26 | E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, |
27 | A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. |
28 | E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. |
29 | E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. |
30 | Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. |
31 | E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. |
32 | Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; |
33 | E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. |
34 | E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? |
35 | E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. |
36 | E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; |
37 | Porque para Deus nada é impossível. |
38 | Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. |
39 | E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, |
40 | E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. |
41 | E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. |
42 | E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. |
43 | E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? |
44 | Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. |
45 | Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. |
46 | Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, |
Predestinar é dar um destino prévio a algo ou a alguém. Na Bíblia nos deparamos com relatos, registros de fatos já ocorridos no passado e óbviamente cumpridos no tempo e na história e cujos desdobramentos e consequências são irrefutávelmente reais. Trocando em miúdos, se negarmos a história e os fatos passados, não teremos o presente e os fatos deles decorrentes serão no mínimo insustentáveis e sem explicação, coerência, sem ligação alguma.
Os vários relatos bíblicos que encontramos uma predestinação, sem ainda explicá-los porque ocorreram, estão relacionados, os fatos e pessoas, a acontecimentos decisivos futuros que evolveriam a nação de Israel, após a sua criação, a humanidade como um todo, antes e depois e independentemente de Israel. De fato, algo deveria ser feito, por alguém, em dado momento com vista a garantir algo no futuro, realização ou mudança importante.
Daí podemos considerar que, por algum motivo, só conhecido e considerado por Deus, tal e tal personagem ou pessoa faria, realizaria algo importante em tal momento do tempo e em determinado lugar. Vale considerar que não é a pessoa o elemento importante em si, nem a sua condição momentânea ou futura, não é ela própria a razão última e o fim após todo o processo histórico-temporal.
José, Maria, só como um dos exemplos a serem considerados, não foram os beneficiários do nascimento de Jesus, ao contrário tiveram visivelmente não pouco sofrimento e inquietação. Outros tiveram ocasionalmente relativo favorecimento como José do Egito, Daniel, O Rei Davi, Isaías, etc. Todos decisivos, ou a suas vidas, em momentos e locais importantes para desfechos importantes no cenário cujo plano divino era o pano de fundo realmente importante.
Dessa forma podemos considerar, ainda que rápida e modestamente, que a predestinação é bíblica, mas para o serviço a causa de Deus, para um ministério e nunca no que respeita a salvação que é única e exclusivamente pela graça, pela obra redentora do Salvador Jesus Cristo.
A predestinação calvinista é de fato um problema, ao invés de uma solução. Corretamente e bíblicamente, calvinistas são defensores da salvação pela graça conforme declaram exaustivamente as Escrituras e errôneamente explicam a sua "eleição salvívica". Pergunta-se então, muito apropriadamente: então com base em que fomos você e eu eleitos? Se foi com base em apenas um detalhe, o que seria uma qualidade, já não é graça, pois defendem eles, os calvinistas que Jesus não morrera por todos os homens, pelo mundo conforme declara sem nenhuma margem de dúvidas João 3:16 ( Deus amou o mundo...para que todo o que nEle crer, seja salvo... e não pereça...), mas somente pelos eleitos ( só eles claro...)
Há sim uma eleição e predestinação, para o serviço, para o ministério, como Paulo ( lhe mostrarei o quanto deve sofrer pelo meu nome, disse Jesus ressucitado!) não para a salvação, que é gratuíta, graciosa e oferecida a todos os homens e mulheres onde estejam e de que época sejam, hoje e agora.
Por Helvécio S. Pereira
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