Bem evidentemente, todos que conhecem, relativamente a igreja como instituição, sabem das mazelas que qualquer uma delas é culpada. Não se trata somente dos mais conhecidos e mais convenientemente divulgados pela mídia ateia e festejada pro igrejas e irmãos de outra posição teológica, como os escândalos reais ou imaginados aos neopentecostais e pentecostais, como Iurd, internacional do poder de Deus, Internacional da graça de Deus, Renascer em Cristo, Vitória em Cristo, igrejas renovadas em geral e tantas outras.
Todas têm ao lado de testemunhos maravilhosos e miraculosos, incontestáveis, histórias ( não estórias ) horrorosas, terríveis e acusações reais, que fazem pessoas com mais bom senso verdadeiramente corarem de espanto. Tolo quem depende de homens e das relações interpessoais que determinam a dependência de organizações e hierarquia aliadas da única e efetiva dependência de Deus. Evidentemente não irei mencionar as que sei e das que ao longo de mais de trinta anos tomei conhecimento, direta ou indiretamente, por terceiros, por meios mais próximos, ou como testemunha mas advirto a cada um que possa ler essa postagem: aprenda a depender de Deus única e exclusivamente e nEle somente esteja depositadas certezas e esperanças.
A igreja evangélica, como está, como é, com todas as suas contradições é a que preserva a pregação da Palavra de Deus, apontando para a necessidade do homem crer em Jesus Cristo e ser salvo. Nessa mesma igreja elementos e características que cumprem a vontade de Deus são preservados e outras tantas coisas menos desejáveis se repetem indefididamente. Constituem o trigo e o joio dos quais o Senhor advertiu que conviveriam e que não que não pudessem ser separados, mas que não convinha separá-los por enquanto, pois ao cortar-se o joio, atingiria-se também o trigo.
Certamente os que são crentes a mais tempo conhecem um ou outro caso de injustiça clara e classa envolvendo irmãos, pastores, igrejas, lideranças, governo eclesial, educação religiosa e ministério. Em todos esses casos uns saem ocultando suas mazelas e outros feridos atribuindo injustamente a Deus a injustiça e todo o mal recebido. Caso você não seja um dos milhões atingidos diretamente não ignore mas não se envolva nessas questões, ajude se for convocado pelas circunstâncias os corações feridos e carregados de mágoa.
Dessa conversa toda, gostaria apenas de lembrar os mais pessimistas, humildemente com base na minha parcial experiência ( e é verdade, não se tratando de retórica textual ) que enganam-se totalmente que os problemas da igreja institucional se restringe a questões de doutrinas, posições, tendências, má aplicação de dinheiro, altos salários, gente a procura e vivendo a custa dos privilégios naturais da fama e da influência ou o contrário de tudo isso. Enganam-se também quem ache que basta alinhar-se ( não que não possa e que não deva legitimamente ) a uma posição teológica qualquer. Guarde a fé,celebre o seu encontro com o Senhor e faça tudo para sentir-se como Abraão ou Moisés, a inteira dependência e comunhão efetiva como Senhor.
Se Ele não for conosco nada mais importa. Não se engane carregando o peso teológico secular ( fala agora diretamente ) do calvinismo com seus acertos ( muitos ) e erros ( terríveis ) ao longo da história. Você tem o Senhor, o mesmo e único de todos nós. Essa é a sua real e única herança. Glorie-se no Senhor e nele somente. Em última instância Ele é a única rocha firme. Nenhuma outra mais, você deve estar entendendo o que quero dizer, espero que sim. Sobretudo ande com o Senhor. O que significa isso? Busque perceber o Seus atos, no dia a dia, seu e dos outros e na história. Não iremos entender tudo, bem menos talvez do desejável, mas devemos reter o mais importante, o essencial, o preponderante. Deus o guarde na fé e o torne frutífero em meio ao caos aparente e lembre-se: o Senhor tem o controle acima do que podemos supor ou compreender.
Por Helvécio S. Pereira
P.S. Não sou pessimista e nem a postagem acima reflete nenhum sintoma de pessimismo efetivo contra a igreja e particularmente a igreja evangélica, é apenas realismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?