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quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O CASO GUGU, COMO COMPREENDER UMA MORTE INESPERADA E TOTALMENTE INJUSTIFICÁVEL?


Oitocentas mil pessoas  morrem a cada dia no mundo. Esse  número de pessoas mortas sob as mais diversas circunstâncias é muito maior do que noventa por cento das cidades no mundo ou mais, só não é menor que a taxa de nascimentos aferida globalmente já que em várias regiões do mundo, principalmente em países desenvolvidos o número de nascimentos ou o crescimento demográfico aferido apenas dos cidadãos nativos é menor.

Quando morre qualquer pessoa, famosa, celebridade ou anônima, nos círculos mais íntimos ou nos comentários gratuitos, muitas pessoas dizem “chegou a hora, Deus sabe o que faz” contradizendo o que a Bíblia diz referente aos mesmos acontecimentos, excetuando pessoas em circunstâncias bastante singulares.

Há, de fato, três cosmovisões dominantes e prevalentes em todas as culturas mundiais: o determinismo, a reencarnação e o livre arbítrio. Claro que essas compreensões não subsistem independentemente de algum credo ou religião e são de algum modo absorvidos por não religião e até adaptados para círculos materialistas.

De fato também, qualquer uma dessas cosmovisões atenuam a perda e dureza da realidade do juízo pós a morte, tão desprezado, ignorado e zombado pelo homem moderno, civilizado e principalmente ocidental.

Mas qual a realidade? qual a real concepção? qual a real compreensão do acidente doméstico do aclamado e reconhecido apresentador?


Vejamos inicialmente a visão determinista:

Principalmente no cristianismo, ou mais exatamente um dos ramos deste, os calvinistas, de cinco pontos, de quatro pontos e até os de três pontos, acreditam sinceramente que não existindo o tão combatido e detestado por eles, o livro arbítrio, Deus determina a vida e a morte de todos os seres humanos, sejam quem forem, Claro que para fortalecer a sua crença pretensiosa em uma suposta e insensível eleição e predestinação, se esmeram em afirmações inconsequentes e irresponsáveis. De forma sintética significaria que Deus mataria todas as pessoas, desde as formas mais patéticas até as mais terrivelmente cruéis, o que nega toda a afirmação do caráter perfeito de Deus.


Sob essa patética compreensão Deus matou o Gugu no casuístico episódio doméstico. Só que essa afirmação dita de modo público seria um acinte, uma ofensa, uma blasfêmia contra o próprio Deus. Sob essa ótica absurda, todos os feminicídios, infanticídios e abortos seriam obras de Deus. Tomemos os crimes, assassinatos, abusos e etc, por mais absurdos e nada palatáveis seriam e são obra de Deus.

Alguns podem ainda argumentar, desses deterministas bíblicos, que a morte de quem quer que for, promovida por Deus, seria o direito divino e o justo exercício do juízo divino, o que seria totalmente razoável, é contraditado pela mais crassa realidade pois há tantos indivíduos claramente deploráveis e vis que não têm nem gripe. Deus seria então omisso ou terrivelmente trapalhão em seus julgamentos punindo bobagens e sendo complacente com maldades mais terríveis?


Não é só no determinismo religioso que uma certa dose de destino fatal se manifesta na crença das pessoas mas no próprio materialismo dialético expresso numa espécie de obscura fatalidade da qual ninguém escape como na série de filmes de curioso sucesso “Pânico”, que por mais que as personagens fossem “avisadas” eram fatalmente ceifadas.


As demais visões também deterministas mas cujo determinismo travestido de fatalismo justo é nelas expresso e justificado de ceta forma é exatamente nas várias soluções de reencarnação. Na reencarnação a pessoa sofre de doenças, passa por situações e é vitimada por acidentes ou crimes exatamente por pressupostamente ter cometido hipoteticamente algum delito, pecado ou crime merecedor da mesma punição ou entre aspas, correção espiritual.


Qual a real compreensão da realidade?


Todos os seres vivos, exatamente por serem “seres vivos” é a capacidade de nas diversas situações por eles vivenciadas encontrarem “soluções criativas”. Isso é tão válido para nós seres humanos, auto considerados o ápice da capacidade intelectual como para formiga, uma bactéria, um vírus, embora biologicamente esses últimos nem tenham cérebro. Os calvinistas ficarão fulos ao terem que admitir a força que a vida seja de fato autônoma e que cada ser vivo escolhe a todo o tempo retroceder ou avançar, ser autêntico ou mentir seja por algum estratagema ou alguma camuflagem.


Imagine, como naquelas fantásticas competições, milhares de dominós enfileirados e colocados estrategicamente de modo que se casualmente retirado ou empurrado algum em algum ponto do grandioso desenho, todos os seguintes sejam derrubados modificando todo o quadro. É exatamente assim que se manifesta todos os eventos na vida de qualquer ser vivo incluídos aí, nós seres humanos, filhos de Deus, inclusive.

Se todas as coisas, todos os eventos já estivessem escritos, seriam impossíveis ou terrivelmente injustificáveis boa parte dos eventos ordinários da vida de cada um de nós. Sob esse aspecto exatamente podemos compreender que embora o apresentador Gugu Liberato tenha sido um filho exemplar, cidadão, pai, marido exemplar, fica claro que que a sua morte fique, sob todos os aspectos, repito, afastada a hipótese espúria de “um castigo de Deus” ou alcance de algum delito em “alguma vida passada”. Deus não matado ou ou o Gugu Liberato, Deus não o avisou ou deixou de avisá-lo desse terrível acidente, como Deus não avisa a qualquer um de nós por uma simples quebra de uma unha ou de uma gripe. Essas coisas ordinárias que podem ser desde um tropeção, uma torção no pé a um capotamento automotivo fazem parte dos eventos simplesmente resultantes de eventos fortuitos, caóticos, interligados, sucessivos e casuísticos que resultam da própria natureza tos dos eventos produzidos por seres vivos em sua interação com as leis da física e dos conflitos entre seres biológicos que casualmente ocupam e disputam o mesmo espaço no universo material m que todos e todas as coisas estão inseridas.


Mas por que isso nunca isso é dito as pessoas?


Primeiramente porque uma certa dose de mentira, de delírio, ou de fantasia parece ser mais consolador que a verdade absoluta.

Quem não se lembra da vez que Jesus disse uma verdade tão claramente que depois de todos terem confessado a sua compreensão indubitável disseram para si mesmos em tom mais de afirmação do que de interrogação: “quem poderá suportar essa palavra?”

A verdade é que a cada evento ordinário e com final trágico e fatal, poderia ter ocorrido um escape, igualmente natural e até milagroso. Fato tão verdadeiro que todos nós só sobrevivemos para lermos estas linhas ( até mesmo eu que as escrevo ) por termos sobrevivido e termos tido o escape de cada um deles: seja um atropelamento na infância, uma doença infantil, um engasgo, a uma viagem adiada, por termos passado em tal lugar um pouco antes ou muito depois, ou não termos ido a determinado lugar.

Explicações fantasiosas e mirabolantes, sejam teológicas, cristãs ou não, forçadamente “espirituais” fogem da mais absoluta verdade.

Me lembram o fato dos amigos de Jó serem criticados e punidos por Deus, exatamente por sua falta de exatidão em seus julgamentos contra Jó, pressupostamente explicando a desgraça sobrevinda sobre o temente Jó.

Os amigos de Jó agiram como religiosos, tentaram explicar com bases religiosas a situação de Jó, desconhecendo e desprezando as reais e possíveis razões. O mesmo fazem os religiosos hoje diante das catástrofes e das mortes das vítimas sejam de crimes ou de acidentes domésticos como o do grande apresentador.

Como fica a cosmovisão cristã católica dos imaginários “anjos da guarda” ou como ficam as aplicações genéricas do famoso salmo 91, ou como fica a presumida inviolabilidade do cristão visto como um super-homem capaz de sobreviver aos mais incríveis desastres? claro que esse tipo de consolação simplista agrada ouvidos de pessoas religiosas que nem ao menos se quedam em aprender com a realidade ou com toda a revelação encontrada nas Escrituras.

Como fica igualmente o fatalítico e frio determinismo calvinista que objetivamente declara que Deus o matou? mesmo porque para eles Deus mata todas as pessoas no dia e na hora que Ele Deus achara determinado ( fato que não é desse modo ).

Religiosos sempre pintam um quadro agradável a sua linha de pensamento já sim, predeterminada. A palavra ‘herege’ no grego tem origem no verbo ‘escolher’, logo um herege é aquele que faz uma escolha religiosa, política, teológica anterior e qualquer coisa que diga ou faça, qualquer argumento ou defesa tem menos a ver com alguma realidade mas com seus interesses e objetivos lógicos de sua fé, igreja e religião e menos com a mais clara verdade objetiva.

Desse modo o apresentador Gugu Liberato morreu por uma patética fatalidade, um acidente, o qual qualquer um de nós, e não somente nós, qualquer ser vivo está inteiramente suscetível, por ser um ser vivo e que faz avaliações e escolhas a cada instante de sua própria vida. Não há outra explicação, consolo ou ‘justificação’.

Qual a grande lição já que não podemos mudar o passado, nenhum fato já acontecido no tempo? tirar uma lição, conforme advertência explícita da própria Palavra de Deus: não sabemos a que hora será pedida a nossa alma, ou por extinção de toda a energia vital, por alguma enfermidade, idade, exposição à condições extremas, crime por parte de outros seres humanos ou simples e pueril acidente.

Nenhuma causa morte pode matar a alma, mas o corpo pode de fato morrer, pois é mortal, mas a alma terá que sucedida a morte, dar contas a Deus, ao Criador e doador da vida, e sem a fé em Jesus Cristo, durante a vida e em pleno gozo de sua escolha e razão, nenhum ser humano pode esperar ser salvo após a sua morte, por melhor cidadão, pai ou mãe de família, religioso, etc, is o padrão de justiça divina não definitivamente ser atingido por nenhum de nós.

Como já dissemos, oitocentas mil pessoas morrem todos os dias no mundo, desde causas naturais, passando por assassinatos, doenças e acidentes de toda a ordem. Todas essas pessoas são almas que podem ter crido em Cristo, terem sido salvas ou haver sido perdidas definitivamente e a responsabilidade de cada perdição individual é só de cada uma delas, de mais ninguém, no sentido mais objetivo, pois podem nunca terem pensado seriamente na simples existência de Deus ou se o fizeram, podem ter criado um ‘deus’ mais conveniente às suas pretensões e mais adequado a seus valores,pretensas liberdades individuais, pecados arraigados e interesses pessoais, bem como ganhos sociais e relações temporais com pessoas e instituições.

Há um Juízo Final marcado para que todos os seres humanos, do primeiro ao último sejam aprovados e rejeitados e uma pena individual imposta a cada um pelo que fez com a dádiva da vida um dia recebida. Essa realidade nem é tanto teológica ou religiosa mas filosófica: a razão exige que isso ocorra, embora não consigamos imaginar em todos os detalhes como isso ocorrerá.

Curiosamente, os povos antigos, os povos primitivos, guardaram e guardam uma noção simples disso, enquanto o homem moderno, a sociedade moderna, tecnológica, educada, culta, capaz de abstrações e questionamentos mais profundos, herdeira de uma longa história e pensamentos diversos, tacitamente despreza esse juízo exigido por uma justiça e zomba de uma realidade que extrapole a própria vida.


Por Helvécio S. Pereira*

* graduado em Desenho, plástica, história da Arte pela EBA/UFMG
   graduado em Pedagogia FAE/UEMG

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