SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 14 de março de 2010

CRISTIANISMO E ESCÂNDALO

O cristianismo como religião, a igreja autodenominada cristã como instituição, jamais estiveram isentos de erros e irrepreensíveis  do ponto de vista moral e ético ( definições que faremos questão de relembrar em outro momento). Esse é o primeiro ponto que deve ser reforçado e deixado claro. Nenhuma das igrejas cristãs são inteiramente isentas na sua história passada, mais próxima ou distante, de algum ponto obscuro, seja da instituição, da parte de seus membros  ou de alguém da sua liderança, infelizmente. Também não faz parte da cultura e pensamento protestante varrer a sujeira para debaixo do tapete, principalmente pelo fato de, históricamente, ser exatamente essa característica crítica e reflexiva, que  fez os cristãos não-católicos serem chamados de protestantes. Como não tem um papa ou líder supremo, o natural processo de seleção das lideranças e das denominações em que o crente escolhe para viver a sua fé, se processa ao longo da vida de cada indivíduo não poucas vezes. Lideranças e igrejas são rejeitadas e abandonadas e a população de crentes migra automaticamente para outra igreja e segue outra liderança mais coerente. As incoerências e contradições, bem como crimes e mau comportamento são tornados conhecidos publicamente tanto aos crentes como aos não crentes, sendo tomados como atitudes execráveis e repóbradas. Desse modo a moral e ética Bíblicas permanecem como padrão último de comportamento e convívio social.

Quem tem acompanhado esse  blog deve ter percebido a defesa que fiz recentemente em algumas postagens, não das pessoas, mas da prática evangelística, regeitada e criticada por muitos crentes, geralmente membros de igrejas reformadas e históricas, e  crentes de posição  radicalmente calvinista. O argumento deles é que "pastores" e "bispos" neopentencostais como Macedo, Valdomiro, Hernandez e outros construiram e mantém  denominações espúrias  que não levam as pessaos a conhecerem a Jesus e a viverem portanto uma vida dentro dos padrões evangélicos considerados Bíblicos. Gastam tecnolgia de informação, redes sociais, e opostunidades em simplesmente denunciar os Jimmys Swagarts da vida, os Benny Hins e Cerulos e se alegram, embora afirmem que sentem de fato tristeza, com cada  detalhe apenas apontado ou  realmente comprovado nesses e em outros ministérios.

As mais novas notícias relacionadas à Igreja Mundial do Poder de Deus, repetidas a exaustão pela mídia em geral com raras e honrosas exceções, dando  ênfase na posição de "pastores" da referida denominação, é mais um ponto aparentemente a favor dos que são terminantemente contra tudo aquilo que consideram "inovações" na cultura evangélica brasileira. Devem achar os tais que "quebrei a cara". Os poucos segundos dedicados pelo Jornal Nacional da Rede Globo ao fato, não só são citados em todos os blogs "cristãos-evangélicos", até  mais que os de informação geral, como o embebe do vídeo é repetido tantas iguais vezes ou  mais. O interessante é que a Rede Record de propriedade do Bispo Edir Macedo e de posição pró Igreja Universal, deu a mesma notícia com todos os detalhes importantes ao fato, sem mostrar a frente da Igreja Mundial do Poder de Deus.

É patente e clara  a má intenção que vai além de legítimamente informar o fato, seja  na empostação da voz ou no texto escrito, que será , óbviamente lido em jornais revistas e blogs. A palavra pastores aparece entre haspas quando nítidamente se deseja por em dúvida a sua legitimidade e autoridade, mas sem as mesmas quando ligadas a algum crime ou suspeição ( portanto dois pesos e duas medidas ). Ou os referidos indivíduos eram realmente pastores, como tal devam ser reconhecidos, e  ainda como tal seus atos devam ser duplamente reprovados, e os mesmos desqualificados pelas suas igrejas e destituídos publicamente  de suas funções eclesiais e ministeriais, ou por outro lado reconhecida a improbidade de tal título e posição a eles atribuidas, sejam seus atos considerados como a de quaisquer homens comuns sem nehuma atribuição ministerial ou divina. Porém essa coerência não a admitida e posta em prática de modo transparente à sociedade, seja para os evangélicos ou para os não evangélicos. Afinal em todas as religiões e não só nas igrejas cristãs, há fiéis cujas ações não se harmonizam a teologia defendida e confessada oficialmente pelas suas  atribuidas religiões. É assim entre os que se autodenominam cristãos, entre os muçulmanos, judeus, budistas, etc.

Do mesmo modo a Igreja Universal não tripudiou em cima dos fatos relacionados à Igreja Renascer em Cristo, apenas dando a notícia com ênfase nos fatos e não nas pessoas. Igualmente a Igreja Católica Romana oficialmente em nenhuma das vezes tripudiou sobre fatos relacionados à igrejas evangélicas ou a pastores evangélicos. Também não aceitou a mais de uma década  a incitação a uma "guerra santa" entre católicos e fiéis da Universal, algo pretendido embora não confessadamente pela Rede Globo de televisão que mostrava, a época, em rede nacional, procissões de católicos esteporâneas, passando a frente de templos da Igreja Universal do Reino de Deus em retaliação ao episódio da "santa" sem dar ênfase ao pedido oficial  e pessoal de desculpas aceito pela CNBB em espaço da entidade através de seu representante legal a época dando fim a polêmica. A declaração pessoal do bispo Edir Macedo referindo-se a bispo  Van Helder, de sua igreja, como um atitude infantil ( literalmente de menino ) e pedindo desculpas a todos os fiéis católicos. Só a Rede Globo mantém a postura de aproveitar cada lance para atigir a todos os chamadaos evangélicos, e muitos dos radicais cristãos-evangélicos se alegram nesses momentos alinhando-se as fileiras dos que desejosos de atacar  a Bíblia como  Palavra de Deus apontam as suas armas contra qualquer grupio evangélico que seja  considerado "a bola da vez".

A ignorãncia presumida dos fatos sempre foi sustentada em , quando por exemplo, ao dar notícias relacionadas a guerra da Irlanda, sempre se referir como "guerra entre católicos e protestantes"  que lá, no caso não é de modo algum, nem presumível nem factual, como  teológica e sim histórica e político-territorial. No Brasil é teológica e somente isso, não interferindo nas relações interpessoais como de trabalho, familiares e mesmo conjugais. O objetivo é puramente descredenciar a posição teológica envangélica predominante e que privilegia a Bíblia como Palavra de Deus e abrir caminho sim a todas as posições anti-bíblicas de cunho ateísta  e liberal-humanista. Equivocadamente muitos crentes desejosos de uma "purificação" teológica da igreja evangélica, ajudam a sulapar exatamente esses pressupostos que , diga-se de passagem não dependem de uma, embora desejável e recomendável, lisura ética e moral de qualquer homem ou mulher. A auto-suficiência da Revelação Esciturística estão acima inclusive, do que eu possa demonstrar como louvável diante dos homens. Nós falhamos e isso é irremediável, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. Amém.

A minha posição é coerente e permance a mesma: o evangelho não é propriedade de uma denominação ou igreja cristã ( e não há uma sequer cem por cento irrepreensível e que seja modelo único e absoluto para as demais ). Se assim o fosse todas as pessoas e pastores  deveriam correr para ela. Nem os animados renovados, nem os fervorosos e determinados neopentecostais e nem tão pouco os certinhos dos tradicionais e reformados, nem os calvinistas extremados servem de exemplo absoluto. Aí temos de tudo do bagunçado, do contraditório ao chato, ao extremamente chato. E tornar o evangelho intragável é tão danoso quanto torná-lo contraditório. Mas aí está a maravilha e a auto-suficiência da Palavra de Deus: temos pessoas convertidas e felizes com Cristo e verdadeiramente salvas, dando frutos para a salvação em todas as denominações.

Talvez para que a glória e para que  o crédito das bençãos e transformações recebidas por cada um  sejam creditadas somente a Ele, o nosso único Salvador e Senhor.  Uma coisa não exclui e nem justifica a outra. Temos de um lado irmãos que se organizam e multiplicam rapidamente igrejas e ministérios alcançando de algum modo milhares de pessoas e de outros  um número de queixosos  que por várias razões, que vão da presunção ao rancor, que gastam tempo e oportunidades em apenas criticar e que de algum modo, e esse é o ponto chave, de um modo inegável, a despeito de tudo o que afirmem e reafirmem, não parecem ser usados como Deus gostaria de usá-los como cristãos e crentes conforme os altos padrões Bíblicos neotestamentários.


O Senhor Jesus deixou claro que escândalos viriam, e não viriam somente agora, vieram desde os primórdios da igreja ( que alguns quase que românticamente teimam em imaginar ser, desde o princípio, uma igreja perfeita, sem nenhum atrito interno ou contradições ). Esses escândalos aconteciam na igreja, exatamente a qual, vemos hoje distante no tempo como modelo ideal, do que o Senhor desejaria hoje para nós. como crentes e como igreja. Deixou o Senhor, claramente  também que consequências bastante ruins, viriam para aqueles pelos quais esses escândalos viessem.

Tal afirmação reforça e corrobora para o fato de que , embora não crendo e se opondo fortemente a verdade Bíblica revelada, o mundo espera, que o cristão apresente um alto padrão moral e ético. Quando tal linha de comportamento é rompida, surge uma aparente justificativa para a sua descrença. Isso é um sofisma, pois se falamos de um Deus, de um Salvador, de Seu amor e obra a nosso favor, e não de nós mesmos não importa, na verdade o quanto, como homens e mulheres possamos falhar. Trata-se, de fato de uma exigência injusrta e ineficáz por parte do não crente, e que em nada contribuirá para a sua possível desculpa de não ter crido na mensagem do evangelho , seja por causa de "A" ou de "B". Cada um dará conta de si mesmo a Deus ou queixe-se cada um de seus próprios pecados, recomenda e adverte-nos as Sagradas Escrituras.


Finalmente pregar o amor de Deus, que esse mesmo e único Deus ama e deseja curar todas as pessoas, que a Ele, Deus forem, em nome de Jesus, libertá-las e mudar-lhes  a vida miserável ( nem sempre necessáriamente pobre e desprovido do menor dos recursos ) e revelar-Se a cada uma delas, é mandamento e ordenança a qualquer cristão-crente, dos quais os católicos não estão eximidos, desde que se decidam  fazê-lo, apontando só e únicamente para a pessoa de Jesus Cristo, como Filho de Deus, ressucitado, e único mediador entre Deus e os homens. O único capaz de perdoar pecados, escrever o nome dessa mesma pessoa no livro da vida e um dia finalmente  recebê-lo no céu, pela sua total suficiente graça.

Da mesma forma que há os insensatos que promovem escândalos, quase sempre em nome da ambição em uma de suas formas mais banais, sexo ou dinheiro, há os sinceros e revestidos pela autoridade espiritual ( da qual já falamos em postagem anterior e recente ) dada pelo próprio Deus, para realizar a Sua obra em Seu bendito nome. São os que pregam  e dão testemunho igualment a ricos, pobres, doutos ou simples, amados ou desprezados pelo mundo, públicos e anônimos. Esses quando oram, pessoas são libertas e curadas, histórias são mudadas por gerações, e as mais grandiosas bençãos são testemunhadas voluntariamente para a glória do nome do Senhor Jesus, únicamente. Esse evangelho, essa igreja, que não é exatamente a denominacional ou ministerial, que está no mundo mas não é desse mundo, não pode ser derrotada ou vencida, ou calada ou envergonhada. Incrivelmente nela estão incluidas igualmente tanto reformados, tradicionais, renovados, pentecostais, neopentecostais, calvinistas e arminianos, desde que tenham, tão somente, intimidade pessoal com o Senhor e que o amem com todas as suas forças e entendimento, e deixem-se guiar pelo Seu Santo Espírito. E que cada um de nós não se engane: o mundo não tem nenhum interesse em respeitar ou ao menos permitir que a mensagem que exalte a Cristo seja pregada de algum modo. Naõ são os escandalos, de certa forma inevitáveis ( e foi o próprio Senhor quem disse ) que os icomodam. De fato, torcem e se alegram para mais deles haja, para que io nome daquele que inconscientemente odeiam, deixem de ser mencionado. Basta ver, na Rede Globo, principalmente, o tom de voz empregado quando referente às várias versões de "Maria" e a diferença quando referente à pessoa de Jesus Cristo. Para eles ela é "Senhora", quanto a Jesus Cristo, apenas uma personagem histórica, um homem apenas.

Continuo a reconhecer o Seu eterno fazer, seja por mão de um ou de outro independentemente da minha simpatia e compreensão. E se um falhar o Senhor da igreja, da verdadeira Igreja, com"I" maiúsculo levantará outro e outro e outro até que a Sua absoluta vontade e  segundo seu beneplácido sejam perfeitamente feitas na terra como é feita nos céu.

por Helvecio S. Pereira

COMENTE ESSE "POST"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos