SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 25 de julho de 2010

FICO FULO DA VIDA! MAS LEIA ...ACHO QUE VAI VALER A PENA...TE FARÁ PENSAR...

Embora, diferentemente de boa parte dos evangélicos ou crentes, na minha opinião, Deus não só tem o controle de todas as coisas, como está bem informado, totalmente cônscio de cada uma delas e como acontecem. Cruzadas contra ou em defesa de algo, relacionadas à Igreja de Jesus, são absolutamente desnecessárias, pois o Senhor não é indiferente a todos os acontecimentos, conhece os nossos corações e cada uma de nossas verdadeiras motivações, para cada uma de nossas mais apaixonadas  ações.

Curiosamente os deterministas, incluindo os calvinistas históricos e os neocalvinistas ( estes menos um pouco ), considerando as devidas exceções individuais, é que mais esperneiam contra tudo e contra todos. Blogs de irmãos  reformados e ou calvinistas ( por que querendo ou não o são dos outros que eles desdenham, mesmo por que só o Senhor nos conhece verdadeiramente ) refletem todo o seu desconforto e até ódio ( em alguns casos ) contra toda atitude estranha e diversa da que eles mesmos teriam. Esquecem que no seu posicionamento teológico, tudo já está determinado, então para que reclamar?

Para esses, embora na nossa convicção protestante sejam asseguradas a identidade e liberdade individuais de cada denominação, e o consequente governo da igreja local, despendem enorme tempo e energia, para "descer o pau" em qualquer um, que até legítimamente apresente uma ou outra atitude, que eles mesmos  não teriam. É claro que cada um de nós tem uma leitura do que outro faz ou pensa, algo plenamente natural, mas inconveniente de ser dito a todo o tempo. Trata-se de uma atitude social simples, e que se não levada a prática, geraria conflitos terríveis, em todas as relações sociais.

É mais ou menos como se todas as pessoas zombassem de todas as pessoas pública e diariamente por serem gordas, magras, calvas, feias, baixas, deformadas, etc. Trocando em miúdos, sabemos o que achamos, mas não dizemos isso as pessoas. Guardamos para nós mesmos, isso é no mínimo educação.

Você pode dizer, no plano religioso, particularmente cristão-evangélico, com o surgimento de novas denominações e igrejas e pela relativa dinâmica do pensamento teológico dogmático e do teológico popular, processo humano plenamente natural, as demandas sociais capitalistas, os dramas humanos universais, e as interrogações de cunho espirituais, que seriam legítimas  as análises e críticas a uma ou outra questão e comportamento particulares, o que eu concordo.

Com o surgimento da web e possibilidade de relacionamentos e comunicação imediata  ( ou quase ) a distância através das chamadas Redes Sociais, o relativo anonimato possibilitado por elas, uma relação mais rápida e que transponha os limites geográficos se tornaram possíveis.

Na prática é  plenamente confortável dizer a alguém alguma coisa, ou dizer de alguém alguma coisa, com ardor e franqueza impossíveis de serem expressados cara a cara. Significa também que atrás de uma crítica contundente na web, há quase sempre um "bundão", sentado em uma cadeira de escritório, diante de um monitor de computador, em um quarto escuro ( é só metáfora o quarto escuro ).  Quase sempre esse otário, respeitados os indivíduos ou pessoas que constituam as devidas e honrosas exceções, é um sujeito ( ele ou ela , na maioria expressiva homens, principalmente no caso de crentes evangélicos de denominações definitivamente machistas, no caso os bons machistas )  é um improdutivo espiritual, faz menos do que poderia para a causa de Deus, e um recalcado, frustrado, por não ter o reconhecimento que gostaria. 

Mas o pior de tudo, é que ainda que aparentemente sua causa seja legítima, a sua ética individual é sofrível, não conhece  e nem reconhece os limites aceitáveis da sociabilidade. Por exemplo nenhum deles diz para a sua mão ou pai, não salvos (esse é um conceito cristão-evangélico e plenamente bíblico ) que eles vão para o inferno, que queimarão o trazeiro por toda a eternidade em labaredas de enxôfre. Meu pai não é salvo, é idoso, não é por covardia ( no sentido de medo de pregar-lhe o evangelho ) que não falo dessa maneira com ele, mas por respeito a sua idade, a sua prevalência nesse mundo sobre a minha vida, hierarquia familiar, valores universais e bem vistos em todas as sociedades do mundo.  

Do mesmo modo, críticas legítimas ou próximas de sê-las, poderiam ser feitas, em outro espaço, pessoalmente, com aproximação entre as pessoas e respeitosamente. Além do que como juizes incompetentes podemos fazer um mal julgamento e ainda encontrar no outro junto com classos erros, acertos os quais nem eu mesmo  apresento em minha própria vida, no meu proceder cristão. Muitos cristãos se arvóram a determinadas franquezas, esquecem-se contudo da temperança, da paciência e se excedem no legalismo que fora uma das principais marcas dos fariseus, dos quais o Senhor Jesus disse: " Fazei tudo o que eles lhes disserem mas contudo não os imiteis nas mesmas obras ( mais ou menos assim, não estou com o texto em mãos para consulta, cito-o de memória ).   

Nessa cruzada imbecil para dizer o mínimo, pastores sem pastores, constituem verdadeiras igrejazinhas de um monte de puxa-sacos virtuais, pois ao mesmo tempo que puxam a orelha de todo mundo, não há quem puxe  as suas próprias. Atacam ferozmente quem não conheçam pessoalmente ( não porque exatamente o contato pessoal possa minimizar as impressões a distância, pode até piorar, uma coisa não tem nada a ver com a outra ) Mas certamente para bom número desses, seria impossível de o fazerem cara a cara, pois alguma retaliação haveria, e não estariam  a falar como para um espelho.

Ontem  casualmente, a partir de um link de um blog  de um irmão, ao qual admiro muito, pois o conheço e não é de hoje, as suas qualidades antes de ser cristão ( incrédulo também tem qualidades e crente tem defeitos, é bíblico, leia em provérbios sobre o justo e o injusto ) visitei o tal blog ( o outro ) e li as postagens  e o "aranca-rabo" dos comentários, a lista longa do que o propietário do blog " não é" , e o que ele deixa transparecer  que seja de fato, colérico, zombador e irreverente. Tem talentos que poderiam ser usados positivamente mas infelizmente não o são. Trezentos e tantos seguidores, uma verdadeira igrejinha de "m" virtual.

Todos os de fora são idiotas, incluindo leitores que não lhe massageam os bagos, menos ele. Embora não diga, parece ser ele a "luz do mundo", o único com sanidade suficiente para apontar, zombar, deturpar e não oferecer com clareza nada em troca. Usa os mesmos chavões e cabeças de textos da imprensa incrédula e sensacionalista. As mesmas fotos escolhidas a dedo como as dos tablóides de escândalos ingleses. Tão diferente do texto escrito para tocar espiritualmente, edificar, e servir de veículo para a benção de Deus a alguém.

Não gosto de dizer isso a todo o momento, mas acho que devo dizê-lo, pois sei que alguns julgam-me simplório, ignorante bíblicamente, por não adotar um discurso "teológico", por aparentemente ignorar as inovações e os escândalos no cenário evangélico contemporâneo, talvez um chapeuzinho vermelho cristão, um alienado. Ao contrário, são trinta e cinco anos de conversão e com um olho na igreja e outro no mundo, no sentido correto. Nenhum trauma,  nem uma reclamação sequer, mas gratidão pelos que usaram a sua saúde, o seu tempo, foram misericordiosos e simplesmente mostraram as possibilidades divinas da autêntica Palavra de  Deus. Portanto, nada é novidade para mim, tanto no meio cristão evangélico-protestante, seja lá o que for, como no mundo ignorante  e em plenas trevas, sem conhecimento das coisas de Deus.

Sou grato a igreja evangélica e a valorizo, não por ser ela perfeita ( nunca foi, nem nos primórdios do cristianismo, nem houve um super-Paulo ou um super-Pedro, como muitos imaginam... achoq ue não iria com a cara de um deles. Gosto do jeitão do Daniel, Isaias, Habacuque, Lucas...engraçado... ) mas por ela, a igreja, proporcionar, o conhecimento do evangelho, bem ou mal. A igreja para mim não é um clube, não é uma associação, para se encontrar amigos e se ter o que fazer, não é entretenimento e nem as melhores pessoas e as mais amigas estão lá.

Muitas as vezes, e não é por ser uma ou outra denominação, nem sempre as pessoas mais éticas, mais isentas, mais coerentes estão lá.  mas sempre há o número dos sinceros, dos simples, dos semelhantes a viúva da oferta desprezada, do que ora e Deus ouve, do que visita e traz o bálssamo, do que nada pede só lhe abençoa, do que representa a alegria do que Jesus fez por nós. Isso em qualquer igreja, qualquer denominação.

São os que servem em silêncio e a sua vida é entre ele e o seu Deus, acima de tudo, haja o que houver. Louvado seja o nome do Senhor por esses. Ninguém os nota mas são uma benção e deles o Senhor se agrada. Toda igreja tem um número desses e ai do pastor, da igreja que não tiver no seu rol um número significativo desses irmãos. Essa tá literalmente no "sal".

Não cobro de ninguém que ela, a igreja, seja melhor do que é. Mas sem dúvida é o lugar para o desesperado, para o perdido, para aquele que não valha a pena investir nada nele, é o último dos lugares. Talvez a melhor igreja só tenha gente desprezível a princípio e que você diga: esse lugar não tá legal! Se quizer boa convivência procure outro tipo de associação humana. Há muitas, de bilhardeiros, golfistas, carteadores, salões de dança, associação de tenistas, a maçonaria, um convento, boites gays, partidos políticos, até os bordéis mais conhecidos como "zona", etc. Mas milagre, lágrimas de arrependimento, um toque de Deus, só na igreja mesmo, desde que ela não impeça justamente isso e o bolha do pregador não seja um impecilho para tal, nem ele entra no reino dos céus e nem deixa os outros entrarem.

O homem ou mulher após conhecer que há um Deus que o ama e que quer se relacionar com ele ser humano, tem diante de si uma nova e revolucionária possibilidade. Cada um faça dessa oportunidade, dessa graça, o que lhe convier e é exatamente isso que cada um de nós faz a cada dia. "Aceitar Jesus" foi a melhor coisa, sem a menor dúvida, que primeiro minha mãe, católica-espírita-macumbeira, fez e isso lhe rendeu a salvação eterna e o consolo de toda uma vida de sofrimento e nos seus olhos hoje não há nenhuma lágrima.

Esse mesmo "aceitar Jesus" criticado por esse idiota, travestido de feitor espiritual do cenário evangélico, como se não houvesse algo miraculoso que pode ou  não acontecer, no ato de se levantar as mãos para o céu nem assentimento público da nova fé no Senhor Jesus.

Outro babaca chamou a unção com óleo de "fedorenta" labunzando todo mundo diminuindo-a a reles tratamento terapêutico da época cristã. Mais um desses afirmou tácitamente que o pecado de Sodoma e Gomorra não fora o de cunho sexual. Com tanta ociosidade mental com rotulagem "espiritual", a lista de embrolhos cozinhados por essa turma é horrorosa. E o pior eles não se entendem ao falarem de temas que se equiparariam as "conversas bizantinas", e ficam todos arrepiados quando algo aparentemente diferente, redunda em conversão genuína, mudança de história pessoal e temor a Deus.

O Reverendo (??) Caio Fábio,  no áuge da sua respeitabilidade zombou da farinha da Igreja Universal, dizendo literalmente em cadeia de televisão em uma de suas até boas pregações a época," se estivéssemos em uma outra igreja estaríamos "todos enfarinhados aqui". Guardadas as proporções, só para citar, o Bispo Edir Macedo conseguiu fazer de uma filha deformada físicamente, um monstro nas suas próprias palavras, uma menina, uma moça, uma mulher com tudo para ser revoltada e desajustada socialmente, em uma mulher segura, esposa, e cristã temente e grata a seu Deus, e um filho abandonado pela  mãe, entregue na igreja para ser criado, em um cidadão dígno.

Adotado pelo líder da IURD, um rapaz talentoso e equilibrado, sem  traumas, é tudo o que não seria se fosse criado nas condições em que sua mãe se encontrava a época, talvez mais um ceriminoso, hostil a qualquer um e a toda a sociedade. Quanto ao "Rev." Caio Fábio, além da sua condição de revoltado e de atual franco atirador contra todo mundo e todo o  meio "gospel", uma caixa preta apropriada a denotar com boa parte da liderança evangélica, além do adultério com a sua secretária da igreja, circulam na web, informações de um filho homossexual ( não sou eu que estou dizendo, é assunto na web, algo público e que não me interessaria repercutir, cito-o como parte do exemplo de como as coisas podem terminar tempos depois ) . Quem teme a Deus é pronto para ouvir e tardio para falar- pelo menos  deveria! ). Os exemplos citados  são reais e não constitem favorabilidade a uns em detrimento de outros, são apenas para dizer, que as coisas não são tão fáceis de serem julgadas, por nós é claro. O próprio Caio Fábio, a quantos ajudou a e a quantos alcançou para Deus?

Só Deus conhece todas as histórias e vê todos os caminhos. Não nos enganemos jamais. Não se trata de uma defesa de uns e acusação de outros. Não basta alinhar-se a um lado por simples simpatia e desprezar o outro. Nada é tão simples assim. Oxalá o fosse. Temamos e cuidemos da nossa vida. A Palavra por intermédio da pena que a escreve ou outro meio, deve ser dita com temor e diante do Senhor, verdadeiramente.

Pastores e vários crentes, se apossaram das novas possibilidades tecnológicas, algo absolutamente legítimo, mas com premissas erradas. Trata-se de uma assembléia sem liderança, uma "igreja" sem pastor. A maioria além de não serem recomendáveis a não crentes e novos convertidos, pois em nada em absoluto produzem edificação, oferecem farto material, que ainda será fortemente usado como argumento contrários à pregação do evangelho e escandalizar a fé virgem de alguém. Vale lembrar que o que você e eu colocamos na web lá ficará, a disposição de quem futuramente desejar e tiver acesso ao seu uso, para o bem ou para o mal.

Técnicamente é impossível apagar qualquer rastro ou coisa depositada na web. Um facebook, um Orkut, Blog, Twiter, etc, deixam rastros  e afirmações e declarações que não poderão ser apagadas jamais. Todo esse potencial poderia ser sabiamente usados para edificação e genuína proclamação da Palavra de Deus. Por absoluta falta de tradição e uma ética ( não censura ) construída, a classos exageros e textos absolutamente inconsequêntes. O uso predominante tem sido para maledicência, denúncia gratuita, desrespeito, dissensão, discórdia e muito menos ensino e edificação. A prática da oração que anteceda a ação, do que e para que se vai escrever, parece não existir. Nenhum temor e avaliação das reais repercussões.

Nosso Senhor advertiu que seriam inevitáveis os escândalos, mas "ai" de quem por intermédio de quem eles viesse. Parece algo em nada lembrado por cada blogueiro, twiteiro que se arvore em ter um blog cristão e reafirmar suas idéias e rejeição a outros.

A minhas esposa estaria morta a vinte anos, foi ungida com óleo duas vezes, por irmão simples, um verdadeiro anjo de Deus, no sentido real, Deus lhe deu um coração novo, declaração médica, atestada e escrita. Depois disso teve mais um filho e fez dois cursos superiores, incluindo teologia. Cara...eu sou testemunha do que Deus faz e de como ele faz as coisas. Todos erramos e não erramos pouco, erramos as vezes muito, grosseiramente  mesmo, em várias situações. Se nos ocuparmos em fazer o que é absolutamente positivo veremos algum resultado, se não o que restará?

Não há igreja, denominação, igreja local, estritamente recomendável, para se dizer com toda segurança: vá para lá!  Bom se tivesse...talvez...Entretanto a Palavra de Deus está sendo pregada de várias maneiras e em vários lugares por vários meios.

Não importa se o pregador é culto ou simples, se conhece ou não fartamente os detalhes e minúcias teológicas, importa se Deus pode através dele tocar o coração de alguém e começar nesse que ouve algo novo. Esqueça essa de "qualidade espiritual" baseada em que elemento for. Isso não existe! Teve até um sujeito que fez questão ( crente, ex-batista, ex membro de igreja, mas segundo ele continua crente....e dos melhores...) de levantar a questão de a primeira igreja batista brasileira foi inaugurada e seu primeiro pastor consagrado em uma loja maçônica e que o maior tradutor de hinos do cantor cristão era maçon, o que é verdade. E daí? Graças a Deus por todas as igrejas batistas que vieram a existir depois dela. Aleluia!

O melhor homem ou mulher de Deus é o humilde e o único passível de ser usado pelo Senhor em alguma situação, o resto é só verniz e maquiagem. Esse servo , essa serva ora, e alguém é curado, esse fala, e alguém é consolado, esse prega, e alguém é salvo, esse chora, e alguém de coração endurecido chora e se quebranta juntamente, é simples assim. Menos do que isso, além disso, é simplesmente nada...nada.

O Senhor não nos vê como vemos uns aos outros. Ele vê diferente de nós, isso não deveria ser novidade para os que conhecem a Sua Palavra, mas a ilusão de que os anos de vida cristã e o conhecimento naturalmente adquiridos nos conferem algo a mais é extremamente e decididamente danosos. O conforto denominacional e o ministério não como serviço, mas como emprego que garante salário acima do mercado, automóvel, plano de saúde, viagens e visita ao shoping e atendimento personalizado junto ao gerente do banco. Com tudo isso o sujeito tem opinião sim, da denominação que o emprega, do chefe imediato que é o seu superior (  senhor??). Até compras alguns fazem de peças de automóvel, coisas para casa, em nome da igreja, que tem CNPJ claro...e o comércio lhe oferece descontopor causa da igreja! Não é uma mamata? E não são os pentecostais, são batistas, presbiterianos... Por acaso Deus não sabe do que desconhecemos? Não vê o que não vemos?

O melhor estado do cristão é de arrependido diante da cruz do Senhor Jesus, você e Ele, Ele na cruz e você diante dEle, tentando entender o que aconteceu e a diferença entre Ele e cada um de nós e com muita, muita vergonha na cara. O resto é resto.

Por Helvécio S. Pereira

P.S.:  NÃO SEI QUEM VOCÊ É, SE CRENTE OU NÃO, MAS ISSO NÃO IMPORTA EM ABSOLUTO . SE POR AZAR , SORTE, FALTA DO QUE FAZER, ETC, VOCÊ LEU TODO O TEXTO, SE NÃO ACRESCENTAR NADA A SUA FORMA DE PENSAR , ESQUEÇA... SÓ UMA COISA VALE E É EXTREMAMENTE IMPORTANTE: ACEITE A JESUS COMO SEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR ONDE VOCÊ ESTIVER E COMO ESTIVER ELE PODERÁ CURÁ-LO ( A) SE ESTIVER DOENTE, REESCREVER  A SUA HISTÓRIA AINDA QUE NÃO VALHA A PENA. E VOCÊ TERÁ ALGO PARA CONTAR UM DIA ACERCA DESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA E ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA. A DESPEITO DE QUALQUER IGREJA, DE QUALQUER PREGADOR , VIZINHO OU COLEGA NÓ CEGO, FAÇA ISSO, AGORA MESMO. CARA ISSO É IRRELEVANTE MAS ESTOU CHORANDO ENQUANTO ESCREVO ESSAS ÚLTIMAS PALAVRAS. VOCẼ NÃO IMAGINA O QUE ELAS SIGNIFICAM QUANDO LEVADAS  A SÉRIO. TODOS QUE A COLOCARAM EM PRÁTICA SABEM O QUE EU ESTOU DIZENDO E O QUE ELAS SIGNIFICAM. DEUS O ABENÇOE.

Um comentário:

  1. Helvécio,

    concordo e discordo do seu texto. Vou tentar resumir:

    1)Acho perda de tempo ficar apontando quem está errado ou não. Evito sempre citar nomes no meu blog, não por temor, mas porque é desnecessário. O problema são as falsas doutrinas e os erros, mas também não me prendo a eles, preferindo expor a verdade quando possível, e minhas dúvidas quando são inevitáveis, e minha ignorância, quase sempre.

    2)Dizer que determinado sistema é integralmente verdadeiro faz-nos super-heróis, quando, mesmo entre os apóstolos [vide a necessidade do Concílio de Jerusalém em Atos, e o fato de Paulo ter repreendido Pedro sobre os judaízantes em Gálatas] não havia consenso em muitas coisas.

    3)A história da Igreja está repleta de exemplos de irmãos que tinham conceitos diferentes sobre muitas coisas, mas amavam ao Senhor.

    4)Com isso, não quero dizer que tenhamos de aceitar tudo o que é dito e feito em "nome do Senhor". Há a necessidade de se fazer como os bereanos, ouvir, ler e verificar na Bíblia se o que foi dito e escrito está em conformidade com ela.

    5)Jamais posso dizer que fulano é salvo ou não, pois, Deus pode resgatar o mais maldito dos homens numa fração de segundos, como fez com o ladrão da cruz. Logo, se hoje fulano não tem um testemunho cristão, nem se converteu, amanhã Deus poderá fazê-lo, e então, ficaremos de cara-no-chão por anunciar a condenação de alguém que foi justificado por Cristo.

    6)Entendo o seu desabafo, mas chamar os calvinistas genericamente de espernear contra tudo e contra todos não é honesto; porque há calvinistas que sequer têm blogs ou comentam neles. Se você está a dizer que todos os calvinistas são assim, terá de provar que conhece a todos, e de que todos agiram como os que você cita. Temos de ter cuidado para não colocar todo mundo no mesmo "balaio", e com isso, agirmos intempestiva e tolamente. Da mesma forma, posso indicar-lhe vários blogs e sites arminianos em que eles nos chamam, os calvinistas, de tudo, menos de santos e honestos. Então, o problema não é o calvinismo nem o arminianismo, é questão de educação e sabedoria para não "desancar" aquele que pensa contrariamente.

    7)Antigamente, quando tinha mais tempo, visitava vários blogs com os quais não me identificava doutrinariamente. Hoje, preciso me ater aos que edificam, aos que são sólidos doutrinariamente, aos que têm amor e temor para com Deus, aos que não entram em "guerrinhas" tolas e despropositadas. Muitos querem ser o baluarte da moral e da ética, mas, geralmente, não necessariamente, eles mesmos gostam mais de cobrar moral e ética dos outros do que de si mesmos.

    8)Por fim, aconselho-o, como amigos que somos há anos, que você se especialize em postar aquilo que crê, ao invés de combater o que não crê. Quanto mais me aprofundei no que acreditava no passado [não tão longínquo], vi, à luz da Escritura, que estava errado. Enquanto me preocupei com os erros dos outros, esqueci-me dos meus, e hoje tenho-me focado principalmente neles. Com isso não estou a acusá-lo de estar errado, apesar de estarmos vez ou outra, ou até mesmo sempre [rsrs], mas é que o ganho e o crescimento espiritual, e o conhecimento de Deus é mais possível quando penetramos na Palavra e no nosso íntimo, ao invés de gastar o nosso tempo a atacar os outros. Deixamos de ser luz, para orbitarmos em torno das trevas. É mais difícil, mas certamente agradará mais a Deus. E, afinal de contas, cada um de nós dará conta de si mesmo, não do outro, certo?

    Mudando de assunto, aproveito para saudá-lo pelo grande número de acessos no seu blog. É sinal de que você tem alcançado o que se propôs, e, certamente, Deus o usará ainda mais do que o tem usado agora.

    Grande e forte abraço, meu irmão!

    Cristo o abençoe imensamente!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos