Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AS MARAVILHAS OCULTAS DA BÍBLIA



É de fato uma grande pena e perca irreparável o desprezo que a maioria das pessoas, incluídas nesse número, cristãos e crentes, dão as Escrituras, a Bíblia como Palavra de Deus. Não me refiro a casos mais classos de não lê-la, mas de julgá-la rasa e de pouca monta. Não me refiro também às não poucas limitações naturais, de escolaridade, de aptidão para leitura, de pouco ou nenhum acesso ao objeto material, o livro, à própria disponibilidade em uma língua própria mas num vocabulário mais acessível e contemporâneo, todas essas limitações e problemas contemplados por alguma boa intencionada ação de levar  o texto bíblico minimamente à todas as pessoas.

Digo-o, no sentido dos que privilegiadamente, mais do que outros, se omitem e se excluem do número daqueles que podem cavar mais fundo e pelo entendimento ver mais do que se vê na superfície das coisas sem contudo enveredar-se por um perigoso caminho e uma terrível atitude, de transformar a verdade revelada em obscuro mito, coisa que se dá, com apoio da mídia e da sétima arte, de forma terrível.

O bom das Escrituras é que destroem com poucas cajadadas a ilusão de nós contemporâneamete sabemos mais coisas que o homem do passado. Sabemos mais relativamente: desenvolvemos mais ferramentas e meios, mas não sabemos mínimamente fazer o nosso próprio alimento e individualmente não conhecemos minimamente soluções banais para coisas banais da vida, coisa que o s antigos sabiam muito mais e melhor do que nós. Sem os suportes modernos corremos o risco de perecermos vergonhosamente em poucas horas ou dias, atravessando uma mata, e andando não muitos quilômetros.

Dessa forma o deus moderno é o aporte tecnológico e científico, que como espécie humana e com o tempo conseguimos, sob certo aspecto, conservar e desenvolver por motivos quase sempre dúbios e objetivos irresponsáveis. Os antigos, particularmente, os que dentre as grandes civilizações se alfabetizavam e privilegiadamente podiam se dar o privilégio de pensar a sua existência, sabiam usar as palavras com exatidão, descrevendo os seus mais profundos pensamentos por comparações magníficas, pouco alcançadas por escritores e pensadores modernos, indo do simples ao complexo, do material e palpável ao transcedental. Aí se inclui magnificamente todo o texto bíblico. Raso aos menos avisados, resumido e direto, pela dificuldade e demora de se escrever e reproduzir o texto, mas profundo, rico e por mais que se profunde quase sempre há mais a se ver.

A Bíblia não é um livro simples e seus textos não são simples e não se exaurem rápida e vagamente o sentido. Ninguém se árvore em ser mais esperto do que o Deus, que não só fez mas que também sustenta todas as coisas. É loucura e franca temeridade. Na Bíblia há mais coisas do que a nossa "vã filosofia" ousa tatear. Entretanto há um elemento de revelação, não possessivo como em crenças humanas, nas quais o crente passa a pensar ilógicamente sem nexo, mas a revelação escriturística é dialógica com a mente humana, demandando tempo, relação com o grande autor, reatamento de comunhão perdida, recebimento por parte do perdão e da virtude da fé, não no livro objeto, mas no autor da mensagem.

Disse o que disse para abordar um dos sentidos encontrados nas Escrituras, o qual pode ser compreendido  rasamente ou conforme estudo da própria Escritura  captados o seu sentido mais amplo.


Frequentemente se ouve e se usa o vocábulo "ordenar" para defender-se a inequívoca ( pois o é ) soberania divina. A idéia é que Deus tenha ordenado, dado ordens para que todas as coisas acontecessem indiscriminadamente como aconteceram até agora, e todas as demais para o infinito futuro, antes de todo o tempo e além de todo o tempo.

Dessa forma, relacionando certos textos com outros chega-se a conclusão apressada, que é aceita e justificada facilmente pelo seu objetivo inequívoco e legítimo, do reconhecimento da grandeza do Deus bíblico,algo que todos os cristãos crêem sem reservas e sem oposição. Só que as línguas originais da Bíblia dizem muito mais que as traduções possíveis para as muitas línguas modernas. Isso não é um defeito mas um problema natural do processo da comunicação linguística, o sentido está no ouvinte e não no emissor. conforme teorias bastante confiáveis de comunicação. Ou seja para entender-se corretamente a comunicação guardada no texto bíblico, devemos ter os ouvidos e conhecer o sentido do ouvinte para o qual presentemente à época foram ditos ou escritos. Tudo foi dito para as pessoas do passado primeiramente e por extensão a nós hoje. Esse é o processo a ser entendido para correto entendimento das Escrituras, das verdades contidas e  maravilhosamente "escondidas" na Bíblia.

Voltemos ao vocábulo " ordenar". keleuó significa entre outras coisas, "mandar", "ordenar", esse vocábulo, no NT, se restringe mais aos livros de Mateus e Atos, de dois autores contemporâneos mas diferentes, referindo-se a manifestação de autoridade humanas A palavra keleusma entretanto se refere a um "sinal" ou "convocação" de Deus. Para entender o seu sentido temos de procurá-la no único lugar em que é usada numa tradução grega no VT, exatamente em Provérbios 30:27 que diz: " os gafanhotos não tem rei; contudo, marcham todos em bandos;" Mas onde se encontra a palavra keleusma no texto antigo? acontece que para se chegar a frase em nossa língua, deve-se compreender a frase original, que por ser produto de uma outra família linguística não foi construída como a nossa língua moderna. De fato, keleusma explica a razão dos gafanhotos "sem rei", "marcharem em bandos". Não é maravilhoso?

Bem vamos agora compreender o "ordenar" de Deus no NT, com base no mesmo vocábulo: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." ( I Tesalonicenses 4:16 ).

Ordenar nos dois casos é uma ordem, advinda de uma autoridade de Deus, a mesma que faz os gafanhotos, sem rei andarem em bandos e que ressuscitará os mortos em Cristo naquele dia. O espaço é pequeno mas quero adiantar que o simples vocábulo "ordenar"  parece nas Escrituras com vários sentidos e em diferente s situações, expressando cirurgicamente, poderíamos dizer, o sentido único, pois em cada situação significará algo diferente e revelador àquela situação especificamente. No caso de Tes 4:16 aparece como o próprio grito do arcanjo anunciando a vinda do Senhor. Keleusma nos dois casos é o sinal ao que obedecem os gafanhotos "sem rei" e a palavra de ordem, que no caso da parte de Deus pode ter sido anunciada por si mesmo, por Cristo ou pelo próprio arcanjo ( algo não claro no texto original ), mas semelhante a esse sinal e ordem ( a própria ordem ) gafanhotos e mortos em Cristo ressuscitarão.

Outra palavra é parangelló que também significa,entre outras coisas, ordenar. dar ordens, instruir, dirigir. Já parangellia significa  a própria "ordem." São muitos exemplos, e eu destacarei alguns, outros podem ser estudados pessoalmente: o sentido predominante é de uma ordem a ser obedecida, de algo que não possa ser feito de outro modo,  mas que potencialmente o ouvinte poderia não fazê-lo, ou ainda fazê-lo de outro modo, claro com consequências ao não cumprimento relacionadas. A ordem é dada e ao ouvinte fica a responsabilidade de cumprí-la, isso é muito importante. Os exemplos são entre eles: em Mateus 15:35 encontramos Jesus ordenando  "o povo assentar-se no chão "; em Lucas 5:14, o  mesmo Senhor Jesus ordena o silêncio do leproso curado por Ele. Ambos são o emprego do "ordenar" baseado na autoridade. As pessoas poderiam assentar-se ou ficar de pé, o leproso poderia soltar a língua e contar que fora curado. A autoridade e o reconhecimento dela é a garantia da obediência nesses casos.

Em 1 Cor 7:10 ao dar a sua opinião sobre o divorcio distinguindo a sua opinião da do Senhor, o faz como o mesmo uso do vocábulo "ordenar " (  parangelló/ parangellia ). Prosseguiremos em outra oportunidade, pois eu mesmo estou aprendendo sobre o assunto. Isso diminui a Soberania de Deus? Não. Há apenas a distinção de inúmeras situações diferentes que devem ser o mais exatamente compreendidas.

Há situações como essas que alguém pode se sentir incomodado pensando que Deus ficou "menor", o que não é o que as Escrituras deixam-nos ver. Outras entretanto, as quais julgamos o máximo da exigência, poder e autoridade divinas, veremos que é verdadeiramente bem pior ( se pudermos imaginar tal situação e suas implicações ).

Outro vocábulo é  "entolé ", significando "dar instruções" e também "ordenar" sob uma relação de autoridade. É encontrada, como um dos exemplos, em I Samuel 13:14 e 16:21, em que Saul é destituído por Deus e em sue lugar é escolhido o próximo rei de Israel: "o Senhor...já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou." - no caso é dito a Saul, sobre Davi novo rei, e sobre Saul, que não cumpriu as ordens de Deus.

Não é fantástico ver tantos detalhes, em textos que muitos não só evitam, olham apressadamente e supõem menos signifância?

Pois é. Vamos não só ler mas dedicarmos mais tempo em aprendermos com as Escrituras, entretanto convém lembrar que não é o volume de conhecimento que faz as coisas acontecerem na vida cristã e no mundo real, mas no volume e na qualidade da obediência e da fé pessoal. Não são poucos que conhecem muito e têm um conhecimento legitimamente invejável e desejável, mas que não possuem igual graça nas suas vidas.


Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos