que a existência seja apenas uma grande máquina, um grande aparato lógico em que todas as coisas estejam intrissicamente presas entre si e que de tal rede emaranhada de coisas nada de fato é autônomo ou possa escapar e o determinismo ( variante do primeiro ) que o Deus abraamico em algum ponto do não tempo determinara todas as coisas acerca de todas as coisas e desastrosamente de Si mesmo.


Definitivamente não é isso que a Bíblia revela. Deus é um ser atuante, que fez no passado ( antes de todas as eras ) fez o mundo e intervem nele e e toda a provável história de todas os seres incluindo os humanos, os anjos e querubins , os serafins celestiais, prepará lugar para os salvos e fará novos céus e nova terra. É Deus das maravilhas já realizadas e passiveis do mais dígno e estrondoso louvor, das intervenções miraculosas hoje ( milagres e toda sorte ) e das futuras novidades jamais subidas aos corações e mentes e vislumbradas pelos mais imaginativos e sensíveis olhares humanos.

A diferença não é na não-autoria ou na autoria divina, mas na relação existente e possível, factual entre um Ser infinito e não passível de apreensão na sua totalidade material e suas criaturas dotadas de capacidade para se relacionarem consigo mesmo. A compreensão calvinista da relação de Deus com o homem é distorcida e contraditória. Louva a Sua soberania, mas não a apreende factualmente.

Aceita-se a graça legítima da salvação como graça que é mas a atribui a algo inexistente lógicamente, negando a justiça desse mesmo Deus.

Que bom sou salvo pela graça, algo bíblico, mas Deus me escolheu para ser salvo e o outro para perdição, por motivo nenhum sendo que a mesma Palavra eterna e inerrante desse mesmo Deus declara que ambos ( eu e o outro) somos ambos pecadores, ambos não merecedores, e perdidos.

O calvinismo não aceita que a exemplo do homem sábio, um de nós, havendo compreendido que há um tesouro disponível, eu sabiamente abra mão de minha vida, do que mais preso e acredito e troque pelo tesouro eterno escondido no terreno e que justamente essa diferença de atitude é que me torna um salvo e ou outro resistente e recalcitante permaneça perdido. Nada além e nada menos simples do que só isso. E que essa oportunidade esteja aberta por ora a todos sem distinção e impedimento, bastando que creiam no nome dado nos céus e na terra para que sejamos todos ( os que crêem ) salvos.

Qual pastor calvinista diria coerentemente a sua congregação:

-” Olhem, mui honestamente tenho que dizer-lhes que alguns de vocês podem estar perdendo o seu tempo em cantar nossos hinos, vir aqui todos os domingos e terças-feiras, pois podem não ser eleitos e portanto serem designados ao fogo eterno do inferno, façam o que façam.”

Ou:

-” Eu gostaria de ser um eleito mas não tenho essa certeza, pois é impossível tê-la, não sou Deus, não sou onisciente.”

Ou ainda:

-” Eu graças a Deus, sou um eleito e estou salvo, mas não ponho as minhas mãos no fogo por nenhum de vocês.”

Mas ele não diz. Por que?

Já um arminiano não cansaria , também coerentemente, de dizer:

-” Deus deseja salvar, perdoar, transformar a TODOS os que crerem!”

-” Deus não é limitado a nada, tamanho do seu pecado, a forma como você se encontra, quem você é...Ele ( Deus ) simplesmente o chama, lhe oferece uma oportunidade hoje, para que creia e seja salvo.”

-” Nós todos merecíamos, merecemos, e estávamos perdidos, condenados ao fogo eterno, mas Jesus veio e adquiriu para nós uma tão grande salvação, graciosamente oferecida a todos, a qualquer um bastando que creia, aceite, se arrependa e decida-se a segui-Lo até ao fim de sua vida, esteja onde estiver, seja quem você for, Deus o chama, convida, o recebe, e fará Seu filho” ]




A pergunta a ser feita é: O que exatamente está em questão nessa conversa toda?


Os irmãos falavam de uma heresia surgida nos anos 80 registrada ou expressa em um discurso do não-senhorio de Cristo, mais ou menos expressada na não necessidade de uma tutela ou da obediância  aalguma regra implicita ou explícita muitas vezes imposta por uma denominação e suas tradições e pelas deciões de suas lideranças, sejam materializadas em um líder só ou até de um governo colegiado, isso tudo justificado pela chamada graça savívia unicamente. Claramente identificada como heresia e legitimamente objeto de preocupação com relação ao igreja de Cristo argumentei que, segundo a visão calvinista desses irmãos, da inutilidade tanto da preocupação como da intervenção objetiva, tanto no que se poderia referir objetivamente a atitude desses irmãos como no que se poderia referir ao destino da pópria igreja unviersal e invisível de Jesus Cristo.

A razão é que esses irmãos são deterministas bíblicos, algo que para mim se confunde objetivamente ( embora asseverem repetidamente que não ) com um fatalismo teísta. Para eles a salvação individual  é predeterminada e portanto os salvos já foram escolhidos, eleitos como salvos antes de todas as coisas ( antes da fundação do mundo) e da mesma forma os perdidos de modo que jamais em nenhuma hipótese, podem os salvos se perderem e os perdidos se salvarem. Portanto qualquer imaginada intervenção seria e é segundo essa cosmovisão absolutamente inútil, o que não aceitam como implicação legítima e direta de sua posição teológica. Chamam a isso por uma expressão pomposa e teológica: "dupla predestinação".Os que não concordarem ou não a comprenderem em suas implicações mínimas, são simplesmente ignorantes, só isso.

Na verdade embora defendam tal ponto de vista ( a primeira vista ) relacionado apenas à questão da salvação, muitos ( se não todos) admitem que um estupro de uma criança é vontade de Deus, sendo Ele ( Deus ) o autor de todo o mal. Isso não salta aos olhos nas primeiras conversas, nem talvez nas próximas e mais imediatas e ainda outras, mas só quando essa "verdade" já possa ser absorvida sem contestação. De fato também João 3:16 tem o seu texto "explicado" guiadamente de forma que as palavras chaves como "mundo" e "todos" não seja aquilo que claramente qualquer um possa entender numa primeira leitura nas Escrituras ( na Bíblia ). Logo "burro" é indouto, é quem entende o que está lá, iluminado pela compreensão divina é quem distorce o que claramente é dito nesse conhecido versículo da Escritura. Atitude semelhante na argumentação das Testemunhas de Jeová incluindo a preferência de traduções das Escrituras que lhes favoreçam sempre.

Quando numa argumentação lhes é exigida, uma resposta a essas questões legitimamente teológicas parecem não ver o real problema, a questão teológica a ser resolvida razoavelmente, mas atacam a inteligência do interlocutor ( falta de ), o conhecimento ( nem sempre estritamente bíblico mas particular ao calvinismo ) e por último a honestidade em admitir algo que segundo eles pareça incongruente. De fato sem as muitas ( muitas de fato ) citações de autores e teólogos que repetem indefindidamente, as vezes de modos um pouco diferente as mesmas coisas, normalmente dando uma visão particular que lhes favoreça claramente ( como no caso de João 3:16) a Bíblia somente por ela mesma. nunca lhes é bastante.

Mas não é só isso, embora sejam salvos como todos os demais crentes por crerem exatamente na obra salvívica de Jesus Cristo, salvação essa pela graça unicamente, o testemunho ao mundo e o ensino desse que deveria ser o Evangelho com "E" maiúsculo fica, sem o perceberem, mutilado, incoerente e ineficiente pois a reboque, por sua particularidade negam os dons espirituais para os dias de hoje, a obra completa das testemunhas de Jesus Cristo como expulsão de demônios, curas milagrosas, profecias, etc, e tudo o mais que escape a visão cinquentista de João Calvino, limitada por razões óbvias e naturais. 

A sua teologia embora não se institua no mundo como uma "igreja", denominação,  vinculada a várais denominações como batistas ( parte delas ), cristãs do Brasil e presbiterianas, na sua maior parte, ou como posição de irmão infiltrados em demais denominações incluindo até  pentecostais e renovadas, se autoreconhece ou se auto atribui uma posição de excelência acima das demais posições teológicas tratadas todas como desvios, heresias, e relacionadas como "arminianas", teologia revista do calvinismo por um dos mais célebres calvinistas ( Jacob Arminius ), encarregado, eleito, escolhido  para fazer em determiando momento histórico, justamente uma defesa contudente do próprio calvinismo.

O perigo é o mesmo, além de vencer a etapa decisiva da ignorância e da completa negação e não reconhecimento da existência de Deus, após o conhecimeto e fé na sua Palavra, após a experiência  incontestével da conversão e do novo-nascimento, ainda convém ao crente driblar uma profusão de descaminhos materializados em uma complicada e incoerente teologia ( embora não seja a única ) que acima de tudo tolhe, impede que esse crente faça coisas, dê determinados frutos, frutos esses explicitados na própria Palavra de Deus, na Bíblia Sagrada. A lista de negações relacionadas a coisas explicitamente descritas nos evangelhos e tidas como particulares de uma época e ordenadas a apenas aquelas pessoas. O resultado é a proclamação de uma mensagem inoperante, incoerente, e elitista, pois além de restritaa  uma eltite capaz de degruti-la ( educada e culta, consumidora de certa literatura ) é por si só convencida de que seus indivíduos fazem parte de um grupo exclusivo e aparte de todos os demais seres humanos passíveis de serem salvos legitimamente pela mensagem do evangelho genuíno. 

Para um calvinista ( de quatos pontos forem, é isso em parte irrelevante ) não ha nada ue Deus não ponha as mãos, não tenha produzido. Para eles até a origem do mal, ou o mal mais inconcebível, insuportável  vem de Deus. Isso tido para justificar e explicar uma pretensa idéia de soberania divina inteiramete original e particular, soberania essa que na sua compreenão exalta e louva a demais do que todos a tida por todos os demais crentes. Interessante é a lista enorme de restrições ao que Deus não faz hoje ( coisas explicitamente declaradas nas Escrituras que seriam feitas por nós hoje ). Fogem para tanto de deteroandos textos dos quais a exemplo de qualquer outro regristro bíblico ninguém ( bem eles e nem qualquer outro de nós ) pode legitimamente omitir e fugir.

Vejamos  três indesculpáveis:

E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração. 
 ( Jeremais 7.31)

Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento. 

 ( Jeremias19.5 )

E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá. 

 ( Jeremias 32.35 ) 

Portanto se há pelo menos um evento, um fato, uma única coisa, algo em que Deus diga de Si mesmo que não foi Ele o responsável, não é uma arquitetura teológica que vá dizer o contrário e que deva ser crida sem restrição alguma.


E não é só isso, quando por exemplo, o calvinismno, ou calvinistas, chamam os arminianos e pentecostais ( entre outros ) de heréticos, se contradizem na sua própria teologia pois herético é oq ue escolhe ser de opinião diferennte, já que segundo o calvinista o homem ( e nem outras criaturas incluibdo Satánás e os anjos caídos ) não tem "escolhas". Vejamos então: em seu sentido etimológico, a palavra heresia procede da palavra grega “háiresis”, que tem como significado “escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc.”

Qual a reflexão ideal, sinceramente a ser feita?  

Se você teve de fato um encontro genuíno com Jesus Cristo através de uma coversão real, não perca o foco, depure de sua vida tudo o que de fato  passar daquilo que claramente e indubtavelmente é escriturístico, e portanto passível de ser desnecessário, venha de que fonte for, ainda que  tenha uma aspecto aparente de legtimidade e de verdade. Ponha a prova diante de Deus cada um de seus aspectos, se de fato já esteja envolvido e já tenha criado com ela certa simpatia. Afinal tudo passará mas a legítima palavra vinda do Senhor essa jamais passará.  Avalie sincera e realmente se nessa atitude coleciona de fato mas crenças positivas ou uma longa e limitadora lista de restrições que o colocam em um círculo elitizado de uma compreensão particular e se de fato essa elitização da fé é comprovadamente legítima. Deus não deixará alguém de fato sincero permanecer no engano. É dura essa palavra mas ela tem que ser dita. Quem tiver ouvidos sensíveis e coração sincero que se autoavalie e tome a decisão correta.

Amém.

Por Helvécio S. Pereira 

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