Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DEUS DEIXA A HISTÓRIA EM ABERTO?

Um prezado irmão, Mizael Reis honrou-me com a visita esse blog e a sua colocação pertinente sobre a postagem "CRISTÃOS MUDAM OU NÃO A HISTÓRIA?" .

Disse o irmão:

"Deus tem o seu plano maior que não será nunca frustrado, contudo na sua relação com o homem, criado a Sua imagem e semelhança, Deus deixa em aberto muitas possibilidades."



Se Deus tem um plano decretado, como as ações humanas serão livres no sentido de gerar neutramente novas possibilidades, que não redundem no plano já decretado por Deus?

Graça e Paz
Mizael Reis


Apressadamente  fiz, em resposta, as seguintes colocações:


Caro Mizael, é um prazer tê-lo no blog e com o seu aparte.



Tentarei listar cada elemento da minha compreensão sobre o assunto:

1) O que concordamos: Deus é plenamente soberano ( sua soberania é intocável e imutável )o que concordamos.

2) alguma possibilidade de escolha humana,escolha angelical ou de outra criatura de Deus ( não há nada criado sem ser por Deus ) não usurpam nada da soberania de Deus ( nisso discordamos ) 

3) O mal não procede de Deus ( nisso também discordamos )

4) o Mal não é uma entidade mas um aspecto da existência

5) Deus não está sujeito ao tempo, portanto pré ciência, futuro, passado, presente não apenas grandezas que nós incluímos no nosso raciocínio.

6) Só com o elemento tempo criamos dilemas como saber, acontecer, determinar, prever, etc.


Prometi apurar meu esquema demonstrando a minha compreensão do assunto.

Como resposta a seu comentário a soberania de Deus é ponto pacífico entre todos os cristãos e não só entre os cristãos, entre judeus e muçulmanos. A parte discordante é exatamente o quanto dessa soberania, em tese, fica comprometida pelas possibilidades humanas, naquilo que o homem pode escolher, mudar, auto determinar.

Pontos que se tornam dilemas são a origem do mal e o que é o tempo na compreensão tida apartir do censo comum, científica, filosófica, e a partir da revelação bíblica ( sem dúvida a verdadeira ). Normalmente quando nos referimos ao tempo estão implícitos os conceitos do censo comum e filosóficos, tidos como suficientes para definí-lo no lugar do conceito bíblico. É ponto pacífico que Deus está além do tempo e que o tempo como tal seja ( é ) apenas parte de Sua criação. 


Conceitos como previsão, antevisão, adivinhação, só têm sentido do ponto de vista humano apenas. Algumas tentativas de descrição científicas, que não por serem científicas e cujas fontes serem o mundo acadêmico, mereçam maior atenção, dizem que o tempo seja apenas uma grandeza e de certa forma simplificadamente seria como um enorme tapete cujas peças criam uma definição a partir de peças intercambiáveis. Dessa forma todo o tempo seria esse tapete e passado e presente estariam diante de Deus ( incluído aí por cremos na Sua existência ).Na Sua soberania Deus pode manipular igualmente passado, presente e futuro, sendo todos vistos da mesma perspectiva ( de Deus ) em um único quadro animado e real.

Desse modo somente Deus vê e conhece todas as coisas e tem acesso igualmente a todos os aspectos da existência de todas as coisas. Outro dado é que a semelhança de um vídeo game, em que todas as jogadas, movimentos  e possibilidades, só são possíveis por já estarem lá, assim toda a existência. Nada pode existir se Deus não houvesse determinado ( pretérito para nós ) a sua possibilidade. Em um game ultrapassamos um carro oponente ou ele nos ultrapassa, ou ele pára, bate, etc, pois todas essas possibilidades já foram criadas realmente dentro da jogablidade do jogo. Todas elas existem de fato e são reais. Estão lá concretamente. Se "abrirmos" o software veremos todas elas escritas dentro do programa, devidamente programadas pelo programador. 

Assim Deus da mesma forma. Ele pessoalmente escreveu toda a programação de toda a existência.
O mundo das idéias concebida pela filosofia grega não está tão distante da realidade bíblica. Só inventamos o helicóptero por ele já existir em todas as possibilidades na mente de Deus e assim todas as demais coisas feitas pelo homem. A diferença do determinismo, é que semelhante ao vídeo game, nós como "jogadores" podemos escolher o carro, acelerar, parar, fazermos certas manobras, vencer dentro de possibilidades reais, perder ou desistir. A nossa jogabilidade não destitui ou diminui a soberania de quem criou toda a realidade virtual do jogo.

Nessa perspectiva, o homem poderia não ter pecado, pecado mais tarde, ou pecar exatamente como pecou. Caim poderia ter ouvido o conselho de Deus e não ter matado seu irmão Abel. Judas poderia ter traído Jesus ou crido nEle, e qualquer um pode crer e ser salvo, ou ainda se rebelar -se e  perder-se. Na Sua perfeita justiça e conhecimento Deus pode decidir nos avisar, nos dar alguma chance, uma segunda chance, ou rejeitar-nos inexoravelmente. Igualmente todos os demais agentes envolvidos, homens, anjos e demônios e o próprio Satanás interagem entre si, e optam ou não por suas próprias ações.

A soberania de Deus se impõe em todos os sentidos: pelo pleno conhecimento atemporal; por Sua total ingerência em qualquer e todo assunto, pelo pleno poder de levar a cabo a Sua intenção e justiça. Por exemplo Deus decidiu agir em favor do homem sob condições por Ele unicamente impostas ( providência, ajuda, redenção e salvação ) e não poupou os anjos rebeldes ( assim chamados claramente nas Escrituras ).

Ao homem é feito o convite e revelada a possibilidade de ação conjunta com Deus ( tudo o que ligardes na terra será ligado nos céu, tudo o que desligardes na terra será desligado no céu ). Novamente "tudo o que pedirdes será feito" e somos repreendidos por sermos "homens de pouca fé" e não entendermos essa grande e real  possibilidade. O homem pode e deve se arrepender, pois essa é a única possibilidade de salvação, e não esperar que  ( errôneamente ensinado por alguns cristãos ) Deus o faça crer e arrepender-se. Por ter de fazê-lo, e paradoxalmente ter ele, homem essa real possibilidade, é inteira e indesculpávelmente responsabilizado e culpado, e portanto responsável por rejeição a tão grande salvação.

Dessa forma cristãos, crentes e igreja, podem mudar ou não a história de sua nação, de sua cidade, de sua família, de si mesmos. Podem por outro lado, não crerem e ficarem paralisados, sujeitos a que outros homens e as circunstâncias determinem a sua história e sorte  ( no sentido de futuro e final das coisas ).

Omiti as muitas citações bíblicas por serem amplamente conhecidas por quem ama a Palavra de Deus, ama as Sagradas Escrituras. Se há a verdade no que expus o Senhor mesmo fará cada leitor lembrar do textos e eventos bíblicos  ( sem ufanismo meu ) e relacioná-los espiritualmente entre si.  Nesse aspecto a teologia é ou pode ser efetivamente nefasta, pois o crente confia em autores, teológos, dicionários, ensaios, estudos, esquemas prontos, etc, e fica cego e surdo ao que Deus pode ensiná-lo no deserto da intimidade, sem os pressupostos que mais cegam do que iluminam, abstraídos da iluminação pessoal e divina prometida individualmente por parte do Senhor.   


Sugiro fugir de todo vocábulo "teologês" e enterrar ainda que temporiamente, todos os nobres defuntos ainda que crentes e cristãos em seu tempo, ficando somente com o escrito até o encerramento das Escrituras ( ou seja de Gênesis a Apocalípse ) tudo regado a oração e meditação profunda e recorrente das mesmas  Sagradas e divinamente inspiradasEscrituras.

Por ora é só, mas sempre voltaremos a essas reflexões, para apurá-las, aprofundá-las e avaliá-las.
Deus nos abençôe a todos e guarde-nos na nossa fé nEle. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

2 comentários:

  1. Helvécio,

    "O mundo das idéias concebida pela filosofia grega não está tão distante da realidade bíblica"

    Os proponentes desse sincretismo são os liberais. A fim de banir a Soberania de Deus, eles inconsistentemente declaram vir da cultura grega com seu helenismo a crença em um Deus Soberano. Dizem ser este Deus cunhado do conceito aristotélico do "motor imóvel".

    Porém, O Deus Todo Poderoso e Soberano do NT, tem continuidade, não na grécia, mas sim no VT. O Deus Todo Poderoso é ratificado tanto no VT como no NT.

    Cuidado, é uma senda perigosa.

    Graça e Paz
    Mizael Reis

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Mizael Reis,

    Obrigado por sua observação,a citação feita por mim, do mundo das idéias platônico, foi apenas com a intenção de lembrar, nem mesmo provar, pois é algo patente de constatação, que para que algo exista, tem que obrigatoriamete já ter existido namente de Deus. O homem só construiu um helicóptero com todas as suas partes complexas, se essas mesmas partes já existissem na mente de Deus, o qual proveu na natureza, todo o material e todas as possiblidades de transformação física desses materiais e a completa interação entre eles que terminasse numa máquina completa de voar e levar pessoas, homens dentro de si. Para Platão e seus discípulos, simplificadamente, uma cadeira só existe entre nós porque há ( hipoteticamente ) uma cadeira nomundo das ídeias e assim por diante. Dessa forma nenhum ainvenção, nenhuma ferramenta, nada, a bomba atômica, o transpante de órgãos, a clonagem Lhe são surpresas ou algo do homem independentemente do que Deus lhe permitiria fazer ou realizar.

    Espero ter ficado claro a minha argumentação dentro do nosso assunto.

    Obrigado e um abraço mais uma vez.

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos