Todos se preocupam com o futuro em maior ou menor monta. Países envolvidos na fase mais decisiva da copa, a título de brincadeira ou não, deram ouvidos a adivinhação de um polvo, e finalmente, a título de brincadeira ou não, em uma desdenha ao criador, dizia-se que "a voz do polvo é a voz de Deus".
Em toda a história humana, nas mais variadas civilizações e culturas, alguma forma de oráculo, sempre cativou as pessoas. A manipulação ilusória do futuro, ou o simples conhecimento do mesmo, para saber se lhe era favorável ou desgraçadamente o contrário, fazia que e ainda faz, que pessoas recorram a outras pessoas com essa pressuposta "possibilidade especial", consultando vísceras, ouvindo vozes, tendo visões e sonhos, através de cartas de baralho, cartas de adivinhação, sementes, pedras, folhas de chá, linhas nas mãos, estrelas e infindáveis e estranhas maracutaias.
E ao seu povo, aos que Ele o Senhor ama, por acaso, tateariam no escuro? Jesus em sua encarnação, eventualmente revelou coisas as pessoas, individualmente acerca de uma situação particular e a nação de Israel, cidade de Jerusalém, aos discípulos, sua a Igreja que se estabeleceria, a história dos seus dias até hoje, o que virá após nossos dias e o final das coisas, do tempo e a nova criação finalmente.
O Senhor Deus, conhecedor de todas as coisas e sustentador de todas as coisas, presentes e futuras, segundo a sua sabedoria e amor, revela o futuro na medida que essa revelação não nos sirva de tropeço e tão somente,nos ajude a participar ativamente de seu plano para as nossas vidas, e no cenário em que estamos envolvidos. Em outras situações Ele simplesmente não nos diz nada, e deixa que aprendamos e avaliemos os verdadeiros resultados.
Não são poucos os exemplos bíblicos relacionados a esse tema,mas como essa postagem não tem o objetivo de ser um estudo bíblico, não citarei nenhum texto exatamente. Espero que conhecendo a Palavra de Deus você recorra as devidas passagens e as leia e nelas medite atentamente. Geralmente em ocasiões extremamente decisivas Deus nos fala e nos diz o que devemos fazer, ou como as coisas acontecerão finalmente, como testemunho da Sua verdade e Soberania.
No ceio evangélico temos dois extremos: igrejas tradicionais e históricas, pastores reformados se fiam somente no conhecimento metódico e racional das Escrituras (nada de errado ) mas desprezam e não conhecem nenhuma manifestação sobrenatural em suas igrejas, já os pentecostais supervalorizam essa faculdade bíblica possibilitada a Igreja de Jesus. o meio do caminho, em razão de não pouca confusão e e excessos encontramos os renovados que crêem nessa possibilidade mas desconfiados e temerosos pelos erros e abusos por parte de pessoas da igreja mal intencionadas, ficam com o pé atrás nessas questões.
Alguns pastores quando questionados de sua posição, dão uma resposta "em cima do muro", "somos uma alternativa e estamos no meio termo, cortando as gorduras e excessos, de um lado e de outro", como se fosse possível administrar Deus nos Seus propósitos. Na minha opinião a Igreja está pronta a ouvir ou não, disposta ou não a ouvir, receptiva ou não, assim como o crente pessoalmente. Tal fato indica a proximidade e comunhão da Igreja local, da sua liderança ou do crente individualmente.
Já os Neopentecostais não admitem em suas igrejas essa manifestação individual ou coletiva nas suas igrejas e crêem que o que Deus revela revela no particular, falando, movendo as pessoas e os indivíduos enquanto clamam ao Senhor em oração direcionando-lhes na ação a seguir ou fazendo com que visivelmente aquilo que se espera se cumpra.
De fato na Bíblia temos tudo isso, desde a revelação através da própria Escritura, da palavra de alguém, do sonho, da visão, da profecia acompanhada com grossolália, do sinal, da ação do Senhor, dos fatos , etc.
Finalmente, para o crente fica a certeza de que jamais ele estará sozinho, abandonado com seus temores e incertezas na administração de sua vida nesse mundo. Viver não é fácil, não é simples, pelo contrário extremamente complexo. Demanda decisões em vários níveis, adaptações várias, responsabilidade e vez ou outra pode-se estar em posição inadequada diante até mesmo da vontade de Deus.
Somos passíveis de engano, de falhas, de confusão, e temos conhecimento bastante limitado sobre todas as coisas, mesmo a despeito da educação formal elevada que alguém tenha o privilégio de alcançar nessa vida. Entretanto as Escrituras nos advertem por parte do próprio Deus: "Se me ouvirdes, comerei o melhor dessa terra..." e deixam igualmente claro que a rebeldia, a insensatez conduzem ao pior, trazendo terríveis consequências, muitas vezes insuportáveis as quais se as soubéssemos antes, evidentemente as evitaríamos.
Por Helvécio S. Pereira
De vez em quando, um ou outro anúncio completamente divergente da fé cristã evangélica é veiculado oportunamente em nosso blog. Trata-se puramente de um mecanismo do Google de incluir anúncios que se interrelacionem com o tema e assuntos abordados no blog. Trata-se algo normal, desde que aceitamos a possibilidade de adição de anúncios em troca, da gratuita possibilidade desse serviço na web que leva as nossas reflexões a milhares de pessoas. Se você é um crente saberá desconsiderá-lo.
De vez em quando, um ou outro anúncio completamente divergente da fé cristã evangélica é veiculado oportunamente em nosso blog. Trata-se puramente de um mecanismo do Google de incluir anúncios que se interrelacionem com o tema e assuntos abordados no blog. Trata-se algo normal, desde que aceitamos a possibilidade de adição de anúncios em troca, da gratuita possibilidade desse serviço na web que leva as nossas reflexões a milhares de pessoas. Se você é um crente saberá desconsiderá-lo.
LEMBRE-SE: NÃO HÁ OUTRO NOME DADO NOS CÉUS OU DEBAIXO DOS CÉUS PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. PORTANTO JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS. QUE VOCẼ CONHEÇA ESSA VERDADE E FAÇA DELE A ÚNICA PESSOA E O ÚNICO NOME ATRAVÉS DOQUAL DIRIGIRÁ SUAS ORAÇÕES A DEUS O PAI. DEUS O ABENÇÔE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?