Após a veiculação da reportagem sobre o cair no Espírito no Domingo Espetacular da Rede Record, o número de postagens em blogs e manifestações em sites contra o bispo Edir Macedo, contra a Rede Record e a IURD, tem se mostrado contundentes. Abordando diversos aspectos como o aparecimento da cantora Ana Paula Valadão, agora contratada pela Sony ligada à Rede Globo, e uma das estrelas do "Troféu Promessa", ex-"Troféu Talento" da Record, antes promovido pela então Rede Aleluia ligada a IURD, defendendo-a e colocando como vítima no assunto como se esse fosse o problema principal.
Afinal a questão é: tais manifestações são de Deus, glorificam a Deus, sejam em igrejas ricas e dentre cristãos cultos ou entre cristãos ( crentes ) simples e com insuficiente conhecimento bíblico? Promovido por estrangeiros tem validade? Ou será que promovido por brasileiros de periferia perde a validade? Ou será um embuste, um erro, um engano para ambos, custe a quem custar? Vale a Bíblia, as Escrituras ou o peso pessoal de uma celebridade ainda que cristã? Importa a razão de uns contra outros, sentimentos, opiniões pessoais, comprometimentos pessoais devidos a simpatias, respeito mútuo, convergência de idéias, ou ainda suspeitos interesses? O crente na sua privacidade e responsabilidade pessoal deve ter as suas convicções baseadas em simples homens e mulheres ou em Deus através unicamente de Sua Palavra, doa a quem doer?
Uma chamada em um site conclama "jornalista famoso critica reportagem do Domingo Espetacular" já coloca diante do leitor uma posição acerca do assunto que deva ser ouvida pelo fato dele ( o jornalista ) ser "famoso" e na verdade, nem tão famoso assim ele é. Fato é que suas declarações para serem corretas nem dependem dele ( o jornalista ) ser famoso ou não, deve ser julgadas e analisadas pelos argumentos reais e verdadeiros, que no caso são incompletos. Ele se coloca contra a reportagem em todos os aspectos e até se engana em alguns deles. Mas esse não é o caso como deixarei mais claro a seguir.
Há uma guerra entre a Record e a Rede Globo ainda? Sim há. É salutar? As vezes e nem sempre, mas é um fato, incluindo o nível de influência no governo do país. Afinal Lula e Dilma foram eleitos com claro apoio do bispo Edir Macedo contra a s opiniões de Silas Malafaia e tantos outros, que não só não engoliram a derrota e a perda de peso das suas opiniões que desejam dar-lhe um troco. Há guerras naturais entre vizinhos, entre gerentes em uma empresa, entre chefes, entre diretores, supervisores, etc e entre pastores e líderes denominacionais, é até natural. Desejável? Talvez. Incomoda? Também.
A Globo se apropriou do "Troféu Talento" criando o "Troféu Promessa" com o mesmo produtor que trabalhava para a Rede Record? Sim. O motivo para a Globo é financeiro? Sim novamente. A Globo se redime aproximando do público evangélico para alavancar sua audiência? Também sim. Ana Paula, André, foram ricamente beneficiados pela IURD durante vários anos pela veiculação das suas músicas e discos na Rede Aleluia? Sim e até a muito pouco tempo. Estão embriagados pela oportunidade de maior aceitação e visibilidade? Sim também. São criticados por isso? Sim e também. Tudo normal e esses "detalhes" escapam aos membros comuns de igrejas e até aos jornalistas e observadores do meios seculares.
Entretanto, o "cair no Espírito" sempre enfrentou resistência nos meios evangélicos reformados, tradicionais, alguns renovados e pentecostais. Só que essas igrejas e denominações não têm juntas ou em separado o poder de comunicação da IURD dona da Rede Record. Logo se essas denominações que nem concordam com o bispo Edir Macedo, se manifestarem ( e acredito questão se manifestando com menos visibilidade ) não estão "chocadas" e nem ofendidas com as revelações da reportagem. Dizer que é só um ataque da IURD é falácia, muitos estariam dizendo as mesmas coisas se tivesse as mesmas condições materiais de fazê-lo, incluindo setores católicos.
Quero fazer uma colocação importante: o pai da cantora Ana Paula Valadão é um pastor evangélico de atitude irrepreensível, em mais de trinta anos que o conheço. O Pr Márcio Valadão me batizou, batizou a minha mãe, apresentou o meu filho, estive em seu casamento e vi Ana Paula na barriga de sua mãe e a vi nascer. É um homem que prega todos os domingos pela manhã e pela noite o Evangelho e a Bíblia. Um homem que em todos os momentos onde o encontrar é o mesmo homem do púlpito e da pregação. Amoroso, atencioso, fervoroso, espiritual, receptivo, verdadeiro, claro e direto. Um exemplo para outros que nem sabem agir como um homem de Deus em tempo integral. Sou membro da igreja desde quando ela era só o templo antigo ladeado por lotes vagos, que nem ainda eram da igreja, e por uma rua de terra barrenta quando chovia. Vi a igreja crescer nesses anos todos, em número, em ministérios e em poder.
A pregação e o ensino do Pr Márcio Valadão não mudaram em todo esse tempo. Contudo há um perigoso senão: a Igreja de Lagoinha sempre foi aberta a "novidades" e com uma grande facilidade, isso mais claramente nos últimos tempos, na última década, à novidades estrangeiras e ênfase em estratégias, das quais o Evangelho, a meu ver, de fato não prescinde. Veja o vídeo do congresso e a cara de bonachão do pr filandês, que utilidade teve o que fez com a Ana e o Pr Márcio? Nota: o Senhor Jesus, ao que se tem de registro na Bíblia, não fez isso a NINGUÉM!
Ana Paula Valadão toma um "boa noite cinderela" from Genizah on Vimeo
*CURIOSAMENTE O VÍDEO FOI RETIRADO DO PORTAL
Tenho me mantido longe de manifestações seja quais forem, bem porque, sendo membro da igreja, não tenho participação em nada, principalmente por não querer me indispor com vários níveis de irmãos, até para não causar desconforto, mas tenho reservas contundentes quanto a certas coisas e não são de hoje, reuniões, programas da Rede Super, declarações de pessoas nos púlpitos, e vídeos que registram reuniões ocorridas na igreja, por intermédio de várias de suas pessoas mais públicas. O malfadado "Encontro" e "Reencontro", " Impacto", a forma como o curso de células está sendo dado, o rumo e as orientações estapafurdias da líder responsável ( minha esposa é teóloga e frequenta o curso e custa aguentar as bobagens que ouve todos os domingos por parte da líder que foi sua colega de seminário ) sem contar o número de pastores endemoniados que têm "tratamento espiritual", isso sem contar regressões ao estágio de bebê, barriga da mãe e de feto em encontros secretos pagos!
Uma nova onda na lagoinha é "mudança de nome", pessoas com nomes que não significam benção, tem que mudar de nomes( !?! ) Vocês não sabem o número de desviados e endemoniados após as obscuras experiências promovidas pelo famigerado impacto, que aliás é pago! Há uma tênue ligação com certas áreas ocultistas que diferem em tudo da pregação do idôneo líder da igreja, o Pr. Márcio. De fato o joio anda lado a lado com o trigo em muitas esferas, e isso é infelizmente tão natural em todas denominações e na história da igreja, seja mais próxima ou distante.
O fato da Ana Paula cair ou deixar de cair é mínimo, em comparação as demais aberturas a coisas estranhas como declarações de que Deus mandara comprar uma bota para um show em uma cidade de rodeio famoso e outras bobagens, por mais que ela seja receptiva e carinhosa com todas as pessoas em todos os momentos. Não que não possa ser verdade, a experiências privadas com Deus devem permanecer privadas, eu as tenho, minha esposa as tem. Imagine Maria ( a mãe de Jesus ) não guardando todas as coisas em seu coração, o que saberíamos de inutilidade da infância de Jesus Cristo ( inutilidade para a sua obra e para o entendimento dela - a obra - por nós hoje )? Coisas de menor importância que não convenientemente explicadas se tornariam base para quantas doutrinas espúrias? A bem aventurança de Maria a transformou em quase a quarta pessoa da trindade ( aliás há um projeto teológico católico romano nesse sentido ). Ou seja: Satanás distorceu mais uma vez uma verdade em detrimento da real mensagem do Cristianismo. Isso pode estar acontecendo de novo.
Que os finlandeses estejam se convertendo à Bíblia e ao Evangelho é ótimo, mas vale lembrar que, a exemplo de africanos, holandeses pentecostais, há uma enorme possibilidade de sincretismo da relação com a Bíblia com velhas práticas ocultistas. Conheci alguns evangélicos pentecostais holandeses, cuja descrição de coisas relacionadas à Palavra de Deus beiram o surrealismo devido a complexa cultura européia e herança educacional. Os Finlandeses de certo modo são tão inclinados a manifestações exóticas espiritualmente quanto tribos africanas. Some-se a isso a natural e infelizmente repito, natural, subserviência ao estrangeiro. Basta vir alguém enrolando a língua que todos passam a ouví-lo. No culto em questão, só Ana Paula e e seu pai "cairam no espírito" sendo que havia milhares de pessoas desejosas ou necessitadas de tal "unção pública".
Os fatos foram mostrados e são inquestionáveis, poderiam ser mostrados pela Rede Globo, pela Band, pelo Ratinho, pelo Datena, por quem fosse e até pela Rede Vida se o catolicismo desejasse atacar essa prática. Não é porque o bispo Macedo aparentemente tenha motivos para atacar os seus antigos aliados que os fatos podem ser negados ou aceitos legitimamente. Aliás essa aliança e proximidade entre a IBL e IURD se deu a nos atrás pela venda de um antigo cinema, o cine São Cristovão, na Av Antônio Carlos, que era propriedade da IURD e por ser muito próximo a Lagoinha foi vendida pela IURD a IBL. De lá para cá a Rede Aleluia passou a veicular as canções do Diante do Trono, o que evoluiu para a sua presença no Troféu Talento.
A retaliação por parte do bispo Edir Macedo pode ter a ver com essa "traição", mas o cair no espírito com seus exageros e patéticas manifestações são reais e inquestionáveis independentes desses fatos. Quanto ao Pr. Silas Malafaia, o único com "cacife" para enfrentar o movimento gay no Brasil ( e com esse enfrentamento legtimamente se coloca como a voz de muitos evangélicos sobre este e muitos outros assuntos ), toma as dores do cai-cai, exatamente porque algumas das figuras que praticam ou vêem com bons olhos tal coisa, são referência para ele na sua enfática e efetiva forma de arrecadação financeira, da oferta quantitatizada como meio de benção aos colaboradores. Como pode ele denunciar, Benny Hinn, Morris Cerullo,
Mike Murdock ( sobre esse especificamente há tanta denúncia de sujeira que Malafaia deveria cortar relações totais com esse "homem de Deus" e não o faz, tendo-o recebido no Brasil recentemente ) e outros claramente antibíblicos, ou seja mais uma vez, como se diz apropriadamente, com algum rabo preso? O pr Silas Malafaia desconhece os recentes fatos acerca da vidas desses três pastores ou não os desconhece e faz mesmas acusações contra, agora desafeto, Edir Macedo? Dois pesos e duas medidas? Por que? ( leia mais clicando no link complementar
AQUI )
Desde quando, ou como, gente latindo dentro da igreja, andando de quatro ( tinha até algupem segurabndo uma corda como coleira enquento o cidadão se movbia de uma lado para o outro no salão de culto ( culto?! será mesmo um culto racional como se referia o apóstolo Paulo nas Escrituras? ) O que se vê registrado pode ser aceito biblicamente? Pode ser desculpadamente e simplesmente explicado? Como um líder como Benny Hinn pode ser acatado em suas práticas quando em seus livros ( amplamente vendidos e aceitos em livrarias com o a Seara da própria IBL, e via internet por sites ligados a vários televangelistas ) trazem declarações estapafúrdias e claramente anti-bíblicas, verdadeiros devaneios teológicos?
O movimento do "cai-cai" é espúrio e anátema desde o seu princípio e origem ( conforme histórico de um de seus quatro fundadores ) e não é uma opinião a favor dele ou contra o mesmo que mudam os fatos, repito os fatos. Aliás livrarias evangélicas são um laço para novos convertidos, tem de tudo, e os gerentes, os pastores nunca leem o que lá é posto para venda, é o lucro pelo lucro, como em todo lugar.
Todos os calvinistas são contra o cai-cai, até mesmo os calvinistas pentecostais que prezam pelo estudo e o biblicismo ( no bom sentido ) das coisas de Deus e da igreja. E os legítimos assembleianos cuja denominação comemora exatos cem anos e a sua parcela pelo avanço do Evangelho em todo o Brasil! Evidentemente não entrarão nessa briga tosca e patética, mas se perguntados aplaudirão a reportagem. Por que não ouvi-los em suas opiniões? Ouçam-nos no que eles ( os que conheciam os fatos e também os novatos que desconheciam as imagens veiculadas na reportagem ) Vejam o que dizem...
Aliás sobre o Benny Him em Belo Horizonte, apoiada a sua visita por todas as igrejas batistas renovadas e muitas mais denominações mineiras, em uma época em que a imprensa secular não dava bola para qualquer aglomeração ou evento evangélico ( graças a Deus! ) a minha pior e mais patética experiência: o pastor de origem árabe ( o que seria ótimo ) deu bolo e não apareceu ao evento no Parque da Gameleira, o que foi substituído por cantoria improvisada para encher o tempo literalmente e pregações improvisadas no lugar da grande "estrela do evento". Ao final, depois da sensação horrorosa de faltado algo, ao sairmos do espaço do parque, dezenas e dezenas de pessoas em cadeira de rodas, se degladiando e disputando ônibus e taxis, pessoas que foram ao lugar das mais distantes regiões em busca da cura milagrosa daquele homem de Deus, a "estrela da festa" no lugar de Jesus, cuja desculpa fora: "- Deus me dissera ( na última hora ) para não ir a Belo Horizonte!" Explicação legítima se fosse verdade! Se fosse hoje a imprensa secular cairia "matando"e com toda a razão.
A igreja não precisa de marketing, propaganda em torno de alguém que não seja o próprio Senhor, nem de estrelas, nem de celebridades enchendo o saco no twitter, falsamente íntimos de fãs virtuais, participando dos mais patéticos eventos, recebendo as mais suspeitas comendas e homenagens, sendo politicamente corretos e ficando em cima do muro em se tratando de assuntos polêmicos.
Outros se colocam de um lado ou do outro gratuitamente como em toda polêmica, sem contudo mostrar ou tornar mais compreensível a verdade, somente para, se possível lucrar dividendos de clebridades palpiteiras. O repórter em questão, o jornalista é tão "famosos" quem quase ninguém de memória é capaz de dizer o nome dele ou o veículo ( revista, jornal, tv, etc ) que escreve ou trabalha. Um outro recebi um e-mail, refereindo-se a ele como conceituado jornalista, igualmente ignorado pela imensa maioria dos leitores, telespectadores ou internautas, só para dar uma credidiblidade que a opinião por si não tem.
Quem perde nessa história? Deus não perde, pois a sua própria glória não é dada a ninguém, só a Ele pertence. Perdem os nossos esforços em levar outras pessoas ao conhecimento de Deus. Muitos ficarão desanimados nessas horas, outros redescobrirão o caminho bíblico da comunhão e da relação com Deus. Com certeza enfim as pedras rolarão, se moverão e não mais manifestar-se-á o real estado das coisas, e a obra de cada será finalmente provada pelo fogo da verdade. Aparentemente a polêmica por si só promove muita gente sem destaque, derruba os mais fragilizados em sua prática e consequentemente crença, separa o joio do trigo, mas Deus não é pego de supresa, Ele detém o controle, levará a Sua obra a cabo, aperfeiçoando-a a cada dia.
Aliás crença, algo usado como defesa, cada um tem legitimamente o direito de crer como assim o convier e sentir, não vale com o argumento de verdade. A questão é: é ou não é de Deus? Segundo as Escrituras Deus não é um Deus de confusão e reiteradas vezes somos lembrados que no espaço da religião, tanto no AT como no NT, manifestações não de Deus são factuais e cabe as pessoas, aos crentes discerni-las como no caso da jovem que seguia Paulo conclamando as demais pessoas a ouvi-lo. Paulo se apercebendo disso expulsou sumariamente o demônio da jovem.
O desafio não mudou, essa é a realidade. Vaidade, ufanismo, presunção de santidade e poder, podem levar um crente convertido a dar espaço a coisas absolutamente espúrias no seio da igreja. Todos querem apresentar diante dos imrãos de fé e do mundo alguma "novidade", algo que os distinga dos demais. Foi assim com o "sábado" dos Adventistas, o Livro de Mormom dos Mormons, o nome de Jeová das "Testemunhas de Jeová", o amor dos Meninos de Deus, e a lista não pára por ai. Algumas novidades mais danosas, outras menos, umas mais evidentes e aparentes, outras mais discretas, enfim é sempre assim.
Aparentemente, para muitos, o velho e eterno Evangelho não basta, não cativa as pessoas o tempo todo. Quem julga estar de pé que se cuide. Contudo o Senhor é Senhor da história e da Igreja e não despreze o fato dessa reportagem a contragosto de muitos ser exatamente uma correção e um basta em mais um dos muitos erros da igreja. O problema não é exatamente quem produziu a reportagem e veiculou publicamente ( poderia ser qualquer igreja ou outro líder que não a IURD ou o bispo Edir Macedo, isso é o menos importante ) mas quem desprezar essa correção.
Os reformados reafirmam a inerrância da Palavra de Deus, a sua não consonância com a cultura humanista que se insere na igreja, com o secularismo e mundanismo e eles estão certos nisso. Vozes de advertência vêm de todos os lados. Não é necessário aderir a uma única corrente. Eleger uma única voz humana como arauto da verdade. Temos as Escrituras, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Ouçâmo-La a cada dia, em todos os dias, diante de cada desafio ou dúvida.A todos nós vale a lembrança, que após crermos legitimamente no Evangelho, não nos desviemos dele!
Por Helvécio S. Pereira
COMENTE ESSA POSTAGEM
HÁ COMENTÁRIOS, LEIA-OS, POR FAVOR!