Pode-se naturalmente ser um cristão, salvo, e ter uma dessas posições escatológicas diferentes ( referentes às últimas coisas ou acontecimentos factuais históricos revelados profeticamente nas Escrituras judaico-cristãs ). Veja:
A maioria dos líderes evangélicos acreditam que Jesus Cristo irá retornar à Terra e então reinar com seus seguidores por 1.000 anos, mostra uma nova pesquisa, 09 de março de 2011.
Essa teologia do fim dos tempos é chamada de pré-milenismo e 65 por cento dos líderes evangélicos pesquisados se identificam com ela.
Como parte dessa pesquisa mensal, a Associação Nacional dos Evangélicos pesquisou seu conselho de diretores, do qual incluem os Diretores Executivos das denominações e representantes de uma vasto leque de organizações evangélicas, sobre suas crenças escatológicas.
“Está em nossa natureza humana querer preparar a nós mesmos – fisicamente, emocionalmente, espiritualmente – pelo que pode estar à frente,” disse o Presidente da NAE, Lieth Anderson.
A pesquisa, publicada esta semana, encontrou que 13 por cento dos inquiridos são amilenistas – acreditando que o reino milenar não literal de Cristo está acontecendo agora enquanto Cristo reina à direita do Pai.
Quatro por cento acredita que a segunda vinda de Cristo que irá ocorrer depois do período de 1.000 anos durante o qual as nações irão progressivamente estar convertidas ao Cristianismo. Essa é a teologia pós-milenista.
Dezessete por cento, entretanto, identifica-se com a teologia final “outros tempos".
Enquanto a maior parte dos líderes evangélicos sustentam uma crença pré-milenista – no qual o período de 1.000 anos é justiça e paz em todo o mundo e precede o fim do mundo – mesmo dentro deste sistema de crença, há variações.
Os pré-milenistas discordam quanto ao período do arrebatamento, se os Cristãos irão subir e unir-se a Jesus durante ou depois do período de tribulação – que vem antes do retorno de Cristo.
Entretanto, muitos líderes evangélicos concordam que o foco nos detalhes dos últimos dias pode ser uma distração de viver fielmente no presente, de acordo com a pesquisa.
Roy Taylor, declarou ao secretário da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos, “Na medida em que o tempo aproximado do Segundo Advento entrou em causa, eu me demiti do Comitê de Planejamento e juntei-me ao Comitê de Recepção.”
Além disso, dadas as várias visões sobre o fim dos tempos, a Open Bible Churches, uma asosicação de Igrejas Evangélicas Pentecostais Carismáticas, alterou sua Declaração de Fé para dar aos ministérios e constituintes uma liberdade maior nos ensinamentos escatológicos.
A declaração de fé da Open Bible Chuches sobre a segunda vinda de Cristo afirma simplesmente: “Nós acreditamos que a segunda vinda de Cristo será pessoal, visível e triunfante.”
Fonte: Christian Post
Helvécio,
ResponderExcluirconcordo com a afirmação do Open Bible Churches de que o importante e essencial na visão escatológica é se afirmar que Cristo voltará em glória e pessoalmente para se unir à sua igreja, julgar o mundo e lançá-lo no inferno.
Quanto aos 65% de pré-milenistas, há de se ressaltar que a maioria deles está concentrada no que se chama pré-milenismo dispensacionalista, o qual não é apenas uma visão escatológica mas uma interpretação da Escritura. O pré-milenismo histórico se difere muito do dispensacionalismo, ao ponto de terem, praticamente, apenas o governo de Cristo no reino milenar como característica comum.
Por hora, importa que proclamemos o Evangelho e o vivamos, para a glória do nosso Senhor, que virá, certamente, no segundo advento.
Grande abraço!
Cristo o abençoe!
Querido irmão Jorge,
ResponderExcluirObrigado pela sua opinião, ponderada e esclarecedora como sempre.
Está publicada a sua importante contribuição ao assunto. Sei que não tem tanto tempo disponível, mas gostaria de vê-lo comentando
quaquer outra de minhas postagens, concordando ou não, ainda que com uma pequena frase ou palavra. O meu objetivo é sempre, em todas as postagens, ainda que repercutindo algum outros assunto mais leve, mais pesado, mais noticioso que seja, de prover elementos para uma reflexão que sempre resulte em algo positivo (nesse sentido sou pragmático rs...rs..rs.. ). Tudo amarrado em uma coisa: o Senhor é o centro de todas as coisas e o único pelo qual todas as coisas são discernidas e julgadas.
Nosso Deus o Abençoe ricamente