COME TO ME

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DIRETO AO PONTO: O MUNDO VAI MELHORAR OU HÁ APENAS UM MODO DE PARTE DAS COISAS MELHORAREM? Ou "O Fim do Mundo quando será?"



Hoje, há pouco, soube de mais uma daquelas notícias na mídia, não originais, ao contrário repetitiva e reincidentes, relacionadas a uma vítima inocente de dois ladrões, um assassino e outro recalcitante mas conivente, ambos covardes, indesculpavelmente covardes. 

É verdade que há decidida e claramente lugares nos mundo onde acontecimentos que envolvam vítimas indefesas diante de algozes seja muito mais constante e façam maior número de mortes, lágrimas e dor, do que a quarta cidade do Brasil. Também é mais verdade que no passado, não tão distante, mortes de não poucas pessoas e sob as mais estúpidas justificativas ocorreram em muito maior número. É verdade que em passado mais recente, duas grandes guerras e outras nem tanto assim, e uma bem presente na Líbia, seja palco das mais inomináveis covardias, particularmente e maiormente ( como quase sempre ) contra as mulheres.

Como consolo, há uma verdade Bíblica que é clara, o sangue de qualquer vítima inocente é reclamado desde a terra até o Senhor, aquele que é só Ele, O Criador e sustentador de todas as coisas. Desse modo todo o mal será penalizado, indo contra toda teologia ou pensamento espúrio, pensado por teólogos que nada são mais do que simples homens distantes da verdade bíblica e, que normalmente, como parasitas, vivem muito bem obrigados, a custa de um cristianismo rico e institucionalizado inlegitmamente, que sobrevive da sombra de um passado, esse sim movido por um Deus verdadeiro, fruto de um evangelismo sim bíblico de seus fundadores históricos. Mas mesmo com um passado mais espiritual que o presente, abrasado por uma inequívoca paixão pela verdade e pela realidade de um Deus vivo, nada eram mais do que simples homens limitados e falhos, incongruentes a não ser no seu íntimo amor ao Senhor ( única coisa que nos redime e salva ).

Dessa forma, nenhum pai de família exemplar, vítima de uma bala em um assalto, nenhuma mulher, mãe ou não, virgem ou não, santa ou prostituta, vítima de algozes masculinos, covardes e superiores em número e em força, pela dominação machista, ficará sem ser cobrado desses o seu sangue de vítima de crueldade. Entendem-se de Deus a perfeita justiça, a única justiça capaz de ser exercida plena e eficazmente. Portanto, teólogos e igrejas, teologias e denominações, conselhos e o que for, há sim, uma punição, da qual o culpado não poderá se esquivar e ter esperança de escapar se confrontada a sua iniquidade com aquele que é Santo, Perfeito e perfeitamente Justo.

De Judas Iscariotes, Jesus que para nós os que cremos, é ninguém menos que o Deus conosco, disse sem meias palavras: "melhor que não tivesse nascido". Mas Judas morreu não morreu? Afinal se matou. Como poderá algo ser pior que a morte? Para os que se consolam com a falsa idéia de um retorno determinista, uma reencarnação, sejam kardecistas, budistas, hindus ( esses últimos muito mais antigos que os espíritas "modernos" ) Judas voltaria de alguma forma, ou para ser morto de novo (?!!) por alguém, ou para se matar de novo, ou para nascer um inseto, animal, mulher, gay ( rs...rs...), etc. Nenhum dos casos corresponde de fato há algo pior do que nascer.

A lição é simples: se Judas não ficaria sem punição a altura, ninguém também ficará. Se o dilema de Judas foi jogar fora a melhor oportunidade de um ser humano, o crime de Judas não foi original e nem o pior ( considerando-se a morte de um outro ser humano, ainda mais indiretamente ), mas de que Deus seja, e de fato é, o único capaz de julgar um caso até a mais última implicação. Nada escapará ao juízo de Deus, nada, simplesmente nada. Ele ( Deus ) tem todo o tempo do mundo, como reza uma canção de domínio público americana.

Ao contrário do que Testemunhas de Jeová, Adventistas e mais um monte, Deus mandará muita gente para o inferno e essas pessoas e anjos ( os demônios ) serão atormentados dia e noite por toda a eternidade, por mais que isso pareça ferir a sua lógica titubeante e sensível. É só pagar para ver. E o que torna isso mais justo e portanto indesculpável, é que fomos avisados, somos avisados, e como um grande letreiro iluminado, versículos bíblicos, parecem gritar enquanto piscam nas páginas das Escrituras, com os pecados dos quais poderemos ser diretamente e mais uma vez indesculpalvemente culpados. Um tal presidente de um movimento em defesa dos gays, disse inadivertidamente (  não crer, desacreditar, não significa necessariamente não ser  cauteloso...e se tudo o que a Bíblia afirma for verdade? estarão estes em maus lençóis decididamente  ) diante das câmeras que "a Bíblia é um livro velho e ultrapassado". Ninguém precisa defender a Bíblia, apenas confessar para benefício próprio a fé irrecusável nela. Portanto esse particular ser humano, com sua objetividade particular, direito concedido pelo próprio Deus de quem louca e impensadamente zomba, tem em suas próprias palavras e declarações públicas algo a defender ( se puder ) um dia diante do próprio Deus, exalto sobre todas as coisas ( boa sorte, embora em nada, na minha opinião lhe ajude no tal dia do Juízo Final ) 

Mas afinal, mesmo a despeito de todo engajamento pessoal, via associações de interesses diversos, será possível mudar a história de uma cidade, de um estado, de um país, de um continente e do mundo? A resposta a essa questão direta é sim e não. Você pode perguntar, mas como, ou se é SIM, ou se é NÂO, não ambas as possibilidades.

Mas prossigamos até o ponto que consiste o tema e objetivo dessa presente postagem: Para a compreensão da real resposta e respaldada no que toda a Escritura nos revela são necesárias algumas importantes considerações.

A primeira é o rompimento com o malfadado determinismo, que nem sequer é bíblico em sua essência histórica e filosófica ( patente de ser esclarecido em texto reflexivo próprio, e já abordado em certo aspecto, por mim em postagem anterior ). Ou seja embora Deus tenha todo o Senhorio e conhecimento e poder e nada Lhe seja oculto ou desconhecido, o Deus bíblico, revelado nas  Escrituras, por Ele mesmo, deixou  margem à construção, dentro de limites bem definidos, o nosso destino.

Quando alguém faz algo tido claramente como algo errado, danoso a si e aos outros, o fez por sua liberdade e por isso mesmo é culpado do que tenha feito ou causado. Não nascemos pecadores mas nos tornamos pecadores fatalmente pelas coisas, pelos pecados que cometemos. Nascemos com uma tendência ao pecado o que é diametralmente diferente. Renascidos em Cristo somos livres do poder dos dois: do pecado genético, poderíamos dizer e do pecado social, da humanidade em cujo meio vivemos. Somos culpados dos dois: de termos prazer em nossa tendência e nos gabarmos dela e por a cada dia cometermos nossos pecados individuais e coletivos. Qualquer um pode ser salvo desde que o queira e creia em Jesus Cristo, ou pode sob várias escusas, rejeitá-Lo, rejeitar a revelação bíblica, tornar Deus mentiroso a sua própria visão, e portanto no dia do juízo ser condenado, considerado culpado de todos os seus pecados, rebeldia e mentira que viveu toda a sua vida, com toda a justiça.

De fato a soberania de Deus não tem nada a ver e nem necessita de um tal determinismo travestido biblicamente. Que Deus seja soberano é chover no molhado, mas vamos lá: a terra, um reles grão, viajando no espaço escuro, a uma velocidade fantástica, girando sobre si mesmo, de forma a ter uma variação ( e há essa variação - O polo norte se afasta do seu lugar cerca de 60 km por ano ), variação essa  calculada, para que nem para mais e nem para menos, a vida na terra e toda a sua ordem pre-fixada e  portanto prevista, junto com todas as ações dinâmicas inerentes, permaneçam indefindidamente, sem falha. Uma ameba metida a besta, ou uma pedra ( como se referiu Albert Einstein em final de vida em suas reflexões ) não pode fazer isso por si mesmo, ou mesmo Ets pretensamente e criativamente mais evoluídos podem fazê-lo, seria algo decididamente improvável. Um reles erro e Bummm!!... seria o fim de tudo.

Portanto ateus, a despeito de odiarem as religiões e os religiosos, até  com boa dose de razão, as vezes... Sugiro que acordem!!! Há um Deus soberano, mesmo que não seja visto por nós, e não saibamos onde Ele esteja exatamente ( sabemos, por Sua própria revelação, que é no céu, mas onde é o céu, já é outra história )... isso é irrelevante. Quem fez a terra, a vida, o universo percebido, e o sustenta, é indubtavelmente SOBERANO. É dono, é governante, é potente para fazer, desfazer, sustentar, destruir, e pulverizar, o que seja, e cá entre nós, sem dever explicações a ninguém, a não ser que por Si mesmo as queira dar.

Segundo: o fato de escrever a história, não escrevê-la, esquecer-se de sua criação, não o faz menor. O fato de determiná-la e não determiná-la ídem. Ele poderia ser inclusive louco, aliás Ele mesmo revela em sua palavra que a sua loucura é mais saia que a nossa sabedoria. Sobre Deus a Bíblia, as Escrituras que nos revelam como Ele é, nos dizem ( clara e inequivocamente ) que para Deus todas as coisas são possíveis, até salvar a alma de um rico ( segundo Jesus difícil de entrar no Reino dos Céus ). Mas a Bíblia nos revela algo mais complexo: Deus vê o presente, antevê o futuro, muda o futuro, prepara o futuro, e restaura o passado ( Só Deus perdoa pecados! ). Logo Deus não age de uma única maneira e nem é presa de Si mesmo ou de ninguém. Deus se arrepende me favor do homem e é fiel ao homem quando seus dons são dados "sem arrependimento".

A Bíblia diz que o homem pode "lutar contra Deus", "contender com o Senhor", "resistir-lhe", "proferir grandes blasfêmias", "pecar", "mentir", "desobedecer", "tentar", mas jamais vencê-Lo. A Bíblia revela que o homem não é dono de seu próprio destino, que ao contrário é limitado e impedido de fazer o que gostaria em toda a sua malignidade. E que nada do que possa acontecer, acontece de fato, sem a permissão ou vontade de Deus ( aí muitos entram no terreno especulativo teórico de vontade "x", vontade "y", o que absolutamente é irrelevante a compreensão real da realidade ). Gosto e uma figura de linguagem que ajuda a compreensão da realidade da relação entre Deus e o homem : "dar corda". Deus "dá corda" as suas criaturas. De fato lhes concede a divina dádiva de agirem até certo ponto livremente ( por que não? ) mas há um limite. Esse limite é impossível, não apenas teoricamente intransponível, mas de fato, de ser vencido. Dessa forma, NINGUÉM pode ser igual ou pior, superior a Deus em nenhuma questão. No livro de Jó lemos: "porventura podes ensinar-me" ( diz Deus a cada um de nós ), e outra vez: onde estavas quando fiz isso ou aquilo?

Portanto, dentro desse "dar corda" constuímos a nossa história, da queda ao Juízo, e nos achamos " o máximo ", "os tais", por "cima da carne sêca", é a liberdade outorgada a nós, sem arrependimento de Deus. Individualmente, graças a nossa vida que é como um sopro, podemos agarrar a Graça de Deus, como Jacó ao Anjo do Senhor, e ter a nossa história mudada. Podemos mudar a de outros como os amigos que abriram o telhado e baixaram o homem doente, crer por outros como o Centurião pelo seu servo, ou das várias mães, pais pelos seus filhos doentes e mortos. Por extensão, a história também breve de uma cidade como Nínive, sob a pregação eficiente e sem amor de Jonas, o profeta; ou de um país por míseros séculos, como a Holanda Calvinista, Alemanha que mesmo após o desastre do nazismo, abençoada por Deus ( ou seria por quem mais? ) se reergueria como uma das menos de dez nações ricas do mundo...a mesma Alemanha da Reforma Protestante?

Porém o mundo, a humanidade, marcha irrevogavelmente para o Juízo, para o dia em que ovelhas serão separadas dos bodes, os justos dos injustos. Dessa forma não há biblicamente como deter, estancar definitivamente a desgraça da história humana. Trata-se de algo determinado pela perfeita, aí sim , SOBERANIA de Deus. Mesmo com o provável ( de fato certo ) milênio, que servirá para provar a inutilidade do autogoverno humano ( após todas as exaustivas tentativas de se autogerir no mundo ) o governo de Deus será implantado na terra como patente demonstração de que esse era o plano desde o princípio e que Ele tinha razão ). Jesus Cristo reinará sobre os homens, sobre toda a humanidade, como Rei e Messias. Mas ainda não será o fim. A Bíblia nos revela coisas a seguir até que finalmente ( e anda não será o fim ) haverá "novos céus e nova terra".

A pergunta que se faz é: em que momento estamos no relógio de Deus? O que nos compete essa nossa parte da história e o que definitivamente não está relacionado ao nosso tempo? 

Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro ( em tese ) e perder a sua alma, dissera Jesus certa feita. A resposta é simples: dê conta, acerte a sua parte com Deus, depois preocupe-se, se der com as demais coisas. De que adianta a teologia, o conhecimento teológico cristão, o conhecimento eclesiástico,a vida religiosa, a relação institucional ainda que legítima e legitimamente cristã se não és salvo ( salva ) ou se não conhece a verdadeira vontade de Deus para a sua vida ( não para a vida dos outros )?

O mundo e a humanidade, seguirão a sua história, resultado de todas as suas escolhas sejam individuais ou particulares de grupo do qual um indivíduo se confessa participante, e não poderão ser detidos se seguirem por um caminho de destruição e de deterioração. Não poderemos salvar o Brasil, como nação e como país, mas podemos salvar brasileiros que crerem no evangelho ( aliás a fé no genuíno evangelho salvará essas pessoas ). A igreja, mesmo a igreja evangélica se auto-adulterará, mas joelhos que conhecem verdadeiramente ao Senhor estarão e já estão presentes em todas as denominações, invisiveis aos embaçados olhares pseudo-espirituais humanos.

É tempo de seguir ao Senhor Jesus, quem puder com Ele ajuntar, não estará espalhando, desde que com Ele tenha comunhão de fato. Quem estiver a olhar para homens e de homens depender, deles o ascentimento a sua fé pessoal, correm sério risco de perderem a sua fé, ao invés de guardá-la. Todos os dias temos testemunhos eloquentes do amor e do poder revelado do Senhor por nós, e por tantos que nEle crêem. Todos os dias, entretanto, não poucos escândalos se tornam públicos trazendo terríveis consequências, tais como preditos e avisados pelo Senhor Jesus: "são inevitáveis que venham, mas ai de quem por eles virem".

Guardemos a fé, trabalhemos enquanto é dia ( enquanto temos vida ), pois os mortos não louvam a Deus ( a ação dos mortos, sejam como salvos ou perdidos, não é pública ao mundo dos vivos ). O rico ( da parábola do Lázaro e o Rico ) não pôde avisar seus parentes com seu testemunho vivo do real estado de perdição após a morte. Só podemos pregar o evangelho, testemunhar da verdade da Palavra do Senhor, enquanto temos vida, acesso as pessoas, contato com os demais seres humanos. Ide e pregai...todo o que crer será salvo! Amém. Deus nos abençoe, de algum modo nesse aspecto e  tenha misericórdia de nós na nossa limitação e pequenez. Que tenhamos a real compreensão das coisas, para fazermos o que convém exatamente, dentro da perspectiva de Deus. Que a vontade dEle seja feita na terra como já é feita nos céus. Amém.

Lembremos das Escrituras e da reflexão a que elas nos convidam:


SALMO 2

1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?


2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:


3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.


4 Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.


5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, ...








Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos