SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 1 de setembro de 2013

DIVIDIDOS MAS AINDA ATIVOS ( ASSIM É A IGREJA NO BRASIL )


Há decidida e claramente duas formas de se ver a realidade: otimistamente ou pessimistamente! nem sempre os otimistas estão corretos e vêem a realidade como deve ser vista! nem sempre os pessimistas, da mesma forma, vêem a realidade como ela é. Por isso também quando vemos e ouvimos pregadores otimistas com mensagens extremamente otimistas ou pregadores com mensagens extremamente pessimistas, tendemos, de acordo com o nosso próprio temperamento ou emoção do dia, a creditarmos como correta uma ou outra posição.

Tal fenômeno é tão verdade na igreja como fora dela, todos funcionamos assim. Outro fato é que esses dois grupos, assim divididos, se combatem e se criticam, tanto no meio secular como dentro da própria igreja. Na verdade muitos, dos dois lados, ficam com raiva uns dos outros e desprezam veementemente o que uns dizem em relação a qualquer assunto. 

Logo as palavras não são mais ouvidas e nem os fatos e a realidade repensadas e a analisadas e as pessoas, de um e de outro lado, deixam de maduramente de compreender o que de fato está acontecendo ao seu redor.

Hoje, como sempre houve, na igreja, houve vozes e pregadores que dizem o tempo todo: "vivemos um momento único e sem igual, Deus nos está abençoando e fazendo maravilhas, é o melhor momento da igreja cristã em todos os tempos!" Outros dizem: a igreja está corrompida, é tempo de terrível apostasia! o pecado desgraça cada denominação e seus líderes! Satanás está avançando em nosso meio colocando em prática seus terríveis planos! é o fim!" 

Se nós olharmos para as notícias, para os fatos, para como as pessoas estão, podemos facilmente concluir que essa é a única verdade! Se por outro lado ouvirmos os testemunhos de curas, conversões verdadeiras, veremos que essa também é a grande realidade!

Em toda a Bíblia, em toda a Escritura, vemos, lemos, constatamos que é essa a realidade e o grande dilema humano, tanto no meio do povo de Deus, antes entre os descendentes de Abraão, como na Igreja no Novo Testamento. Nunca houve, nenhum momento, fora do paraíso uma situação de plena perfeição ou de plena maldição.

Uma olhada rápida e veremos que os filhos de Adão e Eva, os primeiros, provavelmente até gêmeos, Caim e Abel, eram um de um modo e outro de outro. Adão e Eva tinham temperamentos claramente diferentes, Adão tímido e apagado, Eva curiosa e impetuosa, qual o modelo ou perfil ideal? o de Eva ou de Adão? eram apenas diferentes.

Quando por ocasião do dilúvio, a corrupção e a degradação estavam em todos os lugares onde havia os seres humanos, mas Noé era diferente! Bem depois, Ló e sua pequena família eram os diferentes em Sodoma e Gomorra e antes deles, um pouco antes, Abrão era diferente, era o diferente em meio a sua parentela. E se você  de dispuser a fazer uma pesquisa em toda a Bíblia essa situação se repetirá sempre

Calvinistas dividem todos os homens e mulheres entre eleito e não eleitos, eles obviamente estão entre os eleitos, simplesmente por terem entendido e crido no Deus bíblico e os demais não. Mas eles os calvinistas estão errados na sua divisão pretensiosa e errática! A divisão é muito mais complexa e se revela diretamente entre os que percebem em um momento a realidade e os que não percebem essa realidade. Não é questão de opinião!! Não é o que eu ache mas o que é de fato! E o mais importante o que é de fato sob a ótica de Deus e não nossa!!!

Não importa se se é arminiano ou calvinista ou outro "ista" ou "oxo", "ico" etc. Mais do que nossos erros confessionais, nossas atitudes nos induzem ou nos prendem em erros e nos faz improdutivos e inimigos uns dos outros. Não se trata de um ecumenismo, algo que nos faça ignorar toda a diferença constituindo-nos em um grupo relativista e sem nenhuma posição sólida relacionada à fé ou à revelação escriturística revelada e expressa na Bíblia.

Temos hoje muitos crentes, líderes, pastores, com opiniões! Mas o que importa ( ou que deveria importar ) é quem sabe o que de fato é a realidade! O que conclamamos à uma reflexão é que não é o que achamos e como vemos a realidade objetiva diante de nós, mas se compartilhamos pelo entendimento verdadeiro como Deus mesmo nos vê, vê o mundo, a humanidade e a Sua própria Igreja. Quem não sabe o que Deus opera e faz em nossos dias e como nos vê, pode sim se encontrar como um soldado que ao usar uma metralhadora giratória no campo de batalha atira para todos os lados, acertando inimigos e amigos. Hoje na igreja de Cristo muitos são mais atingidos por um fogo amigo do que pelo próprio inimigo da igreja e de nós crentes. 

Você ou eu, ou ambos, podemos ser um arminiano, um calvinista, um neopentencostal, um petencostal, um paraprotestante, um católico romano, um ortodoxo, um cristão sem igreja, podemos ter uma posição teológica, uma igreja, uma opinião acerca de coisas teológicas e acerca da igreja cristã, sem conhecer o que Deus está fazendo hoje!!! e isso é muito, muito grave!!!

Deus é ativo na terra e não esquece da raça humana, conhecendo os seus caminhos e descaminhos, e Ele Deus têm um plano a ser cumprido, de redenção e de graça com relação aos que possam crer, oportunizando a benção e a salvação. Deus não tira folga, ou deixa eventualmente a história da igreja ir segundo o seu próprio curso! Isso é um engano, um esquecimento da real verdade!

Em Babel, Deus desce para ver a obra dos homens, que sentido há nisso? ( veja atentamente todo o texto ) Deus dá liberdade para que nós seres humanos tenhamos e nos ocupemos com as nossas atividades. Essas atividades sejam quais forem, boas ou más, relevantes ou irrelevantes, de grande ou pequeno impacto são, a despeito da compreensão errática de muitos, livres, e elas determinam toda a nossa vida, dentro das infinitas possibilidades postas diante de nós a cada dia.

O que fazer? ser um otimista que despreza toda a realidade e que diz o tempo todo que tudo está bem? ou por outro lado ser extremamente duro e um arauto dos maus preságios também contra tudo de bom que de fato acontece?

Essa é a decisão com sérias implicações seja qual for a sua escolha. Entretanto, não é nenhum caso isolado a regra, mas a realidade que de fato se coloca diante de nós a cada dia.

O Senhor Jesus nos exorta que para Deus todas as coisas são possíveis! ou seja não há limitação alguma para Deus!!! nenhuma, você pode realmente dizer e compreender isso?

Hoje muitos se colocam publicamente nos púlpitos das igrejas e na internet, contra uma chamada "teologia da prosperidade". Movidos por ciúmes, porque simplesmente as suas igrejas não crescem se sentem erroneamente no dever de exortar a todos a saírem das outras igrejas cheias de gente ( estranho não é? não é o amor que os move nesse combate e nessa exortação... ) Mas a Bíblia sempre nos revelou que Deus pode dar riquezas e é Ele quem dá riquezas... A prosperidade é combatida e a pobreza ( e não a simplicidade ) é valorizada para os outros, com base em uma compreensão errônea da grande lição do episódio do Jovem Rico... mas ainda que seja difícil um rico entrar no Reino dos Céus, PARA DEUS TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS!

Esse é um exemplo de como temos opiniões diferentes acerca de muitas coisas referentes à Igreja e às coisas de Deus, mas não é o único. Temos opiniões e entendimentos diferentes sobre muitas coisas, até mesmo em uma mesma igreja, denominação de mesma posição teológica. Imaginem quantas temos se somos de igrejas, denominações, lideranças e discipulados diferentes, de experiências diferentes?

Esse enorme contingente de pessoas não vai concordar em muitas coisas!!! Os conflitos de ideias e de opiniões são inevitáveis! E não adianta procurar nessa multidão quem tem razão!!! É inútil investir em uma demanda inútil para provar simplesmente quem está certo ou não! Esse contingente de crentes pode estar consciente ou não da realidade espirital do mundo hoje ou apenas ocupado em muitas atividades diferentes,criativas ou não, feitas a partir da nossa própria capacidade de fazer livremente muitas coisas.

Sem saber do que se trata, e do que Deus deseja fazer, com certeza há pouca relação ou efetividade naquilo que fazemos. Assemelha-se essa situação a de um guerreiro que embora esteja no campo de combate não faça ideia de que caminhos vai a guerra (algo bem maior e mais amplo que a batalha do momento )

Prova disso é o prazer por parte de alguns crentes em denunciar o erro dos outros crentes, e mais o prazer mórbido em que esse erro aconteça!!! Muitas das vezes a conversão ocorrida e sincera, é desvalorizada e posta em dúvida, simplesmente por ocasião da constatação de um erro, um desencontro, uma  confusão ou mesmo um pecado! Uma coisa não tem nada a ver com outra... quantos homens de Deus seriam sumariamente desqualificados por um erro e se perderia tudo o mais coisas em que foram exemplares? Davi foi um deles, mas não o único! Imagine se disséssemos: não lerei mais o Salmo 1, pois o autor dele foi simplesmente um adúltero e um assassino? Nenhum crente faz isso com Davi, mas o faz com qualquer líder de qualquer igreja ou denominação, que tenha com seu trabalho, alcançado centenas ou milhares de almas para Deus! Colocamos em dúvida se Deus o ouviu, o sustentou, ou lhe deu vitórias reais contra o inimigo em alguma ocasião de sua vida.

Deus não vê como nós vemos, assim como Ele mesmo diz sobre Si em Sua Palavra, que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos tal qual os céus são mais altos que a terra! Isso não é pouca coisa, não é algo a ser ignorado ou desprezado! 

Algumas personagens nas Escrituras, na Bíblia, muitas anônimas, são nos apresentadas como pessoas que sabiam o que Deus estavam fazendo na sua época. Essas pessoas me fascinam mais do que muitas outras sobre as quais temos muito mais informações. procure esses exemplos nas Escrituras, declino de citá-los aqui para que você se lembre deles e os ache na sua própria Bíblia!

Em que lado você está como crente?

Do lado da OPINIÃO? do posicionamento puro e simples, como alguém que se gloria apenas por estar "mais certo" e  "não ser como o outro"?

Engessado dentro de uma série de descrições acerca do que Deus seja ou deixe de ser, de como "Deus faz" ou "não faz", deixando de fora tudo o  que Deus pode  realmente fazer, sendo que Deus PODE TUDO!

Um crente que sem se dar conta municia o inimigo contra os próprios irmãos, falando, rindo, opinando, delatando, tornando público o que deveria ser reservado à operação de Deus, seja repreendendo, perdoando e restaurando e na sua atitude ajudando a destruir praticamente o que Deus possa estar desejando fazer através e na vida de outras pessoas.

Um reino divido não subsiste e o Diabo, Satanás sabe muito bem disso, e o reino dele não se divide no combate efetivo das coisas de Deus e da igreja do Senhor Jesus, embora saiba muito bem ele que a vitória final contra a igreja é impossível! A igreja não ode estar, permanecer, néciamente dividida em um momento em que essa mesma igreja tem tanta liberdade ainda para pregar, testemunhar, operar a verdadeira obra de Deus!

Resta uma pergunta: por que se DESUNIDOS esses irmãos são ATIVOS?

Simplesmente porque se mexem, criam coisas novas, investem em ações e eventos, escrevem, pregam, cantam, tocam, dançam, debatem assuntos, falam mal uns dos outros, depreciam uns aos outros, difamam uns aos outros, se alegram com a desgraça até uns dos outros, desqualificam a pregação e o testemunho uns dos doutros, fazem mil coisas, muitas coisas e na maioria das vezes não medem e nem fazem ideia de que impactos e resultados trazem para o que creem e chamam de a obra de Deus! São irresponsáveis, desastrados, inconsequentes! Podemos dizer que em muitos casos o grande inimigo do Evangelho é o próprio crente, ou melhor dizendo uma boa parcela dos crentes!

Algo precisa começar a mudar! Urgentemente!

Não faça mais algo que divida mais a obra de Deus, seja por palavra, escritos, piadas, difamação, combate gratuito, etc. ORE! ORE! ORE! em favor do que e de quem você critique para que Deus mesmo ilumine esse irmão, essa irmã, essa igreja, essa denominação, esse ministério, purificando-o, restaurando, tirando o que eventualmente tenha sido corrompido e sido perdido pelo caminho. Não destrua o que foi posto de pé e que já foi benção um dia. Tenha uma nova atitude e assim coopere para a verdadeira obra de Deus.

Amém!

Por Helvécio S. Pereira





-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos