Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 6 de junho de 2010

A BÍBLIA OU A TEOLOGIA?

Entenda-se aqui a palavra ou termo teologia não como o "Estudo de Deus", área do conhecimento ou ciência que ocupa em através da tradição, pensamentos , escritos e especulações lógicas, a compreensão sistematizada do fenômeno Deus. Uso o termo nessa reflexão como o arcabouço ou a estrutura que organiza e define o que se acredita em determinada crença. Temos aí então a teologia cristã, a teologia muçulmana, etc, seja qual religião exista um deus pessoal. Entretanto pode ser estendida, dada as suas características e metodologias a crenças em que não haja uma divindade pessoal.

Vejo com desdém o fato de crentes inverterem os papéis das Escrituras e da Teologia na sua fé pessoal. Vão a Teologia, elegem alguma corrente, aceitam a maioria de seus postulados e depois vão a Bíblia e supostamente constatam o que viram na tal teologia.  Parece não haver erro algum ou mal algum pois afinal são leitores assíduos e amantes da leitura da Bíblia Sagrada. Por ser tão sutil tal erro, nem notam a diferença.

O novo crente não conhece as Escrituras ou a Bíblia criada como a única e fiel revelação de Deus ao homem. Ela é de fato inteiramente estranha, como um novo idioma, uma nova linguagem artística. Passará um bom tempo para conhecê-la mínimamente. Fazem parte dessa caminhada como auxílio importante, a sua própria igreja local, a denominação a qual ele ou ela  pertence, o seu ministro ou seja o pastor a frente da igreja local, que informações ele prioriza a seus membros, disponibilidade de reuniões exclusivas ao estudo da Bíblia ( como a velha Escola Dominical, por faixa etária e grupos de interesse; reuniões de Estudos Bíblicos ) e a própria pregação semanal ou diária nas igrejas. Normalmente, a frequência por anos em uma denominação, por si só não fará de ninguém um especialista na Escrituras. Lhé dará o conhecimento para construir o hábito devocional e o mínimo para testemunho e evangelismo. De fato isso é compensado pelas leituras devocionais, livros evangélicos auxiliares, conversas com cristãos mais experientes, estudos bíblicos através de revistas e livros, e atualmente a internet, além claro de toda pregação que o novo crente possa ouvir das mais diversas denominações, pastores, ministérios, etc.

Se esse novo crente se sentir "vocacionado", "chamado", poderá fazer um curso teológico em um seminário, na própria denominação, a distância, etc. Os níveis são vários, desde os mais básicos, até os acadêmicamente mais aprofundados, seja a nível de bacharelado, mestrado, doutorado e pós doutorado. Há as Pós graduações por assuntos de interesse como "Cartas Paulinas", "Evangelhos Sinópticos", "Velho testamento", "Novo Testamento", "Escatologia", "Profetas Maiores e Menores" e etc. Enfim não há exatamente limite ao desenvolvimento e prosseguimento em estudos acadêmicos mais aprofundados. E não há mal algum nisso. É até salutar, se tudo isso corraborar para um único fim: tornar o sujeito um melhor crente e com uma comunhão mais profunda com Deus.

Tenho, entretanto, uma notícia para você: ISSO NÃO VAI ACONTECER! Você não será mais próximo de Deus, mais seguro de sua fé, apenas mais teimoso e apenas lhe dará a falsa sensação de segurança por compreender melhor as coisas relativas à fé, até as coisas do verdadeiro Deus. Repito: é bom , é salutar, mas por si só não atinge o objetivo de uma vida, digamos espiritual mais desejável. Mas como pode ser isso? O que agrada a Deus é a fé, e a fé que agrada surge num repente e demanda uma atitude imediata que chama a atenção de Deus para você, para a sua oração, para o que você se dispõe a fazer. Quase como um "insight". Essa fé é uma aceitação de uma declaração de Deus e não uma simples concordância com o que Ele nos diz, um assentimento.

A razão nos faz concordar, a fé genuína aceita simplesmente. Daí o fato de Jesus ter dito que a fé necessária para grandes coisas ser necessáriamente pequena como um grão de mostarda. O fato de ao crermos, termos de nos tornarmos como crianças. Uma criança não faz um grande estudo ou apanhado das coisas, por sua própria limitação natural.

Estou eu a defender a ignorância Bíblica e teológica? Não de modo algum. Eu mesmo sou amante da informação em todos os sentidos e de todos os tipos, até aquela que contradiz a minha fé. Quero saber e entender o que pensam os contrários e os inimigos da verdade Bíblica e de Deus. Pessoalmente não tenho problemas em saber  das idéias estapafúrdias que o homem é capaz de produzir em todas as áreas e compará-las com a minha compreensão Bíblica e refutá-las ao nível pessoal pelo menos. Gostaria de ter tempo e possibilidades de estudar muito mais. Mas isso não me aproxima de Deus espiritualmente falando.

O perigo maior é justamente a inversão hierárquica colocando-se os diversos arcabouços teológicos a frente da Bíblia. Já disse aqui em outras postagens que não me interessa se o termo "livre-arbítreo" há ou não nas Escrituras e que tenha abordagem original na filosofia pagã. Não me interessa se o judaísmo não é trinitarista e se o cristianismo, em sua maior parte o é, esse a palavra ou termo "Trindade" não aparece na Bíblia. Não me interessa se Calvino, e antes dele Lutero, creram na predestinação ou eleição como é posto por eles. Não e interessa se modernamente há a chamada "teologia da prosperidade", se há os que a propalam e defendem e se há os que a combatem. Não me interessam se há renovados, reformados, pentecostais, neopentecostais,  os que crêem e  não  crêem em profecias. Não me interessa a polêmica em torno da "cura divina" ou não. Da possessão demoníaca ou não , se crentes podem ser endemoniados ou não, se alguém pode perder ou não a salvação, etc. Não me posiciono segundo fileira alguma, tendência alguma, grupo algum. A Bíblia sempre trouxe todas as respostas e elas estão lá se você a ler convenientemente e se na comunhão com Deus buscar esclarecimentos.

Você pode dizer então: É possível saber tudo, ter todas as respostas? Sim e não. Pelo menos sim, numa grande parte, no que é mais importante. Não, por que algumas coisas só são conhecidas no devido tempo. Os apóstolos no tempo de Jesus não sabiam tudo e até tiveram compreensões erradas sobre muitos pontos. Notem que eles não afirmaram coisas erradas, apenas com revelações corretas, as compreenderam temporalmente de modo errado. Algo plenamente possível a nós.Para eles o Senhor Jesus jamais demoraria dois mil anos para voltar triunfalmente a terra.

O problema é que quando você se posiciona, se alinha a uma corrente teológica, você se torna refém, escravo da sua compreensão e tem a sua mente errôneamente cativa a compreensões de homens que pelas mais diversas razões divulgam e propalam as suas opiniões. Uma coisa é informação e outra coisa é opinião.
Não leio hebraico, grego e mesmo que lê não vai reiventar a roda, ver algo que milhares de estudiosos já viram e reviram antes. Isso é presunção. Então consulto um estudioso, leio a obra de quem competentemente dedicou as vezes uma vida inteira ao assunto. Para não haver dúvidas consulto vários e seleciono a maioria das opiniões, as melhores informações, as mais completas e equilibradas, etc. Outra coisa é uma posição e uma opinião.Os reformadores, como Lutero e Calvino, além de outros, prestaram enorme serviço ao Reino de Deus, mas ao que significava estritamente uma opinião erraram feio. Ler na mesma bula e repetir "ipse liter" o que afirmaram é inventer a ordem correta : Escritura > Teologia.

São muitos exemplos que poderiam ser mencionados agora e referem-se, na verdade a várias áreas da revelação Bíblica. Gostaria entretanto de adiantar que tal fenômeno explica o fato de pessoas com formação acadêmica interessante não abrirem mão de crenças claramente contraditórias ao que a Bíblia claramente deixa serem reveladas. Teólogos paraprotestantes ( Testemunhas de Jeová, Mórmons, etc), católicos ( Marianos, Beneditinos, Jesuítas ), Ortodoxos Gregos, Anglicanos, etc, não "largam o osso" não por serem "burros" ou mal informados, acadêmicamente insuficientes, nada disso, mas pelo fato de postularem uma teologia fechada que a repetem ao invés de consultar a Bíblia, as Escrituras Sagradas, disponíveis a todos nós. Prova disso que a maioria dos textos Bíblicos são igualmente compreendidos por todos e daí no que se refere a área de textos devocionais e menos teológicos, são encontrados mensagens piedosas e edificantes de autores de denominações e igrejas com teologia diversa.

Darei só um exemplo desse fenômeno:

Atualmente, grande parte dos crentes são adventistas ( asseveram a volta eminente do Senhor Jesus a terra ) e batistas ( batiza-se hoje por imersão ao invés de se batizar por aspersão, só quando há absoluta  impossibilidade prática ). Do ponto de vista temporal todo crente se sente pós determinados acontecimentos e pré outros determinantes acontecimentos. Exemplo: acho que não farei ( acho foi delicadeza ) parte dos que estiverem vivos após a volta de Jesus a terra. Creio que o arrebatamento se dará durante a minha vida (ainda tenho otimistamente, trinta anos para torcer por isso , rs,rs,rs,rs,) mas não estarei aqui para o Armagendom, etc,etc. Para a soltura de Satanás para novamente enganar as nações aí nem pensar - aí sim o Armagendom. Há outras questões escatológicas com as quais muitas pessoas, teólogos ou não, se ocupam em tecer os mais profundos debates. Não digo que não seja apaixonante mas francamente não é para o seu bico e não te deixa um milésimo de milímetro mais próximo de Deus.

Vejamos um exemplo resumido do tipo de modelo teológico ressucitado como novidade e pode entrar em breve,  na moda novamente:


pós-milenismo é a escola escatológica que defende que Cristo virá pela segunda vez, ao término do Milênio ( e não antes- esclarecimento meu ). Muitos pós-milenistas crêem que a era Milenar iniciou-se quando Cristo foi assunto ao céu, e outros crêem que ela surgirá quando o Evangelho houver sido pregado em toda terra, promovendo uma Era Áurea de Justiça e Paz para a humanidade.
O pós-milenismo espera que a grande maioria da população mundial se converterá à Cristo antes de Seu retorno glorioso. Compete à igreja cristã divulgar Seus ensinamentos, discipulando as nações, ensinando seus povos a aplicar os princípios do Reino de Deus em cada área da vida humana.
O pós-milenismo defende uma interpretação preterista das profecias apocalípticas, e crê que o sermão profético de Jesus, narrado em Mateus 24, cumpriu-se ainda naquela geração, com a queda de Jerusalém pelas mãos dos romanos.
Muitos pregadores e teólogos de renome foram pós-milenistas, entre eles, Agostinho, Calvino, a maioria dos Puritanos, Jonathan Edwards, John Owen, Charles Hodge, Robert L. Dabney, W. G. T. Sheed, Benjamim B. Warfield, Oswald T. Allis, J. Marcellus Kik e muitos outros.
O pós-milenismo foi descartado por muitos crentes após as duas grandes guerras. Mas está sendo retomado por muitos teólogos e pensadores cristãos.
No Brasil, enquanto a maioria das igrejas adota o pré-milenismo e o amilenismo, surgem novas igrejas, como a REINA - Igreja do Futuro, que resgatam a crença na expansão do Reino de Deus e no futuro promissor da raça humana.
Entre os teólogos pós-milenistas atuais, destacamos Gary DeMar, Kenneth L. Gentry Jr, R. J. Rushdoony, Greg L. Bahnsen, Gary North, Vincent Cheung, Iain Murray, R. C. Sproul Jr., Willian P. Mikler, e o brasileiro Hermes C. Fernandes.

( fonte : wikipedia )

Como visto, mais uma posição, plausível e possível, mas em nada prática e que contém fundamentalmente enormes ambuiguidades e contradições. Divide opiniões sem possibilidade de comprovação, cria mais uma vez uma casta de novos iluminados, que desdém todo o esforço evangelístico feito por denominações que não se alinhem teológicamente com eles mesmos, o que se mostra de defesa absolutamente inútil, pois o que planejado por Deus fatalmente se dará e de modo surpreendente e não segundo as nossas mais apaixonadas preferências.

Note que em um post anterior ( espero que o leia ) apontamos para uma das coisas que fomentam uma heresia, seja ela importante no que se refere a salvação ou outra questão menor, que é a exatamente a aparente novidade, só aparente, e a possibilidade do surgimento de um grupo com maior e melhor compreensão das coisas e com a ênfase na aparente urgência. O Senhor Jesus virá e sua vinda tem mais a ver com a história da humanidade e a vitória de Deus sobre o mal, do que com a salvação individual que se amarra na duração da vida de cada indivíduo, de cada pessoa. Para o salvo e o perdido não importam os destinos do mundo, mas o seu próprio e único destino. O ladrão da cruz não pensou no Judaísmo ou no povo judeu ou em qualquer outra coisa, mas na sua alma, na sua salvação. foi sábio, mesmo face a um destino fatal as portas, estabeleceu a realmente e importante prioridade, a sua alma.

Há a nossa volta doentes, e não doentes com doenças de ordem natural, mas doenças terríveis, inexplicáveis até certo ponto pela medicina, doenças para a morte, doenças mentais, famílias cuja existência é infernal, gente sem fé, sem entendimento de Deus, que precisa ouvir e crer no evangelho. Cujas almas estão perdidas em vida, e que o mal predomina em suas vidas de maneira plena e total. Essas pessoas precisam não da escatologia mas da Boa Nova para as suas vidas. Elas não precisam do passado das Escrituras e nem do futuro mais ou menos distante da Revelação Escriturística, mas da pessoal e imediata.

Muitos pastores, ministros, folgadamente seguros em seus ministérios, que cá entre nós, lhe garantem emprego e os tiram das estatísticas dos cerca de 15% dos desempregados da população ativa e adulta, se ocupam em demarcar território teológicos ao invés de terem comunhão com Deus acima da média ( pois são líderes, estão a frente e para servir ao menor tem que ser o maior ) tem vida espiritual pifia embora com todo o verniz religioso, denominacional, protestante ou evangélico. Se alinham entre uma ou outra posição teológica e não são livres para fazer a obra de Deus, para se deixarem conduzidos por Ele. São literalmente presos e totalmente amarrados em suas mentes, impossibilitados de pregar o evangelho como escriturísticamente deveria ser pregado. Pregam uma mensagem em que não há nenhum sinal que a acompanhe. No máximo um evangelho parcial, racional, lógico, que leva as pessoas as Escrituras, a Deus até, mas somente aquela parcela desejável de pessoas: sociáveis, dóceis, recomendáveis, talentosas, sadias mental e físicamente, promissoras, ativas, etc.

Muitos defendem a volta a alguma coisa. Volta as Escrituras, volta a oração, volta a isso ou a aquilo. Não se trata de fato a volta, mas ao caminhar ao lado de Deus e ter a compreensão do que Ele deseja fazer  ( e o fará ) no presente. Sem essa visão, tateamos, no que se refere a Sua obra, em plena escuridão. Fazemos o que achamos que deva ser feito e nunca o que deve de fato ser feito, e como deva ser feito. Lutero teve essa visão para a sua época e tempo. Calvino ídem. Fizeram o que Deus lhes pôs as mãos para ser feito por esses verdadeiros homens de Deus, guiados e sustentados por Ele, com todas as suas limitações e eles foram e as fizeram de modo admiráveis. Muitos outros se levantaram no decorrer da história recente e ainda se levantam. Igualmente não são perfeitos e sua teologia não é um modelo fechado a ser replicado. Mas de certo modo são movidos com seus erros e falhas para se colocarem " na brecha" histórica para que a mensagem de salvação chegue ao maior número de  homems e possam eles, reconciliarem-se e terem comunhão com o Deus criador, e que esse encontro se concretize com perdão, cura, e sobretudo salvação.

Se alguém é pré-milenista, pós-milenista, e tantas outras terminologias teológicas e referentes a diversos aspectos escriturísticos pouco ou menos importa de fato. O farto é também que além de produzir uma casta de mais ou menos desocupados espirituais, deixam de fora as mulheres, menos afeitas ou circustancialmente impossibilitadas de acompanhar o mesmo nível de discussão. E os filhos então? Não será um duplo erro estratégico? Sinto-me melhor comigo mesmo, começo a considerar todos os demais como relápsos estudantes das Escrituras, ignorantes mesmos, passo a ver defeito em toda a ação evangelística e letárgicamente  me torno improdutivo espiritualmente ( do ponto de vista de Deus embora sob o meu próprio ponto de vista esteja bastante ocupado e numa cultura religiosa-protestante-evangélica tudo pareça muito bem obrigado ).

Finalmente,um crente tem que manifestar poder espiritual ou seu cristianismo mesmo evangélico ou protestante não passará de um reles discurso como outro qualquer. O que ele diz e confessa, proclama e anuncia não passará de um reles modelo, costume, cultura, posicionamento, opinião. Enfim não se chegará a lugar nenhum. Inúteis anos de aparente dedicação, aparente trabalho, aparente reafirmação de uma crença ainda que evangélica e cristã.

Vamos para a parte prática. Animado pelo trabalho talentoso do Irmão Jorge Fernandes Isah em seus blogs, durante a minhas férias prêmio, me pus ao trabalho de reescrever em um blog criado em 2009 e que desde a época só tinha uma pequena postagem, apenas para marcar uma intenção de fazer algo em pról da obra de Deus e para  a edificação das pessoas que por acaso dessem com esse espaço na web. A minha intenção não é a de ser professoral, pois mesmo que tivesse maior e melhor suporte para tal incorreria no mesmo e fatal erro, o de ser limitado e de não ser o melhor, sob todos os quesitos cristãos e espírituais. Sobraram então as possibilidades de sinceridade, confissão da própria e natural limitação, desejo de testemunhar, mais o de compartilhar ( só sei que era cego e agora eu vejo, ditas pelo cego curado pelo Senhor Jesus ) e principalmente de EDIFICAR. Ninguém pode ler essas postagens  com todas as limitações e até incoerências e ambiguidades naturais do exercício reflexivo, claramente passíveis de correção e atualizações, e se sentir após a leitura e reflexão, pior e mais desnorteado do que estava. Nem tão pouco confundir quem já está seguro acerca de algo.

Portanto, mais do que outras postagens e reflexões anteriores, se essa tiver alguma utilidade para o Reino de Deus, só pode ser aferida pela sua oração pessoal sobre o assunto. Não sou pastor, pelo menos atualmente, e nem pregador, mas se você o é, e algo lhe tocou, lhe cutucou a ponto de levá-lo a considerar  a diferença sutil entre um posicionamento e outro, se o seu ministério se arrasta por anos e até décadas e você chegou até a ter dúvidas sobre o seu chamado, entre no seu quarto e em segredo ore o teu Deus que te ouve e atende também em segredo sobre esse assunto. Se você sente que a sua família não alcança o nível de abordagem que você faz da vida cristã e das escrituras, reveja a sua atitude e comportamento e privilegie a partir de agora, um tipo de fé simples e prática e totalmente acessível a eles para que eles conheçam, creiam e sejam salvos. Não se trata, exatamente de "facilitar as coisas", mas de colocá-las na hierarquia correta.

Deus o abençôe!

Por Helvecio S. Pereira

Um comentário:

  1. Helvécio, meu irmão!

    Como disse em meu blog, temos diferenças doutrinárias, mas a discussão é fundamental para que a verdade prevaleça.

    Por isso, parabenizo-o por seu trabalho à frente do "Pregador", desenvolvendo discussões sérias e com várias temáticas e enfoques dentro da perspectiva cristã. Mas, principalmente, pelo desejo de servir e glorificar a Deus.

    Certamente seus leitores não sairão daqui como chegaram.

    Grande abraço, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos