Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 25 de março de 2012

A FAZENDA DO APÓSTOLO E OS ÚLTIMOS ESCÂNDALOS NO CENÁRIO EVANGÉLICO BRASILEIRO

Eu fui professor de ensino religioso por quase cinco anos, preparado pedagogicamente para isso e com larga, na verdade mais que desejável, experiência, vivência e no transito interreligioso, como poucas pessoas que conheço. Pode parecer ruim eu me recomendar como tal, mas poucas pessoas viveram tantas experiências religiosas diversas, dentro de várias religiões, vendo, testemunhando, convivendo com as pessoas e depois continuando a dialogar com os mais diversos e antagônicos  perfis de pensamento e crença. Eu tenho essa prerrogativa difícil de ser encontrada, por isso como poucos posso falar com distanciamento e justiça sobre um assunto em que a maioria escorrega, erra grosseiramente e se mostra profundamente injusta com os fatos e com as pessoas. 

Particularmente o protestantismo no Brasil, leia-se igreja evangélica e evangélicos, deixou de ser um grupo de pessoas que se reuniam em uma igreja diferente da predominante em nosso país, com hábitos diferentes e discretos e que as pessoas ao saberem de sua igreja e fé ficavam surpresas e se mostravam completamente ignorantes. As pessoas não-evangélicas e as evangélicas de algumas denominações  tradicionais se mostram assustadas com a briga mediática de dois cidadadãos que poderiam muito bem ficar no seu anonimato com suas vidas abaixo do ideal tendo todos os problemas de pessoas comuns, pobres e ignorantes. Mas um a partir do outro são hoje dois líderes que arrigementam milhões de pessoas ao seu redor, movimenta grandes somas de dinheiro e põe em prática projetos grandiosos. Naturalmente como John Leno e Paul Mackartney dos Beatles, antes tocando juntos divergem e partem para projetos musicais com acordes dissonantes embora do mesmo gênero musical.

É importante ressaltar que embora pareça um grande desastre aos olhos das pessoas e um grande escândalo, divergências sempre ocorreram em toda a história humana, em grandes e pequenos reinos, em revoluções como a grande Revolução Francesa,dentro de correntes ideológicas, e na anônima e outrora escondida no gueto, na igreja evangélica. Em Belo Horizonte, em uma igreja batista renovada, um filho denuncia o homossexualismo do pai e tenta assumir o pastorado. Claro não deu em nenhum jornal da cidade, em nenhum tablóide sensacionalista, mas a convenção batista e os pastores da convenção, todos souberam do caso. Na igreja católica dois padres decidem matar um terceiro padre no nordeste, deu na imprensa, mas a cultura brasileira de não ser tão duro com o catolicismo, a igreja ainda oficiosa no Brasil, não permite maior alarde.

Há na internet uma campanha recente que em um poster diz que a IURD ( Igreja Universal do Reino de Deus ) e a IMDPF ( Igreja Mundial do Poder de Deus) não representa os evangélicos. Por que esse temor? há bons cidadãos evangélicos e péssimos cidadãos evangélicos independentemente dessas igrejas existirem ou não.  Aliás se algum evangélico prega a sua igreja está pregando um erro. Um cristão, qualquer que seja ( católico, ortodoxo grego, etc ) prega, anuncia, Jesus Cristo e a verdade bíblica, o que hoje muitos pastores e ministros protestantes já não o fazem porque não crêem na Bíblia que lhes garante de certa forma emprego, salário, casa e formação.

Mas voltando aos dois litigantes e hoje adversários, vizinhos de condomínio, agora inimigos. Para o mal ou para o bem juntos têm alcançado milhões de pessoas que por um motivo ou outro têm encontrado esperança na pessoa de Jesus Cristo e se não todos, a imensa maioria, teve a sua vida radicalmente mudada, e consequentemente o destino final de suas vidas. Quantos e não são poucos estariam hoje ( 25/03/2012 ) mortos, presos, drogados, alcoolizados, dependentes de outros, separados, abandonados, improdutivos?


Quantos nessa situação justamente pela simples razão do Estado impessoal e burro, não poder atender as suas necessidades e deformidades? O ateísmo materialista não ter com suas técnicas e premissas baseadas no determinismo científico não ter lhes socorrido com suas nem sempre eficientes, caras e demoradas terapias e expedientes terapêuticos?

E não falo só dos dois líderes neopentecostais, um filhote de pragmatismo dos neopentecostais norte-americanos... religiosos Católicos com as suas Santas Casas de Misericórdia, Espíritas com seus hospitais e asilos, Judeus com seus hospitais, Calvinistas com seus hospitais e faculdades ajudam pessoas e fazemo que o Estado porcamente deixa de fazê-las...quisera que a realidade fosse tão simples de se separar coisas e coisas, mas não é exatamente assim. 

Há erros sim. Há acertos creio que sim e muito mais que erros. São doze milhões de pessoas dividas em duas denominações, que nos seus eventos em várias partes do país não promovem nem depredação nem crime, em que forças policiais necessárias a prevenção de violência nos eventos nem são empregadas. Coisa bem diversa da ocorrida em simples jogos do famigerado campeonato brasileiro ou pervertido carnaval.

Esses dois cidadãos movimentam muito dinheiro captado dos milhões de fiéis? Sim. E eu pergunto há como tocar um projeto em algum lugar do mundo sem dinheiro?  As redes de televisão, de pires na mão, para manter a sua grade com algo que desperte interesse e valha algum montante publicitário maior, são muito gratas aos milhões pagos por Valdomiro, Malafaia e outros. Ao contrario de times de futebol mal geridos que são socorridos há décadas pelos governos municipais, estaduais e federais com dinheiro de todos, de religiosos a ateus, sem lhes perguntarem nada e darem muito mal conta do que é gasto e investido. Por acaso não é democrático pessoas contribuirem para um sonho ocasionalmente comum? Sim. Pelo menos no protestantismo, nas igrejas evangélicas, as pessoa podem criticar e abandonar os seus líderes religiosos democraticamente. Não temos papas. O julgamento é sumário e imediato e a verdade por noticiamento ou denúncia dos litigantes aparece imediatamente, não como na igreja católica em que abusados foram calados por décadas e o processo de punição dos culpados se mostra patético: o caso dos três padres condenados por pedofilia e soltos e mantidos financeiramente pela sua religião e igreja. Ou estão soltos a pedir esmolas nas esquinas?

Muitos asseveram: e o evangelho, e a mensagem de salvação em Jesus Cristo, ficará abalada, descredenciada, as pessoas perderão a fé? Sim, pessoas deixa a fé todos os dias por perseguições, vergonha, amor aomundo e algumas precisam apenas de uma desculpa para voltarem as velhas práticas e a alguns pecados, especialmente sexuais. Muitas, nem tantas acharão uma desculpa para se livrar do Senhorio de Deus em suas vidas, usando esse escândalo como álibi. Azar delas.

Vou dizer algo que soará muito estranho a algumas mentes evangélicas religiosas: a Igreja Católica Romana, não prega o evangélico bíblico, isso é fato, mas a igreja católica romana espalhou pro meio mundo a história de Jesus Cristo, seu nascimento, vida, morte e ressureição. Isso é mais que suficiente para alguém crer e ser salvo. Não importa se na prática, após a maturidade se mescle essa fé simples com doutrinas e ensinamentos espíritas negando-a teologicamente, ou se torne pessoas atéias, agnósticas, etc. Você pode ir para o inferno usando contra deus a desculpa que quiser, o problema é só seu, e eu afirmo, não tem razão de ser.   

Ninguém perderá ou não se apropriará da salvação em Jesus Cristo, legitimante por causa de outro ser humano, por causa de algum escândalo, ou de alguma deficiência teológica. Você perderá ou não alcançará a salvação justamente por não crer em Jesus Cristo. E não crer por não amá-lo, e não crer por não aceitar o que ele disse e que está registrado na Bíblia, nos evangelhos, que a bem da verdade não pertencem a nenhuma igreja, seja ela uma boa igreja, denominação ou ruim. Abandonará a Jesus Cristo por amor mais ao pecado e a mentira do que a verdade revelada na Bíblia que revela o que e quem somos de fato e em verdade: pecadores necesitados da graça e da misericórdia de Deus, todos os dias.

O Bispo Macedo, a Apóstolo Valdomiro, e muitos outros famosos ou anônimos, estão certos em só e principalmente apontarem para a pessoa de  Jesus Cristo, Aquele só e  todo capaz de tirar qualquer pessoa de qualquer circunstância que essa pessoa se encontre ( econômica, financeira, conjugal e física ) coisa que muitos, muitos pastores com recomendáveis currículos teológicos acadêmicos não podem dizer, pois não crêem, são incrédulos de ternos e bíblias nas mãos. Eles erram em muitas coisas? Claro e como não errar, por má fé, por se cercarem de puxas sacos mal intencionados, por serem empurrados para negócios não tão claros...eu tenho um casal de filho e uma esposa e acho as vezes difícil administrar três cabeças diferentes e relativamente bem aparelhadas para a vida ( todos com curso superior ). Problemas pueris se tornam as vezes grandes rochas a serem movidas e não poucas vezes parece que uma vida com religiosidade não é suficiente para tocar as coisas, as interrelações e projetos, imaginem ( ao menos para ser mais justo ) esses dois homens, que tiveram que aprender e se adaptarem em tão pouco tempo?

Não os eximo de erros e alguma culpa, mas não os condeno simploriamente. É muito fácil chamá-los de ladrões e espertalhões, mal intencionados, ainda mais em um país que é raro você encontrar em todos os setores, pessoas que sejam cem por cento honestas e que no dia a dia não dêem sempre um jeitinho, por maldade ou por uma indesejada cultura nacional, de resolver as coisas a seu favor, em seu próprio benefício.


Há ainda uma questão: vocês não imaginam o bandode incrédulos doidos para fazer negócios e vender coisas sem nenhum preconceito a qualquer um que tenha dinheiro para comprar alguma coisa. Qual pastor de igreja média ou até pequena que alguém não lhe tenha oferecido alguma vez um intrumento musical, aparelhagem de som, uma loja para abrir uma congregação, um automóvel mais novo e potente, um sítio para alugar para acampamento da igreja, etc? O Valdmiro foi procurar a fazenda ou fazenda veio a ele de alguma forma, recomendada e intermediada por alguém e ele sucumbiu a vaidade? Eu não ligo a mínima para fazenda, não nasci e e nem cresci na roça, mas outras coisas poderiam ser a mim igualmente tentadoras, e a você amigo leitor? A regra bíblica é simples: vigiar e orar. Muitas vezes não é ilegal nem pecado não é ético e aí não tem muito o que fazer. Negar como ele negou é o pior remédio. É a desculpa de Adão e a de Caim, ambas tão velhas como o homem.

Quem ganha e quem perde com isso tudo? A igreja evangélica? O cristianismo como todo? O cristianismo como as demais religiões não é isento de escândalos ( muitos e diversos ) comparado as demais religiões. Até o povo de Israel ( o bíblico povo de Deus ) tem a sua história manchada por todo tipo de injustiça e contradição que não o recomenda nem como nação exemplar e muito menos como povo escolhido. Logo não há o que temer ou explicar de outra forma. Não há desculpa passível de ser justa, para alguém se recusar em crer em Jesus Cristo e na Palavra de Deus, por mais que haja erros e escândalos por parte de crentes onde e quando eles ocorram.


Para todos, quanto mais as pessoas, os jovens, se afastarem da Palavra de Deus e portanto do conhecimento de Deus mais vezes todos, indiscriminadamente, de religiosos a ateus, de hétero a homossexuais, de homens a mulheres, de crianças a idosos, sofrerão pela cada vez mais crescente escalada de violência e injustiça social, a ponto desse país, dessa nação, a exemplo de outras se encontrar em um caminho absolutamente sem volta. Do ponto de vista individual diante de cada pessoa há uma perdição já assegurada e uma salvação a ser obtida em Jesus Cristo somente, ou seja em nenhuma igreja ou religião, afastando a condenação.


Interiormente um não salvo sabe que não há motivos para Deus o salvar, não há nada que ele por si possa apresentar para exigir a sua própria salvação. Incrédulos de fato, divagam e desviam o assunto, mas se forem honestos não tem nada que lhes dê paz com relação a morte e não tem, de fato nenhuma alternativa ou cosmovisão que lhes dê certeza de coisa alguma. Ao morrerem dão um salto no escuro e que a semelhanla do rico da prábola do Lázaro, gostariam de voltar e avisar-nos que estavam eganados e que militaram toda uma vida no mais patético erro.

Na minha anônima opinião, pessoas que conhecem e prezam pela vontade de Deus, que O conhecem e oram, essas milhares de pessoas, milhões de fato, sustentam a nossa nação, ou outra qualquer nação da terra. Os povos que mais sofrem no mundo, econômica e socialmente, são os que por razões históricas se opuseram ferozmente ou ignoraram o conhecimento de Deus. Há os que não conhecem mas acertam em muitos princípios bíblicos e são assim abençoados e preservados, mas aí é uma outra história. Careceria aí um estudo sobre a moralidade de cada nação diante de Deus. Na Bíblia as depravaçẽos nacionais, até mesmo de Israel foram severamente punidas, o Deus da Bíblia não mudou e a sua justiça permanece para sempre, segundo as mesmas Escrituras, segundo a mesma Palavra de Deus.

Deus portanto é Soberano, Ele tem um interesse nos povos e os guia e preserva em meio a luta do homem contra o homem e do mal contra todos os homens. A Sua misericórdia se mostra de acordo com o nosso posicionamento, de todos e de cada um de nós. Creio também se o bispo Macedo ou apóstolo Valdomiro, Silas Malafaia, R.R. Soares, falharem ( pois todos falhamos ), Deus , o Deus da Bíblia e da verdade levantará outro para continuar a Sua obra, como foi em Israel, tantas vezes, tirando reis do poder e colocando outro em seu lugar.

Para os crentes, para nós evangélicos,fica o lebrete: tente ver as coisas pela ótica de Deus, diferente da dos homens. Parece fácil se colocar de um ou outro lado, mas lembre-se, ambos são odiados por satanás, que tem pressa em derrubar não só os dois mas a qualquer um que se atreva a tomar o reino de Deus pela força. Muitos não sofrerem perseguições, oposições, não por estarem exatamente fazendo a mais perfeita vontade de Deus, mas por não incomodarem ao reino das trevas.

Uma coisa me choca profundamente, o fato de crentes não se alegrarem com o fato de pessoas serem curadas, de vidas serem mudadas e fazerem tantas observações tão semelhantes e tão em nada originais como a dos detestáveis fariseus do tempo de Jesus. A Bíblia já revelara as nossas reações nas reações de Judas Iscariotes, dos fariseus, do rico dono da casa que duvidou da pré-ciência do Senhor relacionada a mulher que ungira os seus pés,etc.

Que  a pregação avance, não só na IURD, na IMPD. na IDGD, mas em toda grande e pequena congregação, calvinistas ou arminianas, onde estiverem reunidas pessoas no nome de Jesus Cristo, nome que a contragosto do mundo, é o nome acima de toda potestade e poder existente em todo o universo e que ainda nesse episódio, Satanás o acusador dos irmãos seja finamente envergonhado e amarrado. Senhor perdoa os seus servos, corrija-os, mas não os abandone, que pessoas sejam alcançadas nesse Brasil mais e mais para a glória do Teu nome e a Tua verdade prevaleça sobre todas as vozes. Amém.

Por Helvécio S. Pereira


P.S.: 1) Não vá para um lado nem para o outro, mas ore por ambos. Se não puder fazer isso, você realmente não entendeu nada.

         2) Para quem pensa que a minha opinião é simplória se engana. Simplória é quem vê esse embate como  o mundo vê, sem conhecimento da vontade de Deus e de sua intervenção no mundo. Para esses não há de fato uma lógica sob a ótica de Deus para nenhum acontecimento no mundo, seja secular ou religioso. Aí não há como explicar isso a estes, não vão entender mesmo.

      3) Diferente do que expus rapida e resumidamente aqui, na web e nas coversas a porta das igrejas, você tem o lugar comum, a maneira não espiritual e não exatamente bíblica de ver as coisas, sem nenhum acréscimo a maneira de ver e julgar os fatos, sem nenhuma edificação. Coloquei, na verdade, a minha forma particular de ver os acontecimentos. Julgue você e descubra qual é a melhor e mais correta. Deus o abençôe.

          

Um comentário:

  1. Já sei, Você deve ser mais um que enriqueceu abusivamente, enganando e e retirando a lã da ovelhas do Senhor, não existe meio termo, Você mesmo declarou baseado no que está escrito, "sai um rei e entra outro", problema deles o pecado existe para fugir-mos dele, e não para abraçá-lo e logo mais nos declarando farcos e simples seres humanos que somos sujeitos a ele e coisa e tal.
    "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram." João 10-8.
    Não justifica um pastor bilionário e uma ovelha padecendo de fome.

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos