SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 16 de julho de 2011

O TRIBUTO ACEITO, O TRIBUTO REJEITADO, E O TRIBUTO LOUVADO

Fui tido como simplista, e de ter estabelecido uma relação imprópria e por isso infantil entre os relatos bíblicos, principalmente antigotestamentários e os fatos cotidianos de hoje. Trocando em miúdos: ao relacionar fatos atuais com episódios da Bíblia cometi, segundo esse irmão, um pecado interpretativo com sérias consequências na compreensão da revelação escriturística. Vou lembrar da relação  factual atual e o texto bíblico em conversa com o irmão, mas ao fina dessa reflexão, se ainda se mostrar relevante e elucidativa.


NOTA: Tributo no título desta postagem tem o sentido mais próximo de "tribute" do inglês, gratidão, louvor, homenagem. Tomemos como ato de gratidão expressa por uma ação concreta ( oferta, palavras, gestos, aproximação, gratidão explícita e pública ). é justamente a partir dessa idéia que é desenvolvida toda a reflexão em torno das três ações e atitudes das três personaagens bíblicas abaixo.

Bem, para mim as Escrituras judaico-cristãs são inerrantes e plenamente confiáveis pois a meu ver, Deus como plenamente sábio teve todo o controle em todo o registro bíblico e que até as aparentes contradições e simplismo tem o objetivo de envergonhar os sábios desse mundo e ao final manifestar a sua presunção e tolice.Daí tudo o que aconteceu com as diversas personagens bíblicas são exemplos claros e simples do que, em situações semelhantes, a resposta inquirida por qualquer um é exatamente a que está lá registrada e pronto, e ponto final.  Chamam alguns a isso de fundamentalismo. E daí, esses não têm uma firme certeza de nada. Em que se agarrarão no "dia mau"?

Vamos aos três personagens relacionados ao título dessa postagem, são eles:

Abel, Caim e uma mulher pecadora.

Abel e Caim, aceitos como gêmeos com o fato de Caim ter sido o primogênito, portanto aquele que segundo certos princípios instituídos pelo próprio Deus teria a primazia em todas as coisas e principalmente relacionadas a bençãos materiais e espirituais legítimas. Caim não era um ateu moderno, nem um religioso teórico. Caim ouvia a Deus de modo  que dificilmente um  de nós ouve hoje e falava com Deus como poucos tem oportunidade de falar. Caim não rezava como os muçulmanos cinco vezes por dia  sem se perceberem ouvidos, nem como católicos romanos que rezam suas rezas, nem como evangélicos que fazem publicamente nos púlpitos belas orações discursivas e sem ouvirem um "SIM"! ou um "NÃO" de Deus dão os cansativos e patéticos avisos ( necessários mas patéticos ) das atividades da igreja no domingo e nos dias subsequentes da semana. Ou ainda dos pentecostais que berram ( e não há de modo algum nenhuma restrição "espiritual" nisso a não ser amor pelos vizinhos e seus respectivos ouvidos e momentos de silêncio provado, que passam por esse exagero desnecessário a odiá-los acima da abençoada mensagem que possa, os penecostais, pregar a eles... ).

Caim ouvia Deus argumentando com sigo mesmo, que privilégio. Caim batia boca com Deus ( de certa forma, ou não? ô cara incoveniente...pior que Jonas ) negando o que deveria admitir humildemente e urgentemente confessar, o seu pecado e dominá-lo, conforme palavra do próprio Deus. Que estúpido! Só porque era um elemento no princípio da história e por isso com relativa e compreensível importância tinha um ego e uma visão de si mesmo maior do que deveria. Bem esse Caim com conhecimento teológico ( de quem Deus era, do que exigia simplificadamente, dos procedimentos religiosos próprios ( da religação com Deus ) como liturgia, oferta, aceitação da oferta, etc, achava que por isso tudo seria automaticamente ( pela primogenitura ) aquele que seria investido de vingar o engano da serpente, aquele que ferido no calcanhar lhe feriria a cabeça e traria toda a sua decendência de volta ao Éden proibido de impedido, tendo novamente, pelo consumo do fruto da Árvore da Vida, a vida eterna. Por isso tudo matou Abel desprezando o avido de Deus que o pecado jazia a porta e que ele ( Caim ) deveria dominá-lo e não o contrário.

Caim tem  o louvor, o tributo, rejeitado pois não visava agradar e agradecer de fato, mas cumpria apenas um roteiro e que contraditando a sua primogenitura, foi rejeitado. Talvez significasse: "Caim você, embora tenha o direito de primogênito, terá que se mostrar merecedor, no que respeita numa relação direta entre ter e ser digno de. Caim não se mostrara até então e muito menos depois, digno da sua primogenitura e de todas as implicações relacionadas a ela. Isso se repetiu com Esaú e Jacó tanto tempo depois.

Troquei a ordem, das respectivas descrições das personagens bíblicas para dizer justamente que Abel teve a sua oferta aceita, coerentemente com o que compreendia a sua relação com Deus. Muito se aborda sobre o porquê de a oferta de Abel ser aceita e a de Caim não, como se alguma maneira a diferença tenha sido a partir da ocupação legítima de cada um dos  irmãos, e do objeto de suas respectivas ofertas, o que parece inadmissível. Não era porque uma era um animal sacrificado e outra o fruto da terra. Não era nos objetos mas no coração dos ofertantes a diferença, pois as mesmas Escrituras ( a Bíblia Sagrada ) nos ensina que o homem vê o exterior mas o Senhor vê o interior. Abel foi aceito mas não foi, digamos elogiado, mas apenas aceito. Podemos intuir a não tão grande superioridade de Abel pelo fato de Deus não ter impedido o seu assassinato. Deus é plenamente justo e não faz ou deixa de fazer algo que não seja baseado em Sua perfeita justiça em todos os pontos. O mesmo Deus que preservou a vida de Ló, Noé e sua família, José, Moisés e Jesus, e tantos hoje em várias situações modernas e atuais, poderia salvar Abel e não o fez. Não digo que houve um motivo para deixar  Abel ser morto, mas que não houve certamente um motivo para salvá-lo.

O terceiro personagem, não é um homem mas uma mulher. Uma mulher, sim, já que uma mulher foi acusada de ser a causa de toda a desgraça humana, por seu companheiro que deveria, por dever mesmo, protegê-la e não o fez: Adão. curiosamente os primeiros seres humanos a saberem e crerem que o Senhor Jesus estaria ressuscitado e vivo foram as mulheres. Deus as honrou e as reabilitou com o anúncio dos anjos no sepulcro vazio. Lemos no evangelho em:

Lucas 7:36-50 


"36 - Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa.
37 - E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
38 - e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.
39 - Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora.
40 - Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma cousa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.
41 - Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinqüenta.
42 - Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?
43 - Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.
44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.
45 - Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.
46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo ungiu os meus pés.
47 - Por isso te digo: Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa pouco ama.
48 - Então disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.
49 - Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
50 - Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."

( Lucas 7:36-50 )

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES;

A mulher pecadora mas não era qualquer uma, seria uma prostituta de luxo como muitos muito apressadamente concluem? ( mesmo hoje não são tantas as prostitutas tão bem pagas, numericamente comparadas ao número de prostitutas em qualquer sociedade ). Outro ponto é que na casa de um religioso, poderoso, temido e respeitado, seria fácil impedir qualquer uma pessoa, ainda mais sendo pobre, vulgar, de entrar em um ambiente restrito. Era ela uma mulher rica e que pelas suas posses tinha certo destaque naquela sociedade, a qual era para com ela condecedente, como a nossa é respeitosa com as falsas "modelos" de hoje, que não são modelos de fato, tratadas com até realtivo respeito pelo dinheiro e fama que possem? O fato é que ela tivese feito algo que uma pessoa simples possivelmente faria facilmente ( havia escravos naquela época ) não causaria nenhum impacto.

1) Vaso de Alabastro com unguento - Frasco de gargalo comprido, feito de material delicado e translúcido. O alabastro era um gesso branco, finíssimo, uma pedra mais suave do que o mármore. Ungüentos e perfumes preciosos eram transportados em frascos dessa natureza. A maioria desses frascos era proveniente de Damasco, na Síria, ao passo que o mais excelente ungüento, de nardo, procedia de Tarso, na Cilícia.

2) Denário - era uma moeda romana, feita de prata, e valia um dia de trabalho de um lavrador. 500 denário correspondiam a 500 dias de trabalho.

3) Este não é o mesmo incidente que ocorreu em Bethânia, ocorrido na última semana de vida de Cristo, descrito em Mt 26:6-13;  Mc 14:3-9  e  Jo 12:1-8, embora guarde uma certa semelhança entre si. Ou seria, apenas constituindo-se registros parciais do mesmo aconteciemento ( vide as duas descrições da conversão de Saulo )

Contudo, não há nenhuma base bíblica para se acreditar que esta mulher fosse Maria Madalena, principalmente porque em Lc 8:2, ao referir-se a Maria Madalena, Lucas cita que dela saíram sete demônios. Normalmente em momentos de libertação, os demônios se manifestam, reagem violentamente, deixando a pessoa fora de si, gerando convulsões e atirando a pessoa ao chão. E, neste episódio, nada disto ocorreu. Ao contrário, a mulher permaneceu o tempo todo consciente e serena, em profundo ato de contrição e de adoração...Não é descrito, entretanto, o tipo de pecado que publicamente era praticado por esta  mulher.

Os pecados daquela mulher não eram portanto tão  públicos como os de uma prostituta ( embora muitos cronistas bíblicos asseverem que era de fato uma prostituta rica e que servia aos nobres e ricos da época ) ou de um ladrão que surrupiasse coisas dos outros e cujos roubos eram sabidos de todos, mas de foro íntimo apenas, só ela os conhecia, e se sentia por causa disso bastante  incomodada e condenada por eles. Mesmo assim nada pediu, nada imaginou receber. Sua atitude foi espontânea e plenamente sincera. 

Ninguém se imagina em sã consciência tendo a atitude espúria de Caim, mas não poucos desejariam ser aceitos como Abel. Entretanto a melhor oferta, o melhor tributo e portanto louvor foi exatamente dessa mulher, anônima, cujo exemplo permanece como o melhor exemplo de relação de adoração ao Senhor. Pouco ou de nada vale a nossa religiosidade ( mesmo cristã-evangélica autêntica ) se nunca manifestarmos o mesmo nível de gratidão Aquele que nos dará a Vida Eterna, o que não é pouca coisa, além do que já experimentamos em nossa breve experiência cristã.

A atitude dessa mulher foi criticada por Judas, numa  tipica leitura com foco diverso do divino e elogiada pelo próprio Senhor que ao longo desses dois mil anos ou pouco mais, é visto como um exemplo louvável e um alto padrão de louvor a ser oferecido Aquele que é, Só Ele, o Salvador de nossas almas. Aquele que só Ele perdoa pecados, algo que a contragosto da teologia e da religiosidade prevalente em muitos setores cristãos, até mesmo evangélicos, perdeu completamente o sentido e o significado escriturístico, ou seja o que Deus e não os homens consideram e julga que seja de fato pecado.

Nosso Deus nos ajude a sermos, de fato,  melhores do que somos em nossa vida e experiência cristãs. 

Por Helvécio S, Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos