Curiosamente encontrei na web mais uma denominação evangélica e, ao contrário do que o leitor possa imaginar, não é nova, tem pelo menos 350 anos e só no Brasil 98 anos! Antes de dizer qual é exatamente ( pois esse não é o propósito dessa reflexão nessa postagem ) é levantar o questionamento que tendo o privilégio de conhecer a Bíblia, crer nEla como a autêntica e única Palavra de Deus, como inerrante revelação divina, crendo em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor, se uma vez crente, portanto cristão, essa pessoa ficará em uma igreja, ou ainda escolherá uma ocasionalmente, por simpatia, por uma peculariedade, capricho, circunstâncias, prática ou detalhe doutrinário.
O que significa isso? ou quais os elementos para uma eventual análise da situação?
Significa que a igreja é geralmente boa ( a igreja local, a congregação ) mas que a sua permanência em uma igreja ( e isso não é errado e nem algo a ser evitado ou combatido ) não é implicitamente por uma fé mais acertada biblicamente, ou pela melhor prática cristã ou liturgia eclesiástica, nem por uma clara e pressuposta defesa de uma verdade acima das confessadas por outras denominações, mas por simpatia por um ponto ou outro, nem sempre principal, nem sempre o mais acertado, às vezes caracterizado mesmo por uma interpretação errônea ou um erro histórico mesmo.
Gostaria de dizer com bastante propriedade que não há igreja ( falando de igrejas cristãs- evangélicas- as outras definitivamenteestão mais longe do cristianismo bíblico ) que não apresente circunstancialmente uma visão estapafúrdia de algum ponto relacionado à revelação escriturística, da Bíblia. Isso não somente é um fato a ser aceito mas uma decorrência de algo que cosiste na grande virtória da Reforma Protestante: o livre exame das Escrituras, algo a ser não só defendido, preservado e não diminuído por assentimento a uma teologia em particular, qualquer que seja.
Infelizmente por não compreenderem essa realidade, muitos crentes desgastam a sua fé, decaem na vida cristã, mudam de igreja após igreja, e finalmente com a fé combalida, passam a combater o cristianismo, a Cristo e ao próprio Deus. Numa militância objetiva buscam descredenciar não só as denominaçẽos evangélicas, como toda e qualquer submissão a qualquer tipo de liderança e organização eclesial. Portanto é inútil se lançar em uma imaginada cruzada por uma igreja ( denominação ) perfeita e completamente isenta de alguma heresia ou erro patente, ou da superioridade de uma defesa teológica que sobreponha as demais.
Infelizmente por não compreenderem essa realidade, muitos crentes desgastam a sua fé, decaem na vida cristã, mudam de igreja após igreja, e finalmente com a fé combalida, passam a combater o cristianismo, a Cristo e ao próprio Deus. Numa militância objetiva buscam descredenciar não só as denominaçẽos evangélicas, como toda e qualquer submissão a qualquer tipo de liderança e organização eclesial. Portanto é inútil se lançar em uma imaginada cruzada por uma igreja ( denominação ) perfeita e completamente isenta de alguma heresia ou erro patente, ou da superioridade de uma defesa teológica que sobreponha as demais.
Como crentes defendemos acima de tudo o livre exame das Escrituras ( para acertos e para erros ) o qual somente é garantidor do acesso a mais genuína experiência cristã. Geralmente um indicativo de erro é a classa defesa de uma supremacia doutrinária como distintivo comparada a todas as demais. Uma novidade apresentada como algo importante pode ( e normalmente não é ) nada relevante e muitas vezes uma erro simplório, apenas alimentado a custa de muita literatura realimentadora de um erro e nada mais.
O que fazer então? deixar a sua denominação e sair a procura de outra que se encaixe nas suas expectativas mais imediatas? de imediato não, pois pode ocorrer um desgaste e uma repetição dessa atitude por inúmeras vezes até um prejudicial impacto na sua fé. Posteriormente, a não ser que seja claramente pontos impactantes na convicção de salvação e na pregação do evangelho, o crente deve antes se concentrar na qualidade de sua vida cristã pessoal. Afinal não somos chamados e exortados a manifestarmos uma fé denominacional ou nenhuma defesa apaixonada de certos pontos da teologia cristã.
Finalmente uma igreja é nos dada, a comunhão com os irmãos, como defesa da liberdade de culto ( é assim em boa parte das legislações nacionais pelo mundo incluídas aí países em que são proibidas reuniões em lares e em lugares que não sejam templos nominalmente das várias religiões e igrejas ) e de comunhão gerando naturalmente famílias e descendentes que sejam de fato herança do Senhor. Pode-se e deve-se mudar ocasionalmente de igreja e de denominação, mas impulsionada essa mudança por razões mais legítimas e defintivamente boas como melhor oportunidade de serviço a obra de Deu como um todo e não a denominação ou congregação local exatamente, que de fato não se confunde com a igreja universal e invisível, com a verdadeira noiva de Cristo, tomada emprestada a figura que ilustra a relação do Senhor Jesus com o grupo universal de salvos, de crentes em toda a história da igreja e em todo o mundo hoje.
A denominação a que me referi no início da postagem foi a Igreja Batista do Sétimo Dia ( IBSD ), denominação membro da Aliança Batista Mundial, que defende a guarda do sábado, não reconhece os escritos de Helen G. White como profetiza e nem seus escritos com a mesma a importância das Escrituras, reconhece a imortalidade da alma e a existência do inferno. Logo o seu distintivo em ralação as demais denominações evangélicas é justamente a da guarda do sábado para todos os crentes e portanto para todos os que aceitarem a mensagem do evangelho hoje.
Ao ler a sua história, da denominação, os trâmites legais e legítimos para organização da igreja e da doutrina, muito semelhantes as defesas de outros pontos feitos por outros inúmeros grupos de crentes, como elementos particulares de identidade de sua fé cristã, penso como muitos de nós sempre erramos em defender o que é secundário ( não se trata de um erro particular desses irmãos dessa denominação, de forma alguma ) em detrimento do que é mais importante: somos ordenados a anunciar ao mundo que há uma salvação e um Salvador e que somos testemunhas de que isso é a única verdade.
Dessa forma agimos na maioria das vezes nesciamente como alguém que possui em suas mãos uma bóia capaz de salvar a vida de alguém prestes a se afogar e nos concentramos em descrever as particularidades da bóia e descrevermos detalhes das águas, das rochas, dos peixes e da beleza dos céus em tal ocasião.
Pessoas se perdem todos os dias, perdendo a sua alma eterna, nesse número estão incluídos todos os dias desafetos e pessoas que prezamos muito. Uma religiosidade prezeirosa, embora legítima ( ela por si só ) é o menos coerente com a urgência e realidade da mensagem do evangelho. Só há uma salvação disponível por haver proporcionalmente urgente uma perdição igualmente eterna e irreversível segundo exposto nas Escrituras, na inerrante Bíblia Sagrada.
Em que consistem as suas prioridades relacionadas a mais genuína fé cristã e visão da igreja de Cristo? É algo para se pensar seriamente.
Para você que conheceu ao Senhor Jesus recentemente, firme-se somente nas muitas promessas da própria infalível e inerrante Palavra de Deus:
Para você que conheceu ao Senhor Jesus recentemente, firme-se somente nas muitas promessas da própria infalível e inerrante Palavra de Deus:
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Salmo 37:5-6
e
Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Salmo 116:1-2
e
Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Salmo 116:1-2
Por Helvécio S. Pereira
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