Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 2 de junho de 2018

DEUS TEM SIM ESCOLHAS!



Já a algum tempo um querido irmão, um cristão e crente inspirador, um escritor profícuo escrevera um artigo em seu blog abordando a soberania de Deus sob o aspecto estrito calvinista, é claro que discordo dele e dos reformados e calvinistas nesse aspecto, embora seja inútil mais um desgastante debate sobre o tema, e embora pudesse  pela nossa amizade falarmos mais uma vez pessoalmente sobre o assunto, preferi fazer agora uma exposição pública por dizer oferecendo não um debate acalorado e emocional mas uma segunda visão do assunto.

É oportuno recordar que toda a construção teológica/filosófica de João Calvino se origina em uma pergunta sincera do mesmo a respeito do motivo pelo qual católicos da sua época e não ateus modernos vaidosos da nossa ciência contemporânea e de filósofos materialistas não entendiam e se convertiam à Salvação em Cristo. Até aí tudo bem, pergunta perfeita e cabível e uma resposta errada: "porque não podiam" e uma justificação mais filosófica que teológica totalmente bíblica, por não terem sido predestinados à salvação.

Logo na cosmovisão calvinista os salvos foram preteritamente escolhidos para ser salvos e os demais não-salvos para serem perdidos. Trata-se de um roteiro proto que apenas se cumpre desde "antes da fundação do mundo" até um fim inexistente ou perdido na eternidade. Daí tudo o que se segue teologicamente é apenas  um esforço inconsciente de justificar essa premissa. Esforço que busca justificar algo que inconscientemente se sinta naturalmente insustentável à luz da racionalidade mais simples.

No referido artigo de título "Deus não tem escolhas" entre, muito bem escrito e articulado, em um estilo bastante agradável literariamente, o querido irmão defende que Deus não tem escolhas não por ser livre, mas por sempre na sua suprema perfeição só poder escolher a melhor opção de todas as opções possíveis. Mais  ou menos a extrema e oposta oposição do pobre predestinado à perdição que não pode fazer a única escolha que o salvaria, a única coisa certa que seria crer em Cristo.

O irmão articulista embora  em tese reconheça que  a Deus todas as coisas sejam possíveis o prende e o amarra na sua própria perfeição. Deus nessa cosmovisão é refém da sua onisciência à semelhança do rei Midas cujo toque transformava tudo e ouro e que finalmente morreu só e faminto sem poder sequer se alimentar. Essa não parece seguramente ser  melhor percepção de quem seja Deus e do que Ele possa fazer.

Levado para o espaço dos acontecimentos reais, os mais tristes episódios, bem como os mais felizes e louváveis, são todos, no mesmo balaio, resultados de uma pretensa melhor escolha de Deus, como se até os piores desastres tivessem um bom resultado, o melhor resultado, empurrado sempre para um futuro que escape às nossas mais imediatas e também tardias percepções.

Não é isso que a própria Bíblia nos mostra e nem tão pouco o que os fatos mais cotidianos também nos parece mostrar tão facilmente. Aliás todas as formas de determinismo, seja o cristão ou o pagão, mais antigo, parece consolar os homens falsamente pretendendo um desfecho distante e consolador que atenue a percepção da dura realidade com suas perdas irrecuperáveis e seus erros imperdoáveis.

O Deus que se autor revela na Bíblia, e isso é um ponto, notadamente importante, não um Deus filosoficamente imaginado para formar uma compreensão humana, não é um Deus preso pelos seus próprios atributos, como um ser que tenha toque e não consegue se livrar de suas manias e de seu auto condicionamento. O Deus autor revelado na Bíblia é um Deus livre!

Porém o fato de ser totalmente livre não o faz imprevisível como é o deus Alá no Corão e no islamismo, em que o mesmo criador não é confiável pois jamais se pode ter certeza do que fará. O Deus bíblico difere na sua autor revelação dos deuses das diversas mitologias presos em lutas e reféns de divindades maiores e também menores  do que si mesmos. Satanás, Lúcifer não representa um dualismo opostamente correspondente a Deus mas ao que parece certamente a uma oposição mais estrita aos seres humanos, a nós. A queda humana, através de Adão e Eva é uma queda da espécie humana e não do universo ou de outros seres anteriores e posteriores à humanidade, embora o levante e rebeldia angélica seja claramente anterior à criação da Terra e da própria humanidade.


Dessa forma a revelação bíblica  se destina à humanidade em um absoluto e restrito recorte da história humana dentro de um contexto  muito maior que seja os Céus, todos e cada Céu e toda a realidade, certamente muito maior e além de nossa própria história e realidade do ponto de vista humano. ou seja quem Deus é e como se comporta é algo muito além do que podemos supor a partir da nossa humanidade. Uma realidade decididamente  maior e muito além do recorte da existência humana já existira e existirá de algum modo além.

Logo pensar que Deus não impedira um acidente ridículo e evitável como alguém que coçara o ouvido com a chave de uma caminhoneta em movimento a alta velocidade em uma rodovia travando o volante, matado a esposa do motorista incauto, não pode ser a melhor escolha de Deus se de fato ele escolhera e determinara esse fato bizarro ( esse é um relato real de um um colega professor irmão  do motorista que causou esse desastre ) é algo que escapa a uma razoabilidade e que beire a alguma insanidade. Mas é isso que um calvinista acredita em tese e finalmente e acredita como fenômeno normal e inteligível e louvável.

Poderia citar o próprio João Calvino em detalhes  pouco lembrados de sua biografia: Calvino acometido de tuberculose pregou durante quatro anos em sofrimento com a doença, dois dos últimos sentados em uma cadeira, certamente contaminando outras muitas pessoas. Hoje a tuberculose em todas as suas modalidades podem ser tratadas e curadas facilmente enquanto também ateus e promíscuos podem ter suas vidas mantidas mesmo com AIDS graças aos avanços científicos e médicos. Logo  uma pretensa 'melhor escolha de Deus' não pode ser a melhor explicação para esses eventos específicos e nem tão pouco para outros categoricamente imagináveis.

Mas a parte de paixões teológicas e filosóficas a Bíblia responde essas questões ou elas estão lá misteriosamente maquiadas ou de difícil achado?

Do ponto de vista prático e observável todos os acontecimentos são de uma plularidade incontável e matematicamente imaginada mas imensurável. as diversas liturgias e cultos dentro da própria igreja cristã protestante esconde as verdadeiras convicções e posições sejam denominacionais ou individuais, embora para líderes, clérigos, religiosos e fiéis seja francamente mais importante agradar aos homens que a Deus.

Não é a toa que a úncia fé elogiável pelo Senhor Jesus  tenha sido justamente do Centurião romano e não de um mestre judaico fariseu. eu e você não  precisamos ser "calvinistas" ou "arminianos", "pentecostal" ou "não pentecostal"... nem mesmo católico, ortodoxo ou anglicano, mas "crentes" e crentes no que a Bíblia nos revela inexoravelmente.


O Senhor Jesus já dissera claramente: " A Deus TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS". É claro igualmente que essa declaração se referia não só mas além das curas de doenças que fez e além dos menos realizados mas também grandemente realizados como as resurreições de mortos e até algo singular que escapa a nossa atenção; a longevidade de João que podeira viver, se o Senhor Jesus o decidisse, por mais de longos dois mil anos, até os dias de hoje e mais exatamente até a vinda do próprio Senhor Jesus na sua segunda vinda.

Em outra passagem das Escrituras vemos claramente que a "LOUCURA DE DEUS É MAIS SÁBIA QUE A DOS HOMENS." O interessante que fica claro nesse  episódio e nessa declaração que o pensar de Deus e o pensar dos homens são independentes. Isso é perceptível igualmente quando compreendemos que  desobediência é a capacidade exata de não obedecer a outrem. Somos amigos do Senhor Jesus quando fazemos o que Ele nos manda, ou seja podemos fazer exatamente o oposto  e do nosso jeito. Qual foi o erro de Caim? prover um sacrifício, embora  desagradável e dispendioso, já que teria que obter um animal de seu irmão, seria o certo, mas Caim criara uma teologia do seu jeito, impôs a Deus o seu culto e às suas regras e conveniência teológica.

Os defensores do determinismo teológico cristão asseveram que um "Deus" que admitisse liberdade humana e um desenrolar histórico à margem de sua rígida vontade não seria "soberano" e refém do ser humano. Entretanto vemos até os próprios deterministas fazendo "escolhas" todos os dias, seja a cor do carro, a mulher ou o homem amado, onde morar, profissão, quantos filhos ter, os nomes dos mesmos, o time de futebol, preferências musicais, o tipo de smartphone, etc, etc.

Quem escolhe tantas coisas, incluindo o que vai comer no almoço ou no lanche não pode dizer sim eu creio em Cristo?

Eles se defendem dizendo que não! que no caso específico da salvação não podem compreender as coisas de Deus por estar"mortos" e mortos não têm por esse estado, escolha! Entretanto quando o Senhor Jesus exortou seus ouvintes ao arrependimento, não pareceu estar falando a defuntos putrefatos e imóveis... ele disse claramente se eles não se arrependessem igualmente pereceriam como os acidentados fortuitamente pela queda da torre!

O arrependimento é um ato humano e ele é que exatamente separa ao longo do tempo salvos de perdidos e não nenhum determinismo teológico!

A Bíblia revela maravilhosamente que as "escolhas de Deus"  não se baseiam unicamente no purismo intelectual e de conhecimento, mas no PRAZER!

Isso significa que Deus faz muitas coisas, não por serem as melhores finalmente, mas pelo prazer em beneficiar um ser humano. A fé de uma pessoa, de um ser humano, pode ser tão prazerosa a Deus que Deus intervem em favor dessa pessoa. milagre nessa perspectiva é uma exceção, uma  intervenção divina que pode nem ter  antecedente jurídico. Deus, dessa forma não está preso a um roteiro pré escrito sabe-se quando mas pronto a interferir em favor de alguém que lhe agradara com uma fé singular em determinado momento.

A mulher que argumentou junto a Jesus dizendo que até os cães comem das migalhas que caem das mesas de seus donos, recebeu a cura da filha... o Senhor Jesus falava exatamente de um roteiro, os judeus em primeiro lugar, a eles se oferecia as bençãos primeiramente mas pela fé da mulher estrangeira ela foi atendida na sua necessidade.

A universalmente  conhecida  oração do "Pai nosso" é um pedido diário para a intervenção divina diária em nossas vidas com toda a demanda e pecularidade dos desafios humanos de cada um de nós.

Deus tem sim escolhas, e a Ele todas as coisas são possíveis, independentemente do que determinada teologia cristã define, limita ou diz! creia nisso hoje e agora mesmo e se liberte das amarras denominacionais e teológicas, fique sempre com a revelação bíblica em toda a sua plenitude e eficácia!


Por Helvécio S. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos