SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 15 de março de 2010

CRISTIANISMO E ESCÂNDALOS II

Do falecido cartunista Glauco, essa deliciosa charge, que infelizmente corresponde à realidade.


 Na postagem anterior abordamos a infeliz certeza  de que escândalos sempre vem na igreja de Jesus ( não sou eu quem declara isso mas o próprio Senhor o declarou e está claramente registrado nas Escrituras ). O escândalo após o seu acontecimento é explorado segundo interesses e inclinações de cada um, pessoa ou grupo, por simples prazer ou com que determinados objetivos sejam alcançados. Os direta ou indiretametne envolvidos comos fatos podem cair no erro de desviar o assunto ou dar um adewsculpa imprópria apressadamente. Constatado o fato finalmente, ainda que envolvido indiretamente a pessoa que não exclareceu de pronto os fatos perde crédito junto aos demais, ainda que crédito relativo. Os acusados pouco se preocupam com o fato em si que só atinge um grupo reduzido de pessoas, mas se mostram bastatne ágeis, para aproveitar o calor dos acontecimentos e conseguir o objetivo de erradicar do mapa  o seu desafeto e apargar-lhe a influência. É sempre um jogo e uma disputa que pouco ou nada tem a ver com os fatos em si.

A Rede Globo decididamente e de forma explícita é a de sulapar a credibilidade da parcela evangélica brasileira. Para boa parte dos profissionais que participam das mais importantes decisões da rede é importante que a cultura evangélica seja dilapidada e que a sua influência na cultura brasileira seja, senão diminuida, descrfedenciada. O próprio catolicismo se recente disso. em uma importante declaração feita ao vivo na Rede Vida de televisão, uma rede de emissoras católicas, um religioso ligado a umsetor importante da igreja Católica Romana, decflarou que os padres como religiosos católicos são descrendicados espiritualmente através das personagens caricatas em cada folhetim, onde realizam casamentos e esses casamentos são descaracterizados no decorrer das novelas de horário nobre.

No episódio dos fuzis há muito mais a ser explorado, como por exemplo, o crime não é maior por serem os envolvidos "pastores evangélicos" mas provavelmente como evangélicos, que no Brasil, somos todos ex-católicos, ex-espíritas, etc, esses indivíduos já eram da banda podre a muito mais tempo, antes mesmo de se bandearem para um a igreja evangélica neopentecostal. Já eram poranto maus cidadãos a muito mais tempo. Talvez deram uma "parada" e novamente se envolveram com pessoas da sua convivência desde a infância nas mesmas comunidades carentes que o poder público há muito tempo não se faz presente. E se por acaso foram obrigados, por terem parentes vivendo nas mesmas comunidades, teriam outra opção em se rebelarem sozinhos contra os pedidos do poder do tráfico? O poder público,  no Brasil, protegeria seus familiares de alguima represália?

De um modo ou de outro cometeram um crime que só não teve consequências mais terríveis ( morte de pessoas pelo uso dessas armas no meio urbano ) porque foram descobertos. Usar isso para destruir a evangelização promovida por milhares de outras pessoas sinceras em uma igreja é no mínimo um equívoco. Do mesmo modo há comprovadamete padres pedófilos, mas serão todos os padres pedófilos? Obviamente que não.

Qualquer idéia ou valor, seja evangélica ou católica que reafirme valores consensuais cristãos e que se oponha às idéias mais "liberais" que querem se tornar proeminetes no mundo e que, são bastante convenientes ao meio artístico principalmente são imediatamente combatidas subliminar ou diretamente. Afinal cada um que se reafirme como autêntico cristão deixa em última instãncia de alimentar as prátiocas que sustemntam essas mesmas idéias e contribuir financeiramente para a proriferação das mesmas, seja através do consumo ou de costumes.

No meio disso tudo há os que se posicionam de modo a catalizar os acontecimentos apenas para afirmação próprias não medindo as consequências mais amplas que até acabariam em atingí-los igualmente. Não é porque temos contradições, que não são poucas, no meio evangélico, que deveríamos nos contentar com um grupo tido como seleto espiritual que finalmente não produz, não contribui e nem é tão ousado em sua fé prática, ou seja apenas produz um certo barulho para tão pouco mel.

Foi assim a época do nazismo em que muitos grupos religiosos tradicionais não vislumbraram o que viriam e não só não se opuseram ao regime insipiente que já se desenhava como aponharam a perseguição a outros grupos religiosos alvo dos nazistas em um primeiro momento. A Rede Globo não combate, aliás nem cita, nenhum pastor calvinista, pois eles não tem influência marcante na sociedade que a incomode. Muitos nem mesmo nas suas famílias conseguem algum reboliço maior, cultivando uma prática religiosa que mais se parece com simples opinião doutrinária excêntrica. Porém não se enganem, se todos cairem e se sobrarem, só eles como cristãos, também serão combatidos e rechaçados e as acusações não serão teológicas pois o mundo não entende esses meandros da revelação Bíblica, mas de cunho secular.

No caso dos últimos episódios da Igreja Mindial, o desafio de expor os culpados e as implicações de cada um e suas ligaçõess escusas é um problema da liderança da própria igreja, assim como o papa lida a contragosto com os escãndalos de pedofilia e outros desmandos de sua igreja. Trata-se de um fenômeno antropológico e essencialmente  humano, previsível e que nada tem de espiritual. A cobiça, os desvios de comportamento, as limitações pessoais e individuais são sempe as razões que levam a certos indivíduos a não se adequarem em nehuma situação imaginada como mais ideal. Isso não acaba ou termina aqui. Não será o primeiro e nem o último caso.

A verdade sobre os fatos devem ser expostos doem a quem doer e haja a consequência que houver. Nada pode ser oculto com propósito de "preservar" um futuro mais promissor ou bem sucedido ainda que se trate de uma igreja ou ministério. O que se indaga são as razões que levam alguém a sugerir algo que não é implicito a uma outra coisa. A mensagem do evangelho é plenamente independente de homens que estemporâneamente a repitam ( pois é exatamente isso que cada um de nós faz quando prega ou testemunha :repete a proclamação Bíblica ). Uma grande salvação continua amplamente disponível e ao alcance de quem a buscar e crer nela. No auge do desespero, no fundo do poço da enfermidade, do isolamento e de qualquer possibilidade de que haja uma nova chance e uma nova história seja escrita lá está Jesus Cristo, vivo, ressurreto, que pode e quer socorrer o necessitado que a Ele buscar deseperada e confiadamente. Isso não é propriedade de nenhuma igreja, denominação, ministério, célula, ou qualquer pessoa isoladamente.

Finalmemente há ainda uma articulação velada para calar qualuer voz que proclame o evangelho. Essa  é a única voz e é a que não se deve permitir calar em nenhum rincão desse país cheio de contradições, onde há milhões de pobres sofridos e abandonados a sua própria sorte. Mas em que  há, também, milhões de jovens promissores, oriundos de famílias abastadas que em seu silêncio, ou se escondem, se isolam, ocultam seus filhos e filhas em seus dramas pessoais camuflados a peso de ouro, até que um escândalo também os atinja e de forma aparentemente inexplicável.

Estão aí como exemplos máximos, uma filha rica que como mandante  assassina os próprios pais, filho que rouba e mata tanto o pai como a madastra, filho que mata a avó que o sustenta, filho drogado e louco que assassina tanto o pai qunato o filho em uma seita no meio do mato e quem tem como solução espiritual um chá indígina, outro que joga a filha pela janela junto com a madastra ou com apoio da mesma. Uns amplamente provados outros que se arrastam cansativamente por décadas ou por quanto tempo o dinheiro e a hipocrisia puderem adiar. Há as mulheres assassinadas um após outra junto com suas filhas e filhos por pais que não admitem a ruína na relação conjugal e se fracasso como pais ideais que gostariam de ser. A solução é o evangelho, mas uma denominação, qualquer que seja, com homens e mulheres que se arrisquem e se empenhem incluindo o seu bom nome, ou nem tanto assim, a sua posição social confortável precisa ir onde estão, chegar e se fazerem ouvidos onde quer que estejam.

Infelizmente, pastores de igrejas tradicionais, históricas ou arraigados em posições teológicas radicais, não conseguem fazê-lo. E por mais que fiquem raivosos com esse comentário não conseguem fazê-lo, por que não podem, lhes falta algo diante do Senhor, que nem eles mesmos sabem ou decidem encarar. A pregação e prática de muitos deles não passa de blá-blá-blá. Nada mais que isso. Não estão disponíveis e não vão aos piores lugares e se encontram com as piortes pessoas para fazer-lhes efetivamente alguma diferença. E esse é o problema. Não basta criticar gratuitamente alguma coisa. Faça o certo e melhor.


Não defendo denominação, ministério ou igreja em particular e sou terminantesmente contrario ao espírito ecumênico em que cada um traz a sua "crença" particular e que em uma "única casa" produz o "samba do crioulo doido", um vale-tudo espiritual. Defendo a possiblidade de que cada um ouça falar de um Deus vivo e que opera hoje do mesmo modo que mostrou-se operante na Sua primeira vinda, o Emanuel, o Deus conosco. Contra isso é que se levantam todas as forças possíveis e imagináveis que se aroveitam de todo acontecimento que possa acarretar uma freiada e no avanço de tal tipo de pregação.

Divulgado nos meio de comunicação e na mídia em geral destacamos:
Fuzis apreendidos com pastores em Miranda.

Depois da prisão de 3 pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Três Lagoas, com fuzis que seriam levados ao Rio de Janeiro, o vice-presidente do Conselho de Pastores do Município, Doralício Delgado, saiu em defesa da congregação.
Em entrevista à rádio de Três Lagoas, onde os presos atuavam na evangelização, Doralício disse que o envolvimento dos pastores com facções criminosas cariocas “é um caso isolado".
Os pastores Sebastião Braz da Fonseca Neto, de 42 anos, e Francisco Ferreira Moura, de 36, foram presos está semana pela Polícia Rodoviária Federal, em Miranda.
Sebastião estava em Três Lagoas já há um ano, mas não tinha envolvimento no Conselho, garante Doralício. Na cidade, cerca de 73 % das igrejas estão filiadas ao conselho, que já existe há 10 anos.
Segundo ele, no município “há pastores honestos, sérios, honrados, e dignos de confiança”.
O 1º templo da Igreja Mundial do Poder de Deus foi criado em Sorocaba (SP) e em Três Lagoas já existe há mais de 10 anos.
Na quarta-feira passada, a PRF flagrou os membros da igreja em Miranda, com sete fuzis que tinham como destino São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo a PRF, o armamento tinha como destino o morro do Martins. No mesmo lugar eles realizavam cultos à comunidade.
Um dos pastores seria amigo de infância de um dos chefões do tráfico do morro, onde também existe um templo da Igreja Mundial.
As armas estavam em um Vectra, escondidas em compartimento de fundo falso nas portas dianteira e traseira e assento traseiro do carro.
Quando abordados, eles disseram que tinham ido à Bolívia, para fazer uma pregação aos fiéis.
As armas estavam desmontadas para que pudessem ser acondicionadas e envolvidas por material adesivo plástico, são de fabricação norte-americana, marca Bushmaster, Modelo M-15.
Depois da prisão dos dois, em Campo Grande a PRF localizou um terceiro homem, Felipe Jorge da Silva Freitas, de 36 anos, que também se identificou como pastor. Ele foi preso no bairro Nova Bandeirantes.
Com Sebastião e Felipe Jorge foram apreendidos R$ 2,5 mil, que teriam recebido do entregador das armas para despesas da viagem, e R$ 4 mil, arrecadadoa de fiéis nas cidades de Corumbá e Ladário.
O trio contou que ainda receberia R$ 20 mil para levar o armamento até o Rio e foi levado para a Superintendência da PF (Polícia Federal) em Campo Grande.

Pantanal News/Notícias cristãs


Fonte: Pantanal News/Notícias cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos