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domingo, 11 de dezembro de 2011

A PERFEIÇÃO NAS ESCRITURAS: DEUS CRIARA TUDO PERFEITO OU NÃO?

Eventualmente somos instados por circunstâncias, conversas, reflexões com outros irmãos na fé e até em debates com pessoas que não partilham a nossa fé bíblica a delinearmos nossas posições e descrevermos o que compreendemos como realidade referente a detalhes de nossa crença.


Muitas vezes e quase sempre se tratam de coisas acessórias, menos importantes, menos claras e menos decisivas por exemplo no que concerne a salvação. O erro é quando esses "detalhes" parecem ser o ponto máximo de defesa e a marca de nossa vida espiritual. Os exemplos na história e na vida dos crentes de diversas épocas e igrejas mostra o desastre e a perda do foco principal. Entre tantos exemplos, nada contra aqueles que querem guardar o sábado, não comer carne, se referir a Deus pelo nome de Jeová ( embora essa pronúncia não seja de modo algum passível de prova que era a exata ouvida, dita raramente, de fato quase nunca, ou ouvida no fundo da mente de um israelita ), etc.


Normalmente ao defender-se um detalhe da fé a coisa evolui e passa-se a naturalmente construir uma teologia aparte da teologia revelada nas Escrituras para contornar a nova descoberta, Chama-se a isso "teologia pessoal" ou "teologia individual", que pode originar de uma "teologia leiga" se transformando para aquela denominação e igreja em "teologia oficial" passando histórica e pragmaticamente a competir com outras teologias numa autêntica guerra religiosa. O orgulho, a independência, a falta de bom senso, e o prazer inconfesso de derrotar, sobrepojar publicamente o outro, parece ser o motor desse complicado processo.



Na minha opinião e já disse isso algumas vezes, a predeterminação calvinista começa com uma pergunta sincera e uma resposta errônea e toda a teologia calvinista é erigida, se ergue, sobre um erro primário ( não que João Calvino fosse um estúpido, ao contrário era um homem dotado de preparo e inteligência e profundo mas de sincero amor ao Senhor sobretudo ) e Deus o usou para defesa das Sagradas Escrituras  contra a religiosidade e religião dominantes em seu tempo. Isso não impediu também que a pregação de João Calvino levasse a boa parte do norte europeu a salvação em Jesus Cristo recebida por todos que creram em sua mensagem e que a  três séculos atras, um órfão, futuro padre católico romano, sobrinho de um de padre católico-romano, filho de pais católicos que o deixaram órfão. João Ferreira de Almeida, ao se converter ao calvinismo, traduziu a Bíblia para o português e hoje, a sua tradução é de fato a mais usada no Brasil entre os chamados protestantes e é lida tanto por arminianos, tanto por calvinistas, além dos demais paraprotestantes como adventistas, etc .


De fato as nossas particulares e pequenas opiniões acerca do que achamos, sendo secundárias, não são impedimento para que Deus faça o que, no seu amor queira fazer por nós. Todos certamente estamos errados sobre um monte de coisas menores, as quais defendemos muitas vezes com unhas e dentes e e até ódio direcionado aos irmãos de fé, e sinceramente, não poucas vezes, esperamos que Deus desça do céus e se interponha entre nós e esses mesmos irmãos de fé que crêm nEle, e diga diante de nós que o outro está errado para nosso deleite e prazer.

Deveríamos ouvir novamente a Sua voz: "quem me colocou como juiz e repartidor entre vós?" Nessa situação pastores e irmãos de diferentes denominações podem perder todo o tempo que quiserem e se esganarem uns aos outros, esperando que  Deus diga publicamente em favor de um ou de outro quem está certo, algo que nunca acontecerá para o prazer peesoal de ninguém. O risco, de fato, é de ambos serem deixados de lado, enquanto o Senhor usa outra pessoa para fazer a Sua vontade.


Ouvindo e lendo o registro de uma das aulas do irmão Jorge F.Isah ( na verdade é uma série de aulas excelentes acerca das Escrituras, tomando como base a confissão batista de 1689 ),chamou me atenção uma referência rápida acerca da perfeição da criação. Já conhecia a sua posição que a posição oficial de muitos irmãos e teólogos e naturalmente ele a exposa com base no que já leu expressando uma ou outra posição diferente e oposta. Não é algo fundamental, mas é consequência de uma determinada posição teológica, ou seja não pode ser dita de outra forma, pois desmonta em grande parte essa mesma posição teológica. Considero que, mesmo sendo secundária, deva ser analisada e refletida a parte.



Afinal, a criação, céus e terra eram perfeitas ou não?



Muitos dizem NÃO!, não foram perfeitas, pois certos detalhes catastróficos são facilmente reconhecíveis nela ( na criação ), antecedendo-a, após efetuada, ou ainda dentro dela.



Vejâmo-las e analizemos cada uma delas em sua ordem bíblicas:



1) Cáos e Trevas



Gênesis 1:2 " E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;



Embora haja duas interpretadões importantes e erguidas mais teologicamente que a partir de uma leitura simples do texto em si e uma delas sugira que a terra não "era sem forma e vazia", mas "tornou-se sem forma e vazia" como melhor tradução do verbo hebraico original, o cáos e as trevas podem ser:



a) falta de organização inicial no processo de criação gradual, algo natural. Aliás criação gradual é o que se apreende de todo o relato do Gênesis. Embora do nada, a criação de Deus obedece passos claros e razoáveis em todo o tempo.



b) um desastre abatido pelo menos sobre a terra especificamente que demandou uma reorganização promovida pelo único criador de todas coisas, no caso por intermédio do Espírito de Deus.



De um modo ou de outro nesse estágio a criação, ou mais especificamente a terra não era "perfeita".



A primeira constatação e declaração que algo na criação era boa , é dita por Deus no que respeitava à Luz ( Gênesis 1:4 ) "E viu Deus que a luz era boa". evidentemente a luz aí descrita e dita é física e do mesmo modo as trevas, ausência natural dessa mesma luz e nada tem a ver com o mal e o bem como conceitos.



Essa declaração de que cada passo da criação da terra especificamente "era bom" se repete nos versos 10, 12,21 e 25 de Gênesis 1. Muitos afirmam que esse declaração de "bom" e de "boa" nada tem a ver com perfeição e portanto a criação não era de fato "perfeitas" no seu sentido mais exato.



Vejamos então, ao se observar uma bela jovem em suas formas e expressão decididamente femininas, homens e mulheres podem dizer: "ela é perfeita". Mas se observarmos a sua pele através de uma lente, seus dentes sob a ótica de um especialista, sua resistência imunológica sob a ótica de um médico com relação a alimentos, clima, prática de esportes e reprodução ela pode não ser tão perfeita assim. ao vê-la pela manhã acordando em seu leito então...talvez bem pior do que naturalmente bem vestida, maquiada e pousando para fotos. Será que é com esse relativismo que lemos as declarações do criador nas Escrituras, um elogio comedido e educado, politicamente correto? decididamente não! Se Deus disse que era bom é porque segundo a sua onisciência era de fato bom, em toda a acepção da palavra com todas as implicações possíveis. Portanto a criação foi perfeita segundo a declaração divina, não sendo cabível nenhuma reparação que a diminuísse.



Quando lemos Deus dizendo que tal coisa é pecado, mesmo que não gostemos deveríamos aceitá-la como declaração de Deus e não de outra forma. Afinal Deus não é homem para mentir. O Senhor Jesus nunca foi "politicamente correto" embora frequentemente as igrejas cristãs e não poucos pregadores teimem em omitir isso tonando-O uma figura humana "mais palatável".


Após criar o homem o único ser vivo a ser criado pessoalmente por Deus e como um só exemplar ( aparentemente os demais animais devem ter surgido na terra aos montes e nunca um só por sua vez, cada indivíduo ) Deus declarou: " não é bom que o homem esteja só" ( Gênesis 2:18 ) Como usar dois pesos e duas medidas: a criação não era "boa" exatamente, mas a declaração de não ser boa a condição solitária do homem ser mais válida do que a outra?



Alguém pode dizer que são situações diferentes e que "bom" nos dois casos se referem a coisas diferentes: na criação o funcionamento das coisas, no caso de Adão uma condição inadequada a sua existência. De fato é isso, o que coloquei foi referente ao quanto valorizamos uma, como reconhecemos uma em detrimento da outra. Afinal é a mesma pessoa infinita e perfeita que as declara em ambas as situações.



2) O "Mal" como imperfeição, como um elemento estranho à Criação divina.


Em Gênesis 3:1 é nos dito que além do homem e da mulher uma terceira personagem aparece na criação. Trata-se da serpente e é dita dessa personagem emblemática que era astuta! Sabemos posteriormente por toda a Escritura que essa "serpente" era Satanás ( opositor ), o diabo ( o que causa confusão ), o pai da mentira, assassino e ladrão desde o princípio e que nunca se firmara na verdade, aquele do qual é dito que foi achada iniquidade nele.



Se o homem e a mulher antes da queda e toda a criação eram perfeitas no seu início, um problema se coloca agora: um ser que não é perfeito, no que se refere a representar tudo o que Deus é como ser único e perfeito que Deus é. Um elemento estranho, contrário, oposto a tudo o que Deus é e representa. Posteriormente nas Escrituras, na Bíblia, tomamos conhecimento de que não foi único mas inumeráveis outros seres se tornaram como ele, seguiram-no e passaram a ser como ele mesmo, os demônios ( inteligentes ).



Ainda um conceito é nos revelado em Gênesis 3:22( não sei como tantas pessoas as quais se atribuem sabedoria e conhecimento acadêmico, desprezam as revelações inteiramente originais e tão importantes da Bíblia, das Escrituras como conceito ) : "Eis que o homem é como um de nós, sabendo ( conhecendo ) o bem e o mal; " Nós aí pode ser primariamente entendido e aceito como:



a) "Nós" é Deus falando de Si mesmo ( vide Gn 1:1 - "No princípio criou Elohim os céus e a terra - em que aparece a palavra Elohim=deuses, não como vários "deuses" mas um único Deus como se compreede posteriormente, uno e  trino ) , compreensão mais aceita, logo nós é a trindade, algo corroborado pela declaração de Satanás, que não constitui uma inverdade mas uma deturpação, uma declaração dita com endereçamento incorreto e premeditado ( ele apenas usou a verdade para subverter a defesa do raciocínio humano ) em Gênesis 2:5 "Porque Deus sabe que no dia que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".



b) "Nós" referindo-se não só a Deus ( Deus estaria declarando publicamente perante todos os seres da eternidade, anjos, querubins, serafins, etc ) que o homem e a mulher agora se tornaram como eles, "conhecedores do bem e do mal."



Em ambos os casos o "mal" não é um ser, uma coisa, material, mas uma possibilidade apenas. Algo que o homem sem comer da árvore ( do conhecimento do bem e do mal, e não só do conhecimento como muitos erroneamente defendem ) não teria.



Desse modo resolve-se um problema teológico que muitos levantam de que Deus não de certa forma não conhecesse o mal pois não há mal em Deus. Outro dado importante é se aceitarmos que no caso "Nós", se referir ou até implicar no fato dos outros seres celestiais conhecerem o mal, explicaria o fato de Satanás ter se tornado o que se tornou e outros incontáveis anjos antes emissários e serviçais de Deus se havido tornado demônios. Logo o mal não foi criado por Deus, pois nem existe, o mal é como oposição ao bem é um fato, uma possibilidade, e por ele, o mal, o bom se transforma em "mau", oposto do "bom" que só há um, segundo declaração do próprio Senhor Jesus: DEUS!



Voltemos ao ponto original dessa postagem: era a criação PERFEITA ou IMPERFEITA?



A minha posição, percebida pela revelação Escriturística, é que sempre foi PERFEITA. Satanás era perfeito e sobre o brilho das pedras andava e por ser perfeito julgou-se subir e sentar-se ao lado de Deus e receber como Deus, reconhecimento e adoração. Por isso foi atirado na terra, tirado de sua posição original e todo o enredo que se estende até hoje é uma disputa não de poder, por ser o seu poder de Satanás, insuficiente para combater e competir com o Soberano e único poder de Deus. A luta de Satanás obstinada e concretamente perdida é no campo da lógica, teima ele em ter razão, pela sua presunçosa astúcia ( inteligência, voltada a enganar, torcer, vencer malandramente ). Ele mesmo foi criado perfeito, conhecendo como os demais seres celestiais o bem e o mal e com perfeita capacidade de julgar, em escolher e reconhecer a grandeza de Deus.


Não foi um defeito atribuído por Deus, ou um erro que fez dele quem ele se tornou e é. Nem Adão e Eva caíram por serem imperfeitos. Deus os fez perfeitos, a dúvida, a desobediência, sim introduziu neles e em todos nós seus descendentes uma imperfeição, a qual a Bíblia revela e chama de PECADO.

A primeira constatação e declaração que algo na criação era boa, é dita por Deus no que respeitava à Luz ( Gênesis 1:4 ) "E viu Deus que a luz era boa". evidentemente a luz aí descrita e dita é física e do mesmo modo as trevas, ausência natural dessa mesma luz e nada tem a ver com o mal e o bem como conceitos.

Essa declaração de que cada passo da criação da terra especificamente "era bom" se repete nos versos 10, 12, 21 e 25 de Gênesis 1. Muitos afirmam que esse declaração de "bom" e de "boa" nada tem a ver com perfeição e portanto a criação não era de fato "perfeitas" no seu sentido mais  exato.

Vejamos então, ao se observar uma bela jovem em suas formas e expressão decididamente femininas, homens e mulheres podem dizer: "ela é perfeita". Mas se observarmos a sua pele atraves de uma lente, seus dentes sob a ótica de um especialista, sua resistência imunológica sob a ótica de um médico com relação a alimentos, clima, prática de esportes e reprodução ela pode não ser tão perfeita assim. ao vê-la pela manhã acordando em seu leito então... talvez bem pior do que naturalmente bem vestida, maquiada e pousando pensadamente para cada foto. Será que é com esse relativismo que lemos as declarações do criador nas Escrituras, um elogio comedido e educado, politicamente correto? decididamente não! Se Deus disse que era bom é porque segundo a sua onisciência era de fato bom, em toda a acepção da palavra com todas as implicações possíveis. Portanto a criação foi perfeita segundo a declaração divina, não sendo cabível nenhuma reparação que a diminuísse.

Quando lemos Deus dizendo que tal coisa é pecado, mesmo que não gostemos de Sua declaração, deveríamos aceitá-la como declaração de Deus que é e não de outra forma. Afinal Deus não é homem para mentir. O Senhor Jesus nunca foi "politicamente correto" embora frequentemente as igrejas cristãs e não poucos pregadores teimem em omitir  isso tonando-O uma figura humana "mais palatável". Após criar o homem, o único ser vivo a ser criado pessoalmente por Deus e como um só exemplar ( aparantemente os demais animais devem ter surgido na terra aos montes e nunca um só por sua  vez, cada indivíduo ) Deus declarou: " não é bom que o homem esteja só" ( Gênesis 2:18 ) Como usar dois pesos e duas medidas: a criação não era "boa" exatamente, mas a declaração de não ser boa a condição solitária do homem ser mais válida do que a outra?

Alguém pode dizer que são situações diferentes e que "bom" nos dois casos se referem a coisas diferentes: na criação o funcionamento das coisas, no caso de Adão uma condição inadequada a sua existência. De fato é isso, o que coloquei foi referente ao quanto valorizamos uma, como reconhecemos uma em detrimento da outra. Afinal é a mesma pessoa infinita e perfeita que as declara em ambas as situações. 

Em Gênesis 3:1 é nos dito que além do homem e da mulher uma terceira personagem aparece na criação. Trata-se da serpente e é dita dessa personagem emblemática que era astuta! Sabemos posteriormente por toda a Escritura que essa "serpente" era Satanás ( opositor ), o diabo ( o que causa confusão ), o paida mentira, assassino e ladrão desde o princípio e que nunca se firmara na verdade,  aquele do qual é dito que foi achada iniquidade nele.

Se o homem e a mulher antes da queda e toda a criação eram perfeitos no seu início, um problema se coloca agora: Como um  ser que não é perfeito, no que se refere a representar tudo o que Deus não é como ser único e perfeito que Deus é pode aparecer no cenário de toda a existência?

Foi exatamente isso que aconteceu: um elemento estranho, contrário, oposto a tudo o que Deus é e representa. Posteriormente nas Escrituras, na Bíblia, tomamos conhecimento de que não foi eleo  único mas o primeiro pois inumeráveis outros seres se tornaram como ele, seguindo-o e passando a ser como ele mesmo, tão maus e assumidamente pervertidos como ele Satanás, são eles os demônios ( inteligentes ) que de certa forma, a despeito de não poucas teologias cristãs, atacam, influênciam e pervertema a humnidade e a muitos seres humanos individualmente.

Ainda um conceito é nos revelado em Gênesis 3:22 ( não sei como tantas pessoas as quais se atribuem sabedoria e conhecimento acadêmico, desprezam as revelações inteiramente originais e relevantes da Bíblia, das Sagradas Escrituras como conceito diverso de qualquer suposição humana subsequente ) : "Eis que o homem é como um de nós, sabendo ( conhecendo ) o bem e o mal; " Nós aí pode ser primariamente entendido e aceito como:

a) "Nós" é Deus falando de Si mesmo, compreensão mais aceita, logo nós é a trindade, algo corroborado pela declaração de Satanás, que não constitui uma inverdade ( ele apenas usou a verdade para subverter a defesa do raciocínio humano ) em Gênesis 2:5 "Porque Deus sabe que no dia que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".

b) "Nós" referindo-se não só a Deus ( Deus estaria declarando publicamente perante todos os seres da eternidade, anjos, querubins, serafins, etc ) que o homem e a mulher agora se tornaram como eles, "conhecedores do bem e do mal."

Em ambos os casos o "mal" não é um ser, uma coisa, material, mas uma possibilidade apenas. Algo que o homem sem comer da árvore ( do conhecimento do bem e do mal, e não só do conhecimento como muitos erroneamente defendem ) não teria.
   
Desse modo resolve-se um problema teológico que muitos levantam de  que Deus não conhece o mal pois não há mal em Deus. Deus teriade ser inocente ( não opondo-se a culpa ) mas sem conhecimento do mal, o que Ele declara ser o oposto: conhecedor do bem e do mal e mesmo assim Santo, Perfeito, Imutável (no sentido de não ser corruptível ). Outro dado importante é se aceitarmos que no caso "Nós", se referir ou até implicar no fato dos outros seres celestiais conhecerem  o mal, explicaria o fato de Satanás ter se tornado o que se tornou e outros incontáveis anjos antes emissários e serviçais de Deus se havido tornado demônios. Logo o mal não foi criado por Deus, pois nem existe, o mal é como oposição ao bem é um fato, uma possibilidade, e por ele, o mal, o bom se trrasforma em "mau", oposto do "bom" que só há um, segundo declaração do próprio Senhor Jesus: DEUS!

Voltemos ao ponto original dessa postagem: era a criação PERFEITA ou IMPERFEITA?

A minha posição, percebida pela revelação Escriturística é que sempre foi PERFEITA. Desse modo nem uma intenção nem descuido, nem surpresa causou todo o desastre, mas Deus deixara cada inclusilhada da existência de suas criaturas inteligentes e pasśiveis de relacionar com Ele mesmo capazes de acertos e erros. Olouvor e oreconhecimento deveriam, desse modo produto da criatura pelo seu criador e não algo determinado e imposto.

Satanás era perfeito e sobre o brilho das pedras andava e por ser perfeito julgou-se subir e sentar-se ao lado de Deus e receber como Deus, reconhecimento e adoração. Por isso foi atirado na terra, tirado de sua posição original e todo o enredo que se estende até hoje é uma disputa não de poder, por ser o seu poder de Satanás, insuficiente para combater e competir com o Soberano e único poder de Deus.

A luta de Satanás obstinada e  concretamente perdida é no campo da lógica, teima em ter razão, em demonstrar que Deus está porventura errado e a forma de intentar isso é  pela sua presunçosa astúcia ( inteligência, voltada a enganar, torcer, vencer malandramente ). Ele mesmo foi criado perfeito, conhecendo como os demais seres celestiais o bem e o mal e com perfeita capacidade de julgar, em escolher e reconhecer a grandeza de Deus. Não foi um defeito atribuído por Deus, ou um erro que fez dele quem ele se tornou e é. Nem Adão e Eva caíram por serem imperfeitos. Deus os fez perfeitos, a dúvida, a desobediência, sim introduziu neles e em todos nós seus descendentes uma imperfeição, a qual a Bíblia revela e chama de PECADO. 


Por algum motivo que desconhecemos, Deus decidira salvar o homem e não aos  anjos caídos de sua condição. A nós é dito que Jesus é aquele que tira o pecado do mundo, que perdoa pecados, que nos redime e  salva nos recebendo para Si mesmo, dando-nos o poder de sermos "filhos de Deus", a saber a todos os que "crêem no Seu nome" ( de Jesus Cristo )!

Deus não criara Satanás para ser instrumento de nada, nem para aperfeiçoamento algum da raça humana. Curiosamente todas as correntes do paganismo é que sempre ensinaram que o "mal" é parte do "bem" e que juntos em uma partilha astral constroem a realidade ( uma espécie de Yi-yang ). A Bíblia diz que Deus a ninguém tenta e portanto a árvore no meio do jardim não era uma tentação promovida por Deus.  Satanás não foi criado para ser Satanás pois Deus não precinde de nada e de ninguém a não ser de si mesmo. Satanás não era e não é "um mal necessário"mas um inimigo a ser vencido e envergonhado publicamente perante toda a criação pois ninguém foi tão longe quanto ele para sua própria perdição. Crer de outro modo é não só  uma contradição quanto um erro classo e primário.

Inicialmente me ateria ao sentido das palavras originais na Bíblia relacionadas à "perfeição" a "perfeito" mas a expição como foi feita, a mim soou mais prática e acessível a mim e aos meus eventuais leitores,sejam leigos ou teólogos. De fato uma síntese mais ampla e clara do que tratados teológicos dispersos e opostos em posição.

O assunto refletido nessa postagem se torna importante no ue concerne a remição, ao resgate da alma do homem, a obra redentora de Cristo pois REMIR significa, no Dicionário online de Português: O que é remir: v.t. Redimir, resgatar, readquirir. Libertar do cativeiro, do poder do inimigo. Remir no Dicionário informal de Português. Remir é verbo transitivo direto. Rem(ir) 3ª conj. O mesmo que resgatar. Adquirir de novo.


Abaixo uma informação sucinta relacionada aos dois termos:



Por Helvécio s. Pereira


ESTUDO BÍBLICO COMPLEMENTAR 1 *

* Este estudo não é de minha redação e autoria, garimpei-o na internet e aborda um dos aspectos do ponto em reflexão. Um segundo estudo referente ao sentido da palavra perfeito e sua origem latina são complemetares e necessários a meu ver e será publicado nesse blog em breve.

perfeição e perfeito nas Escrituras



Estas palavras ocorrem muitas vezes tanto no A.T. como no N.T. Algumas vezes aplicam-se a coisas, por exemplo, à lei do Senhor, e ocasionalmente a Deus (Mt 5.48) - mas o maior número de vezes ao homem


No A.T. o atributo da perfeição é atribuído a certos homens e negado a outros - no N.T. ser perfeito é geralmente um assunto de intento e exortação.


Que se entende exatamente por perfeição?


1. Quer dizer que a coisa a que se aplica é, por sua natureza, completa, possuindo as qualidades que deve possuir, e não tendo os defeitos que não deve ter.


2. o uso do termo na Bíblia. A palavra que no A.T. se emprega com a significação de perfeito é tamim


Parece que primitivamente significou qualquer coisa bem acabada, tendo por isso o mesmo sentido que em português. Aplica-se à vítima do sacrifício, e então quer dizer sem defeito (Êx 12.5) - em relação ao homem significa homem direito, reto e de bom caráter (Gn 6.9 - 17.1 - Sl 119.1). 


Também se aplica ao caminho, palavra, lei de Deus no seu sentido mais lato. A palavra no N.T. é telein, oferecendo a sua raiz a idéia de ‘fim’. 


Já perfeito é aquilo que está conforme com o fim que se deseja alcançar. E vemos então que o uso da palavra na Bíblia está em conformidade com seu uso moderno. A sua significação é relativa, variando segundo aquilo a que se adapta. A absoluta perfeição somente pertence a Deus - nenhuma das suas criaturas a pode reclamar. Mas nas suas limitadas relações podem os homens e as coisas ser perfeitos, até certo ponto.


3. Perfeição e o caráter cristão. Há certas passagens, no N.T., em que a palavra pode empregar-se em relação ao discípulo de Jesus Cristo, sendo a mais notável a de Mt 5.48: ‘Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.’ o cristão deve cumprir o seu dever, como Deus realiza o Seu - como homem deve o cristão ser como Ele em conduta, caráter e vida. Não é um preceito impossível de praticar, não é um ‘conselho de perfeição’, mas um desígnio prático da vida.


O Sermão da Montanha sugere o método cristão de vida para essa perfeição. Amar a Deus de todo o coração - manifestação do mesmo amor aos seus semelhantes - a cultivação do seu próprio caráter de santidade, que é o amor em ação - é este o gênero de vida pelo qual o homem se torna perfeito, cumprindo a sua missão na terra. o versículo de que se trata é um resumo do que se acha exposto em todo o Sermão.




Na verdade, todo o ensino das Sagradas Escrituras é dado ‘a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra’ (2 Tm 3.17). A obra expiatória de Cristo foi efetuada para que o homem pudesse viver aquela vida que conduz à perfeição. o Espírito Santo é um auxiliador que o homem tem sempre presente - e um dia, no Seu dia, tudo irá bem, realizando a igreja cristã o seu fim, ‘até que todos cheguemos à unidade da fé... à perfeita varonilidade’ (Ef 4.13). ‘Para que vos conserveis perfeitos, e plenamente convictos em toda a vontade de Deus’ (C14.12). isto ainda não é assim.


Às vezes uma linguagem desprevenida é usada pelos teólogos cristãos, e o resultado é aparecerem pessoas que reclamam esse estado de perfeição nesta vida. Mas isso é, evidentemente, contrário ao ensino do N.T. S. Paulo diz de uma maneira determinada: ‘não que eu o tenha já recebido, ou que tenha já obtido a perfeição’ (Fp 3.12) - e toda aquela doutrina do cap. 7 da epístola aos Romanos claramente mostra que a luta com o pecado termina somente com a vida. A meta está diante de nós - é um assunto de grande objetivo e de urgente oração do nosso lado, e de ação do Espírito Santo do lado divino - por fim será atingida a meta. Não há lugar para presunção como também não há para desesperos.

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UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
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