COME TO ME

quinta-feira, 3 de março de 2011

A PERFEIÇÃO SERIA APENAS UMA IDÉIA MAL DELINEADA E REALMENTE IMPROCEDENTE DO PONTO DE VISTA BÍBLICO OU ELA EXISTE DE FATO?

Uma conversa puxa a outra e foi apartir de um comentário de um querido irmão em seu blog, numa postagem que abordava, melhor citava, uma literatura evangélica que abordava, com intuito de por fim a um dilema, o da origem do mal, que por causa de um questionamento meu a uma declaração feita por esse mesmo irmão, nasce essa postagem.

A fala do irmão da qual parte o meu raciocínio é a seguinte:

" O fato  fato é que temos de afirmar o mal como parte da criação, e não é algo que Deus não previu, mas que está eternamente decretado em seu plano. Sei que você não disse isso, mas é que a idéia de Deus decretar que as coisas não se mantenham em seu estado original de perfeição pode suscitar o entendimento de que ele as criou perfeitas e depois corrompeu-as. Na verdade, a Bíblia não afirma nenhuma perfeição na Criação, o próprio Deus considerou-a boa, não perfeita. Se toda a Criação fosse perfeita, também o seria o pecado, o mal, as tragédias, etc."

Como não se trata de uma crítica ao blog ou ao irmão e nem ao assunto acventado na referida posstagem, e só por isso, omito a citação da postagem e do blog, embora ele ( o irmão saiba a que me refiro) a razão é puramente ética e de fineza recípocra. Postei ( tentei ) colocar um comentário rápido no blog do irmão mas perdi o texto e fiquei com preguiça de refazê-lo. Um asegunda razão seria o imediatismo das idéias que poderiam ser reflexo de uma pressa de rebatê-lo em suas afirmações sem elementos mais substanciais o que não redundaria em uma real edificação e exclarecimento acerca do assunto.

Vamos lá então: Há ou não a idéia de perfeição nas Escrituras? Seria a perfeição apenas uma idéia resultante do nosso sienbtimento e das elevadas peripécias filosóficas e religiosas promovidas pela mente humana?

Percorramos ainda que rapidamente, enquanto escrevo essa mesma postagem alguns textos do AT, sendo o primeiro deles encontrado no Salmo 119:96, um dos meus salmos preferidos:

Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.

A palavra "perfeição" nesse verso é a palavra tiklâ  faz com Ara, limites, de fato um jogo poético das palavras. A "perfeição" embora existente tem seus limites, tem fim, mas o teu mandamento ( a tua palavra, os teus conselhos, são amplíssimos, vão bem mais além.

O salmista tinha idéia da perfeição portanto para fazer essa conparação. Perfeição para ele não consistia apenas numa idéia filosófica e metafísica mas concreta, sem relativismo, palpável mesmo.

Em 2 Crônicas 4:21 temos a idéia do que é "puro" como "sem mancha", vejamos:

as flores, as lâmpadas e as tenazes, de ouro puríssimo, ( Almeida Revisada, Imprensa Bíblica ) A palavra aí colocada é traduzida é miklâ

taklît é outra palavra encontrada no AT cerca de cinco vezes, três delas em Jó tem o sentuido de totalidade siginificando perfeição, perfeito.

A palavra kãlîl significando perfeito e miklãl perfeição. O primeiro vocábulo kãlîl significa perfeito, inteiro e exprime tanto de realização quanto a destruição. Tem a idéia de inteireza ou perfeição, quatro dessas ocorrências dizem respeito à beleza e são trasduzidos por "perfeito".

Miklãl significando perfeição ocorre uma vez em Salmos 50:2 e Lamentações 2:15

Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. ( Sl 50:2)

Todos os que passam pelo caminho batem palmas, assobiam e meneiam as suas cabeças sobre a filha de Jerusalém, dizendo: É esta a cidade que denominavam: perfeita em formosura, gozo de toda a terra? ( Lm 2:15 )

Bem até nada apenas referẽncias do uso das palavras relacionadas a que usamos e pensamos modernamente, será?

A afirmação do irmão em sua resposta a um dos comentários de seus leitores diz que Deus condierou a sua criação apenas "boa" ( ???!!)

O vocábulo tôb significa bom, agradável,belo, que dá prazer, alegre, jubiloso, correto, precioso, justo. É comprovável que o uso do vocábulo em questão desígna um benefício prático, não apenas uma idéia abstrata, filosófica, metafísica. As frutas do Édem em Gênesis 2:9 e os cereais do sonho de Faraó ( Gênesis 41:5 e 4:36 ) eram bons para comer. A criação portanto era boa realmente e do ponto de vista mais exigente: de Deus mesmo. Será que não era perfeita? como não sê-la?

Há ocasiões que "bom" e "bem" um ampla variedade de perspectivas abstratas embora não invalide ou diminua a imortçabcai do uso lembrado acima.

Afirmar entretanto que Deus não criara o mundo de forma perfeita implicaria em afirmar uma das "verdades":

a primeira a sua incapacidade de fazer algo perfeito;

a segunda: a sua necessidade de aperfeiçoá-las o que inlicaria na primeira premissa.

Em ambas Deus seria inveitavelmetne "menos  Deus" do que frequentemente imaginamos e portanto uma afirtmação de implicações teológicas verdadeiramente desastrosas.

O céu não seria perfeito para os salvos, os corpos dos salvos não seriam perfeitos, e as relações sonhadas para a eternidade não seriam igualmente perfeitas, haveria insegurança e incertezas mil, sob todos so aspectos exploráveis ainda que pela infinita mente humana.

Algo prefeito é algo que agrega todos os elementos que o caracterizam sem reparações e descontos. Algo imperfeito ainda que, por exemplo "belo", tem algum ítem de "beleza", digamos incompleto e passível de aperfeiçoamento. Se Deus não é "perfeito" é em Si mesmo "aperfeiçoável", algo inaceitável logicamente em se tratando do Deus bíblico eterno e único. Um dos sentidos abordados primeiro foi o de "sem mancha". O homem, Satanás, os demônios, por exemplo, possuem todos "manchas", "iniquidade", "pecado", materialidade de um tipo de "imperfeição".A cada tarde de cada dia da criação, "viu Deus que era bom", portanto "acabado", "terminado", "perfeito". Como imaginá-lo de outra forma?

Não é portanto prudente, razoável e bíblico, asseverar o contrário e nem faz parte da tradição cristã de uma provável interpretação desse tipo. Além do que destrói inadevertidamente o que se sonha desde o AT até o NT acerca da eternidade, da recompensa, da justiça, da habitação divina e da futura vida eterna dos justos. O tempo e a história do homem pós pecado é que se revela um hiato de imperfeição e concivência impura do joio e do trigo, duas materuialidades distintas e que se contrapõem o tempo todo. A vontade de Deus nos céus é a perfeita e completa, enquanto a manifesta na terra é resultado da corrupção humana, e da semeadura de um "inimigo".

1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
Apocalípse 22: 1-5



Por Helvécio S. Pereira

Mais alguns textos: 

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.Mateus 5:48
Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.Deuteronômio 18:13


(*)Perfeição (do latim perfectione) caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais.
Historicamente o termo perpassa pelo conceito de entelecheia (enteles, completo, telos, fim, propósito e echein, ter) cunhado por Aristóteles, sendo um trabalho ativo para a realização de um alvo, intrínseca à mesma coisa. Mas é também esse alvo, esse estágio em que a organização alcançou todas suas potentialidades, e conseqüentemente, alcançou a perfeição.
O conceito moderno de pefeição se origina do movimento idealista do século XVIII, e está estreitamente ligado à noção de progresso. Em Kant e seus antecessores, Christian Wolff e Alexander Gottlieb Baumgarten perfeição é uma noção de ontologia: completude como sendo uma reunião de todas as disposições sujeitas a uma unidade harmoniosa, ou ordem. O perfeito é um 'completo', um manancial de ações potenciais. Por outro lado, a perfeição é uma idéia, uma condição que não é alcançada, mas deve necessariamente ser almejada - esta é a ética do homem.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos