Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

OS DIFERENTES NÍVEIS DO TRATO DE DEUS COM O HOMEM


A última postagem ficou no meio do caminho com coisas a serem ainda abordadas em profundidade e em sequência ao que foi tratado, a Teologia e a Comunhão ( com Deus ), como título definitivo e já corrigido que você pode ler aqui

A digressão a seguir trata dos diferentes níveis do trato com Deus com o homem, como posto no título ou chamada acima do "post". Uma linha de pensamento e compreensão diz que tudo está definido e que todos os acontecimentos ( e aí cita-se somente os convenientemente  registrados para justificar a idéia ) estão determinados antes de tudo existir e não há a mínima possibilidade de que sejam de outra forma.


Por extensão natural dessa linha de raciocínio o mal surgiu com todas as consequências por que Deus quis exatamente como a nossa  pobre linha moderna e ocidental consegue dizer com essa simples palavra. Se você pode lembrar de uma história real tão repleta de desgraças e injustiças não poderá aceitar facilmente tal explicação se realmente conhece fatos em que desgraçadamente não a menor justificativa para o mal, o sofrimento e finalmente a morte de pessoas completamente inocentes, simplesmente com a justificativa de Deus assim o quis, ou pior ao pé da letra Deus fez com tal coisa acontecesse. Mas voltaremos a esse ponto posteriormente.

Deus trata o homem em três níveis:

                        como um só, a humanidade

                        como grupo. uma etnia ( !!!??), um povo, uma nação, um grupo, uma casa ( família ),

                        e por último como indivíduo.


Sem obedecer a ordem acima, iremos ir e voltar, entre um nível e outro.

                        O povo de Israel é tratado como uma etnia em um momento mas em outros como povoe nação, já que estrangeiros agregados e convertidos a fé no único Deus, o Deus de Israel, são  aceito como participantes das promessas dadas a Israel.

                        Abraão é tratado como indivíduo que dará origem a um grande povo, e depois acaba dando origem a dois povos, aos quais Deus direciona uma bênção específica a cada um deles. 

                         Davi é escolhido e chamado como indivíduo mas após a sua sagração como legítimo  rei de Israel, entretanto após as promessas feitas por Deus durante a sua vida, passam a ser direcionadas a "casa de Davi".

                        A igreja é um grupo de eleitos  ( por haverem mudado de condição e não por serem exatamente melhores ), uma assembleia, de indivíduos que de algum modo creram no Messias e nascidos de novo, numa nova condição e única diante de Deus, embora tenham o privilégio de ter cada um  como indivíduo uma comunhão sacerdotal com Deus, a nível de Abraão e de Davi, ou qualquer um dos profetas do AT, são vistos como grupo, como família, sendo uns irmãos uns dos outros, condição nunca antes referida no antigo testamento. Os "amigos" de Jó eram amigos de Jó e não "irmãos de Jó". a irmandade e a relação familiar na igreja não se limita a simples retórica, mas trata-se de uma irmandade real, de fato. Vale lembrar que o meu irmão em Cristo o é por deferência de Cristo Jesus, goste eu ou não , concorde ou não, avalie ou não. É patético quando um congresso de uma igreja decide não reconhecer a outra igreja por ser diferente, aceitá-la ou não. Se Deus a aceita quem somos nós para não aceitá-los ( aos irmãos ) e do mesmo modo se Deus os rejeita, como poderemos nós aceitá-los, ou em que mudará a nossa aceitação, diante do que Deus mesmo  acha deles.

O exposto acima é tão simples e ao mesmo tempo tão profundo que quando esquecido deixa uma lacuna importante na compreensão de como as coisas procedem na nossa relação com o nosso Deus. Quando Adão e Eva pecaram, desconfiando da veracidade do que Deus disse, aliás do caráter de Deus, aceitando a sugestão satânica, de que "Deus não queria que eles, Adão e Eva, fossem como Ele (Deus )" todos nós seus descendentes e portanto filhos, como a Bíblia diz, "estávamos nele", caímos juntos e fomos separados da santidade de Deus. Conhecedores  do bem e do mal ( e isso é ponto importante e portanto nevrálgico  nessa questão ) poderíamos discordar de Deus, estender a nossa mão e comer da àrvore da Vida e viver  perpétuamente, eternamente ( a Bíblia, as Escrituras assim o dizem enfáticamente, aliás o próprio Deus ). 

A dívida de Adão se assim podemos dizer, de um estendida a todos, teria que ser paga por todos. A salvação, ou melhor a redenção ( restauração total )  em Cristo se estende a toda a humanidade e a natureza, ao mundo, sentido como usamos essa palavra. Mundo aqui é o planeta terra e não o universo inteiro. Porém a redenção para o homem é recebida individualmente, um a um. Cada um por sua vez deve arrepender-se e crer no evangelho. O arrepender é uma ordem e não um convite. Convite é vir a Cristo  ( "vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados"... quem quiser- cada um individualmente- vem e beba de graça da água da vida " ). Ide e pregai o evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo". Pregação feita  a todos e fé individual, bem como atitude individual.

A religião muitas vezes enfatiza o grupo. No Islã, o fiel deve submeter-se a uma religião única e verdadeira, embora haja aparente divisão e lutas entre grupos, só há um Islã e um Corão, um único deus, Alá e um único profeta  ( maior ) Maomé. Dentro do cristianismo há diversas igrejas que excluem as demais e admitem textualmente ser a única casa a proporcionar verdade e salvação. Para o catolicismo romano, sob a falsa sustentação de um presunção histórica, textualmente  atesta que " fora da igreja católica romana não há salvação " . Outros grupos como os paraprotestantes Testemunhas de Jeová e Mórmons, proclamam ora delicadamente, ora mais enfaticamente serem cada um per si, a única igreja verdadeira. 

Outros em menor grau, como Adventistas do 7º dia, deixam a entender a sua superioridade doutrinária e compreensão escriturísticas. Correntes teológicas com os que individualmente se alinham as suas posições podem sutilmente ter o mesmo significado, de grupo que se eleva acima dos demais, mesmo sem constituir uma nova igreja ou religião, como os calvinistas presentes em várias denominações, ao asseverarem que "o calvinismo é a verdade bíblica". é claro que cada caso é um caso e as implicações e consequências não são iguais e portanto bem diferentes de uns para os outros.

A ansiedade humana parece querer exigir que Deus tome partido de um ou outro grupo, já que dentre os seus membros, sejam igrejas, tendências teológicas, há não poucas pessoas sinceras e que amam ao Deus da Bíblia, ao Deus das Escrituras como o entendemos. E Deus não o fará, pelo menos do modo que exigimos dEle. Infelizmente cabe a nós discernimos e acertarmos o caminho. Quem o pôs como juiz e repartidor entre nós? Se olharmos para o mundo real, para a biografia de homens de Deus, no decorer da história, podemos hoje até pensar: " mas esse homem e essa mulher não poderiam estar em uma igreja ou denominação melhor? não poderia partilhar dessa posição teológica que parece tão melhor do que aquela?

Eu creio que há ( e não é porque eu acho- isso de fato é irrelevante ) milhões de calvinistas renascidos de  Deus, milhões de pentecostias renascidos de Deus, milhões de neopentecostais renascidos de Deus, milhões de tradicionais renascidos de Deus ( calvinistas ou arminianos ), adventistas e até quem eu não possa imaginar e julgar e número significativo de calvinistas não nascidos de novo, pentecostais  não nascidos de novo, neopentecostais não nascidos de novo, pastores, diáconos, músicos de igrejas, professores de seminários, que se iludem por conhecerem e serem íntimos do comportamento e crenças de suas respectivas igrejas.

Não há plágio convicente da verdadeira experiência religiosa, falando de cristianismo autêntico. O crente verdadeiro tem comunhão com Deus, no sentido de construir uma caminhada e uma história com seu Deus. Não estou falando de orar somente.orar na igreja, no grupo,  mas de orar individualmente, e não só isso: o verdadeiro crente com uma experiência com Deus, Deus mesmo lhe falou um dia, de modo contundente, inquestionável, inegável. Só sei que era cego e agora vejo, disse o cego curado por Jesus diante dos sacerdotes e diante de todos os argumentos plausíveis dentro da lógica religiosa judáica de seu tempo. Já Jó dissera: "conhecia-O de ouvir agora os meus olhos o vêem".

Dentro das igrejas relacionadas acima como exemplo há os que diante de tudo, da execração da denominação, muitas vezes razoável e verdadeira, por vários motivos e circunstãncias, dirão igualmente que um dia de alguma forma, pela primeira vez, foram tocados por Deus, curados fisicamente, mentalmente, libertos fisicamente, restaurados socialmente e dirão que eram cegos mas agora seus olhos
vêem a Deus e o amam de todo o coração, se preciso for morrem mas não o negam e não o negarão jamais. 

Longe de ser inclusivista, como sugeriu um irmão, a um de meus comentários e colocações ( sei que não o foi por mal ) vejo a igreja, o evangelho e a sua pregação, não com olhos de um rigor legalista pois tenho visto e testemunhado o toque real de Deus em pessoas reais com histórias reais. as circunstâncias as vezes são aparentemente surreais mas não compete a mim julgá-las sob a minha ótica e limitada experiência pessoal. Mas há uma linha indelével que as une todas: Jesus Cristo.

O meu irmão em Cristo, o Jorge, calvinista, batista, determinista bíblico, teve um dia uma experiência desse tipo, o seu testemunho corre o mundo, através de seus próprios blogs, de outros blogs e de meus blogs, como recentemente comprovei, alguém de Portugal, leu nas suas próprias palavras a sua história falando de seu encontro com Deus e consequente salvação ( CLIQUE AQUI ). Após uma noite de lágrimas no outro dia a sua filha testemunha: "dormi com um pai e acordei com outro".

É por essa compreensão que por ser testemunha in loco de muitos casos e fatos assemelhados, não só de ouvi-los na web, em livros, etc ( não que isso os ponha em dúvida ) que dou graças a Deus pela ação de Deus através de igrejas e ministérios que são até rejeitados e discriminados por elite teológica que falhou e continua falhando na obrigação de todos nós, que fazer que "a minha casa se encha" indo "a encruzilhadas e esquinas e forçando-os a entrar para as minhas bodas". A eternidade, sem dúvida trará o verdadeiro resultado "de seu penoso trabalho". Você sabe do que eu estou falando. Deus o abençoe.

Por Helvécio s. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos