SILAS MALAFAIA NO "NA MORAL" COM PEDRO BIAL!

https://www.facebook.com/photo.php?v=1402934093259693

O AUTOR DA MINHA FÉ

O NATAL SE APROXIMA MAIS UMA VEZ E O ANO NOVO TAMBÉM. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

EM DESTAQUE! LEIA! DIVULGUE!

EM DESTAQUE!  LEIA!  DIVULGUE!
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E SAIBA MAIS

sábado, 20 de fevereiro de 2010

POR QUE DEUS CRIOU O HOMEM

Postagem para os blogs “ O Pregador” e " Contando os nossos Dias"

Por que Deus criou o homem?


Essa é uma das questões que muitas pessoas fazem e para a qual gostariam de ter um resposta, por conhecimento teológico ou simples curiosidade.

Talvez uma consideração inicial seja o eu realmente somos segundo a Bíblia nos revela. Esse tipo de informação encontramos exatamente no livro que relata a criação, o livro de Gênesis. Vejamos o que aconteceu por ocasião da criação do homem:


    CRIAÇÃO DO HOMEM

Gn 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Gn 1.27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

A expressão encontrada e ímpar, se comparada a o que outras religiões trazem como explicação, é aque o homem foi feito,criado a“ imagem e semelhança de Deus”. Muito se tem discutido e não são poucas as possibilidades aventadas como a verdadeira explicação dessa expressão.Há de se comparar, por exemplo, em que o homem era semelhante a Deus quando da sua criação, no momento que Deus o criou e em que o homem se tornou depois de ter o conhecimento do bem e do mal, que segundo  a Bíblia, a Escritura Sagrada, eis que o homem  é como um de nós “conhecedor do bem e do mal”.

Gn 3.22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
.  
Note-se então que o homem era semelhante a Deus  ( a sua semelhança) e posteriormente tornou-se conhecedor como Deus no que se referiria ao conhecimento do bem e do mal.

Bem consideremos que se Deus criou o homem com essa , diríamos “nova característica”, a mesma não era encontrável em outros seres por Ele criados. Consideremos hipoteticamente que essa característica seja algo que  Deus, por causa dela, continuou a procurar seus efeitos posteriormente na sua relação com a humanidade, que era algo desejável por Ele, Deus, antes da queda, por causa do pecado , acontecer. Vejamos então, como por ocasião do dilúvio, o que desagradava a Deus e levando-O a escolher Noé e sua família para um  novo começo para espécie humana? Vejamos o texto Bíblico em questão:


Gn 6.11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

Gn 6.12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.



DEUS ANUNCIA O DILÚVIO A NOÉ

Gn 6.13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

A palavra que aparece duas vezes e registra a desaprovação de Deus é “violência”. Imaginemos que a face mais simples da violência é a física, envolvendo tortura, abuso sexual e assassinato. Essas formas extremas se opõem frontalmente ao carinho, amor sob as suas três formas, mas genuíno e puro e preservação da vida sob todas as formas ( socorro, salvamento, proteção e ajuda ).

Nós seres humanos somos seres sociais, e ainda que sob a herança do pecado, somos capazes de atos de nobreza, ou seja sob certos aspectos mesmo frente ao erro para qual nos inclinamos, sabemos o que é certo. Daí o fato de quando não o fazemos sermos responsáveis e culpados e pecadores. Essa nobreza, esses atos de justiça  são o que Deus sempre procura na humanidade. Quando Deus se aproxima de alguém, se agrada de uma pessoa  o faz pelos atos justos que esse homem ou mulher tem na sua vida.

Podemos, desse modo supor, que Deus tenha criado o homem para manifestar os Seu caráter, em criativos atos de justiça e de bondade, de um indivíduo para o outro.  Tal fenômeno acontece hoje mesmo em um mundo pecaminoso, há “o trigo convivendo com o joio”. Vale lembrar que os atos justos e retos de um ser humano não são suficientes para salvar ou redimir esse homem mas são inegavelmente aquilo que Deus procura que cada um de nós, que nações façam, que a sua igreja faça. Esses atos justos e retos diante de Deus são em última instância o perfume suave que Deus procura encontrar em nossas vidas.

Diferentemente dos anjos que podem ter um comportamento servil e um hierarquia militar, poderíamos imaginar, e não são criativos, nós fomos predestinados para sê-lo. Daí o debate em torno do livre-arbítrio ser tão inapropriado. Fomos criados para criativamente fazermos o bem a semelhança do nosso Deus que é sim, perfeitamente bom e capaz de fazer “novas todas as coisas.”

A capacidade do homem ser criativo nos atos de bondade não se extinguiu com o pecado mas ficou contaminado pela capacidade de fazer o mal. Eis que agora é como  um de nós, conhecedor do bem e do mal. O propósito original de Deus não pôde e nem poderá ser frustrado, pois céu será para os salvos, exatamente o cumprimento disso e lá, no céu, sem a influência do mal, os homens e mulheres salvos poderão conviver eternamente em amor e se relacionando dessa forma eternamente. O céu não será um Spá, um lugar de desocupados olhando a paisagem, mas de uma relação pacífica e de amor entre as pessoas, algo inconcretizável do mundo em que vivemos, aqui na terra.

Entretanto uma leve  e maravilhosa experiência se concretiza hoje, quando Deus reúne em nome de Jesus, pessoas estranhas e de diferentes classes sociais, origens, etinias, idades, culturas, e elas se amam profundamente, se reconhecem como irmãos e igualmente filhos de Deus e amam o mesmo e único Deus.

Deus nos criou para manifestar a Sua justiça, o Seu amor, e juntos como seres humanos reconhecermos como grupo, como raça humana, os Seus eternos atributos, isso é adorá-Lo, isto é dar-lhe verdadeira  Adoração ( com "A" maíúsculo mesmo!). Parece simplista demais essa exposição de motivos e até piegas, mas não o é. Os anjos, ao que sabemos,e até onde saibamos, adoram e reconhecem a grandeza de Deus, mas criados para obedecer, não manifestam a caridade criativa como só nós podemos fazer.

Esse foi, certamente, o propósito original de Deus, odiado por Satanás que a ele,propósito se opos e quis por a prova, que quis colocar em dúvida, provar a sua inviabilidade com a queda do homem, mas que não será finalmente frustrado. Dessa forma a obra redentora de Jesus pode ser melhor compreendida, como homem ele, Jesus,  manifestou o amor e a justiça que agradam a Deus, cumprindo, dessa forma o propósito origina. Na sua frase “Está consumado” está incluído tudo o que Deus sempre desejou que fôssemos e fizéssemos. Dessa forma todo o propósito de deus se cumpre na pessoa e na obra de Jesus como homem. Amém, aleluia.

por Helvecio S. Pereira

COMENTE ESSE "POST"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

PARA FACILITAÇÃO DA LEITURA DE NOSSAS POSTAGENS INSTALE JÁ!

O iReader é uma extensão para o Google Chrome ou para o Firefox. A instalação para ambos ou apenas um dos browsers é rápida e simples, lembrando somente que devem ser reiniciados para que a ferramenta esteja funcional.

Para proceder a instalação clique no link a seguir conforme o caso e sua escolha. Tanto na instalação no Firefox ou no Google Chrome essa extensão ficará em perfeita funcionalidade ( seu Sistema Operacional será identificado automaticamente ,seja Windows ou Linux ). Aproveite!

**
Mais dicas AQUI

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

Esse blog está incluido no

esse blog está cadastrado também no

Central Blogs

ESSE BLOG É APOIADO PELO

LinkaGospel seu agregador de notícias cristãs

OPORTUNIDADE!

"O PREGADOR TV" DIRETO EM SEU NAVEGADOR

"O PREGADOR TV" DIRETO EM SEU NAVEGADOR
EM DESTAQUE: SHOW DE M. W. SMITH NA HOLANDA NA ÍNTEGRA E MUITO MAIS EM UMA WEBTV. CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos