SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O MELHOR ESTADO DA VIDA DE UM CRENTE

Tenho aprendido, lentamente é verdade, e talvez lentamente demais, e talvez lamentavelmente lento, que numa escala de importância real, a realidade humana de cada um de nós individualmente, vai  de não conhecer a Deus ( o Deus verdadeiro, não o muitas vezes, embora apontado corretamente pela instituição religiosa materializada na nossa frente, a igreja cristã local, denominacional, e não encontrado ), conhecê-Lo ( saber sobre Ele ) e ver as coisas como Ele vê.

Nessa escala temos primeiros os que não conhecem acerca dEle, ou conhecem deturpadamente por causa da informação que tiverem, têm e confiam a partir de várias fontes. Na segunda situação temos os que já detém um número considerável de informações verdadeiras acerca desse Deus verdadeiro, mas a sua prática religiosa-cristã-evangélica se baseia em grande parte em uma prática denominacional que embora legítima e conta a qual não haja nada diretamente condenável e evitável ( mesmo porque o andar com Deus não se confunde e se rivaliza com a prática religiosa em si ) e finalmente, o desejável, que vêem as coisas, o mundo, a realidade coo Deus mesmo vê.

Em parte, porque não dizer totalmente, essa última posição resolve todos os nossos problemas e ansiedades, e deveríamos muito legitimamente e até obstinadamente buscar essa experiência, não como um status, não como uma condição espiritual modelo, algo que possibilitasse a cada um de nós, sermos vistos como líderes, portas vozes especiais de Deus, colocados em um nível tão alto  acima das demais pessoas, enfim dos demais  cristãos e crentes, mas simplesmente tão íntimos de Deus como Enoque que andou com Deus e Deus para Si o tomou, ou como Jonas, um que poucos tem declaradamente alguma admiração, mas que tinha intimidade com Deus, como muitos de nós nem sonhamos ter. Ou como o insistentemente lembrado como covarde e emocionalmente instável Pedro, que poderia dizer, e o disse, o que tenho te dou, e fez um paralítico tomar a sua cama e andar imediatamente.

E a lista não pararia por aí, Elias mandado a viúva de Serápta, para atender as necessidades urgentes de alguém que com um filho e sem nada além de um pouco de azeite, era viúva de um servo dele Elias. Ou de Eliseu que deitou-se sobre o corpo da criança morta ressuscitando-a, sem respaudo em nenhuma liturgia, dógma, orientação eclesiástica e correndo o risco de não são só ser mal visto como condenado por uma pŕática religiosa estranha em nome de Deus.Muitos gastam tempo, talento, e até dinheiro ( as vezes espaços, literatura, mídias, viagens caríssimos ) para defenderem certos pontos de vistas contra outros estritamente, enquanto o mundo se contorce em uma estranha e caótica situação que aparentemente se torna mais patética a cada dia, como se esse fosse o problema, nosso não de Deus, quando o nosso é de fato de uma natureza estritamente individual, pessoal.


Qual de nós pode de fato atirar alguma pedra na mulher apanhada em adultério? Quero dizer: se estivéssemos naquela multidão, ainda como simples testemunhas ou curiosos de plantão, não teríamos diante da declaração do Senhor, de irmos embora da mesma maneira? Isso difere do dever de confessarmos ao Senhor a cada dia e em cada situação, coisa que até religiosos de carteirinha, pastores empregados em suas boas denominações, não são tão bons e cem por cento eficientes nisso. Afinal todos nós, uns mais que outros, temos tantas coisas a preservar e a defender, coisas que não percebemos no dia a dia. Afinal a vida boa e norma que buscamos como fim e não como meio faz que no fundo, ao fim, na hora do "vamos ver", reajamos do mesmo modo pouco louvável e justo até para com o Nosso Senhor Jesus, quem nos resgatou e salvou da situação que sabemos ser tão terrível ser, a de perdido eternamente.

Mas no nível desejável de ver  as coisas como Deus, ver e saber as coisas que Deus sabe, muitas vezes permaneceremos anônimos, e como Maria apenas "guardando as coisas no coração" e sem dizê-las ao mundo e usá-las como um meio de alcançar auto-notoriedade. Foi assim com o sacerdote que secretamente Deus mesmo havia revelado na intimidade que não morreria sem ver o Salvador, ou da profetiza da mesma ocasião a quem Deus deu o mesmo privilégio.Declino de citar-lhes os nomes, pois nas pregações nunca a sua experiência tem o mesmo destaque de outros personagens e episódios da Bíblia: nunca são motivos, eles só de um tema de uma pregação inteira de domingo a noite. Mas que grau de intimidade pode ser maior que esse? Infinitamente maior do que ser reitor de um seminário evangélico importante ( falo primeiramente para cristãos-evangélicos ) ou de ser um papa católico romano, um teólogo contemporâneo com bagagem acadêmica invejável e única. Muitos entretanto preferem a valorização eclesiástica-denominacional e os números de grossos e cansativos e até duvidosos best sellers.

Ver como Deus vê ( não para se e por si igualar a Ele como sugestivamente Satanás fez a Eva ) mas para não nos encontrarmos perdidos entre tantas divagações teológicas, culturais, pragmáticas, espirituais, legais, e podermos distinguir claramente entre umas e outras coisas.A  franca incapacidade de vê-las nos faz valorizar errôneamente o que está sendo executado, levado a ação, pelo próprio Deus, considerando que coisas não sejam feitas por Ele quando o são e a colocar a Sua santa assinatura em coisas com as quais Ele, santo três vezes, não tem nenhuma parte e tudo isso amarrado, corroborado, aquietado mentalmente pela nossa limitada e as vezes errônea teologia denominaconal e históricamente românciada. 

Afinal isso também não é nenhuma novidade segundo a própria Escritura: os fariseus acharam que Jesus curara um cego pelo espírito de Belzebu, os discípulos a certa altura julgaram o Jesus que ia até eles andando sobre as águas, como um espírito, um fantasma; outra feita acharam ilegal não lavar Ele ( Jesus ) as mãos e os seus discípulos, curar no sábado, não andar com eles mesmos embora segundo o próprio Senhor, "quem com Ele ajuntasse, não espalhasse". Mesmo na igreja evangélica inclinamos naturalmente para defendermos uns contra outros e ouvirmos mais a esses que de alguma forma "ajuntam com o Senhor" e menos e nunca ao próprio Senhor. Afinal como reles testemunhas, todos, pregadores, igrejas, denominações, teologias, crentes, devemos todos apontar diretamente para o próprio Senhor, único autor e consumador de nossa fé, e não menos que isso.

Longe de ser ecumênico, liberal, moderno ( esforços injustificáveis para ser mais e melhor aceito pelo mundo que sempre nos odiará profundamente até que no juízo todo joelho, de salvos e perdidos confessem ser Ele o Senhor ) e longe de ser histórico, reformado, tradicional  (espero ter entendido o que desejei de fato fazer uma reflexão importante ), mesmo porque e de fato, não é aí que reside a comunhão com o Senhor em um nível ideal. Podemos ser excelentes religiosos cristãos-evangélicos e individuamente tão distantes do Senhor e sem provar ainda que remotamente o nível de experiência citado por mim linhas acima.

Que experiências você de fato guarda no coração, tão íntimas e pessoais, mas que tem a grande e insofismável marca da comunhão com Deus em sua vida? Fatos e experiências que podem ser vistas como "nada de mais", até demasiadamente valorizadas, mas que para você se traduzem numa declaração inegável de " só sei que era cego e agora vejo", que por mais que as pessoas desdenham, neguem, atribuam como"fanatismo religioso", são a sua prova pessoal que o Senhor é real como diz um velho hino americano: "My God is real, I know: my God is real!". Livramentos pessoais, curas, revelações, correções, exortações, encontros reais ao longo de uma vida cristã que pode ter meses, poucos ou muitos anos, décadas enfim...mas das quais só se podem dizer: foram e são reais, tanto quanto acontecerem como hoje em minha memória.

A ciência, a educação e a formação acadêmica, não podem destruí-la ou negá-la. Não por simples teimosia, teimosia não é fé é só teimosia. Se o fosse a defesa que os muçulmanos fazem de sua cosmovisão espiritual seria a expressão de uma fé genuína e não é. O cristão por simplesmente ser teimoso em defesa de sua cosmovisão não apresenta fé, apenas teimosia. Uma defesa primitiva de território que demanda outras em nada louváveis estratégias contra ateus, muçulmanos, budistas, etc. Mas se pudermos nos levantar como Pedro e dissermos ao mundo " o que TENHO EU TE DOU!" ( desculpe a caixa alta ), não há alguém que legitimamente se levante com argumentos contra a manifestação real de Deus através de nós mesmos.

É muito além de dizer de si mesmo ( o que para alguns é o que realmente fazem e defendem ) "sou reformado", "sou tradicional", "sou renovado", "sou pentecostal", "sou neoentecostal". alguns querem sinceramente voltar a algum lugar do passado, julgando ser esse passado melhor do que hoje. Outros querem estar na "crista da onda", julgando ser melhor "ser moderno", de "visão mais aberta", "antenada" e portanto respaldada pelas últimas tendências e informações, muitas delas, consideradas bastante relevantes, do ponto de vista dos crentes menos experientes e também de incrédulos. Os quase voltam para o passado elegem como autênticos guias vários proeminentes defuntos, e embora choquem alguns, isso é o que exatamente são. Não posso ser Luterano, embora seja legítimo sê-lo ( não me entenda mal ), ser igualmente Calvinista, Arminiano, etc, etc, embora o que fizeram foi de fato em certo grau, relevante para o espaço da Escrituras no mundo, o meu alvo e Aquele por quem convém, sob todos os aspectos, deixar-me ser guiado, é em dúvida, e unicamente Deus, no caso o Consolador que veio, porque Ele, Jesus Cristo foi, e se ELe ( Jesus ) não fosse para o Pai, o Espírito da Verdade que nos guiaria em TODAS AS COISAS não viria para nós. Mas o Consolador veio e, segundo palavras de Jesus Cristo, nosso Senhor, nos guiaria, repito, individualmente, em todas as coisas. Pessoalmente, segundo  o que cada um pode receber n seu próprio tempo. Mas isso só de dá pela comunhão  pessoal com Ele mesmo, tal qual "Enoque andou com Deus e Deus para si mesmo o tomou."

Por Helvécio S. Pereira

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos