Uma das dificuldades tradicionalmente construídas ao longo da história recente é a dificuldade de engajar-se em atividades humanitárias coletivas com pessoas de outros credos por parte de alguns crentes ou evangélicos.
A posição contra o ecumenismo, que é outra coisa, cada um abrindo mão de suas crenças e se adaptando a crença do outro e a prevalência de uma sobre as demais com vista a uma convivência pacífica, e consequentemente abrindo mão da verdade bíblica, tem mantido boa parte de crentes verdadeiros afastados das boas causas e de instituições absolutamente necessárias à sobrevivência humana no mundo, tais como política, etc.
O medo do mundanismo, que é real, mas pode perpetrar a vida da igreja de modo muito mais sutíl que o simples engajamento social também pode ser e é, as vezes, uma das causas. A dificuldade de conviver com comportamentos diversos ao seu, sem impor aos outros a sua própria cultura religiosa, e ser bem sucedido no testemunho e evangelismo, sem negar a sua fé também é uma outra dificuldade.
A posição contra o ecumenismo, que é outra coisa, cada um abrindo mão de suas crenças e se adaptando a crença do outro e a prevalência de uma sobre as demais com vista a uma convivência pacífica, e consequentemente abrindo mão da verdade bíblica, tem mantido boa parte de crentes verdadeiros afastados das boas causas e de instituições absolutamente necessárias à sobrevivência humana no mundo, tais como política, etc.
O medo do mundanismo, que é real, mas pode perpetrar a vida da igreja de modo muito mais sutíl que o simples engajamento social também pode ser e é, as vezes, uma das causas. A dificuldade de conviver com comportamentos diversos ao seu, sem impor aos outros a sua própria cultura religiosa, e ser bem sucedido no testemunho e evangelismo, sem negar a sua fé também é uma outra dificuldade.
No Brasil uma das denominações mais bem sucedidas em lidar com a divergência, embora não se adapte ao secularismo, é a IURD pois consegue arregimentar pessoas de vários credos diversos dos seus, ou até sem credo algum, sem deixar de ser o que é e ter a sua própria cultura religiosa. Enchentes, desabamentos que trazem grande transtorno social, os apelos e ações por parte da igreja recebem a cooperação de católicos, espíritas, ateus, enfim e o socorro é prestado a qualquer um que dele necessite, sem favorecimento denominacional ou religioso.
Essa sem dúvida é uma virtude a ser imitada por outras denominações evangélicas. Pode-se dizer que o outro está errado, mas se pode e se deve ser solidário e cooperativo, já que estamos todos em uma mesma sociedade, além de ser uma obediência a ordenança do amor, fácil de ser repetida e difícil de ser concretizada exemplarmente.
Essa sem dúvida é uma virtude a ser imitada por outras denominações evangélicas. Pode-se dizer que o outro está errado, mas se pode e se deve ser solidário e cooperativo, já que estamos todos em uma mesma sociedade, além de ser uma obediência a ordenança do amor, fácil de ser repetida e difícil de ser concretizada exemplarmente.
Do twiter da cantora Amy Grant, recebi o link para o vídeo realcionado ao trabalho conjunto de músicos estado-unidenses, crentes e não crentes em prol de vítimas de desastres naturais naquele país. Fica a lição e o exemplo. Não é só de palavras que podemos testemunhar, ou pregar a esse mundo.
Assista o vídeo:
Nashville Rising Downcast PKG V2 from Travis Television on Vimeo.
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