Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 21 de junho de 2011

PENTECOSTALISMO E IGREJAS EVANGÉLICAS NÃO PENTECOSTAIS

Li a pouco, em um dos blogs do querido irmão Jorge F. Isah, um texto de outro querido irmão acerca da postura mais recente de um expoente do neocalvinismo americano, acerca dos dons carismáticos para  a igreja de Jesus hoje. Inicialmente não me agrada a especulação do caso ( teórica alheia à realidade ) e nem as cansativas discussões acerca do fato de a igreja de Cristo, a igreja de Jesus, hoje, de fato seus membros, profetizarem e falarem em línguas estranhas hoje, negando ou por outro lado tratando como fenômeno "científico". Vê-lo desse modo, trata-se apenas de uma ponta do iceberg, e não o iceberg em si. 

Há centenas, senão milhares de livros, ou até muito mais em vários idiomas e de autores de diversas partes do mundo sobre o assunto. Você pode lê-los, tomá-los como exemplo, como instrumentos de efetiva posição em um debate, sem contudo, concordando-se ou não, em um assentimento mental, racional, de verniz teológico, viver essa experiência. Trocando em miúdos: um crente nascido de novo, que ama ao Senhor, pode endurecer numa posição de resistência a realidade, no caso do dom de línguas, da profecia, etc, ou pode animadamente confessar a sua concordância com a possibilidade, em tese, da manifestação desses dons, e eu pergunto: e daí?

Fatos são fatos, podem ser passíveis de negação teimosa e obstinada, testemunho por sua veracidade, confissão e proclamação dos mesmos. Os fatos, alinhados resumidamente, são que houve uma igreja primitiva, que não era perfeita ( tinha muitos problemas e tão complexos na sua compreensão tanto interna como externamente ) mas que contradiz francamente tudo o que a igreja atual é de fato. Uma pessoa com clareza ao ler o Novo Testamento, particularmente o livro de Atos dos Apóstolos, não pode dizer que seja a mesma coisa. A igreja evangélica histórica, trouxe a luz, a salvação pela fé unicamente e não pelas obras, a confissão na crença na autoridade plena da Palavra de Deus, mas parou aí. E graças a esse não prosseguimento no conhecimento do que era de fato a igreja primitiva, produz hoje, uma enorme safra de ateus, teólogos liberais, agnósticos, etc, etc. E essa igreja, em muitos lugares, até por detalhes de sua teologia, não consegue levar o Evangelho ( que segundo a Bíblia é o poder de Deus para todo aquele que crê ) aos parcos familiares dos membros de sua igreja local. 

Trata-se de um evangelho mental, racional, no mesmo nível de crença de uma outra religião não cristã. De fato não se trata de concordar se se fala em línguas hoje, se não se fala, etc, etc. Eu particularmente creio que os dons sejam para hoje sim. Não falo em línguas, mas devo ter outros dons menos, digamos, ostensivos e de menor percepção pública. Sobre profecias, na vida de minha família sou testemunha de algumas muito importantes  já cumpridas. Na vida de algumas pessoas que amo muito em Cristo também. De fato, a igreja evangélica nascida a cem anos ( A Assembléia de Deus ) fundada por batistas suecos vindos para o Brasil, levou o evangelho a milhões de incrédulos que desconheciam o poder e a verdade da Palavra de Deus. Nascia aí um tipo de igreja evangélica, nomeada como igreja pentecostal. Numa segunda leva, batistas, presbiterianos, metodistas, adventistas ( um pouco menos ) foram atingidas por essa experiência bíblica, incontestável presencial e biblicamente. O resultado foi que pessoas simples passaram a proclamar a Bíblia com tal autoridade seguida de sinais que milhões foram alcançados pelo poder do Evangelho. 

As igrejas históricas, as precursoras da proclamação do Evangelho, já essas, minguaram na sua ação de testemunho ao mundo, encolheram e muito, bastando para simples constatação, examinar-se as estatísticas geradas e registradas em período  anterior ao surgimento das igrejas pentecostais. Um exemplo real, encontrado por mim mesmo na web,testemunhal, depoimento de um pastor de uma igreja reformada no interior de São Paulo, se não me engano, em trinta anos, a igreja tem apenas quarenta membros! Nem se o pastor fosse hipercalvinista acomodado, ou um calvinista caçador de eleitos, justificaria tal estado de coisas. Pois independente da posição, compreensão teológica particular, calvinistas e arminianos crêem ( ou deveriam indesculpavelmente crer de todo o coração ) que o Evangelho com "E" maiúsculo é o poder sobrenatural de Deus que transforma a vida do pecador sobrenatural e radicalmente. O evangelho portanto, para ambos e para todos nós , não é um fenõmeno apenas teórico, retórico, mas miraculoso e sobrenatural.

O dilema que obrigatoriamente nos conduz uma posição é : ou é verdadeiro e bíblico ou não é verdadeiro, é farsa e não bíblico. Pelos frutos conhecemos se é de fato verdadeiro ou não: uma igreja que renega certa manifestação sobrenatural encolhe e de fato míngua espiritualmente; outra cresce contra toda a lógica e explicação humana. Na primeira, temos um enorme contingente de gente rica e apóstata da genuína fé cristã, sem um testemunho de cura ( que dependa da fé denominacional ), sem conversões que não sejam de gente socialmente desejável ( quantos bandidos, assassinos, gays, prostitutas, ladrões, adúlteros, miseráveis, etc, há nessas igrejas? ). Muitas dessas igrejas ( e eu as conheço parecem clubes étnicos, como os de portugueses, italianos, libaneses, judeus, etc ) só possuem em sua membresia pessoas muito parecidas, antes de depois, e não pessoas arrebatadas da terrível realidade fora da igreja.

Mas as igrejas pentecostais e posteriormente, as neopentecostais, apresentam todo o tipo de deturpação ( não que as históricas não tivessem outro tipo de reparação a ser observada ). Muitas de fato constatáveis e passíveis de contundentes críticas, e o que fazer?  O dilema para muitas pessoas, crentes sinceros, nascidos de novo, é exatamente, sair da igreja histórica, ( rompendo com todo um arcabouço que não se restringe a apenas esses dois detalhes dessa reflexão,  línguas estranhas e profecias, ledo engando e simplificação do que de fato, está em jogo ), e filiar-se a uma nova igreja,  pentecostal ou até neopentecostal?

Não de fato, penso que não. A resposta está na sua comunhão pessoal com Deus. Feliz ou infelizmente, há nas igrejas históricas crentes fiéis e também nas pentecostais e neopentecostais, há também, por outro lado, pessoas que não tem uma relação verdadeira com Deus em ambas as igrejas, sejam tradicionais e ou renovadas. O Batismo com Espírito Santo, o revestimento de poder, uma autoridade sobrenatural, que não se baseia na formação acadêmica, na hierarquia denominacional, na recomendação eclesiástica, ou em outra coisa imaginável, que manifesta a verdade dos céus perante olhares e ouvidos incrédulos tanto na igreja quanto fora dela, ou se tem, ou não se tem esse Batismo dos céus, não importando a posição pela qual você se simpatize ou antipatize com alguma, seja com alguma restrição ou não. É experiência e não apenas teoria!

Quem me lê agora, e discorda da minha clara posição a favor dos dons espirituais para os dias de hoje e para a vida da igreja, e se sente angustiado, essa é a palavra, quase sem chão, por ainda que por um momento, perceber que terá que romper com a velha teologia, fria e abstrata e que não há uma igreja, uma denominação pela qual se possa dizer, essa é irreprensível, essa posso trocar pela antiga...que não há essa igreja e denominação, mas que só uma experiência pessoal com Deus ( se a desejar de fato ), pode dar-lhe uma dimensão realmente neotestamentáriamente bíblica.

Crentes com uma experiência além com Deus, curam pessoas pelo poder de Jesus Cristo, profetizam coisas decisivas para pessoas que estejam ocupadas com coisas decisivas no Reino e na obra de Deus hoje, e biblicamente oram e falam em línguas edificando-se na sua comunhão pessoal com Deus, dando-lhes ousadia para proclamar o Evangelho a toda e qualquer pessoa. É óbvio que crentes, ainda que sinceros, se não desejam fazer algo além, para Deus e que ministros evangélicos  confessadamente acomodados,  e cuja confiança e sustento se encontram  pateticamente apenas numa reles denominação, por mais respeitável  e legítima que seja essa ligação eclesiástica, e que essa igreja denominacional possa ser históricamente, não vão desejar  nada além do que aparentemente já tenha, ou ache que tenha.

O perigo para alguns, entretanto, não é a negação de que Deus dê ou faça nos seus filhos, na vida dos crentes hoje, negação teológica e denominacional, mas a zombaria. Alguns desses não desacreditam só dos dons espirituais, ou do batismo como segunda benção, mas de milagres hoje, de possessões demoníacas, portanto de libertação sobrenatural, desse e de tantos outros males, como das bençãos e manifestações malignas, todas incrivelmente bíblicas, embora a neguem por pretexto teológico acadêmico.

Olhemos para a igreja evangélica americana, ou antes dela a européia, sem a manifestação sobrenatural, as que não fecharam as suas portas, dos seus suntuosos e caríssimos templos, a maioria  transformados em boates, danceterias, estúdios de gravação, quando não demolidas, defendem a legalização da maconha, ordenação de homossexuais, a relatividade das Escrituras, a impotência de Deus, o não julgamento e a não punição dos homens. Enfim um Deus não bíblico de uma Bíblia que não é nada para eles mesmos e nem para o mundo que necessita ser confrontado nos seus muitos erros que o faz sofrer todos os dias. Frente aos dilemas da vida consultam a si mesmos, aos seus conselhos hierárquicos, fazem acordos espúrios e negam a Bíblia e o Deus Criador e sustentador de todas a s cosias nela revelados. Ricos, cultos, sofisticados e impotentes diante do brilho do mundo e da sua artificialidade anti-Deus.

A escolha é sua. Não digo que seja fácil e simples. Não é. É fácil ter uma opinião, difícil é tomar uma posição diante de Deus, posição essa que encontrará fatalmente retaliação, sem argumentos suficientes e sem uma prova pessoal, insofismável e poderosamente pública. Mas se você tiver essa experiência ela o transformará numa testemunha fantástica capaz de, mais uma vez na história promover uma revolução espiritual ao ser redor. Mas não vá em busca de livros, de autores, sejam a favor ou contra, vá a Bíblia e ore em secreto ao seu Deus que te ouve em secreto. Ou não crê nisso?

Deus o abençoe! ( nos abençoe, a todos! )


Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos