Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A QUE É SER ESPIRITUAL SEGUNDO A BÍBLIA E OUTRAS IMPORTANTES LIÇÕES A PARTIR DA BIOGRAFIA DO REI DAVI REGISTRADA NA MINISSÉRIE DA REDE RECORD

Críticas choveram diante da declaração de um bispo da IURD ( Igreja Universal do Reino de Deus ) de que a minissérie não era cristã rebatendo as críticas de desocupados ao patrocínio de uma marca de cervejas a produção da Rede Record.

A verdade é que a grande biografia do Rei Davi o mais importante rei da nação de Israel ( o mais próspero e sábio foi Salomão dando continuidade a obra de Davo mas que ao final da vida teve uma espiritualidade decadente ) é uma dádiva à humanidade, revelando verdades espirituais que não deveriam ser desconhecidas e desprezadas, são para exemplo de cada homem e de implicações pessoais universais. Não é um tributo ao rei Davi, esquecendo-se de suas falhas e mazelas e exaltando sobre maneira suas qualidades. Embora registre as reações humanas e expressões de uma fé no Deus Jeová, como o único Deus, o Criador de todas as coisas, não faz dessa relação, homem-seu Deus, uma relação religiosa, litúrgica, mas pessoal, as vezes secreta, as vezes pública, em que Deus é pessoal, e intervêm as vezes diretamente nas relações humanas, guiando, ensinando, corrigindo, abandonando, castigando, punindo e abençoando, todas essas coisas que inconscientemente como crentes hoje imaginamos fazerem parte naturalmente de nossas vidas.

Independentemente de sermos de uma ou outra igreja, sejamos tradicionais, renovados, pentecostais, neopentecostais e até paraprotestantes, essas lições são mais ou menos conhecidas e concordes na sua compreensão. Saul é o tipo de crente que tem experiência com Deus, é designado para uma importante posição, foi escolhido pelo povo e consagrado por Deus enquanto Davi é escolhido por Deus para, no lugar de Saul, fazer algo que deveria ser feito como obra e vontade de Deus, no tempo de Deus, após seguidas falhas e erros espirituais e materiais de Saul.

Nota-se que ambos diferentes de ateus, agnósticos, gnósticos modernos, ambos Saul e Davi foram educados no conhecimento de Deus desde a suas respectivas infâncias. O equivalente a isso é quando um de nós, tardia ou precossemente conhecemos o Deus da Bíblia, através de uma igreja evangélica ( na maioria das vezes ), da própria Bíblia, ou de algum movimento religioso cristão alternativo ( Canção Nova, Meninos de Deus, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventistas, etc. ) Conheço não poucas pessoas que despertadas para o conhecimento de Deus entraram por uma denominação ou movimento e finalmente conheceram mais do Deus bíblico, lendo a Sua Palavra, aprendendo a orar diretamente a Ele, etc.

A dramaturgia, não só fez conhecida para quem não conhecia a história registrada nas Escrituras, mas para quem já a conhecia pela qualidade do trabalho dos atores, a realidade cultural da época, cerca de três mil anos atrás. As lições são muitas e não se esgotam nem diante da televisão, como aqui nessa rápida postagem e podem e devem ser aprendidas, as vezes diariamente por toda uma vida.

Há duas importantes dimensões na vida de Davi ( e de Saul mesmo sendo reprovado em tantas delas ):

1) A material, cultural, objetiva.

Essa dimensão é semelhante a nossa, a de qualquer um de nós hoje, em nossa época, seja qual for o lugar e as condições em que vivamos: lidamos com as oportunidades, desafios e limitações de nosso tempo assim como Davi e Saul lidaram com as suas. São diferentes mas semelhantes em dificuldade e escolha.

Só podemos avançar com ferramentas e meios que estejam diante de  nós. Esses mesmos meios podem ser a nossa benção e a nossa maldição. O exército era a melhor possibilidade para as condições existentes para Davi à sua época. Méritos interiores foram os observados por Deus para que ele fosse o escolhido diante dos seus irmãos por parte de Deus. Há uma posição da qual eu não participo de que o ser humano não tenha nenhum valor e nada a apresentar individualmente de si mesmo. Não é essa a verdade revelada nas Escrituras. Mesmo sendo todos pecadores e bastante suscetíveis ao pecado e ao erro, alguns apresentam, não sabemos o porquê, certas qualidades individuais e aleatórias que outros não apresentam, distinguindo-se uns dos outros entre nós. Isso demoli a tal da predestinação para a salvação. Deus embora indiscutivelmente saiba em totum e conheça todas as dimensões da realidade se próxima do homem na história e no tempo, para ver a obra dos homens, o que os homens estão fazendo como em Babel.

Dessa forma, uma das duas possibilidades são reais em nossas vidas como foi na deles: podemos ser rejeitados ou aceitos a cada momento. Isso nos faz terrivelmente responsáveis. José marido de Maria, a escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, a Bíblia diz dele, ser um homem justo! De Judas o Senhor Jesus disse que era um diabo. Deus nos observa e analisa cada pensamento e ato, cada intenção e escolha, isso demoli também a vida religiosa como escudo e algo capaz de esconder as nossas mazelas, ou fabricar virtudes que não temos de fato.

Davi, e Saul, viveram em uma época em que os povos inimigos de Deus e produtores de atrocidades e imoralidades deveriam ser destruídos pelos próprios homens, no caso um povo em formação material  e espiritual como o próprio Israel. Morte e assassinato eram condições naturais desse embate. Saul e Davi não poderiam ser um tipo de Dalai Lama  ou Chico Xavier, escrevendo ou dizendo só coisas açucaradas como alguns entendem como verdadeira espiritualidade hoje, até no meio evangélico criando fábulas espirituais de bondade que não existe no mundo real. a Bíblia como a Palavra de Deus não me diz o que eu gostaria de ouvir mas o que Deus deseja que eu seja e faça. Saul, cedendo a ambição, apropria-se de tesouros de inimigos idólatras e poupa interesseiramente o rei inimigo para obter ganhos materiais posteriores e isso desagrada a Deus e o reprova espiritualmente.

Uma grande lição, a consciência, que pode ser verdadeira, que somos de Deus pode nos levar a um estado, a um sentimento de que andamos sozinhos com nossas próprias pernas, que podemos julgar as coisas, as relações e possibilidades no lugar e acima de Deus, e não  podemos. O calvinismo é uma farça, um erro teológico grave que só não é maior, por que não toca na salvação, mas que deixa de fora grandes e importantes revelações da Escritura. Não somos aprovados automática e independentemente de nossas ações futuras, tomadas na perspectiva humana e histórica. Mesmo entre arminianos não há a máxima repetida: "uma vez salvo, salvo para sempre". Que sentido haveria então a solene admoestação bíblica: "ao que perseverar dar-lhe-ei a coroa da vida"? e tantas outras espalhadas pelas Escrituras?

Conhecemos a Deus mas podemos deixá-Lo, infelizmente, podemos decair espiritualmente por razões naturais como velhice, falta de conhecimento e incapacidade de raciocínio claro, etc. Com a idade todos seremos piores do que somos na melhor fase ( incluindo a espiritual ) em nossas vidas. O grande Paulo não seriam exatamente o mesmo se tivesse vivido mas três décadas. Davi viveu setenta, Saul se matou com menos idade mas além de podermos ficar distantes do Senhor, podemos acordar e nos consertar com Ele, correr ao Seu encontro e clamar por misericórdia. O problema é que o afastamento sempre se dá ( no caso do crente ) por uma aparente independência e o arrependimento efetivo e eficaz só se dá pelo reconhecimento do erro primeiro, original.

Alguns acham que Judas Iscariotes não se arrependeu. Ele se arrependeu mas o seu pecado primeiro não foi o de  trair a Jesus Cristo, mas esse foi a última consequência de um afastamento que durara, dois ou mais anos, em pequenas e grandes atitudes, em críticas ao Senhor ( que outros também fizeram em circustancias diferentes ) e na cobiça, na mentira, no roubo, pensando em si mesmo, em proveito próprio, isso revelava quem Judas era de fato. O arrependimento tem que contemplar o verdadeiro erro, como no caso de Davi ao se apropriar-se da esposa de um de seus subordinados e deixá-lo morrer em batalha para esconder o erro e o escândalo, depois de uma tentativa frustrada de enganar o próprio marido dela. Arrependido verdadeiramente pela consciência real do verdadeiro erro, Davi foi  perdoado  desse erro, mas sofreria todas as demais consequências, envolvidas aí o ódio do avô de Batseba, Aitofel, que dedica-se a formar um exército para matá-lo juntamente  com um de seus filhos ( filho de Davi ). Mesmo assim Deus faz a justiça, dando ao avô sem herdeiros, um neto proeminente ( Salomão ) mesmo após Aitofel, cheio de tristeza e mágoa, reconhecer que não conseguira se vingar de Davi matando-se a si mesmo.

As lições no campo da realidade cultural, desafios de sua própria época e vontade real de Deus para o seu tempo, estão igualmente diante de nós hoje, lições importantes a serem aprendidas, interligadas e postas em prática com temor e tremor. Afinal Deus é o mesmo ontem , hoje e será eternamente e a Sua justiça permanece para sempre. Amém.


2) Espiritual e materiais do ponto de vista de Deus.

A idéia que cada um de nós tem de "espiritualidade" e espiritualidade cristã é variada indo desde o caridade piegas, um sujeito que jamais  se emociona verdadeiramente, que não se envolve em nenhum conflito, assexuado, andrógeno, sem ambições legítimas algumas, até o vencedor inserido na mais desejável condição econômica capitalista e moderna. Vai do Papa ao Beny Him. Não é isso que a Bíblia descreve. O homem e a mulher espiritual é o que tem comunhão com Deus e ponto. O que só e somente desse modo vê, entende, e é capaz de fazer a real vontade de Deus naquele momento para que essa vontade se realize na história da humanidade ou diretamente na vida de alguém. Na simples biografia de Davi há quase incontáveis agentes independentes que ou executam a vontade de Deus ou vão contra ela diariamente. Mical salvou a vida de Davi contra a vontade de seu pai o então rei Saul, em outro momento zomba de Davi ao dançar diante da Arca da Aliança como verdadeira e sincera expressão de louvor e gratidão a Deus. Mical foi punida por Deus com esterelidade.

Uma dentre as muitas lições dessa parte das Escrituras, somos espirituais não quando falamos em  línguas estranhas, como fazemos longos e complexas análises bíblicas, quando cantamos solenemente, quando fazemos uma infinidade de coisas, quando estamos a frente de grandes movimentos e ações religiosas, como pastores, empreendedores, editores, cantores, compositores, escritores, mestres, teólogos, etc ou como reles anônimos.

Somos espirituais somente quando participamos da vontade específica de Deus em nosso contexto e época, diante de uma encruzilhada em que temos que optar na hora por uma coisa ou outra.

Alguns poucos exemplos:

a) Saída de uma grande igreja, o trânsito caótico, um carro com um casal de crentes é abordado no sinal fechado, um homem moribundo pede esmolas ao casal jovem. Eles lhe dão atenção, enquanto com Bíblias na mão, um deles chupa um caro e delicioso sorvete diante da cara do pedinte. Lhe ouvem, dão atenção, não o escorraçam e não lhe dizem nada e não lhe dão nada...!!!

O que Jesus disse que eles e nós deveríamos fazer em tal situação? Não há culto, não há hino, não a sermão que apague isso. Ou há?

b) Um caso diferente: o bispo Edir Macedo é aparentemente casca grossa como todo bom melcol ( espero que saiba o que  e isso, não vou explicar agora ) mas tendo uma filha com o rosto bizarro por uma herança genética, a mesma que lhe causou a deformação e quase inutilidade dos polegares, mesma que sua avó tinha, criou com uma fé que a fez olhar somente para Deus, e é hoje uma mulher realizada, casada e crente em Deus. Qual é o dever de um pai que conheça minimamente a Deus, não é de apresentar esse Deus a filha, de modo que não haja a menor alternativa e incerteza de vitória e que o que  não pode ser feito a olhos humanos, um destino possa ser mudado?

O que a Bíblia diz? não diz que todas as coisas são possíveis a Deus? Há alguma desgraça excluída dessa declaração? Nem a morte semelhante a de Lázaro, nós é que não temos essa fé hoje.

3) A espiritualidade não é um "status" adquirido, nem por pertencermos a uma denominação, posição teológica, ou determinada liturgia. A verdadeira espiritualidade é reflexo de posicionamentos e de escolhas acertadas diante de Deus. Quando discordamos velada ou  abertamente de Deus, quando agimos em direção oposta à Sua vontade de ações e quando ignoramos parcial ou completamente os seus caminhos, não somos espirituais como achamos comodamente que somos. a biografia de Davi em I Samuel é fonte rica dessas observações e lições tão urgentes e necessárias para os dias de hoje e na vida de cada um de nós.

Logo segundo a biografia de Davi entre outros vastos e pródigos exemplos bíblicos, somos "espirituais" quando experimentamos a vontade de Deus e essa vontade se realiza através de nós transformada em ação concreta e não só permanecendo na intenção, ou até mesmo na compreensão.

Portanto não é alegria no culto, como o apreendemos hoje modernamente, nem arrepios e lágrimas, nem palavras de ordem, nem confissão positiva, nem clamores ou gritos de assentimento às coisas de Deus, mas ações concretas e fatos, que escritos no tempo e na história, materializem a mais perfeita vontade de Deus no mundo. Façamos a vontade do Senhor na melhor maneira revelada na Sua eterna Palavra, nas Escrituras, as quais para nosso ensino foram nos dadas
.
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". Miquéias 6:8


 Deus nos abençoe através do conhecimento de Sua eterna Palavra. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos