Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quinta-feira, 14 de julho de 2011

COMO AS PESSOAS SÃO SALVAS ( OU NÃO ) ?

Uma pergunta direta e simples e para a qual exige-se uma resposta direta e também simples. Diante da multidão e variedade religiosa no mundo as pessoas ficam estupefatas diante de dois tipos de respostas ( descontando-se aí os que declaradamente se recusam em crer, ou ao menos aceitar a idéia de uma divindade criadora de todas as coisas e do homem inclusive ):

1)PODEM SALVAS MEDIANTE UMA VARIEDADE DE PROCEDIMENTOS, E MESMO ASSIM APÓS CUMPRIDAS TODAS ESSES, BEM COMO TODAS AS ETAPAS, NÃO SER TER CERTEZA ALGUMA;

2) PODEM SER SALVAS APENAS POR UM MEIO.

No primeiro grupo estão incluídos TODOS OS RELIGIOSOS  e TODAS RELIGIÕES, incluídas igrejas cristãs, e as duas mais importantes religiões abraâmicas como o judaísmo e o islamismo.  No segundo grupo estão os evangélicos genuínos, aqueles que confessam Jesus Cristo como Deus e Filho de Deus e Salvador e perdoador dos pecados humanos.

Essa postagem não objetiva explicar em detalhes, tanto a forma como se compreende os que tem uma experiência religiosa apreendida pelo primeiro ponto e nem tanto o segundo ponto em termos analiticamente teológicos. Objetiva sim, contrastar uma coisa com outra e responder a questão de como as pessoas são salvas, baseadas no ponto 2.

Partamos do ponto estranho a maioria das pessoas, que é aceitação que há uma SALVAÇÃO e uma PERDIÇÂO, conforme descrita nas Escrituras, na Bíblia Sagrada.  Para nossa reflexão há portanto uma SALVAÇÃO e uma PERDIÇÃO, ambas bíblicas, portanto também, nos debruçaremos no COMO se concretiza essa salvação, como é o seu funcionamento.

Primeiramente pela Bíblia, a salvação é somente pela fé em Jesus Cristo e nenhuma de outra forma. É assustador, mas depois de quinhentos anos ( Reforma Protestante ) boa parte dos cristãos, excetuando-se católicos romanos principalmente, ortodoxos gregos e mais um monte, a salvação é compreendida como um ato da Graça de Deus, ou seja Deus dá a salvação a um ser humano que não a merece e que não poderia de modo algum consegui-la. Esse é um ponto importante e inarredável em sua colocação. Não é pelas obras para que ninguém se glorie diz a Bíblia claramente. Não é a igreja, ou nenhuma delas em particular e nem uma vida visivelmente cristã por si só ( práticas, liturgias, procedimentos, valores, teologia, etc. ).

Um outro ponto é que a salvação pela fé e pela graça só pode ser encontrada via pregação acerca dela, o que chamamos de ouvir  e conhecer o Evangelho. Esse evangelho não tem o sentido da "evangelização católica", da "evangelização Kardecista", ou de qualquer forma de proselitismo pura e simples. Não pode ser confundido com  a profissão de fé das igrejas reformadas e tradicionais e nem com o discipulado das igrejas batistas modernas ( nada contra a "profissão de fé reformada" e nem contra o "discipulado" pragmático das igrejas batistas e presbiterianas mais modernas. É que nada substitui a genuína conversão, que inclui genuíno arrependimento e genuíno desejo de novidade de vida. O pecador, o que não se importava com as questões relacionadas a Deus,  como vida eterna, salvação, perdição, etc.

O sujeito tem que ouvir, tomar conhecimento da salvação bíblica, via algum meio: tv, rádio, panfleto, telefone, carta, conversa, pregação, música, culto, reunião, etc, etc. Desse modo só é salvo quem ouve, toma conhecimento e crê ( a Bíblia registra, afirma, diz isso de forma límpida e clara, inescusável mesmo ). Sendo assim, quem não ouve ( não toma conhecimento ) e portanto nem tem chance de aceitar e crêr, estará PERDIDO, biblicamente perdido! E os milhões de milhões, que não ouvem a mensagem correta em toda a história, seja qualquer que seja o lugar e época em que viveram, e não podem literalmente crer e serem salvos estarão PERDIDOS. 

É Deus injusto? pode ser arguido e tido como injusto com relação a essas pessoas? Não. Biblicamente não! Pois a mensagem da salvação bíblica só pode ser transmitida via educação ( "ensina a criança no caminho em que deva andar" ) e via testemunho ( alguém que experimentou a salvação, o novo-nascimento, legitimamente é o sujeito capaz de passar essa mensagem a outro ser humano ( independentemente do poder e autoridade eclesiástico seja de qual e que igreja for ). Os anjos foram impedidos, proibidos de anunciar esse Evangelho. Portanto todos os perdidos dependem da disponibilidade dos já crentes.  Não há outro modo, não há de fato nenhuma outra alternativa ou atenuante dessa condição.

Países em que a Bíblia não existe para o mais simples conhecimento, onde as pessoas não sabem nem culturalmente, coisas acerca da vida e da obra de Jesus, como no ocidente culturalmente cristão, as pessoas morrerão perdidas, sem salvação. Não há outra leitura possivel e passível dessa realidade. No nosso país, culturalmente cristianizado em que as pessoas por falta de sinais efetivos da realidade do Evangelho, se dividem e criam ou encontram novas alternativas criativas, para autoexplicarem o processo espiritual do destino do homem, como a leitura espírita kardecista, a leitura ou compreensão católico-romana e se consolam e apaziguam os seus corações com essas "teorias teológicas" se colocam em situação de risco espiritual: "hoje te pedirão a tua alma..." diz a Bíblia através das palavras do próprio Senhor Jesus.

Por outro lado, se é legítimo "sentir-se salvo". Todo nascido de novo ( e quem o é sabe e quem não é nem faz idéia do que seja...) a maioria não se "sente perdida". Ou seja a perdição não tem alarme! Um botão vermelho não se acende...não há um apito ou som de aviso! Vai-se para o inferno ( e o inferno existe sim, sem atenuante e sem opção vernacular como alguns "crentes" desocupados teológicos defendem nesciamente ! ). Milhões vão todos os dias de todos os anos, por mais diversos meios, pois esses não julgam importante essa questão em poucas ou muitas décadas de vida. Vão de forma justa ou injusta, por acidente, violência gratuíta, azar ( azar existe bem como a sorte, taí as loterias para comprovar o a que digo...rs...rs...rs...) e as terríveis notícias do dia a dia , principalmente no Brasil, esse país caótico em tantas coisas.

Você que não é salvo, o seu parente que não é salvo, o seu amigo, filho, esposa, marido, não salvo não se sente em nenhum momento " não-salvo". Esse sujeito, essa pessoa, tem que ser urgentemente informado de sua eventual perdição eterna! Esse é o papel não da igreja, mas de cada pregador em suas respectivas igrejas, congregações, paróquias, o que seja. Mas há igrejas, denominações, religiões, onde o pregador não pode pregar ( aí é outro caso, e grave, espiritualmente grave! )

E agora o que muita gente tem medo de perguntar? Muitos se omitem por medo de errar e alguns tem uma saída ilógica: o destino dos que morreram antes da vinda do Senhor Jesus a esse mundo e a concretização de Sua obra redentora?

A resposta é simples e direta: pelo conhecimento do verdadeiro Deus, do Deus de Israel e ponto final, significando que todos que não creram no Deus de Israel, e antes no Deus de Adão, Abraão, de Isaque e de  Israel, adoraram e seguiram após outros deuses ( todos falsos e construídos pela fértil imaginação humana ) se perderam! 

Os calvinistas crêem serem predestinados à salvação. Chega a ser patético, salvos pela graça mas predestinados por um motivo misterioso. Temos então  alguns indivíduos em países que não são grande coisa nem moralmente, nem espiritualmente ( como o Brasil ) nem em um monte de coisa, e nesses países, Deus já tinha alguns nem tanto melhores e nem tanto piores ( por que calvinista depravado também não tem -  ex-prostituta, ex- político corrupto, ex- traficante, etc, etc. ) e um monte de gente que habitam países mais decentes que o Brasil, só a título de exemplo ( com carnaval, exploração de crianças, pornografia na música, homossexualismo liberado e incentivado por lei, e vai por aí... ) salvos por antecipação pura e simples, só porque João Calvino quis, na sua humana limitação, algo lógico e compreensível. Para justificar isso, até os mais sinceros fazem afirmações patéticas, de corar por falta de razoabilidade ao mais lúcido incŕédulo e questionador legítimo.

A Salvação como expus até aqui só é conseguida, mediante ouvir o evangelho ( pode lê-lo direta e solitariamente claro ) e aceitá-lo ( privadamente orando em seu quarto ao Deus que te ouve em secreto).
Um excelente exemplo é do meu querido irmão Jorge F. Isah, calvinista, determinista bíblico, e porque não? Ele o Jorge, é salvo, por que nasceu de novo, teve um encontro real com o verdadeiro Deus, aliaś antes de ser calvinista. Há muitos calvinistas que irão irremediavelmente para o inferno, aqui no Brasil e nos EUA, pois simplesmente jamais nasceram de novo, tiveram uma experiência de conversão. A fé deles é apenas teórica, histórica, familiar. Mas há "pentecostais", "neopentecostais" que por nascerem em determinada família ligada a determinada denominação sejam salvos e não são. Há pastores sem salvação. Nos EUA há pastores ateus, que só não deixam a frente de suas igrejas e denominações, pois após décadas de serviço ministerial não se encontram  preparados para assumirem novos riscos e novas profissões seculares.

A perdição é real e se concretiza no exato momento de sua morte, sem possibilidade de reversão. A salvação  contudo é um caminhar, do dia da aceitação até o dia da morte física, deve-se guardar a fé, viver toda uma vida na mesma confiança do primeiro dia, em comunhão e sujeição ao Senhorio do Senhor Jesus. Portanto o crente,passando a ser apenas religioso, pode chegar sim ao limite ao cúmulo de negar a sua fé e a realidade de sua salvação. A nossa segurança é o amor e o cuidado do Senhor em real e efetiva comunhão com Ele. Afim de satisfazer uma exigência lógica de certas teologias, uma mentira perigosa tem sido implantada nas mentes de alguns crentes genuínos: uma vez salvo, salvo para sempre pura e simplesmente. Não é verdade, pois não é a verdade declarada nas Escrituras. O que a Bíblia ensina é que Deus é fiel e não nos abandonará a nossa própria sorte, em nenhuma circunstância, o que não significa que frieza espiritual, mundanismo, pecado deslavado que despreza a onisciência de Deus, heresia que negue verdades primordiais, principais feitas pelas Escrituras como a Deidade de Cristo ou institui "novidades" nem tão novidades assim, como a elevação de Maria ( mãe real de Jesus ) a quarta pessoa da "trindade" (?!?).

Portanto todas as pessoas que viveram antes de Jesus serão julgadas segundo as suas obras ( incluindo crer no Deus bíblico ) "e se abriram os livros e todos foram julgados pelo que se havia nos livros", cá entre nós, em tese com pouca chance de serem salvas e todos os  demais, vivendo após a encarnação e obra de Cristo. somente se os seus nomes estiverem escritos no "livro da vida" do Cordeiro ( Jesus Cristo ).

Quem pode ser salvo hoje? Todos, qualquer um! Desde que desejem, queiram, é justamente assim e desse modo que a Bíblia ensina. Quem quiser venha e beba de graça da àgua da vida..." e "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."

Nenhuma igreja, nem melhor, nem mais rica, nem maior, nem mais agradável, nem mais rica, nem mais culta, nem mais moderna, nem mais coerente, nem mais teológica, nem mais espiritual, nem mais tradicional, nem mais renovada, nem mais isso, nem mais aquilo. Você pode ir para o inferno frequentando  e fazendo tudo  na melhor igreja possível. Pode ser igualmente salvo na igreja mais sofrível por vários aspectos. Eu, você, o irmão Jorge só podemos ser salvos, graciosamente em Jesus, crendo e tendo um encontro pessoal com Ele redundando em um novo-nascimento, e só desse modo.

A pessoa que você e eu amamos pode ser salva se:

1)Orarmos por ela sincera e insistentemente  (gostaria que fosse desesperadamente!).

2) Dissermos a ela (ou a elas ) muito claramente o verdadeiro evangelho.

3) Oportunizarmos uma decisão pessoal da pessoa.

Como a conversão é um fato divino, um ato de Deus, não crie esse episódio artificialmente. Apelos para aceitar a Cristo como Senhor e único Salvador, profissão de fé, discipulado, embora legítimos e saudáveis não devem substituir a experiência pessoal de salvação, ou seja o agir de Deus.

Finalmente, uma questão poucas vezes feita, mas que há aparentemente uma resposta calcada no que a Bíblia registra:

Seria justo Deus deixar que pessoas, pequenos e grandes agrupamentos humanos, morram sem salvação durante os últimos dois mil anos e hoje atualmente?

A resposta é sim, dentro da perfeita e inerrante justiça de Deus. Veja bem, o conhecimento de Deus e em consequência da Salvação, é algo a ser transmitido de ser humano para ser humano. Anjos foram impedidos, proibidos de fazê-lo, ainda que desejando ardentemente essa ação ( é o que a Bíblia diz ), logo essa transmissão, da mensagem do Evangelho, só pode ser a partir de um ser humano para outro ser humano, simples assim. Se um homem deixou de transmitir esse ensino sua família e se várias famílias fizeram o mesmo, se comunidades inteiras se afastaram mais e mais da verdade, de tal modo que uma grande região, uma etnia inteira, uma nação, um continente enfim, é óbvio que hoje estejam, por seu isolamento cultural, geográfico, por suas leis, por sua ideologia, por sua religião, sua religiosidade, por culto a outros  deuses, seus indivíduos estejam todos impossibilitados, isolados ou sem contato com a verdade  da Escritura Sagrada, a Bíblia. Deus não é culpado disso. Historicamente nos desgarramos e é necessário que um ser humano por amor a essas pessoas rompa todas essas barreiras e vá a essas pessoas.

Portanto a nós, unicamente, cabe o esforço para que a casa se encha para as bodas de Nosso Senhor conforme a parábola contada pelo Senhor Jesus. Sem esse esforço essas pessoas todas se perderão. O pior é quando isso ocorre em nossas famílias, ao nosso redor todos os dias, quando no caso do Brasil, as barreiras são mínimas, são no máximo culturais, de tradição religiosa particular por um tipo de igreja cristã, nada mais.

Espero ter ajudado, mesmo que concorde ou discorde.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos