Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 4 de julho de 2010

POR QUE O FUTEBOL FACINA TANTO AS PESSOAS? E POR QUE O CRENTE NÃO FICA ALHEIO A ESSE TIPO DE ENTRETENIMENTO?


Sempre foi um dilema pra os cristãos a separação entre o mundo e as coisas de Deus, entre o secular o divino, entre o profano e o sagrado. Tal dilema, até por ser um dilema , nunca foi e talvez nunca será devidamente resolvido tanto por intermédio dos clérigos e ministros religiosos, como pelos fiéis ou crentes. Os danos ao longo da história tem sido ,as vezes, irreparáveis, visto que os conceitos e as devidas compreensões variam de lugar para lugar, de éoca para época e de cultura para cultura. 

Em algumas denominações algo é terminantemente proibido sem nehuma possibilidade de discussão acerca do assunto e em outras não há a menor restrição. Afinal depreende-se que um dos papéis da religião constituida é "legislar" sobre o comportamento dos seus fiéis e isso vai do  prausível ao absurdo absoluto.

Que o futebol é um entretenimento eminentemente masculino e que nos últimos tempos e na maioria das culturas, pela relativa igualdade de gêneros ou pelo companheirismo entre homens e mulheres, diverte a todos. Mas qual pe a razão primeira que facina aos que dele, futebol, se aproximam? Claro que há o que os abominam o esporte mesmo em época de Copas do Mundo, fazem ourta coisa, desligam radios e televisões, não leem jornais e revistas e não falam em hipótese alguma sobre o assunto. Afinal o futebol não é uma unanimidade como se apregoa e como a mídia sustenta.

Pisicologicamente o futebol facina ( os campeonatos, as partidas transmitidas, a torcida pelos times ou equipes ) pois cada serr  humano se sente como agente passivo ou ativo ( não necessáriamete nessa ordem  ou excludentemente ) de um futuro.

Quando se torce parece mentalmente interferir no resultado final e mesmo que isso não se concretize, gerando enorme tristeza e frustação, parecve haver um enorme prazer nesse exercício. Quando por razão pura de propabilidade simples, o sujeito "acerta" parece haver igualmente uma recompensa mental. No fundo é a grande disputa e posicionamento filosófico, teológico, já tão antigo quanto a nossa própria história: podemos interferir ou não no futuro, já está tudo determinado ou não? Há escolhas, somos responsáveis? Podemos mudar o destino em apnas um momento?

Tristes ou felizes com o resultado da partida ou do campeonato, parece que inconscientemente alimentamos uma ou outra idéia, e essa convicção é mais ou menos transferida para o dia a dia onde encontramos pessoas mais ou menos resignadas, passivas, com a boa ou má situação, ou revoltadas e capazes de "descontar" em alguém ou em alguma coisa, a sua frustação momentânea. O destino já estará escrito de alguma maneira, e o resultado adverso nos revolta e contraria ou é apenas o resultado de escolha e competências diárias? Esse é um dilema teológico, das igrejas, dos religiosos profissionais, dos pregadores sinceros e dedicados, mas também do cidadão, da pessoa comum, que claudica entre um e outro pensamento todos os dias. Como será que as coisas acontecem, as boas e as ruins? Já estão determinadas em um plano sobrenatural, podem ser manipuladas nesse plano ou simplesmente acontecem pelas escolhas e possibilidades dadas a todas as Suas criaturas, por um Deus soberano, mas que embora absoluto em todas as coisas, não decide por nós, deixando o aprendizado e a responsabilidade por nossa própria conta e que com a consciência e aprendizado do que seja a realidade das coisas e da Sua vontade, nos ajuda se tão somente, de acordo com a Sua perfeita vontade, humildemente e dentro de Seu plano maior, pedimos a Sua ajuda e sustentação para aquilo que, mais uma vez, dentro do que Ele nos permite, possamos então realizar?  

A ilusão, a possibilidade de um exercício de uma fé, não  religiosa, impressiona as pessoas, no exercício de uma torcida, por uma equipe, um time, uma seleção, etc. Os derrotados sofrem toda a frustração possível, na exata medida em que exerceram a sua torcida, a sua "fé", em uma presumida vitória. Os vitoriosos, igualmente, embora com sentimentos mais prazeirosos e portanto, aparentemente felizes, tem como recompensa uma mesma ilusão, um sentimento igualmente irreal.

Quando um crente se embebece com as mesmas emoções deixa, de fato, o lugar da verdade, trocando-a, a verdade, a experiência de fé autêntica, por uma mentira. Nisso se iguala ao ue não conhece a Deus e como as coisas, de fato, se realizam e funcionam sob a ótica de Deus. Não se trata de proibir ou não de assistir, de jogar, de torcer, de trabalhar no meio futebolístico. Trata-se, de fato, de compreender como tudo se processa. Somos todos seres humanos e somos afetados pelas mesmas coisas que mexem fortemente com as mesmas emoções e nisso devemos ter o cuidado, se dizemos para nós mesmos e para os outros que conhecemos realmente a Deus e a Sua vontadee como somos vistos por Ele nesse mundo.

O cristão, o crente segundo essa compreensão, não é diferente do que crê diferente dele mesmo, a não ser pela sua relação ( desejável e real ) com o seu Deus e Salvador, e portanto pode a despeito do entretenimento alimentar as mesmas emoções, sem o perceber. Sobre as questões levantadas acima, mais do que qualquer teologia ou cosmovisão denominacional, a Bíblia já responde de a muito cada uma delas, e cada crente deveria saber cada uma das respostas às idagações colocadas e realçadas nas linhas um pouco acima. Basta, entretanto, procurá-las diligentemente nas Escrituras.

A questão que se coloca é a seguinte: deve o cristão divertir-se com o futebol ou não, já cônscio dessas questões? Pode trabalhar no meio futebolístico, seja nas diversas profissões e oportunidades que se paresentam e que a enorme máquina alimenta empresarial do futebol  possibilita e sustenta ( desde profissões mais simples, passando pela rede hoteleira, de alimentos, segurança, transporte, comunicação, gráfica e pelo comércio em geral )? Sim claro é tão legítimo como o extremo de comer carne dedicada aos ídolos no tempo de Paulo, uma recomendação aos crentes, em meio a uma cultura particular. Radicalismo não é mais prudente que a verdadeira sabedoria mas exageros e fanatismos devem ser individualmente evitados.

Há crentes que vão aos cultos com camisas  de suas agremiações ou equipes de simpatia. Há pregadores que manifestam diante da platéia sua preferência esportiva ainda que a título de brincadeira, e há crentes que falam de futebol com muito mais paixão e por muito mais tempo que as coisas de Deus. Há ainda aqueles que as coisas de Deus, meditação na Palavra, evangelismo e testemunho, arrancam bocejos e nunca lágimas e sorrisos como uma boa partida de futebol. Não se pode agradar a dois senhores, e o Reino de Deus e a Sua justiça devem ser sempre ( e não eventualmente ) buscados EM PRIMEIRO LUGAR.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos