COME TO ME

sábado, 20 de março de 2010

É DEUS TODO PODEROSO?

Nós brasileiros, na sua maioria, tivemos as primeiras noções de Deus, na família, na igreja católica ( a grande maioria de evangélicos no Brasil constituem-se de ex-católicos romanos ), uns mais, outros menos. Uns apenas desorganizadamente em visitas esporádicas a igreja católica, outros mais sistematizadamente através de catecismo e encontros, etc. Enfim todos, incluindo kardecistas e todos os protestantes, reformados, paraprotestantes, judeus e muçulmanos temos a idéia de um Deus único e absoluto. Não há discussão sobre esse fato com alguma possibilidade de negá-lo. É ponto pacífico e concorde na imensa maioria de pessoas.

Alguma diferença começa a surgir quando são levantadas outras questões ao serem relacionados e confrontados alguns fatos ou fenômenos. O mal é um deles. O mal é um fato cotidiano, intrícico a existência  humana e visível na própria natureza. Outro ponto são fatos na história, seja no passado  ou no presente, que não combinam com aquilo que se supõe ser a natureza de Deus, perfeitamente boa e perfeitamente justa.  Entre os religiosos a discussão franca e as posições opostas emergem a séculos, como por exemplo, entre a posição calvinista e arminiana. E incrivelmente todos tropeçamos de um modo nela. Não só os arminianos do p-onto de vista dos calvinistas, mas os próprios calvinistas, ou os judeus, ou não cristãos como os mulçumanos. Geralmente os crentes no Deus pessoal e único são absolutamente tementes e respeitosos ao Deus que amam, e nunca as suas declarações de fé buscam tornar Deus uma pessoa menos absoluta, não de modo nenhum. Quando um calvinista defende, com todas as implicações o seu ponto de vista e compreensão Bíblica, o faz exaltando e dando a justa medida da soberania de Deus. Quando um arminiano defende o livre arbítreo do homem não tem a intenção de diminuir a soberania de Deus mas de definí-la tão soberana como capaz de fazer essa conceção ( embora pareça improvável e estupidez do ponto de vista do calvinista ). Mas a coisa não pára somente nessas duas posições.Qundo um reformado afirma que dos dons derramados em pentecostes não são para hoje limita a atuação de Deus, de alguma maneira a uma época histórica. Quando um adventista afirma que Deus não poderia criar um lugar tão horrível quanto o inferno para destinar o homem a um sofrimento eterno também limita a atuação de Deus. Quando se aventa a possibilidade da reencarnação como evolução dos seres humanos ( por parte de kadercistas que não são teológicamente cristãos mas creem na existência do Deus criador cristão ) limita Deus a necessidade de um esquema e arquitetura lógica fantástica e incorente. Ainda quando se discute se Deus é a origem do mal ou se o mal surgiu expontâneamente novamente a soberania de Deus está em jogo em última instância.  Seria mais ou menos poderoso se fosse responsável por cada vontade e ato no universo ou fora dele ou se o mal houvesse surgido expontãneamene ainda que com a Sua permissão e criação dessa possibilidade? Se Deus sabe tudo ( e Ele sabe ) ou pode abrir mão de sabê-lo muda a Sua efetiva soberania? Se Deus pode ou não ir contra a Sua própria natureza ( pode de potência, não de vontade ) e quebrar todas as regras criadas por Ele mesmo, em que medida muda a Sua efetiva Soberania?


Embora essas questões se pareçam a certa altura como discussões bizantinas, sendo que a maioria dessas questões não serão efetivamente debatidas pela maioria das pessoas,mesmo porque muitas são dilemas que por mais que se debata humanamente sobre elas não se chega a uma resposta definitiva o fato é, que no dia a dia reafirmamos ou negamos com nossas atitudes de fé ou falta dela a real soberania de Deus. Eisso sim , devemos tomar cuidado. Não são os nossos discursos que comprovam o que cremos, mas as nossas atitudes diante dEle, quando somos confrontados, como cristãos e como crentes, diante de situações reais. Esse era o grande problema dos fariseus. Toda a sua religiosidade demonstrava que criam. Em situações novas e reais se via, entetanto que, claramente que não havia fé alguma. O mesmo acontece hoje. Quem acompanha as minhas postagens nesse blog, pode achar que odeio os teólogos. Não é esse o fato. Sei da importância do seu trabalho, sem o qual não teríamos a doutrina como uma fé organizada e  passível de ser mostrada a  e consultada por todos, com todos os pontos da nossa crença claramente delineados. A minha crítica é factual, ou seja, quando alguém coloca o conhecimento temporal e humano, ainda que seja religioso e legítimo, a frente ou acima, do que Deus pode nos mostrar intimamente em situações reais perde a validade. A Bíblia Sagrada, as chamadas Escrituras judaico-cristãs, diferem dos demais livros religiosos  seja de quais religiões forem a base e nelas produzidos. A Bíbia foi escrita com fatos reais, episódios acontecidos na vida de seus escritores inconscientes e de cada pessoa cujo fato foi registrado para que deles tomássemos conhecimento. Normalmente o conhecimento teórico, cognitivo, ao nível da repetição da informação, base do pensamento teológico, raras excessões não contribui para uma fé na mesma medida. O teólogo desenvolve um pensamento enrrigecido exatamente contrário a fé infantil da qual Jesus fala e nos convida a ter. Alguém está gravemente doente e só um milagre o pode salvá-lo. Se o tal é de uma profunda cultura, advinda de décadas de formação cultural, ainda que religiosa, teológica, denominacional, secular, esse sujeito não consegue se desvencilhar do que sabe para crer sem reservas em algo que ele não tem possibilidade de saber como será feito e morre sem ser curado, por não crer. A sua falta de fé impede o milagre.  Alguém pode asseverar que  se o tal morreu por falta de fé, sendo cristão, então se todos tivessem fé absolutameente ninguem  morreria. Não se trata disso, aí a explicação é outra. Não misture as coisas.

Muitos  contemporâneos de Jesus, o viram face a face, ouviram a sua voz e ensinamentos e não creram. Segundo as escrituras em duas cidades Jesus "não pode fazer muitos milagres". Chegamos a partir dai a um outro ponto: como pode ser Deus Todo Poderoso se pode ser detido pela incredulidade ou rebeldia humanas ( e os fatos comprovam isso, aliás as escrituras mostram de modo inequívoco isso ). Seria Deus então menos Todo-poderoso? Ou Deus deixaria transparecer que foi detido, impedido, sendo tal atitude produzida por Ele mesmo? Mas aí não seria verdadeiro e um dos atribuos de Deus é ser justamente e inegávelmente,  irretocavelmente a verdade, a mais completa e a mais absoluta verdade.

O ponto principal é, a crença em um Deus Onipotente e portanto Todo-poderoso, absoluto em todas as instâncias implica inevitavelmente em alguém que não é limitado por nada, nem pelas regras e leis criadas por Si mesmo.  Não significa que loucamente irá rompê-las ou que se mostrará imprevisível fazendo em um momento algo e no outro momento justamente o contrário. Mas que não existe nada, absolutamente nada, igual a Si mesmo e muito menos acima de Si, seja qualquer coisa. É o único Ser que não pode ser explicado, analisado, colocado em um tudo de ensaio, examinado cada uma de suas partes ou definido em última instância o que o constitue e forma e como surgiu.

Os inimigos da religião afirmam categóricamente que o homem criou a idéia de Deus e por isso essa idéia de Deus se confunde com o caráter humano. Normalmente quando falamos de Deus, mesmo com base no que é revelado nas Escrituras, fazemos comparações e preposições que de um modo ou de outro o limitam. Ele é mais do que Ele nos pode revelar, contudo reevela-nos o que nos convém saber, para crermos nEle, para nos relacionarmos com Ele e para recebermos dEle o que a Ele nos apove dar. A Bíblia nos mostra  um Deus  ilimitado em todos os sentidos e no que se pode imaginar. Diferentemente dos deuses das religiões  não abrâmicas, sugidos em decorrência de alguma catástrofe e do embate entre duas entidades iguais e opostas, Jeová é único, pré-existente a todas as coisas e seres e sobernao sobre todas as coisas. Não há limites e Ele  o Senhor quer que creiamos nessa verdade, revelada na Sua Palavra, para que só assim a Sua vontade, possa se manifestar em nós, assim como é feita no céu.

A Bíblia, como úncia e genuina Palavra de Deus nos proporciona isso, mas muitos de nós até mesmo com o conhecimento dela nos pomos a dar voltas e caminhar em círculos ao redor de pontos de nossa preferência e poucos de nós conseguem fazer algo mais promissor e efetivo na obra de Deus. Que fujamos do lugar comum, sem contudo nos afastarmos daquilo que é mostrado nas Escrituras, a genuina Palavra de Deus. Para isso é indesculpável a comunhão com Ele que começa inevitavelmente passando pela única porta que é o Senhor Jesus. Quem não entra por Ele é ladrão  e salteador, mas quem entrar por Ele, sairá e encontrará pastagens. Que o Senhor nos abençoe e que fujamos daquilo que não contribui efetivamente para uma fé esperado por Ele, como a fé do centurião, que recebeu o maior elogio de Jesus: "nem mesmo em Israel encontrei uma fé como esta!"

por Helvecio S. Pereira

COMENTE ESSE "POST"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos