Tolo é aquele que não se preocupa ( tolo é o que fica ansioso, segundo Jesus ) com assuntos e coisas realmente sérias relacionadas a vida. Há de fato, para todas as pessoas, independentemente onde vivam, como vivam, desafios e enfrentamentos diferentes, que devem ser priorizados e que são diferentes de situações para situações, de lugar para lugar, de época para época. A água é sem dúvida uma necessidade para todos nós, em qualquer lugar da terra, pois sem ela, em questão de horas ou de poucos dias o corpo entra em colapso. Não importa quão culto, quão estudado, quão especialista você seja em alguma coisa, tão complexa, e cujo conhecimento ou habilidade seja para um grupo seleto. Nos deserto, nas regiões áridas as pessoas descrevem se preocupar primeiramente na provisão, no consumo regrado, planejado da água sem a qual morreriam rápida e inevitavelmente. Depois segue-se a água, o alimento. Segue-se a essas necessidades tão preponderantes, a segurança, a habitação, a privacidade.
De fato, seria interminável uma consideração e uma descrição das múltiplas e complexas necessidades que a vida nos impõe, a nós seres humanos ( e não somente ) bem como a todos os animais, dos mais complexos até os mais simples. Gostaria de lembrar que do ponto de vista físico, da academia de ciências, oficialmente é sabido que a vida é uma excrescência, uma impossibilidade. Não há razão científica, verdadeira e realmente plausível para que a mesma existisse sob qualquer uma de suas formas. Gostaria muito de dizer aos ateus sinceros ( e acho que há ateus sinceros descontentes com as religiões e desconfiados sinceramente de todos semelhante humano ) que não é só Deus que aparentemente sôa a seus ouvidos ateus como uma idéia impossível e pouco ou nada razoável mesmo a despeito do discurso religioso mais elaborado e coerente. Nós somos uma impossibilidade razoável.
A vida é uma loucura, uma excressência irrazoável. Um ateu deveria, coerentemente, duvidar legitimamente, não só de Deus , da idéia de Deus, mas de si mesmo. Por isso talvez a Bíblia, chame o ateu, aquele que nega a existência de Deus, de simplesmente louco. De fato esse indivíduo não raciocina legitimamente, não é lúcido na sua dúvida, nos seus questionamentos, e portanto não considera a luz da verdadeira razão a sua busca. Por isso digo que haja realmente "ateus sinceros" perdidos no caldo caótico das múltiplas informações e "ateus obstinados", inimigos gratuitos de um Deus que não apreendem a idéia para considerá-Lo e a possibilidade de Sua existência como melhor cosmovisão que de fato não têm.
A vida é uma loucura, uma excressência irrazoável. Um ateu deveria, coerentemente, duvidar legitimamente, não só de Deus , da idéia de Deus, mas de si mesmo. Por isso talvez a Bíblia, chame o ateu, aquele que nega a existência de Deus, de simplesmente louco. De fato esse indivíduo não raciocina legitimamente, não é lúcido na sua dúvida, nos seus questionamentos, e portanto não considera a luz da verdadeira razão a sua busca. Por isso digo que haja realmente "ateus sinceros" perdidos no caldo caótico das múltiplas informações e "ateus obstinados", inimigos gratuitos de um Deus que não apreendem a idéia para considerá-Lo e a possibilidade de Sua existência como melhor cosmovisão que de fato não têm.
Mas o assunto desse "post" é a vida, da qual já disse, reproduzindo a visão eminentemente científica, de que é de todo uma impossibilidade razoável e plausível. Existindo a vida, o homem e a sua história ( algo inegável pelos nossos sentidos e razão ) há duas explicações filosóficas-religiosas básicas:
- a explicação caótica
- a explicação determinista
Todos nós como seres humanos, cultos, incultos, ricos, pobres, morando e vivendo de maneira "x" ou "y" , na prática vivemos sob uma crença em uma das duas, independentemente se somos religiosos, cristãos, não-cristãos, ateus, etc, etc, etc. Ou a vida é um caldo, uma sôpa, onde ingredientes misturados a revelia ou não, se enroscam e se chocam, enquanto o líquido quente ferve e se transforma continuamente sob a ação de um calor externo, onde o macarrão, óleo, carnes, temperos, se movimenta freneticamente numa dimensão complexa e incapaz de ser registrada e descrita a nível do micro fenômeno; ou tudo é determinado, das menores a maiores coisas boas e belas , as menores e maiores e terríveis maldades e desastres da vida. Se há ou não um Deus único e soberano, essa são as duas únicas possibilidades, e em ambas eu e você somos NADA ( desculpe a caixa alta ). Iludem-se todos os religiosos e todos os antirreligião. Estão todos perdendo tempo lutando contra algo invisível, inexistente, e que não só não apresenta-nos uma razão razoável e lógica para vivermos, bem como para como e quando morrermos.
O que faz diferença nesse caos é o encontro. Um encontro faz toda a diferença ( ou também não, alguns resistem a toda a manifestação da verdade que não seja a sua pessoal ) dependendo da pessoa. A religião, seja qual for, incluindo igrejas cristãs, não lhe põem em contato com Deus. O conhecimento por si só não nos põe em contato com Deus. Quando aprendemos algo, nos formamos em uma área do conhecimento, simplesmente repetimos o que nos foi dito e demonstrado logicamente. Passamos a repetir o que ouvimos. ateus e religiosos, todos agimos assim. De fato, ambos religiosos e ateus, repetem ambos, o que crêem, não o que vivenciaram em cem por cento em suas vidas.
Nos sentimos bem em estarmos e sermos aparentemente parte do grupo que agrega maior valor ao que achamos de nós mesmos. Um católico se sente bem em dizer que é católico romano, um ateu em dizer que tem milhões de ateus mais inteligentes que os milhões de religiosos que se opõem a ele e ele a eles ( os religiosos ). Estatísticamente a grosso modo, ambos os lados têm 50% de chance de estarem certos ou errados. Mas só um lado, a princípio, e o digo de modo lógico: tem realmente a perder se estiver enganado. Particularmente, ao determinismo ( que não é uma posição originalmente cristã e nem majoritariamente cristã ) não discorreremos no momento sobre ela, por não ser exatamente relevante a essa abordagem.
A Bíblia nos revela muitas coisas acerca de Deus, não tudo, mas as mais importantes. Uma delas é que Deus resiste aos soberbos. Se você é presunçoso em seu conhecimento e logicidade, Deus NUNCA SE REVELARÁ A VOCÊ. Simplesmente porque você, no íntimo se julga maior do que Ele, ou na melhor das hipóteses capaz de ser igual a Ele ( Deus ). Você acha que pode bater papo com Ele de igual para igual, pressioná-Lo, inquiri-Lo. Falando de modo racional, não religioso, até psicologicamente, é exatamente isso. Outra confusão possível é a de confundir os religiosos, a idéia de Deus, com o próprio Deus, o que são claramente duas coisas diferentes.
Deus não se revela a religiosos, por serem religiosos, igualmente. Muitos dos que confessam a existência de Deus não O conhecem, e Ele ( Deus ) não se revela a eles ou a essas pessoas. A razão lógica e simples é que, mesmo confessando a Sua existência, Deus é um objeto de pesquisa, de análise, uma coisa menor que eles mesmos simples seres humanos, e suscetivel a sua descrição, muitas e na maioria das vezes, institucional. Entre esses e ateus, Deus não deixara o seu trono, sairá do lugar de Sua existência, para defender esses religiosos contra os não religiosos. Portanto a prova da existência ou não de Deus, não será dada a favor dos religiosos contra um ateu, só para dizer que esses tem mais razão que os demais.
Deus não se revela a religiosos, por serem religiosos, igualmente. Muitos dos que confessam a existência de Deus não O conhecem, e Ele ( Deus ) não se revela a eles ou a essas pessoas. A razão lógica e simples é que, mesmo confessando a Sua existência, Deus é um objeto de pesquisa, de análise, uma coisa menor que eles mesmos simples seres humanos, e suscetivel a sua descrição, muitas e na maioria das vezes, institucional. Entre esses e ateus, Deus não deixara o seu trono, sairá do lugar de Sua existência, para defender esses religiosos contra os não religiosos. Portanto a prova da existência ou não de Deus, não será dada a favor dos religiosos contra um ateu, só para dizer que esses tem mais razão que os demais.
Muitas vezes a religião toma para si mesma o lugar de Deus na vida do homem, quando nem mediadora de Deus ela é ( só há um mediador entre Deus e o homem: Jesus Cristo ) mas apenas uma instituição humana, que guarda temporariamente o registro, a memória acerca de Deus ( ou as vezes nem isso ). Desse modo ao declarar o que Deus não disse faz-Lo mentiroso. Dessa forma ambos, religiosos ( mesmos supostamente cristãos ) podem estar igualmente distantes, a parte, e separados de Deus, portanto segundo as Escrituras, ambos irremediavelmente perdidos.
A fé e o conhecimento autênticos acerca de Deus só vêm, "pelo ouvir a Palavra de Deus" e nunca de outro modo. Trata-se de uma experiência individual, solitária, embora ocorra até mesmo no meio de uma multidão ainda que religiosa, cantando canções, hinos religiosos, mas impulsionada pela ação real e única da voz de Deus, audível ou não, através de uma idéia ou pensamento, como prova de que Ele, está comunicando-se com o seu espírito, mente ou alma. Uma luz se acende, algo novo e único acontece e as respostas as questões mais importantes são imediatamente respondidas e fazem num único momento, novo sentido. Nessa experiência pessoal e intransferível, esse homem, essa mulher fala pela primeira vez em toda uma vida, de décadas, as primeiras palavras realmente sinceras e humildes ao seu Criador e tem em seu coração um assentimento de que pela primeira vez está realmente sendo ouvido. Depois dessa experiência sem escrípt e patrocínio institucional religioso, emerge muitas vezes, das lágrimas de olhos que nunca choraram por Deus e diante dEle, um novo homem e uma nova mulher.
Por onde então começar? Se há um exemplar da Bíblia em sua casa, ou no hotel, ou algum outro lugar em que esteja, até mesmo na web, disponha-se a lê-la, mas não a lê-la como a um outro livro, ou como a criticá-la, analizá-la. Se for sincero, se não for soberbo mais uma vez, miraculosamente algum texto lhe fará pela primeira vez sentido e marcará esse seu primeiro momento disposto a ouvir pela primeira vez a voz de Deus. Outro modo é ir a alguma igreja evangélica, onde um pregador pregue acerca de Deus. A centenas de igrejas evangélicas e a despeito de suas diferenças, níveis de cultura de seus pastores e pregadores, Deus poderá falar-lhe ao coração através de qualquer um deles. Pessoas cultas, estudadas e ricas, são tocadas por palavras vindas da boca de pregadores limitados e incultos para que esses cultos e sábios, saibam que não vem do homem, ou do conhecimento escolar, a verdadeira Palavra de Deus, nem da denominação, nem da igreja em particular, nem do líder, do fundador, etc.
Por onde então começar? Se há um exemplar da Bíblia em sua casa, ou no hotel, ou algum outro lugar em que esteja, até mesmo na web, disponha-se a lê-la, mas não a lê-la como a um outro livro, ou como a criticá-la, analizá-la. Se for sincero, se não for soberbo mais uma vez, miraculosamente algum texto lhe fará pela primeira vez sentido e marcará esse seu primeiro momento disposto a ouvir pela primeira vez a voz de Deus. Outro modo é ir a alguma igreja evangélica, onde um pregador pregue acerca de Deus. A centenas de igrejas evangélicas e a despeito de suas diferenças, níveis de cultura de seus pastores e pregadores, Deus poderá falar-lhe ao coração através de qualquer um deles. Pessoas cultas, estudadas e ricas, são tocadas por palavras vindas da boca de pregadores limitados e incultos para que esses cultos e sábios, saibam que não vem do homem, ou do conhecimento escolar, a verdadeira Palavra de Deus, nem da denominação, nem da igreja em particular, nem do líder, do fundador, etc.
Se você foi absolutamente sincero no passo um, Deus lhe falará de forma inconfundível ( para você ) no passo dois. a partir daí uma série de acontecimentos farão realmente sentido para você e as coisas de Deus serão reais para você de tal modo que nada nesse mundo poderá negar ou apagar a sua experiência pessoal com Deus e a Sua Palavra. Essa é a genuína experiência cristã, o único e bíblico encontro com Deus. Há algo que lhe desejo compartilhar: a experiência com Deus segue uma regra que é a de que quem a têm ore por quem não a tenha. Eu tive essa experiência porque alguém ( não sei exatamente quem ) teve dó ( pena mesmo ) de mim e orou para que eu a tivesse. Sem esse tipo de "elo", ninguém vem a conhecer a Deus e ser salvo. Eu orei porto dos os leitores dessa postagem. Algo acontecerá com você, tal qual acontece todos os dias com milhões de novos crentes. Muitas vezes isso é chamado de "aceitar Jesus" e não a nada de errado em chamar dessa forma a essa experiência única e obrigatória para a salvação pessoal. Isso não faz nenhum sentido para você agora, mas fará no futuro. Deus o abençoe alcançando-o nas suas dúvidas e questionamentos, curando e libertando-o dos males que o afligem.
Amém.
Amém.
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