A última postagem ficou no meio do caminho com coisas a serem ainda abordadas em profundidade e em sequência ao que foi tratado, a Teologia e a Comunhão ( com Deus ), como título definitivo e já corrigido que você pode ler aqui.
A digressão a seguir trata dos diferentes níveis do trato com Deus com o homem, como posto no título ou chamada acima do "post". Uma linha de pensamento e compreensão diz que tudo está definido e que todos os acontecimentos ( e aí cita-se somente os convenientemente registrados para justificar a idéia ) estão determinados antes de tudo existir e não há a mínima possibilidade de que sejam de outra forma.
Por extensão natural dessa linha de raciocínio o mal surgiu com todas as consequências por que Deus quis exatamente como a nossa pobre linha moderna e ocidental consegue dizer com essa simples palavra. Se você pode lembrar de uma história real tão repleta de desgraças e injustiças não poderá aceitar facilmente tal explicação se realmente conhece fatos em que desgraçadamente não a menor justificativa para o mal, o sofrimento e finalmente a morte de pessoas completamente inocentes, simplesmente com a justificativa de Deus assim o quis, ou pior ao pé da letra Deus fez com tal coisa acontecesse. Mas voltaremos a esse ponto posteriormente.
Por extensão natural dessa linha de raciocínio o mal surgiu com todas as consequências por que Deus quis exatamente como a nossa pobre linha moderna e ocidental consegue dizer com essa simples palavra. Se você pode lembrar de uma história real tão repleta de desgraças e injustiças não poderá aceitar facilmente tal explicação se realmente conhece fatos em que desgraçadamente não a menor justificativa para o mal, o sofrimento e finalmente a morte de pessoas completamente inocentes, simplesmente com a justificativa de Deus assim o quis, ou pior ao pé da letra Deus fez com tal coisa acontecesse. Mas voltaremos a esse ponto posteriormente.
Deus trata o homem em três níveis:
como um só, a humanidade
como grupo. uma etnia ( !!!??), um povo, uma nação, um grupo, uma casa ( família ),
e por último como indivíduo.
Sem obedecer a ordem acima, iremos ir e voltar, entre um nível e outro.
O povo de Israel é tratado como uma etnia em um momento mas em outros como povoe nação, já que estrangeiros agregados e convertidos a fé no único Deus, o Deus de Israel, são aceito como participantes das promessas dadas a Israel.
Abraão é tratado como indivíduo que dará origem a um grande povo, e depois acaba dando origem a dois povos, aos quais Deus direciona uma bênção específica a cada um deles.
Davi é escolhido e chamado como indivíduo mas após a sua sagração como legítimo rei de Israel, entretanto após as promessas feitas por Deus durante a sua vida, passam a ser direcionadas a "casa de Davi".
A igreja é um grupo de eleitos ( por haverem mudado de condição e não por serem exatamente melhores ), uma assembleia, de indivíduos que de algum modo creram no Messias e nascidos de novo, numa nova condição e única diante de Deus, embora tenham o privilégio de ter cada um como indivíduo uma comunhão sacerdotal com Deus, a nível de Abraão e de Davi, ou qualquer um dos profetas do AT, são vistos como grupo, como família, sendo uns irmãos uns dos outros, condição nunca antes referida no antigo testamento. Os "amigos" de Jó eram amigos de Jó e não "irmãos de Jó". a irmandade e a relação familiar na igreja não se limita a simples retórica, mas trata-se de uma irmandade real, de fato. Vale lembrar que o meu irmão em Cristo o é por deferência de Cristo Jesus, goste eu ou não , concorde ou não, avalie ou não. É patético quando um congresso de uma igreja decide não reconhecer a outra igreja por ser diferente, aceitá-la ou não. Se Deus a aceita quem somos nós para não aceitá-los ( aos irmãos ) e do mesmo modo se Deus os rejeita, como poderemos nós aceitá-los, ou em que mudará a nossa aceitação, diante do que Deus mesmo acha deles.
O exposto acima é tão simples e ao mesmo tempo tão profundo que quando esquecido deixa uma lacuna importante na compreensão de como as coisas procedem na nossa relação com o nosso Deus. Quando Adão e Eva pecaram, desconfiando da veracidade do que Deus disse, aliás do caráter de Deus, aceitando a sugestão satânica, de que "Deus não queria que eles, Adão e Eva, fossem como Ele (Deus )" todos nós seus descendentes e portanto filhos, como a Bíblia diz, "estávamos nele", caímos juntos e fomos separados da santidade de Deus. Conhecedores do bem e do mal ( e isso é ponto importante e portanto nevrálgico nessa questão ) poderíamos discordar de Deus, estender a nossa mão e comer da àrvore da Vida e viver perpétuamente, eternamente ( a Bíblia, as Escrituras assim o dizem enfáticamente, aliás o próprio Deus ).
A dívida de Adão se assim podemos dizer, de um estendida a todos, teria que ser paga por todos. A salvação, ou melhor a redenção ( restauração total ) em Cristo se estende a toda a humanidade e a natureza, ao mundo, sentido como usamos essa palavra. Mundo aqui é o planeta terra e não o universo inteiro. Porém a redenção para o homem é recebida individualmente, um a um. Cada um por sua vez deve arrepender-se e crer no evangelho. O arrepender é uma ordem e não um convite. Convite é vir a Cristo ( "vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados"... quem quiser- cada um individualmente- vem e beba de graça da água da vida " ). Ide e pregai o evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo". Pregação feita a todos e fé individual, bem como atitude individual.
A religião muitas vezes enfatiza o grupo. No Islã, o fiel deve submeter-se a uma religião única e verdadeira, embora haja aparente divisão e lutas entre grupos, só há um Islã e um Corão, um único deus, Alá e um único profeta ( maior ) Maomé. Dentro do cristianismo há diversas igrejas que excluem as demais e admitem textualmente ser a única casa a proporcionar verdade e salvação. Para o catolicismo romano, sob a falsa sustentação de um presunção histórica, textualmente atesta que " fora da igreja católica romana não há salvação " . Outros grupos como os paraprotestantes Testemunhas de Jeová e Mórmons, proclamam ora delicadamente, ora mais enfaticamente serem cada um per si, a única igreja verdadeira.
Outros em menor grau, como Adventistas do 7º dia, deixam a entender a sua superioridade doutrinária e compreensão escriturísticas. Correntes teológicas com os que individualmente se alinham as suas posições podem sutilmente ter o mesmo significado, de grupo que se eleva acima dos demais, mesmo sem constituir uma nova igreja ou religião, como os calvinistas presentes em várias denominações, ao asseverarem que "o calvinismo é a verdade bíblica". é claro que cada caso é um caso e as implicações e consequências não são iguais e portanto bem diferentes de uns para os outros.
A ansiedade humana parece querer exigir que Deus tome partido de um ou outro grupo, já que dentre os seus membros, sejam igrejas, tendências teológicas, há não poucas pessoas sinceras e que amam ao Deus da Bíblia, ao Deus das Escrituras como o entendemos. E Deus não o fará, pelo menos do modo que exigimos dEle. Infelizmente cabe a nós discernimos e acertarmos o caminho. Quem o pôs como juiz e repartidor entre nós? Se olharmos para o mundo real, para a biografia de homens de Deus, no decorer da história, podemos hoje até pensar: " mas esse homem e essa mulher não poderiam estar em uma igreja ou denominação melhor? não poderia partilhar dessa posição teológica que parece tão melhor do que aquela?
Eu creio que há ( e não é porque eu acho- isso de fato é irrelevante ) milhões de calvinistas renascidos de Deus, milhões de pentecostias renascidos de Deus, milhões de neopentecostais renascidos de Deus, milhões de tradicionais renascidos de Deus ( calvinistas ou arminianos ), adventistas e até quem eu não possa imaginar e julgar e número significativo de calvinistas não nascidos de novo, pentecostais não nascidos de novo, neopentecostais não nascidos de novo, pastores, diáconos, músicos de igrejas, professores de seminários, que se iludem por conhecerem e serem íntimos do comportamento e crenças de suas respectivas igrejas.
Não há plágio convicente da verdadeira experiência religiosa, falando de cristianismo autêntico. O crente verdadeiro tem comunhão com Deus, no sentido de construir uma caminhada e uma história com seu Deus. Não estou falando de orar somente.orar na igreja, no grupo, mas de orar individualmente, e não só isso: o verdadeiro crente com uma experiência com Deus, Deus mesmo lhe falou um dia, de modo contundente, inquestionável, inegável. Só sei que era cego e agora vejo, disse o cego curado por Jesus diante dos sacerdotes e diante de todos os argumentos plausíveis dentro da lógica religiosa judáica de seu tempo. Já Jó dissera: "conhecia-O de ouvir agora os meus olhos o vêem".
Dentro das igrejas relacionadas acima como exemplo há os que diante de tudo, da execração da denominação, muitas vezes razoável e verdadeira, por vários motivos e circunstãncias, dirão igualmente que um dia de alguma forma, pela primeira vez, foram tocados por Deus, curados fisicamente, mentalmente, libertos fisicamente, restaurados socialmente e dirão que eram cegos mas agora seus olhos
vêem a Deus e o amam de todo o coração, se preciso for morrem mas não o negam e não o negarão jamais.
Longe de ser inclusivista, como sugeriu um irmão, a um de meus comentários e colocações ( sei que não o foi por mal ) vejo a igreja, o evangelho e a sua pregação, não com olhos de um rigor legalista pois tenho visto e testemunhado o toque real de Deus em pessoas reais com histórias reais. as circunstâncias as vezes são aparentemente surreais mas não compete a mim julgá-las sob a minha ótica e limitada experiência pessoal. Mas há uma linha indelével que as une todas: Jesus Cristo.
O meu irmão em Cristo, o Jorge, calvinista, batista, determinista bíblico, teve um dia uma experiência desse tipo, o seu testemunho corre o mundo, através de seus próprios blogs, de outros blogs e de meus blogs, como recentemente comprovei, alguém de Portugal, leu nas suas próprias palavras a sua história falando de seu encontro com Deus e consequente salvação ( CLIQUE AQUI ). Após uma noite de lágrimas no outro dia a sua filha testemunha: "dormi com um pai e acordei com outro".
É por essa compreensão que por ser testemunha in loco de muitos casos e fatos assemelhados, não só de ouvi-los na web, em livros, etc ( não que isso os ponha em dúvida ) que dou graças a Deus pela ação de Deus através de igrejas e ministérios que são até rejeitados e discriminados por elite teológica que falhou e continua falhando na obrigação de todos nós, que fazer que "a minha casa se encha" indo "a encruzilhadas e esquinas e forçando-os a entrar para as minhas bodas". A eternidade, sem dúvida trará o verdadeiro resultado "de seu penoso trabalho". Você sabe do que eu estou falando. Deus o abençoe.
Por Helvécio s. Pereira
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