Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ADÃO, PERFEITO OU IMPERFEITO



A blogosfera, a web, enfim são espaços, um dentro do outro, que possibilitam uma comunicação e troca de informações, opiniões enfim, sem rival em toda a história humana. Mais do que nunca, como o bordão do Fausto Silva, todos os adultos e os candidatos a adultos, estão como crianças numa brinquedoteca, bobos sem saber o que fazer primeiro ou se fixam em uma ou outra única coisa, sem saber que o que estão teimosamente repetindo exaustivas vezes, possa causar danos a si mesmos e aos outros. Todos são autores, professorais, opinadores, conselheiros, zombadores, fofoqueiros e juízes. Cristãos e crentes evangélicos, não escapam sempre a essa danosa possibilidade. Celebridades evangélicas ( e nem o fato de da noite para o dia, serem celebridades,  tão ouvidas como as seculares e as mais mundanas) não conseguem contornar as várias e novas situações. Fontes jorram o doce e amargo ao mesmo tempo, a água que mara a sede e água salobra.

Farei um elogio,  ou melhor reiterarei o elogio já recorrente, ao irmão Jorge Fernandes Isah e seus blogs , do quais o mais apreciado e de maior audiência é o Kálamos. Tantos outros blogs ganham troféus inúteis pela patente inutilidade... alguns ganham notoriedade em revistas de notícia de alcance nacional, por serem uma miscelância de outras tantas inutilidades, contudo o Jorge merece um prêmio, não pelas opiniões em si ( não por não terem valor e serem bastante pertinentes e interessantes, edificantes mesmo, pelo testemunho de sua fé ) mas pela maneira como puxa o papo, dialoga com os leitores, guia a conversa, etc. É um programa do Jô nos blogs, faltando a caneca, o quinteto e algumas piadas ( as piadas não são necessárias, mas a turma que visita o blog e dá pitacos é boa de risos também, fora os que só lêem ). Engraçado é que ele sempre enviava um e-mail das suas postagens, agora não manda, e aí eu tenho que ir lá ver o que ele escreveu. Vou reclamar!

Essa conversa toda é para dizer que no nosso caso, mais do que ensinar ( blog e site não são púlpito e nem gabinete pastoral, não é seminário e nem curso bíblico ), falamos das coisas de Deus como torcedores falam de futebol, pilotos sobre carros e políticos sobre política. Como não gostar de Deus e da Sua Palavra,  não falar sobre ela, a não ser "profissionalmente" como certos pastores profissionais ( não todos e nem a maioria claro )? Nesse jogo, nessa ocupação lúdica, aprendemos uns com os outros, ou não também, claro. Ficando assegurada o gosto pela Escritura, pelo pensamento de Deus, cujo lugar de importância fica assegurado igualmente em nossas vidas.

É claro que muita gente pensando em Deus produziu bobagens e absurdos mas nós somos cuidadosos e nos guardamos sob o manto do temor ao Senhor, ou seja prontos a não ir tão além, a voltarmos quando sentirmos que estamos sendo inconvenientes, não criarmos uma nova doutrina, não reiventarmos a roda, e nos mantermos firmes no que é mais importante: o legítimo amor ao Senhor e na esperança de Sua tão grande salvação.

Isso posto, o Jorge produziu um texto excelente sobre A Lei e a Graça cujo assunto estendeu-se por outros, sem contudo afastar-se do foco principal. Eu mesmo produzi um texto sobre o mesmo tema A Lei e a Graça, sem ler o dele, que foi produzido antes do meu e publicadosó  agora depois do meu. Ambos ( o dele e o meu ) trazem informações gerais, aceitas como legítimas pelos cristãos de todo o mundo, com enxertos de opiniões,  visões pessoais, senão não teria graça ( rs...rs...rs...). Em um dos comentários e no próprio texto do irmão Jorge, um pensamento, uma reflexão foi colocada, que é a do fato de Adão ter sido criado perfeito ou não. Elementos para produzir uma reflexão extensa sobre esse tema não faltam e não é facilmente conclusiva uma discussão a respeito. Ainda mais se as diversas partes já comparecem ao debate armadas de muitas e heterogêneas informações. Portanto o que será dito aqui é apenas parte de tudo o que  pode ser dito,  pensado sobre o assunto, e nada tem de original. Ou seja, muitos já escreveram com base nas próprias Escrituras, as mesmíssimas coisas, em alguma época ou lugar, outros já afirmaram e talvez afirmem ainda hoje o contrário, enfim têm outra posição sobre o assunto. Enfim  é isso que propomos mais uma reflexão.

Atenhamos minimamente à Bíblia, às Sagradas Escrituras e seu texto minimalista, mas com enorme profundidade e complexidade. Primeiramente é consenso o fato de Deus ser perfeito e que sob esse aspecto  Deus não inerrante. A força da gravidade na terra está na medida exata para que todos o seres humanos ou não, vivam sem problemas, e fenômenos aconteçam sem a menor margem de erro. Você come demais e erradamente, as suas veias claro, entopem no frio ou no verão, por deslocamento de placas de gordura dentro delas, mas a culpa não é de Deus, é só sua. Dessa forma a perfeição  de Deus é patente em toda a sua criação e isso é ponto passivo entre os que crêem em Deus. Aleijões e doenças genéticas, as vezes as mais terríveis e raras, não são porque Deus errou na formação dos corpos dessas pessoas. Uma calvície não é erro de Deus no seu côro cabeludo, ou erro na taxa de hormônios masculinos. Bem os exemplos são vários e as objeções ídem, mas só a título de esclarecimento: Adão * fora feito pelas mãos de Deus, Eva idem, eu e você não, pelo menos diretamente.

Somos consequências de duas ordens, uma dada a Adão e a Eva, a de que crescêssemos e nos multiplicássemos, tendo relações sexuais geridas pela maturidade corporal,  e portanto  taxas hormonais sadias em nossos próprios corpos, pelo cruzamento de indivíduos caóticamente ( no sentido  probabilista ). Se duas pessoas com  síndrome de Down ou outra patologia ( albinismo , etc ) têm filhos, esses filhos serão  ( quase sempre, mas não sempre ) portadores dessas mesmas síndromes e a culpa não é de Deus, não fora Deus que determinára isso a eles.

Vale lembrar da região do Brasil, no norte ( Maranhão ou Piauí acho ), onde há a maior incidência de albinismo do mundo, ou o povo avestruz na África, ou a cidade dos anões, também no Brasil, onde há o maior número de anões do mundo. Adão fora criado perfeito e não imperfeito portanto. Imperfeição não foi a causa da queda. Adão não tina gêns específicos para o alcoolismo, depressão, violência, etc.

Vamos as Escrituras entretanto. Após o pecado de Eva, a cumpricidade  e/ou a omissão de Adão, que esse ( Adão ) se desculpou, ou pior, induziu Deus a culpa de sua desgraça. Vejamos o texto em questão:

Gênesis capítulo 3 versos 6 ao 13, com especial atenção para o verso 12.

6
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Gênesis 3: 6 - 13


Adão dissera claramente ao Senhor: "a mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.".Poderia ter dito: a culpa foi dela, de Eva, mas a frase de Adão culpa a Deus em primeiro lugar: "a mulher que me deste por companheira".

Vejamos quem era Eva, do ponto de vista de Deus e não do ponto de vista do medroso e dissimulado Adão:









19
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Gênesis 2: 19-24

A tradição judaíco-cristã, a despeito de toda a sorte de injustiças feitas socialmente contra as mulheres em todo o mundo, com algumas compensações sociais e legais, a mulher é sem dúvida um ser especial, do ponto de vista de Deus e do ponto e vista do homem ainda com resistência ilógica.

A palavra "ishshá", mulher, esposa, fêmea, cada uma, toda é explicada em Gênesis 2:23 e 24 e a mulher no caso é descrita como cópia física do homem, dígna de uma lealdade inabalável. A expressão  "nascido de mulher ", "y lûd 'ishashâ" cujo vocábulo "ishshâ" é em sentido coletivo, denota a mortalidade humana inerente à classa fragilidade feminina em comparação com a força masculina ( ler Jó 14:; 15:14; e 25:4 )

Outra palavra suada para traduzir o vocábulo "mulher", no Antigo Testamento é "nqẽbá", fêmea, mulher, menina, e uma excessão quando usado em oposição ao vocábulo "geber", homem mostrando a contradição ou  ao macho "zâkãr", válido para seres humanos e animais.

Dessa forma visto muito rapidamente a mulher foi uma doação de Deus ao homem, como ato exclusivo de amor, um presente, um grande presente, maior que o próprio Édem, o  mundo enfim. Se nós sendo maus sabemos dar boas coisas a nossos filhos, quando mais o nosso Pai sabe dar boas coisas a nós os seres humanos. Deus dissera anterior a feitura da mulher por suas próprias mãos: "não é bom que o homem fique  só." Logo se havia algum problema em o homem estar só, esse problema desapareceu com a companhia da mulher providenciada por Deus. Portanto, um lugar perfeito, um par perfeito e os únicos feitos diretamente por Deus, diferentes de todos os nós descendentes diretos deles.

Uma outra oposição lógica é entre "o carnal e o espiritual", muito presente na tradição e em toda a reflexão cristã com consequências as vezes terríveis na prática cristã. O primeiro Adão, da terra, segundo Paulo e o "segundo Adão", Cristo dos céus se opõem e a confusão entre a pessoa de Jesus Cristo e a pessoa de Adão, aparentemente dá margem a alguma forma de exclusão e oposição mútua. Na verdade isso não deve ocorrer. Adão era espiritual, tinha comunhão com Deus no Édem, antes e depois da queda. Possivelmente não via a Deus físicamente, como Ele é em sua plenitude ( nenhum homem jamais viu a Deus dizem as Escrituras ) , talvez como Abraão e Sara recebera os três anjos ( o próprio Deus ). O Senhor Jesus era chamado de comilão e beberrão, e era menos espiritual por isso? Não, evidentemente que não.

Logo o pecado , a queda, a escolha de Adão não fora causada por nenhuma deficiência que possa ser nomeada ou traduzida como argumento para que fatalmente ocorresse. Aliás a culpa se estabelece ainda mais pela falta absoluta de circunstâncias determinantes do fato em si, usando até uma terminologia jurídica.

Mas alguém pode argumentar: não haveria um "mal" latente em Adão e em  Eva para que se inclinassem em cobiçar o fruto e a árvore do conhecimento do bem e do mal? Penso que não. Qualquer um de nós pode ser trapaceado por alguém que malandramente nos induza em um negócio aparentemente correto e lícito. O que Satanás fez astutamente, foi traduzir um crime, uma ilegalidade, uma proibição em algo legítimo.

Encontramos nas Escrituras ( Gênesis 3: 1-13  dando especial atenção aos verso 5  e  6 )









Gênesis 3

1 ORA a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E vendo a mulher que aquela árvore {era} boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e {ele} comeu com ela.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que {estavam} nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.


Notemos que a mulher após inquirida por Satanás, repete para Satanás a Palavra de Deus ( com "P" e D"
maiúsculos ), proferidas pelo próprio Senhor pessoalmente, verso de Gênesis 3: 2 e 3. Contradizendo a mulher ( v4) Satanás diz a verdade ( no que Deus tinha declarado mas com ênfase diferente ) portanto dita de modo a  confundir a mulher: "Deus sabe (...) que se abrirão os olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". A mulher olha para a árvore, possivelmente pensa, no que disse e ouviu, se confunde, e o resto todos nós sabemos.

Portanto Eva e Adão foram derrotados num jogo de astúcia, numa prova, permitida por Deus, que não interveio, como não interveio na tentação do próprio Senhor Jesus que resistiu a Satanás sozinho. Agora um detalhe e um mistério: para muitos é um paradoxo e um problema, Deus ser soberano e suas criaturas, anjos, demônios, Satanás, e nós os homens termos alguma liberdade, refutada pelo determinismo radical. Jesus era Deus, Deus conosco, deixou-se ser tentado, confundido ( não o foi, venceu a Satanás ) no mesmo confronto solitário de Eva com a antiga serpente no jardim. O Deus onipresente e onisciente não pode viver as duas experiências, a de saber e não saber, algo incompatível com a nossa lógica? Daquele dia e hora ninguém sabe, nem mesmo o Filho, somente o Pai, dissera Jesus sobre a Sua segunda vinda, e não se tratou de simples retórica ou estilo de discurso.

* Adão: homem vermelho. Aparece no absoluto singular em 562 ocorrências no AT e favorece a uma estreita correlação entre o homem e a terra vermelha, um dos elementos a partir do qual foi formada a sua dupla constituição ( espiritual e material ) e imagina-se que esse era o tom de pele do primeiro homem sobre a terra bem parecido com a pele de indígenas da América do Sul especialmente.

Por Helvécio S.Pereira 

Um comentário:

  1. Helvécio,

    obrigado pelo elogio e por indicar o meu texto por aqui, mas creio que o mérito maior do meu blog sejam os comentaristas e nem tanto o "mediador", e neles o incluo. Como você é o contraponto entre nós [todos calvinistas, à exceção de você], a maior parte das interferências e, digamos, do encaminhar do assunto, passam por você.

    É sempre um prazer tê-lo por lá.

    Em relação ao envio de texto, não o faço mais diretamente, mas através do feed, no qual você pode se inscrever e receberá, diretamente em sua caixa de email, o texto publicado [há uma diferença de horas, pois o feed encaminha os textos no dia seguinte à publicação, pela madrugada]. Esse é um recurso do blogger, e você pode incluí-lo em seus blogs.

    Sobre o seu texto, ele é explicativo e muito bem escrito, mostrando a sua visão, ou melhor, a forma como você interpreta os acontecimentos. Como já lhe disse, todos temos pressupostos; e de uma forma geral, os seus não estão errados, mas vistos segundo a ótica humana. Prefiro vê-las pela ótica divina, a qual é claramente exposta na Bíblia. Contudo, sempre fazemos inferências entre um assunto e outro, o que é natural. Mas gostei do tom equilibrado, professoral e didático com que apresentou a questão, sem concordar com a sua conclusão, ao final [rsrs].

    Não entendo o termo "permitir" diferente de Deus "querer" ou "decidir a favor de...". Para mim, são sinônimos; além do quê, Deus não pode ser pego de surpresa, e se não é pego de surpresa, é porque controla todo o processo histórico, desde a Criação até a consumação dos séculos, como já lhe disse.

    Mas continuemos a trocar idéias, quem sabe chegamos a um acordo antes daquele maravilhoso e esperado dia do Senhor?

    Grande abraço, meu irmão e amigo!

    Cristo o abençoe e aos seus leitores!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos